COMPARTILHE


24 março 2023

Polícia prende no RN jovem suspeito de ameaçar atacar escola em Minas Gerais


Uma operação integrada da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Polícia Civil de Minas Gerais resultou na prisão de um jovem, de 21 anos, responsável por criar perfil nas redes sociais com intuito de divulgar um possível atentado, com uso de arma de fogo, em uma escola em Minas Gerais.


A página fazia referência ao massacre histórico de Columbine, ocorrido em 20 de abril de 1999. O suspeito foi preso nesta sexta-feira (24), no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações de policiais civis de Minas Gerais, as primeiras ameaças ocorreram na quarta-feira (22), por meio da página do Instagram. As publicações eram fotos recentes do interior da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, do município de Taiobeiras/MG, identificada como alvo das ameaças. A polícia foi acionada para fazer a segurança e o local foi imediatamente esvaziado, situação que gerou pânico na cidade.

Com apoio do Setor de Inteligência do Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, o autor foi localizado no Rio Grande do Norte e estaria acessando remotamente, de forma clandestina, o celular de uma aluna da instituição. Acompanhada dos pais, a adolescente foi identificada e prestou informações, ratificando a linha investigativa da Polícia Civil de Minas Gerais de Taiobeiras, que apontava para o mesmo suspeito.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi informada dos fatos e passou a atuar de maneira conjunta no cumprimento do mandado de prisão, que ocorreu nesta manhã de sexta-feira (24), na 92ª Delegacia de Policia Civil de Currais Novos/RN.

Ainda, realizada busca e apreensão na casa do investigado, foi apreendido seu notebook e um chip de celular, utilizados para o acesso à internet e, possivelmente, para a prática criminosa. Não foi encontrada arma de fogo em sua residência.

Foragido da justiça condenado a 20 anos é preso durante ação da Força Tática em Mossoró


Policiais da Força Tática do 2º Batalhão prenderam nesta manhã de sexta feira 24 de março de 2023, um foragido da justiça com condeção de 20 anos e 11 de prisão.

Antônio Fabrico Lopes de Lima, 32 anos, natural de Natal. foi preso no Bairro Santo Antônio em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, o foragido é suspeito de integrar facção criminosa responsável pelos ataques à segurança no estado. Antônio Fabrício é apontado pela investigação da Polícia Civil como participante ativo na chacina que ocorreu no presídio de Alcaçuz, em 2017.
Após ser preso o foragido foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) , em seguida foi recambiado de volta ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

Deputado Gustavo Carvalho desmente “boatos” sobre sua não candidatura em 2026


O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) desmentiu informações publicadas em veículos nesta sexta-feira (24) sobre a sua não-candidatura a deputado estadual em 2026. O parlamentar, ao negar os rumores, ironizou: “É muito extemporânea esta informação: Qual foi o Pai de Santo?”, concluiu .
Gustavo Carvalho cumpre seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com atuação municipalista em diversas regiões do RN. Em 2022, Gustavo foi o 13º parlamentar com a maior votação tendo 46.318 votos. Atualmente é o 2º secretário da mesa diretora.

RN, Bahia e Ceará terão menor custo no país para produção de hidrogênio verde


Resultados preliminares de um estudo divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) apontam o Rio Grande do Norte, a Bahia e o Ceará como estados que potencialmente terão, no Brasil, o menor custo de produção de hidrogênio verde – o chamado “combustível do futuro”. 
“Dependendo do modelo de negócio adotado, o custo de produção no país é estimado entre 2 e 7 dólares por quilo de hidrogênio (produção em grandes escalas), enquanto na Europa, em razão de fatores como a guerra entre Rússia e Ucrânia, o preço do gás natural e a alta demanda, o valor pode superar atualmente 10 euros, dependendo da aplicação e da região (aproximadamente 10,76 dólares, considerando a cotação da moeda nesta sexta-feira)”, disse o pesquisador do ISI-ER, Raniere Rodrigues.
“Os estados do Nordeste do Brasil aparecem como as regiões mais promissoras nesse contexto, por custo e disponibilidade de áreas, mas uma coisa que vai influenciar bastante vai ser a infraestrutura de energia disponível, e a localização do mercado consumidor, quem a gente vai atender. Isso vai ser estratégico”, acrescentou.

 Os dados que mostram onde e qual seria o possível custo de produção de hidrogênio até 2050 no país fazem parte de um estudo que está em desenvolvimento no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ e a consultoria Niras. O trabalho deve ser concluído ainda neste semestre. “Custo e localização”, disse Rodrigues, “são as grandes perguntas da indústria”.

 As conclusões preliminares dos pesquisadores sobre o tema foram apresentadas por ele no Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável, H2Tech, encerrado nesta sexta-feira  (24), na Casa da Indústria. 

 O evento reuniu especialistas do Brasil e da Alemanha em Natal, durante dois dias, e foi promovido pelo Instituto SENAI como parte da programação em alusão aos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), entidade que encabeça o Sistema FIERN, também composto por SENAI, SESI e IEL no estado.

Vantagens

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, explica que a força do Nordeste como produtor de energias renováveis traz vantagens à região, entre outros pontos, justamente pela importância dessa energia no processo de produção do hidrogênio pela chamada eletrólise, um processo físico-químico que utiliza a energia de fontes renováveis como eólica e solar.
 “A produção de hidrogênio verde, necessariamente, é consequente do uso da rota da eletrólise, que é um processo que utiliza muita energia. E, para esse fim específico, essa energia deve ser renovável”, diz Mello, ressaltando que RN, Bahia e Ceará são os maiores produtores de energia eólica do país, com oferta abundante de matéria-prima, portanto, para atender a indústria do hidrogênio.
 A perspectiva, acrescenta, é que os custos das energias renováveis no Brasil, já em queda, continuem caindo e abram caminho para preços extremamente competitivos para o hidrogênio verde na região. “Mas quando nós pensamos que precisamos achatar o preço de um produto para que ele tenha competitividade, precisamos necessariamente ter evoluções tecnológicas, incrementar a escala de produção e ter um balanço onde todos os fatores que influenciam de forma positiva essa produção estejam em um grau adequado de superioridade aos fatores que dificultam essa produção”, pontua ainda o diretor do ISI-ER.
Áreas
A palestra em que foram apresentados os dados preliminares do estudo, intitulada “Estratégias locacionais para prospecção de áreas e desenvolvimento de plantas de produção de H2V”, mostrou fatores que influenciam a seleção de áreas para instalação de plantas de hidrogênio e a primeira visão de onde estariam esses possíveis locais, relacionando essa possibilidade com o custo de produção do insumo. 

 “As expectativas em todos os estudos são de que esse hidrogênio poderia chegar a custar, em 2050, até US$ 0,50 por cada quilo, considerando aqui uma escala de produção grande, uma geração centralizada e um cenário em que o custo da energia continue caindo”, observa o pesquisador do ISI-ER, Raniere Rodrigues. 
 “Chegar a casa dos centavos depende de dois fatores principais: melhorar custos de investimentos em equipamentos destinados à eletrólise (processo químico utilizado em uma das rotas de produção de hidrogênio mais difundidas, em que a energia utilizada é eólica ou solar) e melhorar o preço da energia elétrica – o custo do Megawatt (MW) precisa ficar mais barato. Os custos de investimentos em eólica e solar precisa reduzir”, acrescentou o pesquisador.
 A posição do Nordeste como região brasileira que mais produz energia eólica em terra e uma das maiores produtoras de energia solar, além do potencial gigantesco identificado para os próximos anos com a geração de energias renováveis no offshore (no mar), aliados à redução nos custos de produção de eólica e solar nos últimos anos, projetam não só a região, mas o Brasil entre os maiores fornecedores de energia para o mundo, no futuro, segundo Rodrigues.
 Custos de produção de energia eólica e solar, observou o pesquisador, caíram em torno de 40% nos últimos 10 anos e a expectativa é que baixem em média mais 30% até 2050. “Se isso se concretizar de fato vamos chegar a 0,50 cents de dólar por quilo para o hidrogênio”, complementou, explicando que os valores associados ao hidrogênio “serão infinitamente influenciados pela potência da planta de hidrogênio, a quantidade de hidrogênio produzido, e, geograficamente, pelos custos de investimento em energia eólica e solar”.

RN contabiliza 305 ataques e 183 suspeitos presos em 11 dias


Após 11 dias consecutivos de ataques criminosos em várias cidades do Rio Grande do Norte, o volume de casos demonstra queda. Segundo boletim da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, foram três ataques confirmados em todo o Rio Grande do Norte na quinta (23). Ao todo, 183 suspeitos foram presos até as 13h desta sexta-feira (24). A Sesed, porém, garantiu que as ações de segurança seguem em curso pelo estado. Ao todo, 305 ataques e tentativas foram confirmados desde a terça-feira (14).
O dia mais violento foi a primeira madrugada de crimes, com 104 casos confirmados pela Sesed. Na quarta (15), 68 ataques, com 57 na quinta-feira (16) e 29 casos na sexta-feira (17). Houve a redução no fim de semana, com 24 contabilizados entre sábado e domingo, enquanto outros 23 ataques ocorreram entre a segunda-feira (20) e esta sexta-feira.

O boletim da Sesed mostra que 42 armas de fogo, seis simulacros e 148 artefatos explosivos foram apreendidos pela forças policiais até agora. Além disso, 33 galões de combustíveis, 14 motos e dois carros foram apreendidos.

A Sesed afirma ainda que todas as ações de segurança e policiamento foram intensificadas. Porém, a pasta mantém cautela e não confirma o fim dos ataques no território potiguar.

Carga de cigarros contrabandeada é apreendida pela Polícia Civil em Macau

Macau/RN

Uma carga de cigarros contrabandeada foi apreendida pela Policia Civil no município de Macau, litoral norte do Rio Grande do Norte. A ação foi deflagrada por policiais civis da 59ª Delegacia de Polícia (DP de Macau), em ação conjunta com equipe da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Macau, e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR). Junto a carga, uma carreta utilizada pelos suspeitos também foi apreendida.
A carga foi encaminhada para a Receita Federal, após a realização dos procedimentos cabíveis, e a Polícia Federal (PF) prosseguirá com as investigações.

Dívidas e proteção são principais meios para crescimento de facções no RN

Magnus Nascimento

O crescimento das facções criminosas no Rio Grande do Norte e os recentes ataques por parte do crime organizado têm levantado questionamentos acerca da forma como esses grupos conseguem ampliar seu número de integrantes. Especialistas explicam que para formar o grupo que pode chegar aos 14 mil, a facção que tem comandado os ataques no Rio Grande do Norte há 11 dias usa de diversos meios, mas, principalmente, a cobrança de dívidas adquiridas com o grupo.
Em vários casos, os membros são obrigados por lideranças a cometerem os atos criminosos. Adolescentes e ex-detentos contraem dívidas com o grupo de várias maneiras, mas principalmente após terem recebido proteção em presídios e apoio dentro e fora das unidades prisionais, incluindo auxílio às famílias. Assim, a forma de pagamento é a composição ao grupo e prática de crimes a mando dos cabeças da organização.

O professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/UAB) e especialista em segurança pública Francisco Augusto Cruz vê a relação como uma forma de escravidão. "Uma prova muito clara disso tudo é que os criminosos que estão ateando fogo estão gravando seus atos, de modo a mostrar que fizeram e terem como resposta das lideranças um perdão de dívidas", explicou. As dívidas, inclusive, também são relacionadas a consumo de drogas, em alguns casos.

De acordo com o promotor Mariano Lauria, é comum que sejam identificados casos em que adolescentes se envolvem com esses 'salves' após serem recrutados pelas facções devido a dívidas acumuladas por consumo de drogas. "Muitos são usuários de drogas e estão devendo para a facção, ingressando nesses 'salves' fazendo alguma atividade para saldar suas dividas", explicou.

Um caso concreto disso é de um adolescente que se envolveu nas ações em razão de uma alta dívida de drogas contraída com a facção criminosa que orquestra os ataques no Rio Grande do Norte. De acordo com o defensor público José Alberto Calazans, que atua área da Infância e Juventude de Natal, o adolescente acusado de participar nos atos criminosos foi flagrado com coqutéis molotov e indicou ser "vítima" das dívidas.

"Ele foi escalado para realizar o ato, mas não chegou a praticar. Ele estava com os coquetéis (molotov), porém não chegou a atear nenhum fogo, pois foi apreendido antes", explicou o defensor público.

Prática é herança do sistema carcerário

Para o professor Francisco Augusto Cruz, a coerção através da cobrança por dívidas é uma prática comum dentro das facções. O professor, que é pesquisador do tema, esse modo de pagamento de dívidas com atos criminosos é herança do sistema prisional. Na cadeia, o detento necessita de recursos financeiros para que necessidades básicas, como compra de produtos de higiene pessoal e limpeza de cela, sejam adquiridos, mas muitas vezes não têm condições financeiras de adquirir os itens. Isso, segundo ele, gera um terreno fértil para que as facções entrem na vida dos detentos, fornecendo recursos para a manutenção de suas necessidades básicas, que serão pagos fora da prisão.
De acordo com Cruz, a facção entrega uma rede de apoio que o detento necessita para a sua sobrevivência dentro do sistema e o Estado corrobora para que as pessoas precisem da facção dentro das cadeias por supostamente não dar a assistência necessária para os criminosos apenados.

A situação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte, Vilma Batista. Segundo ela, os membros das facções "escravizam os presos" por meio da disponibilização e controle desses materiais de primeira necessidade. Para ela, a falta da presença do Estado na entrega do básico auxilia no agir das facções. Segundo a policial penal, uma vez que o preso começa a ficar refém das dívidas adquiridas com as organizações criminosas, ele não consegue se desvencilhar. "O preso hoje no Rio Grande do Norte não fala mais por si".

Adolescentes cooptados

Até o momento, seis adolescentes foram detidos por envolvimento com os atos criminosos, de acordo com o último balanço das ações das forças de segurança divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). O uso de jovens inimputáveis também é comum pelas facções devido ao fato das medidas de detenção serem mais brandas para esse público. De acordo com o professor Francisco Cruz, muitos jovens são atraídos pela promessa de dinheiro fácil e coagidos por dividas adquiridas por compra de drogas. Além disso, os jovens são alvos fáceis por serem indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

O defensor José Alberto Calazans aponta que esses adolescentes sofrem negligência e muitos são vitimas de violência. "Nenhum mora na Zona Sul, ninguém mora em condomínio de luxo ou muito menos frequenta colégio particular. São pessoas que realmente vivem à margem da sociedade, à margem de tudo que a gente possa imaginar", disse.

Para que esses jovens não retornem ao mundo do crime depois de cumprirem suas penas, o especialista Francisco Augusto Cruz explica que é necessário que o Estado faça acompanhamento individual. "Que seja garantido a ele a assistência educacional, assistência social, assistência a saúde, (para) que ele consiga construir outras referências na sua vida", finaliza o professor, explicando que, dessa forma, a sociedade continuará lidando com o aumento da criminalidade e alta influência de facções criminosas em áreas onde o Estado não atua.

Águas do São Francisco podem custar R$ 21 milhões

Oiticica!

O transporte das águas do Projeto da Integração do Rio São Francisco (PSIF) poderá custar até R$ 21,4 milhões ao Rio Grande do Norte em 2023. A informação foi oficializada pela Agência Nacional das Águas (ANA), em documento que estabelece as tarifas para adução de água bruta para os quatro estados que receberão águas do Rio São Francisco. A adução é um termo técnico que significa o transporte de água do manancial ao tratamento ou da água tratada ao sistema de distribuição. Os valores só serão pagos, no entanto, caso o Estado solicite de fato águas à ANA, o que só será definido após o término da quadra chuvosa.
O pagamento será proporcional à solicitação que o RN fizer em 2023, segundo explica o diretor-presidente do Instituto da Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Auricélio Costa. No final do ano passado, o Igarn enviou ofício à ANA solicitando 36 milhões de m³ de água para 2023. 

“No caso do RN, nossos ramais de entrada ainda não estão totalmente prontos, embora já possamos receber água pelo Rio Piranhas. Falta fazer uma estrutura chamada portal de medição, que é uma calha para se medir quanto de água entra no RN. No contrato que está em negociação, esse pagamento só será feito a partir do momento que a obra for entregue para nós. Aqui no RN, ainda não está pronto. Esse valor só iremos pagar se consumirmos essa água. Fizemos um pedido no ano passado e a solicitação só será confirmada após o inverno. Terminar as chuvas, faremos um balanço e enviaremos um outro ofício à ANA”, explica Auricélio Costa. 

Para 2023, as tarifas serão aplicadas aos estados que recebem águas do PISF pelo Eixo Leste, Paraíba e Pernambuco, assim como os estados do Eixo Norte, que são Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O custo total previsto para prover os serviços de adução de água bruta da transposição neste ano será de R$ 274,7 milhões. Além do RN,  desse montante Ceará, Paraíba e Pernambuco terão respectivamente um custo de R$ 92,9 milhões; R$ 77,6 milhões; 82,4 milhões; e R$ 21,6 milhões.

Em 2022, o RN não pediu água por avaliar que a quadra chuvosa foi positiva e por entender que parte das obras dos ramais da transposição não estavam totalmente prontos. A título de exemplo, 36 milhões de m³ é quase a totalidade do Açude Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, uma das maiores barragens do RN. 

O objetivo do PISF é levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, estados historicamente vulneráveis à seca. O Projeto também visa a beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais. O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, quatro túneis, nove subestações de energia elétrica em alta tensão e 270 quilômetros de linhas de transmissão. O Eixo Leste passa por Pernambuco e Paraíba, enquanto o Eixo Norte pode atender municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e RN. 

O valor definido para que a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) possa cobrar dos estados receptores equivale a R$ 0,322 por metro cúbico, para a tarifa de disponibilidade da água do empreendimento, e a R$ 0,204/m³, para a tarifa de consumo da água. Cada metro cúbico equivale a 1000 litros ou 1 caixa d’água residencial.

“O RN tem direito à 2,95 m³/s de água da transposição. A vazão total que o PSIF vai tirar do Rio São Francisco é de 26m³/s, isso na pior situação de água do Rio. Essa vazão é dividida para os quatro estados. Vamos pagar uma conta, quando tiver o contrato assinado e recebermos o ramal do Apodi, equivalente a 2,95m³ multiplicado por ano multiplicado pela tarifa de disponibilidade. Todo ano pagaremos essa taxa fixa, e a ideia nossa é usarmos essa água para incentivarmos a produção e resolvermos os problemas de abastecimento que o Estado tem”, acrescenta Auricélio Costa.

Vereadores aprovam projeto de lei que torna festa de São Vicente Férrer patrimônio imaterial do município de Itajá/RN

Na sessão estraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Itajá, foi aprovada a lei n° 417 de 23 de Março de 2023. que torna patrimônio imaterial do município, a festa de São Vicente Férrer, padroeiro do município.



O município vai vivenciar uma programação sentenária, da construção da Igreja Matriz, que ultimamente, está passando por uma reforma com o objetivo de oferecer um melhor conforto aos seus fiéis.

A programação da festa de São Vicente Férrer promete muitas novidades,  dentro de seu calendário.


 Em suas palavras, o padre Inácio disse que para ele é um momento histórico.
Hoje foi aprovado na Câmara Municipal de Itajá o projeto de lei que torna a Festa de São Vicente Ferrer patrimônio cultural e imaterial do município. 

Nossa gratidão aos paroquianos, aos vereadores e a prefeitura Municipal de Itajá na pessoa do senhor prefeito Alaor e da primeira dama Danyelle.

Vigia é morto dentro de lagoa de captação na zona Norte de Natal

Polícia!

Um vigia foi assassinado a tiros dentro da lagoa de captação. O crime aconteceu no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal, na noite dessa quinta-feira (23).

A vítima foi identificada como Edmilson Borges de Oliveira, de 57 anos. Ele era mais conhecido como Biro-Biro. Segundo a polícia, muitos tiros foram ouvidos por moradores da região.

Ainda segundo a polícia, o homem foi atingido por pelo menos cinco disparos. A motivação do crime é desconhecida. A PM não soube informar quantos suspeitos participaram do crime.

A Polícia Civil deverá investigar o crime. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi acionado para fazer o recolhimento do corpo.

Novo Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 5

Bolsa família!

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (24) a parcela do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. Essa é a primeira parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 669,93. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,1 milhões de famílias, com gasto de R$ 14 bilhões.
Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, 1,48 milhão de beneficiários foram excluídos do Bolsa Família e 694,2 mil famílias incluídas, das quais 335,7 mil com crianças de até 6 anos.
Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu a utilização de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões destinados a custear o benefício.
O pagamento do adicional de R$ 150 só começou neste mês, após pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

VEJA AQUI O CALENDÁRIO:



Caicó tem mais uma madrugada com ações da PRF em reforço à segurança pública para reestabelecer a ordem

CAICÓ/RN

A Polícia Rodoviária Federal implementou diversas ações de reforço da segurança desde a terça-feira (14/03), quando iniciaram as ações criminosas no Rio Grande do Norte. É um plano que contempla várias cidades potiguares e a região Seridó foi inserida nesse plano de contenção da violência no Estado.

Inicialmente, os policiais em atividade operacional foram convocados para atuação em escala extra e os policiais que atuam em atividade administrativa foram remanejados, com urgência, para a atividade operacional, com a finalidade de reforçar a segurança nas unidades da PRF, nas rodovias e em áreas de interesse da União, incluindo Caicó e municípios circunvizinhos.

Durante toda a noite e madrugada, de quinta-feira para esta sexta-feira, 24, respectivamente, homens da PRF foram vistos em pontos estratégicos da cidade (Caicó) com abordagens e atuação firme nas ruas de Caicó, dando uma importante e eficiente apoio às polícias civil e militar.

Blog Jair Sampaio

Novo “salve” dos criminosos determina fechamento do Hospital Maternidade Divino Amor em Parnamirim

RN

No início da tarde desta quinta-feira (23), servidores do Hospital Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, na Grande Natal, foram informados sobre uma ligação telefônica para fechar a unidade hospitalarr imediatamente.


O clima de tensão tomou conta do Hospital. Policiais civis e agentes da Guarda Municipal da cidade já estão no local.  Até o momento o Hospital não divulgou se vai cumprir a determinação do crime organizado.


Blog Daltro Emereciano

Deputados debatem sobre linha de crédito para vítimas dos ataques criminosos no RN

ALRN

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) comentou, no horário dos deputados, durante a sessão ordinária desta quinta-feira 23, na Assembleia Legislativa, um requerimento apresentado para ser encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT), na intenção de socorrer pessoas físicas e jurídicas que tiveram prejuízos com os ataques criminosos registrados desde o dia 14 de março no Rio Grande do Norte. Gustavo sugeriu a abertura de uma linha de crédito pela Agência de Fomento (AGN), com juro de 1%, carência de 6 meses e parcelamento de 6 meses.
“Não só criticamos e estamos aqui para contribuir para fazer a economia voltar a girar”, disse o deputado, explicando que, segundo seu requerimento, terão direito ao benefício, caso seja aprovado, quem justificar que teve prejuízos causados pela criminalidade. “Tem pessoas que perderam tudo. Espero que possamos voltar à vida como ela deve ser vivida”, concluiu Gustavo, reforçando sua preocupação. Em aparte, os deputados Isolda Dantas (PT) e Doutor Kerginaldo (PSDB) se propuseram a subscrever a proposta do parlamentar, inclusive sugerindo a retirada do juro.
Em seu discurso no horário, a deputada Divaneide Basílio (PT) reforçou também a intenção de subscrever a proposta apresentada por Gustavo e de apresentá-la nesta sexta-feira, na reunião do Comitê Estadual de Monitoramento, Acompanhamento e Apoio às Vítimas de Violência no Rio Grande do Norte, criado pelo Governo do Estado e coordenado pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Iris Oliveira. “Um requerimento coletivo da nossa Casa, apresentado pelo deputado Gustavo Carvalho de forma muito responsável, que trouxe uma proposta concreta de crédito”, afirmou Divaneide.

Advogado que repassava “salves” de facção criminosa de presídios é condenado

RN

Foi condenado a mais de 4 anos de prisão mais um advogado suspeito de transmitir bilhetes e “salves” entre integrantes de facção criminosa nos presídios do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a condenação faz parte da operação Carteiras, deflagrada em junho do ano passado. Jailson Bezerra de Andrade foi preso por transmitir os recados nas unidades prisionais do estado e foi condenado pelo crime de organização criminosa armada à pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e multa.

Ainda segundo o MPRN, a pena deverá ser inicialmente cumprida em regime semiaberto, em prisão domiciliar, com o uso tornozeleira eletrônica. Jailson Bezerra de Andrade está proibido de manter contato com os demais acusados nas ações penais da ooperação Carteiras; não pode usar o WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea; e também está proibido utilizar aparelhos eletrônicos (ex. celular, notebook, tablet), a fim de evitar que mantenha contato com os demais integrantes da organização criminosa Sindicato do Crime do RN.

A operação Carteiras foi deflagrada no dia 8 de junho de 2022. Durante o cumprimento do mandado de busca pessoal no advogado, foram encontrados bilhetes no paletó dele que comprovaram que Jailson não seria mensageiro de simples faccionados, mas sim de líderes da facção criminosa. Para o MPRN, Jailson , utilizando-se das suas prerrogativas profissionais, promoveu, integrou e constituiu a organização criminosa Sindicato do Crime do RN na função de “Gravata”, no período de, pelo menos, dezembro de 2021 até julho de 2022. Foi comprovado que ele um dos elos de comunicação da facção, repassando recados e diretrizes de lideranças presas para membros soltos, e também o inverso, auxiliando nas ações criminosas da suposta organização criminosa.

Na denúncia contra o advogado, o MPRN destacou que “a função de Jailson Bezerra é, sem dúvidas, um importante elo de conexão e promoção do Sindicato do Crime do RN. Sem ele, as ordens e os decretos não são repassados e o grupo perde força, especialmente diante do encarceramento de lideranças há anos”.

Além de repassar os recados e salves, para o MPRN, Jailson Bezerra também oferecia “consultoria” para assuntos ligados aos faccionados, para o funcionamento e a manutenção da organização criminosa. Um bilhete apreendido em poder dele também comprova a ligação entre a organização criminosa do RN e uma facção que tem por base o Rio de Janeiro. Nessa mensagem aos criminosos potiguares, os faccionados fluminenses cobravam mais rigor no cometimento de crimes e no controle dos integrantes.

Mulher é morta com mais de 20 facadas pelo ex-namorado do marido

Tragédia!

Uma mulher de 35 anos foi morta com mais de 20 facadas pelo ex-companheiro do marido, que foi preso em Itanhaém, no litoral de São Paulo.

A Polícia Civil informou, nesta quinta-feira (23), que o assassino, de 45, e a vítima passaram a se desentender e trocar agressões desde que o casal assumiu o relacionamento. O pivô do crime é sobrinho do homicida – ambos tiveram relação homoafetiva.

O caso aconteceu em um bar na Avenida Marginal,no bairro Campos Elíseos, na madrugada de quarta-feira (22). Testemunhas acionaram a Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A morte de Alessandra Rodrigues Leite foi constatada no local.

Os PMs começaram uma apuração e foram informados de que o homicídio teria sido cometido por Eguinaldo Carlito Carlos. Os agentes conseguiram o endereço do homem e se deslocaram ao local, onde ele atendeu os policiais e confessou ter esfaqueado Alessandra.

O assassino contou que a mulher apareceu no bar com uma faca em mãos e partiu em direção dele, que tomou a arma da mão de Alessandra e aplicou ao menos 20 golpes pelo corpo dela. Durante a briga que terminou em morte, o homem teve ferimentos pelo corpo e quebrou um dos dedos da mão.

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Economia!

Um dia após a Petrobras anunciar a redução do preço do diesel, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, disse, nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, que a estatal pode diminuir o preço da gasolina. “Sempre que a gente puder vender mais barato para o consumidor brasileiro, a gente vai fazê-lo”, afirmou ao ser perguntado se a empresa deve baixar o preço da gasolina este mês.

Após participar do lançamento do “Caderno FGV [Fundação Getúlio Vargas] Energia de Gás Natural”, Prates destacou que a empresa adota o Preço de Paridade de Importação (PPI) como uma referência e não como um “dogma”.

“Não aceito o dogma do PPI. Aceito a referência internacional. Trabalhamos com a referência internacional com o preço de mercado de acordo com o nosso cliente. [A] cliente bom você dá desconto. É a política de empresa”, explicou.

Acrescentou que o melhor preço para a empresa é o preço próximo da referência internacional. “Não quer dizer que eu tenho que andar exatamente em cima da linha do preço do importador. É bem diferente. Não quer dizer que eu vá me afastar, me isolar e virar uma bolha no mundo. Temos que seguir a referência internacional. Se lá fora o preço do petróleo diminuiu e reduziu em insumos para refinarias, eu tenho que corresponder para o consumidor final. Mas eu não preciso estar necessariamente amarrado ao preço do importador, que é meu principal concorrente. Paridade de importação não é o preço que a Petrobras deve praticar”.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que a companhia vai investir na infraestrutura para transporte, escoamento e distribuição do gás natural, que ele apontou como entraves para o mercado do gás.