PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






07 novembro 2022

Tribunal de Justiça do RN define lista tríplice e governadora Fátima Bezerra (PT) vai escolher novo desembargador para a corte

JUSTIÇA

O plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) definiu nesta segunda-feira (3) a listra tríplice, com o nome dos membros do Ministério Público Estadual que vão concorrer a um cargo de desembargador da Justiça potiguar.

A escolha entre os três nomes será feita pela governadora Fátima Bezerra (PT), para substituição da desembargadora Judite Nunes, que se aposentou em novembro de 2021.

A definição da lista tríplice ocorreu durante uma sessão extraordinária administrativa realizada em formato híbrido, pela manhã.

Foram escolhidos, em ordem de classificação, os procuradores Herbert Pereira Bezerra, Maria de Lourdes Medeiros de Azevêdo e Marcos Aurélio de Freitas Barros.


A formação da lista tríplice ocorreu à unanimidade. Segundo o TJ, a votação foi nominal, sendo iniciada pela Presidência da Corte de Justiça e seguida pela ordem decrescente de antiguidade no Tribunal de Justiça.

Ministério Público indicou seis nomes

O processo de escolha começou em julho, quando a procuradora-geral de justiça do Estado e presidente do Conselho Superior do Ministério Público, Eliana Cardoso, foi comunicada oficialmente da vacância do cargo, dentro do quinto constitucional.

É chamada de quinto constitucional a reserva de um quinto das vagas dos tribunais de Justiça a membros do Ministério Público e advogados.

Em outubro, o MP elegeu uma lista com seis nomes, enviada ao TJRN: Anísio Marinho Neto, Érika Canuto, Fernando Vasconcelos, Herbert Pereira Bezerra, Marcos Aurélio de Freitas Barros e Maria de Lourdes Medeiros de Azevêdo.

Dentre os seis, o TJ escolheu três nomes, dentre os quais um será eleito pela governadora.

O presidente do Poder Judiciário, desembargador Vivaldo Pinheiro, considerou a formação da lista tríplice como difícil missão dentre seis nomes considerados qualificados e disse que a escolha ocorreu por meio da análise dos currículos apresentados e trajetórias individuais de cada um dos candidatos.

“Afirmo, tranquilamente, que pela trajetória de vida pública reconhecida, competência, espírito agregador, respeitabilidade, honradez, experiência profissional e presteza do exercício da jurisdição, todos os seis candidatos poderiam vir a engrandecer este colegiado na honrada e dedicada tarefa de julgar nossos semelhantes”, enalteceu.


A procuradora-geral de Justiça, procuradora Elaine Cardoso, disse que a sessão foi histórica porque ocorreu depois de cerca de 25 anos da última escolha de um integrante do Ministério Público para fazer parte do Tribunal de Justiça.

Pleno define novos membros indicados ao TRE-RN

Na mesma sessão, o TJRN realizou a eleição de membros, titular e suplente, para o comporem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), na classe de magistrados, nas vagas decorrentes do término do biênio das juízas de direito Érika Paiva Duarte Tinoco e Ticiana Maria Delgado Nobre, titular e suplente, respectivamente.

Os desembargadores indicaram, de forma consensual, a juíza Ticiana Nobre para a vaga de titular, em substituição da juíza Érika Tinoco, e o juiz Eduardo Pinheiro, como membro suplente para um mandato de dois anos. G1








Governo do RN empossa 333 novos policiais civis

GOVERNO DO RN 

O governo do Rio Grande do Norte empossou nesta segunda-feira (7) 333 policiais civis. Entre eles, estão delegados, escrivães e agentes.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público que teve edital publicado em 25 de novembro de 2020 e concluíram o curso de formação profissional em setembro deste ano.

Ao todo, 360 foram nomeados em outubro, mas 27 pediram prorrogação do prazo de posse.

A solenidade de posse foi realizada no auditório de um hotel na Zona Sul da cidade e teve a presença da governadora Fátima Bezerra (PT). “Resolvemos encarar esse assunto com toda seriedade e necessidade que ele demandava. E não foi fácil. Certamente, para os policiais civis que não são aqui do Rio Grande do Norte não têm noção da realidade em que encontrei o estado quatro anos atrás", disse a governadora.

Fátima ainda lembrou que a realização do concurso passou por um acordo assinado com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, que impossibilita o provimento de cargos públicos fora do limite prudencial de gastos, com ressalvas para o quadro de pessoal das áreas de segurança, saúde e educação.



A governadora disse também que essa posse vai auxiliar na reestruturação da Polícia Civil. “Todo esse trabalho valeu à pena, porque vocês estão conseguindo reduzir os índices de violência", disse a gestora.

Entrega de equipamentos

Os novos policiais também receberam os seus kits - isso foi feito pela primeira vez - que conta com colete, arma, algemas e munição. A medida é prevista no artigo 89 do Estatuto da Polícia Civil do RN.


“Em mais de 40 anos, só foram realizados quatro concursos públicos na nossa instituição, com exceção de um quinto que só contemplou agentes e escrivães no ano de 2000. Ou seja, a Polícia Civil passava mais de uma década para contratar novos policiais, acumulando um déficit de efetivo muito grande”, lembrou a delegada-geral da Polícia Civil no RN, Ana Cláudia Saraiva.


Médico do Samu é assaltado durante atendimento a paciente na Zona Sul de Natal

NATAL/RN

Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal foi assaltado por dois criminosos durante o atendimento a um paciente grave, na manhã desta segunda-feira (7), em Natal.

Segundo a corporação, o caso aconteceu por volta das 5h30. A UTI móvel tinha sido acionada ao bairro de Ponta Negra, na Zona Sul da capital, para atender um paciente grave.

Durante o atendimento, o médico foi abordado por dois homens armados, que tomaram o celular dele e fugiram em uma moto.

De acordo com o coordenador do Samu Natal, Cláudio Macêdo, os celulares de outros membros da equipe não foram levados. Mesmo com o assalto, o atendimento ao paciente foi concluído.


O assalto foi registrado na delegacia de plantão da Polícia Civil. "Infelizmente, nossos servidores também estão sujeitos à criminalidade", relatou Macêdo, ao pedir investigação do caso.

O caso aconteceu perto do cruzamento da Rua Aristídes Porpino com a Rua da Lagosta.

G1/RN


Polícia registra tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo no Bairro Belo Horizonte em Mossoró

POLICIAL

Um jovem foi vítima de uma tentativa de homicídio, no início da tarde desta segunda feira 7 de novembro de 2022, no Bairro Belo Horizonte em Mossoró no rio Grande do Norte.

De acordo com a PM a vítima estava nas imediações da Praça Vilma Maia, quando um veículo de características e placas não anotadas, passou e seus ocupantes atiraram contra as pessoas que estavam no local.

O jovem foi alvejado e socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Uma ambulância de Suporte Avançado (ALFA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fez a transferência do ferido para o Hospital Tarcísio Maia.
Ainda não há informações sobre a motivação do atentado. A Polícia Civil deverá investigar o caso. Aparentemente a vítima não corre risco de morrer, tendo em vista que os disparos não atingiram locais de alta letalidade. Fim da linha 



Homem é preso após pular muro da prefeitura de Mossoró e furtar várias cadeiras durante a madrugada

MOSSORÓ/RN

Matheus Ferreira de Lima foi preso, pela Guarda Civil Municipal, na madrugada desta segunda feira 07 de novembro de 2022, após arrombar a sede da Prefeitura de Mossoró e  furtar várias cadeiras de plástico, todas tombadas.

De acordo com as informações da GCM, Matheus Ferreira havia pulado o muro do Palácio da Resistência, onde encontrou as cadeiras e as colocou no ombro saindo em fuga, como se nada estivesse acontecendo. A guarda estava nas proximidades do local quando identificou o suspeito fugindo e o prendeu.


Matheus Ferreira, após ser preso com a materialidade do crime, foi conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por furto qualificado (artigo 155). As cadeiras foram recuperadas e devolvidas à Prefeitura de Mossoró, enquando que o flagranteado foi encaminhado ao sistema prisional. Fim da linha 





Homem de 52 anos é preso sob suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro Santo Antônio em Mossoró

POLICIAL

Policiais da Força Tática (Ft02) do 2º Batalhão prenderam por volta das 10h10min deste domingo 06 de novemento de 2022, um homem suspeito de tráfico de drogas no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A equipe da FT realizava patrulhamento naquela região, quando recebeu informações que em uma casa na rua João Otacílio de Oliveira, havia movimentação suspeita de pessoas referente a tráfico de drogas.

Os polícias se dirigiram até o local citado e lá foi localizado o senhor Francisco de Assis de Sousa, 53 anos de idade e no ato da abordagem, foi localizado com o mesmo, uma quantidade substancial de Maconha, Crack e Cocaína, dinheiro fracionado e 01 celular de origem duvidosa.





Em ato continuo, os polícias conseguiram encontrar no interior da residência dele, 07 litros de substância conhecida popularmente por loló. Após a apreensão, o material e o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Plantão para procedimentos cabíveis. Fim da linha 







Suspeito foge de abordagem policial, deixando para trás, droga e moto com queixa de roubo no Conjunto Abolição II em Mossoró

POLICIAL

Policiais militares do 2º Batalhão apreenderam na manhã deste domingo 06 de novembro de 2022, um certa quantidade de droga e recuperou uma motocicleta Biz que havia sido roubada em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A Guarnição B-0210, composta pelo terceiro sargento Eurico e o soldado C. Magagnin, em deslocamento pela Rua Campos Sales, no Conjunto Abolição II, avistou um homem trafegando em uma moto e este ao perceber a presença dos policiais fugiu em alta velocidade.

Houve um acompanhamento tático, e minutos depois o suspeito caiu  da moto, abandonou o veículo e fugiu pulando muros de residências. Dentro do Baú da Biz os PMs encontraram 17 papelotes de substância similar a droga conhecida por cocaína. A moto e a droga foram apresentadas na Delegacia de Plantão, que adotará as medidas cabíveis.FIM DA LINHA