PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






20 outubro 2022

Elemento arromba prédio da Caern, junta objetos para furtar, adormece e acaba preso em Mossoró no Oeste Potiguar

POR ISMAEL JEFFERSON



A Polícia Militar prendeu nesta quarta feira 19 de outubro de 2022, um homem sob suspeita de arrombamento ao prédio da CAERN, localizado no Bairro Bom Jardim em Mossoró no Rio Grande do Norte. José Marcelo Marinho de Oliveira, foi encontrado dormindo dentro da comapnhia e detido por um segurança da empresa.

O suspeito teria arrombado o prédio, invadido o imóvel com intúito de praticar um furto. Após juntar os objetos que seriam levados pelo suspeito, o mesmo acabou adormecendo. Após ser detido, o vigilante lifou para o 190 da Polícia Militar e explicou a situação. Uma gurnição de Rádio Patrulha foi ao local e conduziu o suspeito à Delegacia da Polícia Civil.

O delegado de plantão Dr. Renato Oliveira, lavrou o auto de prisão em flagrante por furto qualificado e determinou a condução do flagranteado para o sistema prisional onde ficou a disposição da justiça. Os objetos que já estavam em sacolaS e que seria levado, foram devolvidos à Caern.


FIM DA LINHA 


Polícia registra dois assassinatos nas últimas 12 horas na região Oeste do Rio Grande do Norte

POR ISMAEL JEFFERSON
Foto- Icêm Caraúbas 
  A Polícia Militar registrou dois homicídios nas últimas 12 horas na região Oeste do Rio Grande do Norte. Os crimes ocorreram nas cidades de Caraúbas e Assu. Em Caraúbas, o idoso Francisco Napoleão Fernandes, de 63, foi morto com vários disparos de arma de fogo, dentro de sua residência no Bairro Leandro Bezerra. O assassinato foi registrado no final da tarde desta quarta feira (19). Até o momento não se sabe qual teria sido a motivação.
Foto- Assú Notícia

Já em Assu, o crime aconteceu por volta das 23h00min desta quarta feira (19), no Bairro Frutilândia, onde a vítima foi o adolescente E. M. F. de 16 anos. Ele foi assassinado com vários tiros, dentro de uma borracharia. A Polícia ainda não sabe a motivação do crime.

Os corpos das vítimas foram recolhidos, após realização de perícias nos locais e encaminhados ào Instituto de Medicina Legal do ITEP unidade de Mossoró. A Polícia Civil, através da delegacia de Plantão em Mossoró, acompanhou a equipe pericial nos dois locais de crimes. Os inquéritos para investigação dos assassinatos deverão ser instaurados nesta quinta feira (20) pelas respectivas delegacias.


Fim da linha 




AGORA LASCOU!: Lula fala sobre TSE e diz ser preciso reeducar a sociedade sobre ofensas e fake news

POR ISMAEL JEFFERSON

 O ex-presidente Lula defendeu nesta quinta-feira 20 no Rio de Janeiro as ações movidas pelo PT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que geraram direitos de respostas e retirada de conteúdos em veículos jornalísticos e a obtenção de tempo de TV de Jair Bolsonaro (PL) na propaganda eleitoral.

Ele afirmou que o Judiciário é o local apropriado para discutir ofensas e mentiras. O petista afirmou que “será assim fora e dentro do governo” e que busca “reeducar a sociedade brasileira ao utilizar meios de comunicação”.

“O que temos que entender é que o Poder Judiciário existe para isso: quando você se sente prejudicado, ao invés de fazer o que eles fazem, a gente vai para a Justiça. O partido irá recorrer toda vez que se sentir prejudicado. O partido irá entrar na Justiça, que é o caminho correto para a gente fazer justiça”, disse.

“E será assim fora do governo e dentro do governo para que a gente possa reeducar a sociedade brasileira ao utilizar o meio de comunicação para fazer coisa mais séria, coisa mais entendível pelo povo e não contar mentira e assustar a sociedade brasileira.”

Lula já obteve sucessivas decisões no TSE que lhe garantiram direito de resposta por críticas proferidas na Jovem Pan. Também conseguiu a retirada de reportagens publicadas na véspera do primeiro turno que o associavam ao líder do PCC, Marcos William Camacho, o Marcola.

O petista também conseguiu no tribunal direito de resposta em boa parte das inserções de Bolsonaro previstas para a última semana de campanha.

Nesta quarta, os ministros do TSE decidiram conceder os primeiros direitos de resposta na televisão ao ex-presidente e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas decisões tomadas até o fim da tarde desta quarta-feira 19, Lula teve sete pedidos aprovados para rebater acusações de ser “ladrão”, “corrupto” e de envolvimento com o crime. As respostas do petista serão distribuídas em 184 inserções de 30 segundos cada.

Já Bolsonaro obteve uma decisão favorável para responder, em 14 inserções de 30 segundos, à propaganda do petista que o associava ao canibalismo, usando uma entrevista dada pelo presidente ao jornal americano The New York Times em 2016, afirmando estar disposto a comer carne de um indígena morto.

Até então, o TSE ainda não havia aprovado direitos de resposta nas propagandas eleitorais dos candidatos a presidente. Agora, o tempo das manifestações será igual ao que foi usado na peça que o tribunal julgou irregular.

Para as inserções, será ocupado o tempo originalmente previsto para a propaganda adversária. A corte ainda não detalhou em quais dias as respostas serão apresentadas.

Fora da propaganda eleitoral, já foram aprovados cinco direitos de resposta a Lula na Jovem Pan pelo tribunal. Em um dos casos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) também devem divulgar resposta de Lula rebatendo acusações de envolvimento do petista no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.

 

AGORA RN 

Vice-presidente na chapa Bolsonaro, Braga Netto cumpre agenda de campanha em Natal e Mossoró

POR ISMAEL JEFFERSON



O candidato a vice-presidente da República, general Braga Netto (PL), chega a Natal nesta sexta-feira 21 para uma série de compromissos de campanha na capital e no interior do Rio Grande do Norte.

A agenda do general Braga Netto em Natal começa às 18h com uma entrevista coletiva para a imprensa, no Hotel Majestic Ponta Negra. Ele estará ao lado do senador eleito Rogério Marinho (PL) e do prefeito da capital, Álvaro Dias (PSDB).

Depois da coletiva, o candidato a vice-presidente participa de um comício na Praça da Árvore de Mirassol, com a presença de todos os deputados eleitos, prefeitos e demais lideranças políticas que apoiam o Bolsonaro no estado.

 

Agenda

No sábado 22, a agenda do general, junto com Rogério Marinho e Álvaro Dias, começa às 9h com um evento de campanha em frente ao Shopping Midway Mall, denominado “Bolsonaro abraça Natal, vamos orar pela nossa nação”.

Em seguida, a comitiva segue para Mossoró, onde haverá uma grande mobilização de campanha.

 

AGORA RN 


TSE amplia poder na reta final da eleição e reduz prazo para exclusão de fake news

POR ISMAEL JEFFERSON

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira (20) uma resolução para endurecer a atuação contra as fake news nas redes sociais. O teor da norma foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo um dia antes.

Por unanimidade, os ministros decidiram proibir a propaganda eleitoral paga na internet, com impulsionamento de conteúdos, no período que começa 48 horas antes do dia da votação e se encerra 24 horas após o segundo turno.

Esse tipo de propaganda deve ser removido de forma imediata pelas redes, sob multa de R$ 100 mil por hora de descumprimento das decisões.

A resolução foi proposta pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

A resolução também derrubou de 48 horas para 2 horas o prazo para as redes sociais retirarem notícias falsas após decisões do tribunal. Esse prazo será ainda menor, de 1 hora, entre 48 horas antes da votação e 3 dias após o pleito. A multa será de R$ 100 mil caso as redes descumpram esses prazos.

Pela lei atual, as campanhas só têm que suspender a propaganda online impulsionada, como anúncios pagos no Google, Facebook e Instagram, às 23h59 do sábado anterior ao pleito.

No primeiro turno, houve inúmeros registros de anúncios impulsionados de candidatos que continuavam online da data do pleito.

Nesta quinta-feira, o TSE também criou regra para dificultar que se espalhem conteúdos considerados fraudulentos ou ofensivos pelo plenário da corte.

A assessoria de enfrentamento à desinformação irá indicar links com conteúdos idênticos àqueles que já foram derrubados pelo tribunal para que também sejam apagados pelas redes.

Antes os advogados dos candidatos precisavam abrir novas ações para derrubar o link, mesmo que ele apresentasse conteúdo idêntico ao que já havia sido apontado como falso pela corte.

O texto aprovado ainda autoriza o tribunal a mandar suspender contas na redes sociais de quem produz de forma “sistemática” desinformação.

Na quarta-feira (19) o ministro teve reunião com as principais plataformas de redes sociais.

No encontro, ele afirmou que a atuação das empresas foi razoavelmente boa no primeiro turno, mas que neste segundo turno a situação da desinformação está um desastre.

Moraes afirmou ainda que as plataformas demoram para remover conteúdo e pressionou para que plataformas como YouTube, TikTok e Kwai não levem mais que quatro a cinco horas para remover vídeos após denúncias do tribunal.

Segundo relatos de participantes, o YouTube teria se mostrado mais resistente a uma maior rapidez na remoção. Já o WhatsApp teria afirmado que a incidência de disparos em massa diminuiu nesta eleição e apoiou o pedido pela retirada mais rápida de vídeos nas plataformas de origem para inibir viralização.

Já nesta quinta-feira Moraes elogiou o trabalho das redes sociais contra as fake news no primeiro turno. “Diria que foi muito satisfatório o resultado no primeiro turno”, disse Moraes durante reunião do TSE.

Ele ainda afirmou que aumentou a difusão de notícias falsas no segundo turno, e que os conteúdos são mais agressivos. “Não leva a nada, leva à corrosão da democracia”, disse Moraes.

 

AGORA RN