COMPARTILHE

16 fevereiro 2024

PM PRENDE HOMEM POR SEQUESTRO E TENTATIVA DE ESTUPRO CONTRA ADOLESCENTE NA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem de 29 anos foi preso por roubo e tentativa de estupro e sequestro na cidade de Extremoz, na Grande Natal, na noite de quarta-feira (14). De acordo com o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela ação, os crimes foram cometidos contra uma adolescente de 14 anos.

Segundo as informações policiais, a ação foi desencadeada após o pai da vítima alertar os policiais sobre o ocorrido. Segundo relatos, a jovem, após sair da academia, foi abordada pelo suspeito na Rua Rio Nilo, situada no bairro São Miguel Arcanjo. O homem a conduziu para um terreno baldio, onde tentou abusar sexualmente da vítima. No entanto, a adolescente resistiu e entrou em luta corporal contra o agressor e conseguiu escapar.

Utilizando informações precisas, os policiais conseguiram localizar o suspeito no bairro das Malvinas, valendo-se das características físicas fornecidas e do auxílio das coordenadas de sua tornozeleira eletrônica. No momento da prisão, o indivíduo foi encontrado na posse do celular da vítima. Após ser questionado, ele confessou os crimes. Segundo a PM, o indivíduo já possui histórico criminal, incluindo condenação por delitos sexuais.

Diante da gravidade dos fatos, o acusado recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Plantão Zona Norte para os procedimentos legais necessários.


Tribuna do Norte 


NÚMEROS DE MORTES VIOLENTAS E FURTOS CAEM NO CARNAVAL APONTA SESED

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte apontou redução nos números de diversos crimes no estado durante o período de Carnaval. Pelos dados apresentados, durante os dias de folia ocorreram reduções nos números de mortes violentas e também nos furtos.

Segundo a Sesed, houve a redução de 57% no número de mortes violentas. Segundo dados compilados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed, o número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) registrado em todo o Rio Grande do Norte durante o período de Carnaval foi 57% menor neste ano do que em 2023. Em cinco dias de festa, foram registradas 14 mortes no ano passado, contra seis no mesmo período em 2024.

Em Natal, que concentra diversos polos de festa, a partir das 18h da sexta-feira, dia 9, até 12h da quarta-feira, dia 14, foram registrados dois homicídios. No recorte do mesmo período festivo em 2023, três crimes haviam sido registrados no estado. Já em Mossoró, segunda maior cidade potiguar, durante os cinco dias de Carnaval não foi registrada nenhuma morte violenta. A redução do período foi de 100%, já que em 2023 foram registradas três mortes no período.

“Este resultado é de fundamental importância para todos nós, pois mostra abnegação das forças do estado e a soma de esforços para dar condições de trabalho para a operacionalização das ações”, explicou coronel Francisco Araújo, titular da Sesed.

Com relação aos roubos, que inclui estabelecimentos comerciais, residenciais e em via pública, foram registrados 102 crimes durante os cinco dias de Carnaval em 2023. Este número teve uma queda de 36% no comparativo com os números deste ano, quando 65 casos foram registrados.

Os crimes em via pública apresentaram maior redução entre os tipos. Foram 83 roubos durante o Carnaval do ano passado, e 56 casos de roubos durante o mesmo período em 2024, uma redução de 32%.

Carros e celulares

Em todo o Rio Grande do Norte, 60 veículos foram furtados ou roubados durante o período de Carnaval de 2023. Este número foi reduzido em 33% no mesmo período de festa deste ano, com 40 casos. A redução maior aconteceu entre os índices de furtos, caindo de 39 em 2023 para 23 neste ano. Os roubos foram de 21 ocorrências ano passado para 17 durante o carnaval de 2024.

Já na estatística de casos envolvendo furtos e roubos de celulares, também foi informada uma redução. Em 2023, foram 312 ocorrências registradas, na soma de furtos e roubos. Este número caiu em 36% neste ano, com o registro de 197 casos de furtos e roubos de aparelhos celulares. 226 aparelhos celulares foram furtados durante o período carnavalesco de 2023, enquanto o período de festa neste ano teve 156 registros de furtos.

Polícia Militar

Responsável pelas ações ostensivas, a Polícia Militar atuou em todos os 167 municípios potiguares durante o Carnaval. Em meio a este trabalho, a corporação conduziu 51 pessoas à delegacia, prendeu cinco pessoas por tráfico de drogas, apreendeu quatro armas e realizou quatro capturas de foragidos da Justiça, além de apreender mais de três quilos de drogas. Além disso, na manutenção da ordem pública, foram 43 ocorrências de perturbação de sossego.

No trânsito das rodovias estaduais, sob responsabilidade do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), os militares realizaram mais de 1500 autos de infração, com 58 prisões por embriaguez ao volante e 22 veículos removidos ao DETRAN.

Polícia Civil

Durante os cinco dias de Carnaval, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte atuou com plantões ordinários em todas as regiões do estado. Neste período, a instituições aponta que foram registrados 915 boletins de ocorrência em Delegacias Fixas e Unidades Móveis espalhadas nos municípios.

Entre eles, foram efetuadas 121 prisões em flagrante delito por crimes diversos, 41 prisões em flagrante por violência doméstica, e foram cumpridos 18 mandados de prisão durante o Carnaval.

Em relação aos dados no contexto de violência contra a mulher, somente no período de Carnaval, 41 pessoas foram presas pela suspeita da prática de crimes contra mulheres, além da aplicação de 58 Medidas Protetivas de Urgência (MPU). O número de prisões aumentou cerca de 115% em comparação ao ano de 2023, que apontou 19 prisões.

Corpo de Bombeiros

Homens e mulheres do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte atuaram em todo o litoral potiguar e nos polos carnavalescos do estado. Durante o período de festas, os militares atenderam 421 ocorrências. Sendo a maior parte delas por excesso de embriaguez. 28,8% das vítimas tinha entre 18 a 25 anos de idade.

Na Grande Natal, Mossoró e Caicó, respectivamente, foram realizados 286 atendimentos ao público nos polos carnavalescos. Entre fiscalizações, o Corpo de Bombeiros realizou vistorias em estruturas de eventos, camarotes e trios elétricos em mais de 50 municípios.

Na área litorânea, os bombeiros atuaram em 22 postos de guarda-vidas, onde realizaram 20 resgates e orientaram mais de 4 mil pessoas.

Ciopaer

De forma inédita, o Carnaval no Rio Grande do Norte contou com duas aeronaves em operação durante o período de festas. Essa foi a primeira vez que os helicópteros Potiguar 01 e Potiguar 02, adquirido em 2023, foram utilizados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), de forma conjunta, na operação que tem por objetivo garantir a segurança dos foliões.

No domingo, dia 11, o helicóptero Potiguar 02 foi acionado para o primeiro atendimento aeromédico do carnaval no estado. A vítima foi uma jovem que se acidentou durante um passeio de quadriciclo nas dunas da praia de Malembá, em Senador Georgino Avelino, no litoral Sul.

O helicóptero foi utilizado em razão do local de difícil acesso onde o acidente ocorreu, razão que levaria muito tempo para o atendimento por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e da exigência de uma maior velocidade, por conta das condições de maré da região. A vítima foi conduzida de forma segura e rápida ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.


Tribuna do Norte 


POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA GRANDE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (15), dois homens, um de 21 anos e o outro com 26, suspeitos de cometer o crime de tráfico de drogas. Eles foram presos em Macaíba, Região Metropolitana de Natal.

Durante investigações conduzidas pela Delegacia Especializada, obteve-se a informação de que uma sucata era utilizada como ponto de armazenamento e venda de drogas, sendo de propriedade de um homem com tatuagem no rosto, responsável por acompanhar outros possíveis traficantes.

A partir disso, de acordo com a Polícia Civil, uma equipe foi ao local e conseguiu identificar o dono do estabelecimento comercial que possuía as características físicas indicadas. Verificando que ele estava na companhia de outro indivíduo, foram apreendidas, na ocasião, porções de maconha, porções de crack e sacos zip-lock. Os materiais estavam escondidos dentre os objetos contidos na sucata.

Os homens foram presos e encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Tribuna do Norte 


MOSSORÓ: POLÍCIA ENCONTRA PAGADAS E REDES QUE PODEM SER RASTROS DE FORAGIDOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Agentes federais e policiais militares do Rio Grande do Norte encontraram, na madrugada desta sexta-feira (16), rastros que apontam para a rota de fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, que fugiram do presídio federal de Mossoró na madrugada da última quarta-feira (14). Conforme informado pelo 2º Batalhão da Polícia Militar (2 BPM), foram encontradas duas camisas, uma rede e rastros de sapatilhas, semelhantes as usadas pelos internos no presídio federal.

O rastro, segundo o 2º BPM, foi encontrado nas imediações da Serra Mossoró, que também está próxima da localidade de Rancho da Caça, onde uma casa foi furtada na manhã da última quinta-feira (crime do qual os foragidos são suspeitos).

Não há, até a publicação desta matéria, a constatação de que o rastro pertence a Rogério da Silva e Deibson Cabral. Porém, o resultado da diligência pode corroborar com a hipótese das forças federais, a qual conclui que os criminosos permanecem se deslocando nas imediações da cidade do Oeste potiguar. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, as autoridades acreditam que os fugitivos estão em um perímetro de 15 quilômetros de distância do presídio, na zona rural.

Deibson, conhecido como “Tatu”, estava preso desde agosto de 2015, já tendo passado também pelo presídio federal de Catanduva. Ele tem condenações e responde por assaltos, furtos, roubos homicídio e latrocínio. Rogério, que também tem vasta ficha criminal, também cumpria pena no Acre, quando foi determinada sua transferência para o Rio Grande do Norte. Ambos são apontados como líderes de organização criminosa.

Os dois estavam na penitenciária de Mossoró desde setembro do ano passado e estavam em isolamento. Os criminosos possuem ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.

As buscas seguem durante o dia. Helicópteros, drones e cerca de 300 policias atuam para capturar os suspeitos. Por meio de um helicóptero a Polícia Militar do Ceará também auxilia nas buscas.


Tribuna do Norte 


COMERCIANTE É MORTO A TIROS NA ZONA NORTE DE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 

Um comerciante foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (16), na zona norte de natal.

Um comerciante identificado por Francisco Dias de Oliveira de 48 anos, estava sentado em frente ao seu comércio quando foi surpreendido por atiradores, que efeturaram disparo contra a vítima que não teve chance de defesa.

Policiais do 4º Batalhão estão no local juntamente com a equipe do Instituto médico científico de pericia Itep, para os procedimentos de isolamento da área, identificação e remoção do corpo para a sede do orgão, o crime ainda é desconhecido e será investigado pela polícia civil.


FUGITIVOS DE PRESÍDIO DE MOSSORÓ SÃO INCLUÍDOS EM DIFUSÃO VERMELHA DA INTERPOL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Os fugitivos Deibson Cabral Nascimento (33) e Rogério da Silva Mendonça (35), que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) durante a madrugada de ontem (14) foram incluídos, nesta quinta-feira (15), no sistema de difusão vermelha da Interpol, que reúne os criminosos procurados mais perigosos do mundo.

O nível máximo de alerta para autoridades internacionais e que abre a possibilidade de captura dos fugitivos em qualquer dos 196 países membros da Interpol foi anunciado hoje, durante coletiva do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, na cidade de Mossoró.

Na noite de ontem, o Ministério da Justiça e Segurança Pública havia anunciado que os criminosos haviam sido inseridos na difusão laranja, cujo objetivo é alertar autoridades de outros países sobre os riscos iminentes à segurança pública, seja qual for o local onde o criminoso possa ser localizado.

O avanço de categoria significa que as autoridades brasileiras executaram um pedido para que as autoridades dos países membros da Interpol possam localizar e prender provisoriamente uma pessoa com mandado de prisão em aberto. Entretanto, segundo o site da Interpol, “um aviso vermelho não é um mandado de prisão internacional”, diz o anúncio.

A lista vermelha, que ainda não foi atualizada com os nomes dos foragidos de Mossoró, não foi atualizada no site da organização. Segundo anunciado no sítio, há 6.816 avisos vermelhos em circulação pelo mundo. Destes, 87 procurados são brasileiros. 

(Publicado por Marcos Guedes)



GRUPO DE ELITE DA PF E PRF VÃO AJUDAR NAS BUSCAS DE FUGITIVOS NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Grupos de elite da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão nesta sexta-feira (16) ao Rio Grande do Norte para ajudar nas buscas de dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró (RN).

Integram a equipe policiais do Comando de Operações Táticas (COT), que é a unidade de elite, e mais peritos – além dos que já estão no local – pela PF. Já a PRF desloca o Grupo de Resposta Rápida (GRR), especializado em operações especiais.

Os 25 profissionais utilizam um jato da PF para agilizar o deslocamento e se juntarem aos mais de 100 agentes que estão em busca há 50 horas pela região, com 11 helicópteros.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou nesta quinta-feira (15) a possibilidade de os foragidos estarem ainda próximos ao presídio federal, que é longe da região urbana e com muita mata ao redor e longas rodovias.

Uma perícia inicial foi feita pela PF, na manhã de quarta-feira (14), nas celas onde os dois estavam e na cerca que foi cortada, além da possível ferramenta usada na fuga. A expectativa do secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, é que a perícia seja concluída nesta sexta.

Quem são os fugitivos

Os presos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça (vulgo Querubim, Chapa ou Cabeça de Martelo ou Martelo); e Deibson Cabral Nascimento (conhecido como Tatu, Deisinho ou Deicinho). A CNN apurou que os dois têm ligação com o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil.


CNN