PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






18 julho 2023

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES ACUMULA 65,95% DE SUA CAPACIDADE TOTAL

POR ISMAEL JEFFERSON

Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta terça-feira (18), pelo Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1,565 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 65,95% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No dia 18 de julho de 2022, o manancial estava com 1,139 bilhão de m³, equivalentes a 48,03% da sua capacidade total. 

Atualmente, as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2,715 bilhões de m³, correspondentes a 60,88% da sua capacidade total, que é de 4,460 bilhões de m³. No mesmo período de julho do ano passado, as reservas hídricas acumulavam 1,990 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 45,98% da sua capacidade total de armazenamento. 

A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 403,22 milhões de m³, equivalentes a 67,24% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³. Em meados de julho de 2022, o reservatório estava com 263,67 milhões de m³, percentualmente, 43,97% da sua capacidade total. 

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 270,49 milhões de m³, percentualmente, 92,38% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. O terceiro maior manancial do RN acumula 207,30 milhões de m³, no mesmo período de julho do ano passado, o que representava 70,80% da sua capacidade total. 

A barragem de Pau dos Ferros acumula 101,82 milhões de m³, correspondentes a 96,46% da sua capacidade total, que é de 54,85 milhões de m³. Em meados de julho de 2022, o manancial estava com 47,54 milhões de m³, percentualmente, 86,67% da sua capacidade total. 

Além das barragem de Pau dos Ferros e Umari, outros 06 reservatórios com capacidade superior a 05 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, estão com mais de 90% da sua capacidade, são eles: Flechas, localizado em José da Penha, com 100%; o açude público de Encanto, com 99,61%; o açude público de Pilões, Rodeador, em Umarizal, com 96,12%; com 95,42%; o açude Público de Riacho da Cruz, com 93,54%; Mendubim, em Assu, com 94,47%; o açude público de Marcelino Vieira, com 93,48%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 91,66%. 

Já os reservatórios que estão com volumes inferiores a 10% da sua capacidade são: Boqueirão de Parelhas, com 9,21%; Marechal Dutra (Gargalheiras), com 4,25%; Esguicho, em Ouro Branco, com 6,66%; Itans, localizado em Caicó, com 2,01%, e Caldeirão de Parelhas, com 1,82%.


ADOLESCENTE EMILY RONICLESIA CONTINUA DESAPARECIDA EM PATU/RN,CORPO ENCONTRADO NAS BUSCAS É DO SEXO MASCULINO

POR ISMAEL JEFFERSON

A cidade de Patu, localizada no estado do Rio Grande do Norte, está mobilizada em busca da adolescente Emilly Roniclesia, que desapareceu misteriosamente na região. No final da tarde desta terça-feira, dia 18, a população, a polícia e os familiares intensificaram os esforços de busca nos arredores do município. Infelizmente, durante as diligências, foi encontrado um corpo em estado avançado de decomposição, porém, surpreendentemente, o cadáver pertencia a um homem.

Desde o desaparecimento de Emilly Roniclesia, uma jovem de 15 anos, a comunidade local tem se mobilizado em uma operação de busca incessante. Voluntários, familiares, amigos e autoridades se uniram para tentar localizar a adolescente.


As buscas se estenderam por áreas de matagal nas redondezas de Patu, onde havia indícios de que Emilly poderia estar. Durante a tarde de hoje, enquanto prosseguiam com as diligências, populares acabaram encontrando um corpo masculino em avançado estado de decomposição.

A descoberta trouxe uma reviravolta para o caso, pois inicialmente esperava-se encontrar o corpo da adolescente desaparecida. As autoridades locais foram acionadas imediatamente e a área foi isolada para os peritos realizarem a identificação do corpo e investigassem as circunstâncias da morte.


O caso da adolescente Emilly Roniclesia tem gerado grande comoção na cidade de Patu e região. A polícia está redobrando os esforços para encontrar pistas que possam levar ao paradeiro da jovem desaparecida. Familiares e amigos continuam unidos em busca de respostas, mantendo a esperança de encontrar Emilly com vida.


Enquanto aguardam os resultados das investigações em torno do corpo encontrado, a comunidade de Patu permanece solidária à família da adolescente e se mantém vigilante, cooperando com as autoridades para esclarecer todos os fatos relacionados ao desaparecimento de Emilly Roniclesia.


As autoridades policiais reforçam o apelo à população para qualquer informação relevante ser repassada à polícia, visando contribuir com as investigações e ajudar a encontrar a jovem Emilly. A colaboração de todos é fundamental nesse momento delicado, a fim de que a verdade sobre o desaparecimento seja esclarecida e a justiça, seja feita.


É importante ressaltar que as investigações estão em andamento e mais informações serão divulgadas à medida que novos desenvolvimentos ocorrerem no caso.


Fonte: Portal Folha Potiguar

ITAJÁ/RN: ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DA NOVA MESA DIRETORA DA LIGA DE DESPORTOS ACONTECE NO DIA 30 DE JULHO

POR ISMAEL JEFFERSON


MINISTRO PREVÊ ENTREGAR DUPLICAÇÃO DA RETA TABAJARA NO DIA 11 DE AGOSTO

POR ISMAEL JEFFERSON

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou hoje (18), ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), que a duplicação da Reta Tabajara deve ser oficialmente entregue no dia 11 de agosto, durante visita dele ao Estado. Essa é um dos itens da agenda positiva que o Governo Federal vem faze no Rio Grande do Norte. 

Segundo o ministro, no dia 28 será feita uma analise da situação da obra, para que no dia 11 seja entregue ou seja anunciado, pelo ministro, o dia exato da conclusão e inauguração. Na mesma agenda, deverá ser dada a ordem de serviço para a obra de duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. 

A agenda prevê ainda: 
– Federalização da BR 226
– Assinatura de Ordem de Serviço para elaboração do projeto executivo de duplicação da BR 304
– Aviso de Licitação para construção das defensas da ponte da Redinha
– Início de elaboração do projeto para implantação da BR 104


RETA TABAJARA

Com um total de 16 km, a Reta Tabajara é considerada o trecho mais perigoso da BR-226. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, foram registrados 32 acidentes graves somente na Reta, o que faz a duplicação da via ser considerada, acima de tudo, uma obra de segurança viária. 

Se não fosse o tempo de obra parada e a falta de recursos, a previsão é que a duplicação da Reta Tabajara estivesse concluída em junho de 2022, a um custo total de R$ 349 milhões. Segundo informações do Dnit, o fluxo diário na Reta Tabajara é de 13 mil veículos. 


SUSPEITO DE DESAPARECER COM ADOLESCENTE EM PATU É ENCONTRADO MORTO EM MOSSORÓ

POR ISMAEL JEFFERSON

Tallyson Vagner Dantas de Almeida, de 21 anos, principal suspeito de desaparecer com a adolescente Emilly, de 15 anos em Patu, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (18), no quarto de uma pousada no Bairro Ouro Negro, em Mossoró.


Segundo informações, Tallyson, que é cunhado da vítima, prestou esclarecimentos a Polícia Civil de Patu na noite de ontem (17), acompanhado de advogados, após confessar que deu carona a garota. Por falta de provas, ele foi liberado e seguiu para Mossoró, onde cometeu o ato extremo.

Na manhã de hoje (18) populares, familiares e a polícia, conseguiram encontrar as roupas e a sandália da vítima numa área de mata em Patu. O corpo ainda não foi localizado.


O ocorrido chocou toda população do município no Alto Oeste do Estado, distante há 120 quilômetros de Mossoró. Buscas continuam sendo feitas para localizar a garota.

Fonte: Facho de grossos 


MISTÉRIO: MENINA DE 15 ANOS DESAPARECE, E CUNHADO ACOMPANHADO DE ADVOGADOS DIZ A POLÍCIA QUE DEU CARONA A JOVEM EM MUNICIPIO DA REGIÃO OESTE DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

Uma menina de 15 anos saiu de casa, em Patu-RN, no sábado e até essa data, 48 horas depois, ainda não deu notícias à família. 
Preocupada, a mãe procurou a Polícia Militar, que rapidamente buscou câmeras de vigilância de comércios e residências espalhadas na cidade e conseguiu informações valiosas para entregar à Polícia Civil, que toma conta das investigações a partir de agora após fundada suspeita de que houve crime contra a vida da moça.

Segundo informações da Polícia Militar de Patu, o corpo de Emilly ainda não foi achado, nem mesmo há evidências se está viva ou morta.

Soubemos também que o cunhado da menina estava a todo tempo ao lado dos policiais mas só resolveu falar que deu carona à moça após várias horas de trabalho de busca por imagens de câmeras de TV. Wagner Dantas disse que deixou a garota em um local ermo mas não detalhou o motivo.

O Sargento Rondes, responsável pela equipe da PM que estava a todo tempo com os familiares de Emilly, contou que sua GU descobriu ainda que o suspeito foi a um posto de combustível na cidade e abasteceu um tambor com gasolina, situação que também que não conseguiu explicar aos policiais.

Tão logo o cerco foi se fechando, Wagner tramou dizer também que no horário do desaparecimento de Emilly ele se encontrava com ‘um amante’, versão que foi desmentida pela pessoa mencionada.

Ainda de acordo com à Polícia Militar, após dizer aos policiais que havia dado carona à cunhada, Wagner Dantas foi levado para ser ouvido pela autoridade policial competente, delegacia local, mas toda a oitiva está sendo acompanhada por dois advogados. A polícia acredita que o suspeito vai ficar em liberdade já que ainda não há corpo (vítima) nem evidências de onde a polícia possa encontrar Emilly Félix, 15 anos.

A delegacia de Polícia Civil foi cercada por moradores revoltados com uma possível suspeita que recai sobre Wagner Dantas.

Até o momento o suspeito não conseguiu emplacar nada que sustente sua idoneidade neste caso bárbaro e que ainda é um mistério.