PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



30 outubro 2022

Câmara dos Deputados dá parabéns a Lula, diz Lira após eleição do petista

APÓS AS ELEIÇÕES 

Em discurso após o resultado das eleições presidenciais, apontando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que a Casa Legislativa parabeniza o vencedor da disputa pelo Palácio do Planalto.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, disse Lira.
O deputado afirmou ainda que o país demonstrou a “vitalidade da sua democracia” e defendeu que o resultado da votação seja respeitado.

“A vontade da maioria manifestada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um país soberano, justo e com menos desigualdades.”

O presidente da Câmara ressaltou que “as urnas já haviam falado em 2 de outubro passado, quando apontou que quer um Brasil no caminho das reformas, de um Estado menor e mais eficiente”.

Defendendo a “pacificação” da nação, o parlamentar afirmou que “é preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas. É hora de desarmar os espíritos; estender a mão aos adversários; debater; construir pontes, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes”.

Arthur Lira reiterou que a Câmara dos Deputados estará sempre cumprindo o papel crucial de Casa do Povo Brasileiro, para que as questões importantes para o país sejam discutidas e definidas.

No início do discurso, Lira adiantou que responderia às perguntas dos jornalistas somente nesta segunda-feira (31).

Por ligação telefônica, o presidente da Câmara parabenizou Lula pela vitória no 2º turno, da mesma forma, também contatou Jair Bolsonaro (PT).

CNN



Moraes diz que ligou para Lula e Bolsonaro antes de proclamar resultado

TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo (30) que ligou para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para Jair Bolsonaro (PL) antes de proclamar o resultado das eleições que elegeu Lula como presidente.

“Liguei pessoalmente para ambos os candidatos após a apuração. Conversei com o presidente eleito Lula, com o atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral já estava apta e ia proclamar o resultado das eleições e cumprimentando ambos por participar”.

O presidente do TSE disse que as eleições se encerram com a vitória da democracia. “Essa etapa importantíssima das eleições de 2022 se encerra com a vitória da democracia, com a vitória da sociedade, com a vitória dos eleitores que compareceram.”

O ministro afirmou ainda que espera que acabem os ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

“Espero que a partir desta eleição cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas e eu diria mais, as notícias criminosas contra as urnas brasileiras. Porque, novamente, quem atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o provo brasileiro. Quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o eleitor e a eleitora que vieram votar, e vieram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro, confiam nas urnas eletrônicas, e confiam na Justiça Eleitoral.”

O ministro destacou que essa eleição teve o maior número de votos em candidatos da história e uma diminuição de abstenção no segundo turno em relação ao primeiro.

“Além da menor abstenção, houve diminuição de votos brancos e nulos. Isso quer dizer que tivemos 75,86% do eleitorado efetivamente escolhendo um dos dois candidatos à Presidência da República, o maior percentual de votos da história republicana, desde a redemocratização do Brasil”.

Mudança em legislação sobre fake news
O presidente do TSE afirmou também não ter dúvidas de que é preciso mudar a legislação que trata sobre fake news.

“Sobre fake news, não tenho dúvidas que seja necessário mudança na legislação. Várias vezes conversamos com os parlamentares a necessidade de se regulamentar a questão das plataformas, que continuem sendo consideradas empresas de tecnologia, sendo que são as maiores empresas de mídia do mundo. A mídia tradicional tem liberdade com responsabilidade. As plataformas ficam no vácuo jurídico porque são consideradas empresas de tecnologia”, disse.

“O TSE, para fins eleitorais, equiparou as plataformas a empresas de comunicação para que pudessem ser responsabilizadas, e isso permitiu as decisões que tomamos. Acredito que passadas as eleições seja o momento de levar o diálogo com a sociedade, as empresas de mídia, o Congresso Nacional, para que possamos ter instrumentos para evitar a disseminação de fake news nas eleições”, afirmou.

Ministro não vê espaço para contestação de resultado
Moraes disse ainda que não vê espaço para contestação do resultado das eleições. “Não vislumbramos nenhum risco real de nenhuma contestação. O resultado foi proclamado, será aceito e aqueles que foram eleitos, o ex-presidente Lula e o ex-governador Alckmin serão diplomados no dia 19 de dezembro. Risco nenhum”, disse.

O ministro afirmou, porém, que “se houver contestação dentro das regras, serão analisadas. Faz parte do estado de direito”.

CNN

Lula afirma que acabar com a fome será “compromisso número um” e diz que vai governar para 215 milhões de brasileiros

POLÍTICA 



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em seu primeiro discurso como presidente eleito que combater a fome será o “compromisso número um” de seu governo. O petista concedeu entrevista a jornalistas em hotel na região central da capital paulista.

“Nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez. Não podemos aceitar que milhões de pessoas nesse país não tenha o que comer. Este será novamente o compromisso número um do meu governo”, disse.

Durante seu discurso, o petista ainda afirmou que irá “governar para 215 milhões de brasileiros” a partir de sua posse como presidente, em 1º de janeiro de 2023.

“A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existe dois brasis, um único paí, um único povo, uma grande nação”, afirmou.

CNN

Dupla de Parnamirim é presa após furtar 84 quilos de queijo mussarela de três supermercados em Mossoró/RN

POLICIAL 



Dois homens residentes em Parnamirim, na região da Grande Natal no Rio Grande do Norte, foram presos no final da tarde desta sexta feira 28 de outubro de 2022, em Mossoró, na região oeste do estado. Natan Modesto da Silva de 22 anos e João Victor De Assis Lopes, 21 anos, foram interceptados, pela guarnições do sargento Sabino do 12º BPM, do GTO do 2º BPM e da Polícia Rodoviária Estadual, na BR 304 na região do Sumaré.

Os policiais foram acionados pelo CIOSP para atender uma ocorrência de furto nos estabelecimentos comerciais e que os suspeitos estariam fugindo da cidade pela BR 304 em sentido Natal. O veículo um Corsa preto, foi interceptado nas proximidades da Churrascaria O Chimarrão. Na mala do carro, foram encontrados 84 quilos de queijo mussarela, firtados do Dia-Dia Atacarejo, Supermercado Queiroz e Max Atacado.

O prejuízo causado aos supermercado seria de 3 mil e 500 reais. Os dois suspeitos confessaram o furto e disseram que a mercadoria seria para presentar seus familiares. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde ficaram a disposição da Polícia Judiciária. representantes das empresas lesadas, registraram o Boletim de Ocorrência.



FIM DA LINHA 

Policia Civil prende suspeito de furtar mais de 250 quilos de fio cobre em Porto do Mangue na Costa Branca Potiguar

POLICIAL 

Policiais civis da 42ª Delegacia, com sede em Areia Branca e atuação em Porto do Mangue, prenderam nesta sexta feira 28 de outubro de 2022 um homem suspeito de ter furtado, cerca de três quilômetros de fios de cobre de alta tensão dos postes da Salina Araguassu, pertencente ao grupo Socel, na cidade de Porto do Mangue, na região da Costa Branca Potiguar.

Segundo a polícia, Isaque Ferreira da Cosata, o “Isaque da Sucata, 31 anos é um Velho conhecido no meio policial e já responde por crimes de furto qualificado e receptação dolosa. Ele foi preso  em flagrante delito. Ainda de acordo com a equipe da 42ª DP`, ele estava em companhia de um comparsa, já identificado e que está sendo procurado.

A Polícia Civil concluiu que a dupla usou ferramentas manuais simples e uma tesoura de cortar vergalhão, para a prática da ação criminosa. O peso aproximado do material furtado é estimado em 280 quilos e foi vendido por cinco mil reais, para um receptador, dono de uma sucata no Alto da Conceição, em Mossoró, mas o mesmo não foi localizado em seu estabelecimento.

A equipe da 42ª Delegacia de Policia Civil já vinha realizado diversas incursões nas cidades que compreendem sua área de atuação para combater a prática de furto de fios que vem causando transtornos e danos a população de Areia Branca e Porto do Mangue.  Em poder do suspeito preso, foi apreendido a tesoura de cortar vergalhão e demais ferramentas usadas no furto. Isaque foi conduzido à Cadeia Pública de Mossoró e está a disposição da justiça.


FIM DA LINHA 



Governadores e prefeitos que prejudicam transporte cometem crime eleitoral, diz ministro Barroso​

ELEIÇÕES 2022

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que governadores e prefeitos que descumprirem decisão da corte de que o transporte dia das eleições deve ser normal e gratuito, oferecido por todos o prefeitos que possam oferecer, estão cometendo crime eleitoral.


A declaração foi dada no início da tarde deste domingo (30), após Barroso votar em um colégio particular no Jardim Botânico em Brasília. O ministro chegou acompanhado de sua mulher e teve problemas para registrar sua biometria com os mesários.


O ministro também comentou as operações da Polícia Rodoviária Federal abordagens em transportes públicos. “Não estou mais no TSE, mas falei com o ministro Alexandre de Moraes hoje mais cedo e ele está atento e vigilante”, afirmou.


Sobre o respeito ao resultado das urnas pelo perdedor, Barroso disse que o Brasil vive 34 anos com estabilidade institucional e que não considera nenhuma hipótese que não sejam aquelas previstas pela constituição.

“Nós percorremos todos os ciclos do atraso. Nenhum setor, nenhum segmento da sociedade brasileira responsável deseja a volta à ditadura, à ruptura institucional, de modo que ganhe quem ganhar, o resultado será respeitado”, disse.

Ele também comentou os ataques ao Supremo, mas que o papel da corte “não é participar de um torneio de simpatia”.

“Naturalmente sempre existe alguma tensão entre quem exerce o poder político majoritário e quem tem papel de limitar esse poder. Nós cumprimos esse papel. O papel da Suprema Corte não é participar de um torneio de simpatia. É fazer o que é certo e nós estamos sempre desagradando alguns segmentos da sociedade”, afirmou.


G1


Nenhum eleitor foi impedido de votar por blitze da PRF, diz Moraes

ELEIÇÕES 2022

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, disse neste domingo (30) que nenhum eleitor foi impedido de votar por causa de operações feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).


Moraes disse que as operações serão investigadas.


“O prejuízo que causou aos eleitores, eventualmente, foi o atraso. Mas volto a dizer, nenhum ônibus voltou à origem. Todos votaram”, disse Moraes.


Como mostrou a Folha de S.Paulo, a PRF descumpriu ordem judicial de Moraes de não realizar operações que envolvam o transporte público de passageiros.

Moraes disse que o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, argumentou que as operações feitas se baseavam no código de trânsito. Vasques esteve no TSE no início da tarde.

O presidente do TSE afirmou que essas todas as operações foram suspensas na tarde deste domingo.

Disse que a votação termina às 17h, “como programado”. “Foram casos em que nenhum eleitor voltou para a sua casa. Eles votaram.”

G1



TSE determina que diretor-geral da PRF explique operações sobre transporte público de eleitores

ELEIÇÕES 2022

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou neste domingo (30) com urgência que o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) dê explicação sobre operações policiais realizadas pelo órgão em transporte público de eleitores.


Na decisão, é citada uma publicação nas redes sociais de um vídeo na Paraíba de uma operação que, segundo o usuário, estaria “afugentando a população da zona rural” das urnas.


A ordem atende a um pedido feito pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que argumenta haver “instrumentalização da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal voltada a eventualmente interferir no processo eleitoral, durante o segundo turno das Eleições de 2022, no intuito de criar fatos políticos artificiais” em benefício do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O processo está sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.

G1

Locais de votação registram poucas filas no segundo turno das Eleições 2022 no RN

ELEIÇÕES 2022


Ao contrário do primeiro turno das eleições, os locais de votação de Natal e de outras cidades do Rio Grande do Norte registram poucas filas neste domingo (30). No dia 2 de outubro, eleitores chegaram a relatar até quatro horas de espera.

Alguns eleitores atribuíram a redução das filas ao fato da votação ser para apenas um candidato - ao cargo de presidente - enquanto no primeiro turno os cidadãos precisavam escolher cinco candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Veja cobertura do segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte
"Foi bem mais rápido. Da outra vez eu passei um calor, me desidratei. Dessa vez foi bem ligeirinho. Fiquei surpresa. Achava que ia passar uma hora", relatou a administradora Débora Solidona, de 23 anos, que foi votar no IFRN Central acompanhada do namorado.
O bancário João Evangelista, de 58 anos, foi com a esposa e um filho votar no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. Ele não encontrou fila na sua seção eleitoral.

"Fui votar por volta das 11h e tudo estava muito tranquilo, no local de votação. Praticamente todas as seções sem nenhuma fila. Vi somente uma pequena fila na seção vizinha à minha", relatou.

Outro eleitor que achou o segundo turno mais tranquilo que o primeiro foi funcionário público Elias Dantas, 49 anos, que foi ao local de votação acompanhado da esposa, a enfermeira Cátia Lucas, de 47 anos, com quem completa aniversário de 21 anos de casado neste domingo (30). Ela vota na mesma seção.


"Hoje está tudo mais tranquilo, tudo indo muito rápido. Em relação ao primeiro turno, está muito bom", afirmou Elias.

G1


Homem morre atropelado na BR-304 no RN e motorista foge do local do acidente

TRÂNSITO

Um homem ainda não identificado morreu após ser atropelado na BR-304, na noite de sábado (29), em Angicos, na região Central potiguar.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso aconteceu por volta as 23h20 na altura do quilômetro 183 da rodovia federal.

Após o acidente, o motorista do veículo envolvido no acidente fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Segundo a corporação, ainda não há informações sobre o modelo do carro e a identidade do motorista.

A vítima do atropelamento morreu no local do acidente e teve o corpo recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). O homem seguia sem identificação até a manhã deste domingo (30), no órgão.

A Polícia Civil também foi ao local para dar início à investigação do caso.

G1

Dois eleitores são presos no RN por filmarem votos na urna eletrônica

ELEIÇÕES 2022



Dois eleitores foram presos no Rio Grande do Norte por porte de aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

As prisões aconteceram nas cidades de Santa Cruz e Monte Alegre. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado.
De acordo com o TRE, um terceiro eleitor foi preso por "desordem nos trabalhos eleitorais" em Natal. Não foi informada qual foi a ação do eleitor.

Substituição de urnas
Foram registradas até o momento 54 ocorrências operacionais nas eleições do Rio Grande do Norte. Entre elas estão computadas a substituição de 32 urnas eletrônicas, 2 recargas, 13 reinicializações, 2 trocas de módulo impressor e 1 uso de bateria interna, além de 4 outras soluções não específicas.

G1