PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página


PESSOAS ONLINE



27 maio 2024

POLÍCIA MILITAR REALIZA ATIVIDADE SIMULADA AO COMBATE AO NOVO CANGAÇO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na noite desta sexta-feira (25), a Polícia Militar realizou uma atividade simulada de resposta às ações do Novo Cangaço, envolvendo a tomada de cidades e ataques a instituições financeiras.

A simulação ocorreu no bairro do Bom Pastor, especificamente na empresa Brinks, e contou com a presença dos novos aspirantes da Polícia Militar, além de diversas outras unidades da corporação.

A iniciativa visa preparar e aprimorar as técnicas de atuação dos policiais diante de cenários de alta complexidade e risco, fortalecendo a capacidade de resposta e a segurança da população.

EMPARN PREVÊ VOLUME DE CHUVAS ENTRE NORMAL E ACIMA DA MÉDIA PARA DUAS REGIÕES DO RN ENTRE JUNHO E AGOSTO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As regiões Leste e Agreste do Rio Grande do Norte vão ter chuvas entre normal e acima da média histórica entre os meses de junho, julho e agosto deste ano.

Essa é a previsão do departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que concluiu na sexta-feira (24) um estudo sobre as condições climáticas para os próximos três meses no estado.

A região Leste é onde fica a capital Natal e outras cidades da Região Metropolitana e do litoral potiguar.

O estudo da Emparn apontou ainda que as outras duas regiões do estado - Central e Oeste - terão o início de um período de estiagem, com previsão de chuvas em em índices próximos à normalidade.


Em alguns momentos desse período, segundo a empresa, pode ocorrer pancadas de chuvas significativas.

De acordo com o serviço de meteorologia da Emparn, as águas superficiais do Oceano Atlântico, na bacia tropical, continuam mais quentes que o normal.

Esse fato mantém as condições favoráveis à ocorrência de chuvas com intensidade moderadas a fortes para esse período em toda a faixa litorânea do Nordeste — desde o sul do estado da Bahia até o litoral norte do RN.

Temperaturas acima do normal
As temperaturas, de acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, continuarão apresentando valores acima do normal, com a máxima variando de 29ºC a 31ºC e a mínima entre 20ºC a 24ºC.

No interior do estado, a temperatura máxima deve variar entre 33ºC a 35ºC e a mínima entre 18ºC a 22ºC nas regiões serranas.

Chuvas abaixo em maio
As chuvas observadas durante o mês de maio - até o dia 24 - no Rio Grande do Norte, apresentaram valores abaixo do normal, segundo a Emparn.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, isso se deve principalmente à presença de um bloqueio atmosférico que se instalou durante grande parte do mês sobre a parte central a América do Sul,o que impediu a passagem de sistemas frontais e forçou o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para o norte.

Segundo a Emparn, foram observados, em maio, alguns eventos com chuvas fortes nas regiões do Oeste, no município de Campo Grande e no Litoral Leste, região da Grande Natal.

As regiões Central e Agreste do Rio Grande do Norte registraram, em maio, chuvas abaixo do esperado para o período, com 29,4% e 31,5%, respectivamente.

IPANGUAÇU CONTINUA COM RISCOS DE ENCHENTES COM CHEIA DO AÇUDE DE PATAXÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Após 50 dias de ter decretado estado de calamidade por 90 dias devido às chuvas intensas que castigaram a região Oeste do Rio Grande do Norte, o município de Ipanguaçu continua sofrendo riscos de novas inundações, com a nova cheia do açude Pataxó, conforme o coordenador da Defesa Civil de Ipanguaçu, André Cortez. Segundo ele, o principal açude do município, que possui capacidade total de aproximadamente 25 milhões de metros cúbicos de água e faz parte da bacia do Rio Piranhas/Açu, já está com 20 centímetros.

“As águas dos açudes aumentaram de novo. Pataxó é o principal açude do município de Ipanguaçu e é o que alaga as comunidades de Itu, Picada, Luzeiro e Beira Rio”, explicou Cortez ao AGORA RN nesta sexta-feira 24. Ele disse ainda que as pontes localizadas nas comunidades de Luzeiro e Beira Rio também ficam cobertas pelas águas e sem a possibilidade de atravessar. “Já está impossibilitado de passar com as chuvas que deram de três dias para cá”, completou.

Entre os principais bairros atingidos pelas inundações, o coordenador cita Ubarana, Maria Romana, Frei Damião e Pinheirão, na zona urbana, e foram em torno de 18 comunidades rurais que ficaram isoladas durante as fortes chuvas ainda no mês de abril. Na ocasião, houve transbordamento de açudes, alagamento de imóveis, perdas de pertences dos moradores, além de crateras abertas, quedas de árvores e redes de drenagem afetadas.

De acordo com a Prefeitura Municipal, no mês passado, cerca de 700 famílias estavam em comunidades ilhadas. E, segundo Cortez, as pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN e abrigadas em escolas municipais e estaduais, mas, apesar da água baixar, muitas famílias ainda continuam nos abrigos.

“Inclusive, ficamos um período sem ter aulas nas escolas do município, que estão voltando agora, lentamente. Estamos aguardando as águas baixarem em algumas situações, algumas pessoas já puderam voltar para suas casas, mas a gente está em alerta, está no ‘vermelho’. Qualquer hora pode ser que aconteça de novo”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil de Ipanguaçu ressaltou que a situação atingiu as mais diversas esferas e cita saúde e educação, além disso, transbordamento de açudes, alagamento de casas, abertura de crateras e quedas de árvores foram alguns dos problemas registrados pela Prefeitura de Ipanguaçu com a intensidade das chuvas.

A Defesa Civil continua em alerta e prestando assistência com canoas e trator às pessoas que precisam sair de lugares ilhados, segundo diz o coordenador. “A recomendação é de alerta. A gente fica em alerta 24 horas por dia e é o que a gente passa para as pessoas das comunidades. Algumas pessoas querem voltar para suas casas e [a gente] não pode deixar porque destruiu imóveis”, informou.

No mês passado, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) visitou o município para auxiliar a população que ficou em áreas isoladas após as chuvas intensas que causaram as enchentes na cidade. Profissionais de saúde, entre eles enfermeiros e médicos, prestaram assistência por cerca de 10 dias.

AGORA RN 

PREFEITO ALLYSON BEZERRA ANUNCIA QUE ''PINGO DA MEI DIA'' TERÁ MAIS DE 1.400 AGENTES DE SEGURANÇA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O “Pingo da Mei Dia” deste ano, dentro do “Mossoró Cidade Junina”, promete ser o maior da história do evento, não apenas em termos de participação, mas também em segurança. O prefeito Allyson Bezerra revelou hoje que mais de 1.400 homens e mulheres estarão em ação para garantir a tranquilidade dos participantes ao longo do Corredor Cultural, no dia 1º de junho.

“Estamos reunindo todas as forças de segurança em um esforço conjunto para este grande evento, o maior do Rio Grande do Norte. Sob nossa gestão, temos garantido que tudo ocorra de forma segura. Com mais de 1.400 agentes envolvidos, este ano também expandiremos as entradas para 10 em todo o perímetro da festa, que cresceu significativamente”, afirmou o prefeito durante uma reunião com os representantes das forças de segurança no Palácio da Resistência.

Além disso, Allyson ressaltou a expansão do sistema de videomonitoramento, que agora contará com 95 câmeras, incluindo 22 com capacidade de reconhecimento facial. “Estamos trazendo mais segurança, tecnologia e inovação para o ‘Mossoró Cidade Junina’, um trabalho que tem se tornado uma referência para grandes eventos em todo o país”, enfatizou o gestor.

O prefeito expressou sua gratidão pelo trabalho em andamento das instituições que compõem o esquema de segurança do São João de Mossoró. “Quero agradecer a cada força de segurança que tem trabalhado arduamente no planejamento e organização da festa. Obrigado aos agentes municipais, estaduais e federais envolvidos neste processo”.

O esquema de segurança do “Mossoró Cidade Junina” 2024 inclui a participação da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), Polícia Penal do Rio Grande do Norte, Agentes Municipais de Trânsito, Orientadores de Trânsito, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Bombeiros Civis, Brigadistas e Segurança Privada.

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR EXTORSÃO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na manhã deste domingo 26, Policiais Militares do 16º BPM autuaram na prisão em flagrante de um homem pelo crime de extorsão.

O fato se deu na Avenida Bacharel Tomaz Landim, em São Gonçalo do Amarante.

Com o homem foram apreendidos alguns materiais como marreta, chave de fenda, talhadeira, dinheiro, um aparelho celular, dentre outros objetos.

O indivíduo e todo o material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos judiciais pertinentes ao caso.

ENEM 2024: INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Começa nesta segunda-feira 27, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, com prazo estendido até 7 de junho. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser efetuado até 12 de junho e é obrigatório para todos os candidatos, exceto aqueles que obtiveram isenção aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 13 de maio, os quais ainda necessitam se inscrever no exame.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante e utilizar CPF e senha do portal do governo federal Gov.br. O idioma da prova de língua estrangeira, inglês ou espanhol, deve ser selecionado no momento da inscrição.

O Enem 2024 será realizado em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro. A primeira etapa da prova, com duração de 5 horas e 30 minutos, abrange os conhecimentos de redação, linguagens, códigos, ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, com duração de 5 horas, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

O Enem serve como vestibular, especialmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2023, foi o acesso para 127 instituições de ensino superior, com previsão de 264.360 vagas para 2024.

PERITOS DO RS USAM DNA PARA IDENTIFICAR VÍTIMAS DE INUNDAÇÕES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS) está empregando avanços tecnológicos e técnicas científicas, como o exame de DNA, para acelerar a identificação das vítimas das inundações na região. Em meio à maior tragédia ambiental já enfrentada, com 165 vidas perdidas até este sábado 25, os esforços do IGP têm sido cruciais.

Os corpos descobertos são encaminhados para os Postos Médicos Legais distribuídos por todo o estado ou para o Departamento Médico-Legal (DML), conforme explicou a instituição.

A identificação das vítimas é realizada através de várias técnicas, como a papiloscopia (impressão digital), exame de DNA ou análise da arcada dentária quando há registro odontológico.

“O tempo para o resultado dos exames depende da técnica utilizada e pode variar por diversas razões, como o tempo de exposição à água. No entanto, o IGP tem identificado as vítimas em poucos dias”, afirmou o Instituto em nota.

No caso da análise de DNA, é fundamental possuir material de comparação para a identificação. Nesse sentido, a população pode contribuir com os técnicos. Familiares são orientados a verificar os abrigos da região e hospitais. Caso não obtenham sucesso na busca, devem registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito online, através da Delegacia Online.

Após o registro, a família deve se dirigir a um dos locais designados para a coleta de DNA e fornecer informações sobre o desaparecido. “Preferencialmente devem se dirigir para coleta filhos, mãe e/ou pai biológicos da pessoa desaparecida. No caso de irmãos biológicos, preferencialmente mais de um por desaparecido”, esclarece o IGP.

DORGIVAL DANTAS É NOMEADO EMBAIXADOR DO TURISMO POTIGUAR

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O cantor e compositor potiguar Dorgival Dantas foi oficialmente nomeado embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte. Conhecido por suas canções de letras poéticas que capturam a essência do amor e da vida do povo nordestino e da região Nordeste, ele foi nomeado em cerimônia neste sábado 25, no gabinete da governadora Fátima Bezerra, que celebrou o reconhecimento do papel fundamental dele na promoção da cultura e das belezas naturais do Estado para todo o Brasil.

Fátima ressaltou a importância de unir turismo e cultura, destacando que Dorgival, com seu talento e popularidade, é a pessoa ideal para representar o estado. “O Estado entende o bom sentido de promover o turismo em sinergia com a cultura, porque não dá para separar turismo da cultura. Que você possa se empoderar cada vez mais, para que não só o RN, o Nordeste, o Brasil, mas inclusive o mundo conheça o seu talento”, declarou, ao entregar a bandeira do RN ao artista.

Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), explicou que a escolha de Dorgival se deve à sua forte ligação com as raízes culturais do Estado. “O Rio Grande do Norte só tem a crescer com isso. Tanto a imagem do RN para fora – nacional e internacionalmente – mas também para o próprio potiguar, que com certeza se sentirá mais empoderado, mais representado por ter alguém do porte de Dorgival Dantas nos representando”, afirmou.

Emocionado, Dorgival expressou sua gratidão e compromisso com a nova função. “Qualquer coisa que através de mim possa ajudar o estado e eu puder, peço muito a Deus que me dê inteligência e que eu consiga cumprir o meu papel”, disse.

A governadora destacou ainda a quebra de paradigmas com a nomeação de Dorgival, mencionando que historicamente esse posto sempre foi ocupado por representantes de famílias tradicionais e economicamente poderosas.

“Estamos quebrando o paradigma, você sabe disso, porque historicamente esse lugar sempre foi ocupado pelos representantes das famílias tradicionais, daqueles que tinham muito poder econômico, e pela primeira vez, depois de cinco décadas, chega a esse posto uma pessoa de origem popular”, afirmou.

Nascido e criado em Olho D’água dos Borges, cidade conhecida como a “Cidade do Forró”, Dorgival Dantas aprendeu a tocar acordeom com seu pai aos 14 anos. Ao longo de sua carreira, teve inúmeras canções gravadas por artistas e bandas famosas e suas músicas marcaram presença em trilhas sonoras de diversas novelas brasileiras. Além disso, Dorgival também atuou no longa-metragem “Shaolin do Sertão”, exibido nos cinemas em 2016.