PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



14 outubro 2023

Moradores de Acauã denunciam falta de respeito da gestão, e diz que quase dois meses sem bebedouro na unidade básica de saúde da comunidade

POR ISMAEL JEFFERSON





 
- IMAGENS DIFERENTES, TRATAMENTOS DIFERENTES!!🚨

A comunidade de Acauã, vem recebendo um tratamento totalmente oposto ao centro da cidade de Itajá.

Enquanto um vem recebendo bastante recursos, obras, inaugurações, o outro vem recebendo apenas promessas.

Acerca de dois meses a unidade básica da comunidade vem sofrendo com a falta de um bebedouro, o próprio Vereador da comunidade Hudson Bruno, já fez dois requerimentos na câmara municipal solicitando o mesmo, mas até agora nada.

A pergunta dos moradores, o porquê a atual gestão municipal, não tem tratado a comunidade de Acauã com o mesmo entusiasmo que tem tratado o centro da cidade???

ESSE É UM BOM QUESTIONAMENTO ✍️


Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

POR ISMAEL JEFFERSON

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12). Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas. 

"Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", disse.

Lula também pediu ao chefe de Estado israelense para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais crítica da Palestina, que tem sofrido com bombardeios e cerco militar.

"Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", escreveu.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtenha a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu

A violência em Israel e na Palestina chegou ao sexto dia nesta quinta, com a continuidade de intensos bombardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais já contabilizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feridos. Há pelo menos 180 mil desabrigados.

Em Israel, segundo a emissora pública Kan, o número de mortos havia aumentado para 1,3 mil desde o último sábado, quando começaram os ataques violentos promovidos pelo grupo islâmico Hamas.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) também alertou nesta quinta que suprimentos essenciais, incluindo comida e água, estavam em um nível perigosamente baixo em Gaza, depois do bloqueio imposto por Israel ao enclave.

Agência Brasil

PM prende homem apontado como líder de facção que estaria envolvido em mortes de operadores de segurança no RN

POR ISMAEL JEFFERSON

A Polícia Militar prendeu um foragido da Justiça na cidade de João Câmara, em uma operação na noite dessa sexta-feira (13). A ação aconteceu por volta das 20h30, na rua Venezuela, no bairro Ceac.

De acordo com a corporação, o homem é apontado como líder de uma facção criminosa e estava sendo procurado por suposta conexão com homicídios de operadores de segurança na região do Mato Grande.

Segundo a PM, a ação foi realizada após a Polícia Penal repassar informações sobre o criminoso. A Guarda Municipal de João Câmara também participou da operação.

O homem foi conduzido para a 10ª Delegacia Regional de Polícia (10ª DRP) em João Câmara para os procedimentos legais.

Portal da tropical 

Policial militar do RN é preso suspeito por assassinato e tentativa de triplo homicídio em Patu

POR ISMAEL JEFFERSON

A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (13), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um policial militar do Rio Grande do Norte, de 52 anos, investigado por homicídio e tentativa de triplo homicídio em Patu, no Oeste Potiguar.

Segundo as investigações, o policial é suspeito de ser o autor do homicídio de Biratan da Silva, de 42 anos. O crime aconteceu em Patu, no dia 8 de junho de 2023. Na ocasião, a vítima, um adolescente e outras duas pessoas foram alvejadas.

De acordo com a Polícia Civil, após os procedimentos, o capturado foi encaminhado até a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar do RN, onde ficará à disposição da Justiça. 

A ação foi realizada por policiais civis da 71ª Delegacia (DP de Patu), com apoio de equipes da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) e da Polícia Militar do RN. A prisão integra a "Operação Paz", deflagrada nacionamente em setembro.


Portal da tropical 

Eleições adiadas para conselhos tutelares em Natal e mais duas cidades do RN são confirmadas para 29 de outubro

POR ISMAEL JEFFERSON

As eleições para o Conselho Tutelar em Natal, Ceará-Mirim e Areia Branca tiveram a nova data confirmada e vão acontecer no próximo dia 29 de outubro, um domingo. O horário de votação é das 8h às 17h (veja dicas mais abaixo).

A nova data já era prevista, mas o novo cronograma foi publicado pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Município de Natal.

Prevista inicialmente para acontecer no dia 1º de outubro - como em todo o país -, a eleição em Natal foi adiada por problemas na distribuição de urnas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público do RN após eleitores enfrentarem problemas na votação.

O mesmo problema aconteceu em Ceará-Mirim e Areia Branca, o que culminou também com os adiamentos. Das três cidades, apenas Natal possui mais que um Conselho Tutelar.

A resolução publicada informa que novamente a votação vai utilizar as urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN). Em caso de falhas técnicas, que impossibilitem o funcionamento das urnas eletrônicas, a votação será feita de forma manual, "com urnas de lona, cabines de votação e cadernos de eleitores alistados".

A mesa receptora será composta em cada sessão por três membros: presidente, mesário e secretário.

A apuração vai ocorrer logo após o encerramento da votação, em local previamente definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica), mediante contagem final dos boletins de urnas extraídos de cada urna eletrônica.

Quem pode votar?
Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município. O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

O que levar no dia da eleição?
No dia da eleição é importante levar um documento original oficial com foto ou o e-título.

Como consultar o local de votação?
A consulta pode ser feita via Whatsapp, pelo número ☎️3654-5050.


Potiguares enfrentam fila quilométrica para retirar óculos especiais para ver o eclipse solar

POR ISMAEL JEFFERSON

Potiguares enfrentam filas quilométricas no início deste sábado (14) para tentar garantir o óculos apropriado para ver o eclipse solar. A distribuição gratuita acontece no Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. A espera na fila chega a três horas.

A geógrafa Luciana Feitosa, de 34 anos, chegou ao local às 9h15, e já encontrou filas enormes. "Eu pretendo assistir ao eclipse aqui mesmo, mas vim cedo pa garantir o óculos e voltar mais tarde", disse.

Ela conta que durante toda a semana tentou comprar óculos de soldador com classificação 14 ou superior - que é o recomendado para ver o eclipse - mas não encontrou.

A programação no Centro Cultural Trampolim da Vitória é organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com participação do projeto de extensão Cometa Nordestino e o projeto Caravana Especial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a organização, serão distribuídos 3 mil óculos.

O evento tem início às 10h e vai até o final do dia com a realização de sessões de planetário, oficinas, além do estande “Eclipses na Astronomia e Caravana”, que irão apresentar experimentos e atividades lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas dos projetos.

Eclipse solar anular

O eclipse solar anular acontece em razão do alinhamento do sol, da lua e da Terra, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu.

A observação do fenômeno neste sábado (14) começa a partir das 15h43 e vai até, no máximo, as 17h50.

O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, está previsto para acontecer em 2 de outubro de 2024. G1/RN






Pesquisadores da UFRN testam novo equipamento que traz diagnósticos de sífilis e HIV em única coleta de sangue

POR ISMAEL JEFFERSON

Uma grupo de pesquisadores do projeto "Sífilis Não", do Laboratório de Inovação Tecncológica em Saúde (LAIS/UFRN), desenvolveu e tem realizado os primeiros testes de um equipamento que verifica, com a mesma coleta de sangue, se o paciente está com HIV e sífilis.

A patente desse "multiteste" - que tem sido feita am parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde - contou também com cooperações de pesquisadores dos EUA e de Portugal no desenvolvimento ao longo dos anos.

Os resultados do funcionamento desse equipamento foram tema de reuniões entre LAIS e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, recentemente.

No encontro, a equipe de pesquisadores da UFRN também demonstrou o resultado a plataforma Salus, para ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde (veja mais abaixo).

O multiteste para sífilis e HIV é, segundo o LAIS/UFRN, mais barato do que os testes atualmente utilizados no Brasil, e traz uma solução por ficar disponível de forma digital no ponto de cuidado, podendo também evitar que outros testes mais caros sejam realizados para fechar o diagnóstico.

Atualmente, os testes no Brasil são importados e descartáveis, não vinculando o teste ao prontuário eletrônico dos pacientes de forma automatizada. Isso cria a necessidade, muitas vezes, da realização de outros testes, segundo o LAIS.

O teste para sífilis já obteve uma primeira publicação científica, na International Journal of Environmental Research and Public Health. O pedido de patente foi feito desde o ano passado.

Segundo o LAIS/UFRN, a publicação é importante por passar por rigorosa avaliação por pares, o que é passo necessário antes da incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Laboratório, a utilização do multiteste poderia render uma economia de mais de R$ 850 milhões nos próximos anos no Brasil.

Plataforma Salus
No encontro, o LAIS também demonstrou a atuação da a plataforma Salus, que controla, integra, monitora e dá transparência para ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde. O Salus já está em funcionamento em 15 estados brasileiros, atendendo a mais de 1.400 municípios, para mais de 64 milhões de pessoas.

O Salus é uma plataforma digital de vigilância epidemiológica que realiza o monitoramento com base no processamento e na curadoria dos dados da base do e-SUS VE, possibilitando a consulta de maneira integrada por profissionais da rede pública de saúde sobre informações de pacientes diagnosticados com sífilis. Com acesso integrado e unificado de informações, direciona o manejo correto com celeridade no atendimento e acompanhamento do paciente.

O Salus incorpora no SUS a chave para a eliminação da transmissão vertical da sífilis (quando a mulher gestante transmite a sífilis para o seu filho) com o monitoramento baseado na gestão dos casos em tempo real deste agravo – algo fundamental para que o Brasil consiga eliminar a sífilis congênita, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sistema também estabelece uma ponte de comunicação entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, o que possibilita o acesso a dados de interesse da Atenção Primária que são gerados pela Vigilância, como boletins epidemiológicos 100% configuráveis e em tempo real.

Com isso, o gestor público tem uma visão global da situação de saúde do seu estado ou município no tocante aos cenários epidemiológicos, de forma on-line e sem atraso nas informações, aspecto necessário para tomadas de decisões mais efetivas e oportunas.

“Por meio do Salus, fazemos o monitoramento dos exames de pré-natal, sífilis e HIV. A plataforma também foi importante durante a pandemia, com uma maior transparência quanto aos casos de Covid-19 em todas as regiões do país”, explicou o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.

G1/RN






Motocicleta é tomada de assalto na cidade de Itajá, mais foi localizada pelo seguro em Assú

POR ISMAEL JEFFERSON

Por volta das 3:00 da manhã deste sábado (14), de outubro de 2023, elementos a pé, tomaram uma motocicleta de cor vermelha Fan 160 de placa ROC 8B35, na praça de eventos na cidade de Itajá.

De acordo com informações, indivíduos chegaram armados em um trailer de lanche, e assaltaram a motocicleta da proprietária por nome de roelma, levando também pertences da vítima.


A vítima, tentou lutar com os criminosos, que em seguida fugiram com destino a cidade de Assú.

A polícia militar foi acionada, e por volta das 5:30, a motocicleta, foi encontrada em um matagal no frutilandia em Assú, pelo seguro de localização.

Homem é assassinado no município de São Rafael interior do RN

POR ISMAEL JEFFERSON

Na madrugada deste sábado, 14 de outubro de 2023, a policia militar do destacamento do município de São Rafael, foi acionado com a informação de que um teria sido assassinado no beco da rua de Zé Pequeno, local como é mais conhecido em São Rafael.
Ao chegar no local, os policiais se depararam com um homem caído ao solo já sem vida, a vítima foi identificada, trata-se de Jânio Januário da Silva, 40 anos de idade. O mesmo já era um velho conhecido no setor policial pela pratica de alguns delitos no município devido ao vício.

A cabeça da vitima ficou bastante machucada, acredita-se que Jânio tenha sido morto a golpes de pedras ou pau. Já o autor deste crime ainda não foi identificado. A PM está no local realizando os procedimentos cabíveis. Com informações focoelho