PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



04 outubro 2022

Polícia Militar prende cearense suspeito de arrombamento em churrascaria no Sumaré em Mossoró






Por: ISMAEL JEFFERSON - Policiais miliatres do 12º Batalhão prenderam no fim de semana que passou em Mossoró, um cearense pela suspeita da prática de arrombamento em uma churrascaria, localizada as margens da BR 304 no Bairro Sumaré. O homem de 47 anos, que não portava documentos, mas que se apresentou com o nome de Marciano Silva dos Santos, andarilho, natural de Fortaleza no estado do Ceará, teria arrombado uma janeiro para furtar objetos, durante a madrugada.

De acordo com a polícia, ao menos 10 bonés foram subtraídos da vitrine do estabelecimento comercial. Após ser acionada a Rádio Patrulha comandada pelo cabo Luzemberg, realizou diligências na região e conseguiu localizar e prender o suspeito, que negou a prática do crime. O cearense foi conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil e apresentado ao delegado Roberto Moura.

A autoridade policial, analisou a situação e após ouvir, as partes envolvidas na ocorrência, decidiu por lavrar o auto de prisão em flagrante, contra o conduzido, por furto qualificado no artigo 155 (situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras). Após os procedimentos Marciano passou pelo ITEP onde foi feita sua identificação criminal e em seguida para o sitema prisional, e ficará a disposição da justiça.


FIM DA LINHA 

Guarda Civil Municipal encontra moto com queixa de roubo, durante patrulhamento no Alto da pelonha em Mossoró




Por: ISMAEL JEFFERSON - 
Agentes do Pelotão de Ações Ambientais (PAAM) da Guarda Civil de Mossoró recuperaram na manhã desta terça-feira 4 de outubro de 2022, uma moto tipo Bros  de corvermelha, que havia sido roubada no mês de agosto passado, na cidade.

O veículo estava abandonado na região do Alto da Pelonha e os agentes suspeitam de que a motocicleta estaria sendo usadas em ações de roubos em Mossoró. Após ser localizada, a Bros foi conduzida à Delegacia de Furtos e Roubos. Lá serão realizados os procedimentos de vistoria e depois será entregue ao proprietário.


FIM DA LINHA 


RN registra 18% de abstenção no 1º turno; veja como justificar falta




Por: ISMAEL JEFFERSON - 

O Rio Grande do Norte registrou um percentual de 18,18% de abstenções na eleição para o cargo de governador na eleição deste ano. No total, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), 463.569 eleitores que estavam aptos a participar do pleito optaram por não comparecer e escolher um candidato para o governo.

O número é superior ao registrado também no primeiro turno da eleição geral de 2018. Naquele ano, 17,12% do eleitorado apto a votar nas eleições majoritárias estaduais, um total de 406.098 pessoas, se absteve.

Neste ano, o percentual foi menor que o registrado no país, que computou uma taxa superior a 20,9% de abstenções (mais de 32,7 milhões de eleitores).

No estado, o percentual de votos brancos atingiu a marca de 4,59% no cargo de governador. É maior do que os 4,38% computados pela Justiça Eleitoral no primeiro turno de 2018. Quanto aos votos nulos, o movimento foi inverso, havendo redução neste ano. Se em 2018 13,21% dos eleitores optaram por não escolher nenhum candidato no primeiro turno, em 2022 o percentual caiu para 7,76%.

Falta no 1º turno não impede participação no 2º turno

As pessoas que se ausentaram no primeiro turno podem ir normalmente no segundo porque, de acordo com a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição independente.

Quem não compareceu ao local de votação neste domingo precisa ficar atento para justificar a ausência, no máximo, até 60 dias depois.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa pode feita por meio da internet, no Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais da Justiça Eleitoral, ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nos aparelhos celulares.

 

Justificativa

A partir desta segunda-feira (3), já é possível fazer o requerimento de justificativa eleitoral. Para isso, basta entrar no e-Título ou pelo Sistema Justifica.

Nesse processo é preciso anexar ao formulário do requerimento um documento que comprove o impedimento de comparecer no dia da eleição, como um atestado médico, um comprovante de viagem ou um boletim de ocorrência. Após a justificativa, o eleitor recebe um número que vai possibilitar o acompanhamento da análise do pedido, que será feita pelo juiz da respectiva Zona Eleitoral.

Consequências de não votar

Existe uma série de consequências para o eleitor que não comparecer à votação e que não justifique a ausência em tempo hábil. Enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, de acordo com o Código Eleitoral:

 

Obter passaporte ou carteira de identidade;

Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedade de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas Caixas Econômicas Federais e Estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública e neles ser investido ou empossado;

Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do Serviço Militar ou Imposto de Renda;

Obter certidão de quitação eleitoral para fins de instrução de registro de candidatura, conforme lei e resoluções do TSE;

Obter certidão de regularidade do exercício do voto, justificativa ou pagamento de multa no último turno da última eleição ou regularidade do comparecimento às urnas ou pagamento da multa pela ausência e do atendimento às convocações para os trabalhos eleitorais;

Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

 

Fonte: G1

Potiguar Paulo Ricardo busca medalha nos Jogos Sul-Americanos em Assunção






Por: ISMAEL JEFFERSON - 

O potiguar Paulo Ricardo Melo está pronto para representar o Brasil na disputa do taekwkondo dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, no Paraguai. Ele luta nesta quarta-feira, na categoria até 58 kg.

A última parada dele antes de embarcar para Assunção foi na Jordânia, onde realizou os ajustes finais para os Jogos Sul-Americanos, junto com sua equipe Diego TKD Team.

- Foi um período de treinamento muito importante, onde tive duas semanas de aprendizado e troca de experiência, com atletas principais da seleção da Jordânia. Esse foi um ponto muito positivo na preparação para os Jogos Sul-Americanos e também os demais desafios que tenho até dezembro - contou.

Na última edição dos Jogos Sul-Americanos, Paulinho conquistou o bronze. Quatro anos depois, o atleta se sente mais seguro e experiente para buscar um resultado ainda melhor na competição que reúne os principais atletas da América do Sul.

- Me sinto tranquilo, menos ansioso do que na primeira vez que estive participando dos Jogos Sul-Americanos. Isso vai me ajudar com certeza no dia da competição. Minha categoria na América do Sul tem um nível muito bom, geralmente os cabeças de chaves são os atletas que estão nos Jogos Pan-Americanos, mas estou aqui para brigar por medalhas para o Brasil é isso que vim fazer aqui - lembrou.

 

Fonte: G1

Neoenergia e Senai abrem 110 vagas para curso online gratuito sobre segurança com rede elétrica





Por: ISMAEL JEFFERSON - 

As inscrições para o curso gratuito de noções básicas de eletricidade estão abertas. Oferecido pela Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são 110 vagas abertas, com inscrições sendo feitas até o dia 17 no site da Neoenergia.

Podem participar do curso profissionais autônomos que atuam na área construção civil (eletricistas, pedreiros, pintores, instaladores de antenas etc.) que tenham o ensino fundamental completo e que comprovarem residência no Rio Grande do Norte.


"A qualificação profissional é essencial para que a atividade seja exercida com segurança", afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, Harley Albuquerque.

O Senai vai informar o resultado das inscrições para os alunos por meio do site do curso no dia 20 e as aulas terão início, no formato 100% a distância, no dia 24, com previsão de término no dia 8 de novembro.

 Fonte: G1