PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



04 janeiro 2023

RN tem previsão de chuvas dentro do volume normal para o primeiro trimestre de 2023


 A tendência para o primeiro trimestre de 2023 no Rio Grande do Norte é de volumes de chuva com volumes de normal a acima do normal devido à permanência do Fenômeno La Niña (esfriamento das águas do oceano Pacífico) associadas ao aquecimento das águas do oceano Atlântico.

A previsão para o Estado é de volumes médios de 60,4mm, 92,9mm e 159,7mm, para janeiro, fevereiro e março, respectivamente. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn).

“Com relação a previsão para o próximo período chuvoso (Fev à Mai), a tendência é que seja com chuvas acima do normal”, comentou Bristot.

Balanço dezembro de 2022

No mês de dezembro de 2022 chuvas com volumes acima do normal em 188% no RN. Pela climatologia, o período apresenta índices abaixo de 30 milímetros (mm) no RN, sendo o volume esperado para o mês de 14,9 mm, porém choveu a média de 43mm.

De acordo com as análises da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, as chuvas apresentaram bons volumes e boa distribuição em todas as regiões do estado, tendo maior concentração nas regiões do Seridó, Alto Oeste e Médio Oeste.

Os municípios que mais choveram no mês, por região, foram São Vicente (Central Potiguar) -164,7mm, Major Sales (Oeste Potiguar) - 138,0mm, Coronel Ezequiel (Agreste Potiguar) -113mm, e Touros (Leste Potiguar)109,6mm.

“Normalmente o mês de dezembro é um mês de chuvas com volumes abaixo de 30,0mm devido à ausência de sistemas meteorológicos. Em 2022, a presença de Frentes Frias, associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que conseguiram atingir a Região Nordeste, favoreceu a formação de instabilidade e consequentemente a ocorrência de chuvas”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot.


Previsão Janeiro/Fevereiro/Março 2023


Região Oeste Potiguar



Janeiro – 76,7mm

Fevereiro- 116,5mm

Março 197,5mm


Região Central Potiguar




Janeiro- 59,3mm

Fevereiro- 93,2mm

Março- 155,1mm

Agreste Potiguar

Janeiro- 45,9mm

Fevereiro- 69,6mm

Março-119,2mm


Leste Potiguar

Janeiro- 59,8mm

Fevereiro-92,2mm

Março- 166,9mm

Lula determina retirada de 8 estatais de programa de privatização


 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retirada de 8 empresas públicas do programa de privatizações e concessões do governo federal. O despacho foi assinado pelo presidente no dia da posse, e publicados no Diário Oficial da União (DOU).

As empresas que terão seus processos de desestatização interrompidos são: Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Dataprev; Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Petrobras S.A. e Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA).

O despacho do presidente sustenta que é necessário "assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado no qual está inserida a referida atividade econômica". A ordem para reverter as privatizações foi dada aos seguintes ministérios: Casa Civil, Comunicações, Agricultura, Fazenda, Previdência Social, Secretaria de Comunicação Social e Minas e Energia.

Todos os processos de privatização haviam sido deflagrados pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro.

CAOS NA SAÚDE DO RN: Parte de teto de hospital cai e duas funcionárias ficam feridas


 Parte do teto de uma sala no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desabou na noite desta terça-feira (3). Duas funcionárias que estavam no local foram atingidas e sofreram ferimentos leves.

A sala onde foi registrado o desabamento do teto funcionava o expurgo, local que reúne material contaminado do hospital.

A direção da unidade afirmou que a sala foi desativada e que o resto do gesso corre risco de cair novamente.

Em 2022, o senador Styvenson Valentim, denunciou que o Governo do RN perdeu R$ 8,6 milhões direcionados para obras no hospital Walfredo Gurgel.

Homem sofre atentado a tiros na Avenida Rio Branco em Mossoró.


 O atentado aconteceu por volta das 18h30min desta quarta feira 04 de janeiro de 2022, na Avenida Rio Branco no Bairro Alto da Conceição em Mossoró no Oeste Potiguar.

De acordo com a Polícia Militar,  a vitima identificada como Paulo Roberto, pedalava sua bicicleta quando foi alvejado, por um desconhecido de moto.

O DAMU foi acionado, e após realizar os primeiros atendimentos no local,  socorreu a vítima para o Hospital Tarcísio Maia.  Não informações até o momento sobre a motivação do atentado. Com informações FIM DA LINHA 


PRF prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Mossoró no Oeste Potiguar


 A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na madrugada desta terça-feira (03/12), no Km 57 da BR 304, em Mossoró/RN, um homem de 53 anos por porte ilegal de arma fogo.

Durante abordagem a um caminhão de cor branca foi encontrado no interior do veículo uma pistola calibre 9 mm e 31 munições.

O motorista do caminhão foi preso e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Mossoró/RN. Com informações FIM DA LINHA 

Homem de 64 morre após passar mal em parada de ônibus no Centro de Mossoró no Oeste Potiguar


 Manoel Simões da Silva de 64 anos, morreu, na manhã desta quarta feira 04 de janeiro de 2023, após passar mal na parada de ônibus da Avenida Cunha da Moto, próximo a praça da Gazeta do Oeste no Centro de Mossoró no Rio Grande do Norte..

Ele estava sentado no banco, aguardando o ônibus para ir pra casa, nas Malvinas quando caiu sem vida. O SAMU foi acionado e ao constatar lesão na cabeça, solicitou a presença da Polícia Civil e do ITEP.

Policiais militarees da Força Tática, foi acionados pelo CIOSP e passaram a isolar o corpo, até a chegada das equipes do Instituto pericial r da Delegacia de Plantão. O perito criminal Marcos Dayan, informou que a causa da morte só será definida após o exame de necropsia no IML.





Após roubo de veículo no Conjunto Abolição IV, Polícia Militar prende maior e apreende menor suspeitos e recupera o carro roubado


 Um veículo do tipo Chevrolet Cobalt de cor branca, foi tomado de assalto na noite desta terça feira 03 de janeiro de 2023, no Conjunto Abolição IV em Mossoró no Rio Grande do Norte. Segundo a PM dois homens chegaram na casa e anunciaram o assalto, levando o carro.

Após o roubo, os suspeitos fugiram e quando chegaram nas proximidades da Favela do Fio, se depararam com a Viatura da área dos Abolições. Ao perceber a presença da guarnição, os suspeitos retornaram e saíram em direção a Estrada de Alagoinha.

Houve perseguição e com o apoio das viaturas do GTO, e do fiscal de operações do 2° BPM, os elementos foram interceptados. Um maior foi  preso em flagrante e um menor apreedndido, pelos políciais que conduziram a ocorrência para a delegacia de plantão da Polícia Civil.

O veículo foi recuperado, e posteriormente a vítima informou que os dois suspeitos foram os autores do assalto na “Sugesta”, ou seja; sem arma de fogo. Os procedimentos agora ficam por conta da Polícia civil. O maior identificado como Pedro Lucas da Silva Nogueira foi autuado por robo e corrupção de menor e encaminhado ao sistema prisional.

Já o menor foi autuado por ato infracional análogo a roubo e encaminhado ao Centro de Assistência Sócio Educativo Provisório (CASEP). Os ficarão a disposição da justiça.  mais uma ação exitosa da Polícia Militar do 2°BPM ao comando do Major Henrique, que tem intensificado as ações de patrulhamento em toda a área de sua jurisdição.

Com informações fim da linha