PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



11 dezembro 2023

REAPLICAÇÃO DO ENEM COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (12)

POR ISMAEL JEFFERSON

Acontece, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os participantes que tiveram algum problema logístico no dia da aplicação regular do exame ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas solicitaram a reaplicação e tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aqueles que foram alocados a mais de 30 quilômetros da residência na aplicação regular também puderam solicitar o direito.

No primeiro dia de aplicação, os participantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os inscritos farão provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Horários – Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os participantes começarão as provas às 13h30 e poderão concluir a prova até as 19h, no primeiro dia, e 18h30 no segundo dia. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais de prova. Toda a reaplicação ocorrerá no horário de Brasília.

Documentos – Para acessar a sala de prova, o participante deve apresentar, obrigatoriamente, a via original de documento de identificação oficial com foto, como cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também estão entre os documentos válidos para identificação. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade poderá ser utilizada para identificar o participante. Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

  • Também serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

 O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de reaplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia da reaplicação do exame e se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses participantes deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Envelope porta-objeto – No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de prova.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

Acesse o edital do Enem

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações do Inep


MEC ORIENTA REDES MUNICIPAIS SOBRE ADESÃO AO ENEC ATÉ DIA 22

POR ISMAEL JEFFERSON

OMinistério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, do Encontro Técnico sobre a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), via videoconferência na plataforma Conviva EducaçãoA Enec tem o objetivo de apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O prazo de adesão à Estratégia pelas secretarias de educação de todo País vai até 22 de dezembro. 

No Encontro Técnico, a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica do MEC, Ana Dal Fabbro, apresentou instruções detalhadas para adesãoNa abertura, ela afirmou que o intuito do Encontro é retirar dúvidas sobre esse processo e apresentar a importância de todos os estados e municípios participarem dEnec. Já está disponível, inclusive, um tutorial para adesão, com o passo a passo que os secretários estaduais e municipais de Educação deverão seguir nSistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec)A ideia é a gente ter uma conversa bastante prática aqui, inclusive mostrando o módulo do Simec, por onde vocês podem fazer a adesão, tirando dúvidas específicas”, ressaltou. 

Inicialmente, Ana Dal Fabbro destacou a visão geral do MEC em relação à Eneclançada no final do mês de setembro. “A conectividade é uma das partes de um todo que a gente precisa avançar e discutir dentro da educação, dentro dessa visão de educar com tecnologia para inclusão e cidadania digital. A tecnologia transformou todas as nossas relações sociais e de trabalho, e essas discussões são muito importantes de se ter com os nossos estudantes, no sentido de formação de cidadãos digitais: estudantes que consigam fazer um uso crítico, seguro e ético da tecnologia, consigam criar com tecnologia, além de saberem diferenciar, no meio digital, informações confiáveis de não confiáveis”, apontou. 

Ela informou, ainda, que o MEC definiu seis eixos de ações na Estratégia: conectividade de qualidade para uso pedagógico em todas as escolas; currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com cidadania digital e novas competências digitais adequadas a cada etapa de ensino; desenvolvimento das competências digitais dos profissionais de educação básica; equipamentos tecnológicos na mão de professores, gestores e estudantes para uso pedagógico; tecnologia que apoie uma gestão mais eficiente de secretarias e escolas, integre dados e garanta a interoperabilidade de sistemas; e recursos educacionais digitais alinhados à BNCC.   

Participaram do Encontro secretários de educação de diversos estados brasileiros. Veja aqui a videoconferência 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

EDUCAÇÃO: SISU PASSARÁ A TER SÓ UMA EDIÇÃO APARTIR DE 2024

POR ISMAEL JEFFERSON


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança.

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito apenas um processo seletivo por ano.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano é que conta com a maior participação de instituições e também a que tem a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Agência Brasil




PF DESCOBRE ELO 'FINANCEIRO' DO PCC E DO CV DENTRO DA PGR

POR ISMAEL JEFFERSON

Além de mirar integrantes do PCC e do Comando Vermelho, a Operação Dakovo – investigação da Polícia Federal sobre poderoso esquema de tráfico internacional de armas – tem como alvo um servidor do Ministério Público Federal, lotado na cúpula da instituição, a Procuradoria-Geral da República. Analista processual, Wagner Vinicius de Oliveira Miranda é apontado como suposto integrante do ‘núcleo financeiro’ da quadrilha desbaratada na Operação Dakovo.

Os investigadores se debruçam sobre supostas operações entre uma companhia do qual o servidor do MPF é sócio e uma empresa cujas contas são usadas para recebimento de pagamentos de armas e drogas – a qual é controlada por Angel Antonio Flecha Barrios, apontado como intermediário da quadrilha que atuava na fronteira do Brasil com o Paraguai, abastecendo as principais facções brasileiras com pistolas, fuzis e munições de grosso calibre, arsenal que seria usado para ‘enfrentamento’.

A Justiça Federal da Bahia determinou que a Polícia Federal vasculhasse a casa de Wagner no bojo da fase ostensiva da Operação, aberta na terça-feira, 5. Também foi decretado o afastamento cautelar de Wagner da PGR por 30 dias, com a suspensão de acesso a sistemas internos ou externos que ele tenha em razão do cargo que ocupa.

A Justiça entendeu que a medida era necessária uma vez que, enquanto servidor lotado na PGR, Wagner possuía ‘livre acesso a sistemas e dados internos, podendo, eventualmente, acessar informações sensíveis relacionadas à operação’.

A Justiça levou em consideração o fato de Wagner possuir cadastro ativo nos sistemas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, como servidor do MPF, ‘de modo que tem acesso a todos os processos, inclusive aqueles classificados com sigilo’.

Wagner é listado como integrante de um grupo de pessoas que ‘figuram nos comprovantes de depósitos e que permitiram o uso de suas contas bancárias para o recebimento de pagamentos de armas e drogas por parte de criminosos no Paraguai’.

Ele passou a ser investigado após a PF encontrar seu nome em meio à análise de dados de Angel Antonio Flecha Barrios, responsável por repassar armas ilegais importadas da Europa para as duas maiores facções brasileiras, PCC e Comando Vermelho.

Segundo os investigadores, Angel é um dos expoentes do núcleo de intermediários da quadrilha – ‘os que realizam o contato com os compradores, transportam os carregamentos de armas e drogas, conforme a oportunidade e conveniência, e operam a internalização das armas em território nacional, via fronteira entre Brasil e Paraguai’.

A PF apura o envolvimento de Wagner com uma suposta operação financeira ligada a Angel. O servidor do MPF é sócio de duas empresas: a Steak House Restaurante e a Bravoshop plataformas de vendas online. Esta última, segundo a PF, seria uma empresa de fachada. Um outro sócio foi identificado como Raimundo Nascimento Pereira.

A PF apurou que Raimundo consta como sócio da empresa Bravo Brasil – ‘sem empregados registrados e sem funcionamento no endereço constante nos seus registros cadastrais’. Tanto a Bravo Brasil como a Bravoshop têm o mesmo e-mail e telefone no cadastro e foram abertas no mesmo dia.

Tais informações se tornaram relevantes quando a PF analisou as informações guardadas na nuvem de Angel. Os investigadores encontraram uma conversa entre o intermediário e um certo ‘Hevert’, tratando sobre tráfico de armas e de drogas (maconha e cocaína) e substâncias químicas utilizadas na preparação de ketamina e anfetamina.

Entre 12 e 19 de julho de 2022, ‘Hevert’ enviou na conversa três comprovantes bancários com transferências que totalizam R$ 53.000 da conta da Bravo Brasil – Iphones Ltda para as contas da DDM Aviação Ltda e David Carlos Ferreira Ltda, usadas por Angel.

A DDM Aviação é uma empresa cujas contas são utilizadas para recebimento de pagamentos de armas e/ou drogas (que são internalizadas ilicitamente no Brasil) por parte de criminosos no Paraguai, diz a PF.

A corporação apontou, ainda, a informação de Relatório de Inteligência Financeira envolvendo as remessas de R$ 100 mil e R$ 50 mil de Wagner para a Bravo Brasil – Iphones, nos dias 20 de julho e 24 de outubro de 2022, referente a depósitos em dinheiro, e comunicadas por suspeita de lavagem de dinheiro.

Estadão Conteúdo


DUPLA É PRESA COM ARSENAL, COLETES A PROVA DE BALAS E DROGAS NO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

Dois homens foram presos pela Polícia Militar após serem flagrados com um arsenal, além de máscaras, coletes à prova de bala e drogas, neste domingo (10), no município de São Tomé, no Agreste potiguar.

Segundo a 9ª Companhia Independente da PM, os militares lotados na cidade receberam uma denúncia de vários disparos de arma de fogo no Bairro Alto de São Sebastião.

Diante da denúncia, os militares realizaram buscas na região. Nas proximidades da Rua Antônio Martins de Araújo, eles encontraram uma casa sem número com várias marcas de perfurações nas paredes e a porta arrombada.

Os policiais realizaram uma incursão no imóvel e localizaram dois suspeitos com um amplo arsenal de armas e munições, além de entorpecentes:

 

Entre as armas havia uma carabina semiautomática 9mm, um revólver, uma garruncha e munições de vários calibres.

Com os suspeitos também foram encontrados dois coletes balísticos, uma máscaras, papelotes de cocaína e maconha, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, R$ 100 em espécie e uma motocicleta.

Os dois suspeitos, assim como todo o material apreendido foram levados na Delegacia de Polícia Civil em São Paulo do Potengi. Os homens serão investigados pela Polícia Civil.




R$ 9 TRILHÕES: CHINESES QUEREM CONSTRUIR CIDADE INTELIGENTE E PORTO DE ÁGUAS PROFUNDA NO ESTADO DA PARAÍBA

POR ISMAEL JEFFERSON

Um ambicioso projeto de construção de uma cidade internacional inteligente e um porto de águas profundas no município de Mataraca, Litoral Norte da Paraíba, foi anunciado nesta segunda-feira 11. Os investimentos, caso concretizados, devem atingir a marca de R$ 9 trilhões, segundo informações divulgadas na assinatura do protocolo de intenções do município.

 

A empresa chinesa Brasil CRT, em parceria com o poder público municipal, é a responsável pelo projeto, cujas negociações tiveram início há três anos. A previsão é que os investimentos sejam realizados pela iniciativa privada. De acordo com representantes da empresa, a construção poderá ser concluída em até três anos após o início das obras.

O porto de Mataraca, situado entre a praia da Barra do Camaratuba e a praia do Guaju, será construído no estilo ‘offshore’, sem conexão direta à Terra, semelhante ao porto de Pecém no Ceará. Quanto à cidade inteligente, o cronograma estabelece um prazo de até cinco anos para sua conclusão, ocupando uma área de área de 1 milhão e 100 mil metros quadrados, o equivalente a 110 hectares.

A cidade contará com infraestrutura completa, incluindo metrô, universidades, shoppings, hospitais e outros equipamentos urbanos. Estima-se que a obra, englobando o porto e a cidade, gere 150 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é de que a cidade possa abrigar mais de 200 mil habitantes e receber anualmente mais de 1 milhão de turistas.

O grupo chinês que está à frente do projeto tem expertise em construção de Cidades Inteligentes tendo participado de construções de Cidades como Dubai, Catar, Singapura, Egito entre outras e pretende implantar a mesma tipologia de negócios noutros estados.

“A intenção é que, a partir de tudo finalizado e ajustado com todos os proprietários de imóveis, sejam pessoas físicas e jurídicas, bem como, licenças ambientais e projetos aprovados junto aos órgãos públicos, o Porto de Águas Profundas fique pronto em até 36 meses, e a Nova Mataraca seja entregue em até 5 anos”, informou a empresa por meio de nota encaminhada à imprensa.


CRESCE A EXPECTATIVA ENTRE A POPULAÇÃO DE ITAJÁ, QUEM SERÁ QUE VAI PREENCHER A CHAPA DE VICE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO?

POR ISMAEL JEFFERSON

Cresce a expectativa entre a população de Itajá, é que o ano de 2024 nem chegou, mais começa os comentários, quem será o pré-candidato a vice no lado situacionista e oposicionista no município que vai concorrer a prefeitura?

 

Nas ruas, nas calçadas, e nos grupos de whatsapp, os comentários acontecem todos os dias, em relação a política de Itajá.

 

Os principais nomes, estão a disposição da população do município, o do Advogado João Eudes Ferreira Filho pela situação, e o do ex-vereador e presidente da câmara Luiz Carlos Guimarães  ‘’Preguinho’’, que disputaram, a prefeitura nas eleições de 2024.


POLÍCIA CIVIL CUMPRE PRISÕES E MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM CIDADES DO RN E DA PARAÍBA

POR ISMAEL JEFFERSON

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC/RN) cumpriu três mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Parnamirim, São José do Mipibu e na cidade de Guarabira, na Paraíba (PB), nesta segunda-feira (11). De acordo com a PC/RN, os três suspeitos do Estado estavam sendo investigados desde março deste ano e teriam cometido estelionato mediante fraude eletrônica contra uma idosa residente em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Além das prisões, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, cartões e dois veículos.

A ação realizada nesta segunda-feira integra a operação “Falsum Auxilium”, deflagrada pela Delegacia de Estelionato e outras fraudes de Cuiabá, da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT). Ao todo, foram cumpridos prisões e mandados no Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

No que se refere ao caso de estelionato praticado pelos três suspeitos do Rio Grande do Norte, segundo a Polícia Civil, um aparelho foi utilizado para reter o cartão da vítima em um caixa eletrônico localizado em um shopping. Em seguida, outros suspeitos, fingindo serem vítimas do mesmo problema, ofereceram auxílio à idosa para um suposto contato telefônico com o banco. No entanto, ligaram para outro membro do grupo criminoso, o qual obteve da idosa as suas informações bancárias. Posteriormente, estas teriam sido utilizadas pelos suspeitos para a realização de saques e compras online.

A vítima sofreu um prejuízo de R$ 15.112,50 (quinze mil cento e doze reais e cinquenta centavos). Ainda segundo as investigações, o grupo teria cometido o mesmo crime em outros estados, sendo presos no Piauí e no Maranhão também por furto qualificado mediante arrombamento de caixa eletrônico. Ademais, há indícios da existência de uma organização criminosa voltada para esses tipos de crime. O material apreendido durante a operação será analisado no âmbito da investigação para a identificação de outros suspeitos e para a total elucidação dos fatos.

Também participaram da operação equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, Polícia Civil da Paraíba (PCPB), e do Grupo de Operações Especiais da Paraíba e Diretoria de Inteligência Policial – DINPOL, da Polícia Civil de Alagoas (PCAL).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.





HOMEM TENTA SUBORNAR POLICIAIS E É PRESO ENCANTO

POR ISMAEL JEFFERSON

Um homem foi preso após tentar subornar policiais, durante uma fiscalização policiais da 4ª Companhia Independente da PM na manhã desta segunda-feira (11) em Encanto, cidade da região Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações da PM, o caso de corrupção ativa ocorreu durante realização de fiscalização na Rodovia Estadual RN-177. Ele ofereceu uma quantia em dinheiro, para que os policiais não autuassem seu veículo.

Constatado o oferecimento da vantagem indevida, a equipe deu voz de prisão ao condutor e o conduziu à Delegacia de Polícia Civil em Pau dos Ferros/RN para a realização dos procedimentos legais cabíveis.




 





HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NATAL

POR ISMAEL JEFFERSON
 

Um homem foi encontrado morto durante a manhã desta segunda-feira (11) em uma guarita da Secretaria de Educação de Natal. Segundo informações da Guarda Municipa de Natal, o homem era uma pessoa em situação de rua.

Ainda de acordo com a GMN, o corpo foi encontrado por volta das 6h, por um dos vigilantes. Ele já estava em estágio de decomposição, o que aponta que sua morte ocorreu há pelo menos dois dias.

A Guarda Municipal foi acionada e atendeu a ocorrência. Até a atualização desta matéria, não há informações sobre a possível causa da morte do homem, que não foi idenficado. Também não houve a identifcação de marcas de violência no corpo da vítima, no local. O Itep foi acionado e recolheu o corpo.

TRIBUNA DO NORTE 


MAIS DE MIL INTERNOS PARTICIPAM DO ENEM PPL 2023 NOS PRESÍDIOS DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP) inscreveu 1.233 pessoas privadas de liberdade para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (ENEM PPL), que ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro em todas as unidades prisionais. Esse número faz parte do total de 82.053 inscritos em todo o território nacional, incluindo as pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade ou socioeducativa.

Além do sistema prisional, a SEAP conseguiu, incluir os reeducandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Macau (APAC) nesta edição do ENEM PPL.

O Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), órgão da SEAP responsável pela implantação das assistências previstas pela Lei de Execuções Penais, está empenhado para o bom andamento das provas. O ambiente dos estabelecimentos prisionais foi preparado para oferecer um espaço adequado e seguro para a realização do exame.

De acordo com a SEAP, no primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Técnicas. As provas serão aplicadas no horário vespertino. A divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de janeiro do próximo ano.

Conforme Edital, a finalidade principal do ENEM PPL é a avaliação individual do desempenho do participante ao final do nível médio. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU), concorrer a bolsas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e acesso a programas governamentais.

TRIBUNA DO NORTE 



MÉDICO É ASSALTADO E TEM CARRO LEVADO PELOS CRIMINOSOS QUANDO SAIA DO HOSPITAL EM MOSSORÓ

POR ISMAEL JEFFERSON


Um médico foi assaltado quando saía do hospital Hapvida na noite do último sábado 09 de dezembro de 2023, em Mossoró na região Oeste Potiguar. De acordo com a PM três elementos, em um carro HB20 de uma locadora, chegaram no Hospital, abordaram o profissional e anunciaram o assalto.

Os criminosos ainda tentaram levar o médico de refém, porém a tentativa não teve êxito. Ele levaram o carro, um Jeep Renegade, pertences da vítima e fugiram em sentido ignorado. A Polícia Militar foi informada sobre o roubo e comunicou o fato a todas as guarnições que estavam de serviço.

Após diligências, na área do Bairro Santo Antônio, a guarnição composta pelo sargento Sidney, Cabo Barbosa e o Soldado Ives, visualizou um carro em movimento com as mesmas características do que havia sido roubado.


Houve perseguição com trocas de tiros pela Avenida Alberto Maranhão e por várias ruas do Bairro, finalizando na Rua Arthur Bernardes no Bairro Barrocas. Com apoio de várias outras guarnições foi feito um cerco e os três elementos acabaram sendo preso e o carro do médico recuperado.

Ikson Irvainy Cabral Rodrigues, 23 anos, Lucas Nogueira da Cunha, 21 anos e Marcos Antônio da Silva, 21 anos, após serem presos foram conduzidos à delegacia de plantão da Polícia Civil, onde foram autuados por crime de roubo (artigo 157) e encaminhados ao sistema prisional. A PM apreendeu o carro Hyunda/HB20, usado no assalto, 01 revolver, 02 aparelhos celulares, sendo um xiaomi e outro Samsung.




SUSPEITO DE ASSALTO Á PADARIA É BALEADO AO TENTAR FUGIR DA ABORDAGEM POLICIAL EM CARAÚBAS

POR ISMAEL JEFFERSON

Após ser comunicada da ação criminosa, os policiais militares realizaram diligências. Durante as buscas, as guarnições se depararam com o suspeito que ainda tentou fugir, mas acabou caindo da moto.

Ele reagiu a abordagem sendo baleado no pé e socorrido pelos próprios policiais para o hospital da cidade. A polícia recuperou a quantia de 68 reais subtraído da padaria.

Após receber alto do hospital, Pica-Pau foi conduzido à Delegacia de Plantão em Patu e após os procedimentos flagrante, o mesmo foi encaminhado ao sistema prisional. A PM informou que Pica-Pau havia saido da prisão há poucos dias atrás.


FIM DA LINHA 


FEMINICÍDIO: HOMEM MATA A ESPOSA APÓS DESENTENDIMENTO EM BEBEDEIRA NO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

Uma bebedeira terminou em tragédia, na manhã deste domingo 10 de dezembro de 2023, no Sítio Boa Água, zona rural de Antônio Martins, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, Antônio Jorge Sobrinho matou sua esposa identificada como Jeane Carla de Paiva Silva de 36 anos de idade.

A vítima foi morta por estrangulamento e após o bárbaro crime, o suspeito fugiu, mas logo foi preso pela Polícia Militar. Ainda segundo a PM, o casal bebia em residência na zona rural do município, quando houve um desentendimento entre eles e a mulher acabou sendo assassinada.

Segundo informações Jeane era natural de Martins e teria ido passar o fim de semana com o companheiro em Antônio Martis, onde ocorreu a tragédia. O corpo dele foi examinado no ITEP de Pau dos Ferros.
Antônio Jorge Sobrinho foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Alexandria e após a lacratura do flagrante de crime de feminicídio foi encaminhado ao presídio de Pau dos Ferros e ficará a disposição da justiça. FIM DA LINHA 


VIOLÊNCIA NO INTERIOR DO RN: ATAQUE A TIROS DEIXA DOIS MORTOS E UMA MULHER FERIDA NO ALTO OESTE

POR ISMAEL JEFFERSON

Um ataque a tiros, ocorrido na tarde de sábado 9 de dezembro de 2023, na cidade de Luiz Gomes, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, deixou dois jovens mortos e uma jovem ferida.

De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos chegaram no Bairro Sol Nascente já atirando com armas automáticas, contra as vítimas. Josivan Oliveira da Silva, de 23 anos, foi alvejado e morreu no local. Railson de Almeida Soares, de 22 anos, ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Já a jovem Fabiana Santana da Silva, de 21 anos, também foi atingida pelos disparos e baelada no joelho. Ela foi socorrida para o Hospital da cidade e em seguida transferida para o Hospital de Pau dos Ferros, onde permanece internada.

Até o momento não se tem informação sobre a motivação do ataque criminoso, nem tão pouco dos assassinos que fugiram após o crime e até o momento não foram localizados. Os corpos dos dois jovens foram examinados no ITEP unidade de Pau dos Ferros.

A Polícia Civil vem investigando uma série de homicídios ocorridos na região do Alto Oeste Potiguar e já conseguiu prender alguns suspeitos e neutralizar outros, como foi o caso dos criminosos que morreram em confronto com a policiais civis e militares naquela região.




ASSISTA NA TV: O DIA DO EVANGÉLICO E O DIA DA BÍBLIA FOI COMEMORADO EM PRAÇA PÚBLICA COM A CANTORA ALICE MACIEL EM ITAJÁ

POR ISMAEL JEFFERSON:

A Prefeitura Municipal de Itajá, através das Igrejas evangélicas no município, realizou uma grande programação para comemorar o dia do evangélico, e o dia da bíblia, que aconteceu na noite deste domingo (10), data essa que por lei aprovada na Câmara Municipal pelos vereadores, que após aprovação foi sancionada pelo o atual prefeito, Alaor Pessoa e agora, entrou em vigor todos os anos aonde o dia do evangélico é comemorado no calendário anual do município.

 

O evento contou com a presença de lideres religiosos de demais denominações evangelicas, na oportunidade, a banda Kairós abriu a programação, e cada Igreja teve suas apresentações, como de peça teatral, realizada pelas Igrejas Missão Novo Tempo e Primeira Igreja Batista da Convênção.

 

A programação reuniu centenas de evangélicos não só do município, mais também de outras cidades do Rio Grande do Norte.

 

Além de fomentar a economia dos vendedores em seus trailles, também foi uma oportunidade dos os evangélicos e suas familiares e se reencontrarem, e ainda registrar os melhores momentos.

 

Pela manhã a programação se deu inicio, com o culto ao ar livre, e apresentação da banda marcial, no centro da cidade, cerca 2 mil novos testamentos foram entregues a população de Itajá disse o diácono Marcos Antônio a nossa reportagem.

 

Uma noite de milagres, adoração, e salvação de almas.

 

Um dia que ficará marcado na mente das famílias Itajaenses.


ASSISTA  A MATÉRIA COMPLETA AQUI: