PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



20 janeiro 2023

Consórcio Nordeste quer integrar polícias estaduais com Pacto pela Segurança Pública


 O Consórcio Nordeste quer integrar as polícias estaduais da região com a criação de um Pacto pela Segurança Pública. A intenção está na carta divulgada pela organização, presidida pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), após uma reunião entre os governadores da região, realizada nesta sexta-feira (20), em João Pessoa.

"Vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, com suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública", descreve o documento.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias que garantam o desenvolvimento do Nordeste e construir pautas para apresentar ao presidente Lula (PT) em uma reunião na próxima sexta-feira (27), entre elas:

investimentos em energias renováveis, numa tentativa de tornar o Nordeste protagonista na mudança da matriz elétrica brasileira;

retomada de obras estruturantes paralisadas;

liberação de recursos para novos projetos, com foco na geração rápida de empregos;

potencialização do turismo da região;

combate a fomes e as desigualdades.

Estiveram presentes todos os governadores e governadoras dos estados do Nordeste, conforme a lista abaixo (organizada em ordem alfabética):

Carlos Brandão (MA);

Elmano de Freitas (CE);

Fábio Mitidieri (SE);

Fátima Bezerra (RN);

João Azevêdo (PB);

Jerônimo Rodrigues (BA);

Paulo Dantas (AL);

Raquel Lyra (PE);

Rafael Fonteles (PI).

Na carta, os gestores estaduais também defenderam que precisam contribuir com a formulação de um "novo modelo de gestão fiscal, da reforma tributária, criando novos instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional".

"É indispensável a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal que queremos extinguir", reforça o texto.

Para representar o Governo Federal, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, estava presente e disse que é um momento de retomada do federalismo. "Queremos retomar parcerias e projetos, com os estados e os próprios municípios, levando as demandas da região para a reunião do próximo dia 27 com o próprio presidente Lula", afirmou.

Entre as principais pautas levantadas pelos governadores, destacou-se a necessidade de estratégias para o combate à fome que possam garantir a geração de emprego e renda de forma federativa dos estados e municípios.

A economista e socióloga Tânia Bacelar, especialista em desenvolvimento regional, destacou a importância de estudos estratégicos para o Nordeste, que farão parte do Projeto Nordeste 2023-2033, apresentado na reunião e que vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2022, patrocinado pelo Consórcio. Segundo ela, a ideia é que os estudos, que devem ser concluídos até o segundo semestre desse ano, sejam usados para elaboração do PPA federal e dos estados.

FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  

Quatro pessoas são mortas a tiros em sítio na zona rural de Monte das Gameleiras, no RN


 Quatro pessoas foram mortas a tiros na madrugada desta sexta-feira (20) em um sítio na zona rural da cidade de Monte das Gameleiras, distante cerca de 145 quilômetros de Natal.

Moradores locais contaram à polícia que duas das vítimas seriam pai e filho.

De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a região, o crime aconteceu por volta das 2h30 da madrugada, quando três homens invadiram o sítio e efetuaram disparos com uma espingarda de calibre 12. As vítimas morreram na hora.

Uma das vítimas foi identificada como José Brás Adelino Ferreira, de 50 anos de idade. Além dele, estava um rapaz de 25 anos, que seria o filho dele, e outros dois homens, que seriam funcionários de um bar.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fez o recolhimento dos corpos para necrópsia em Natal. Algumas das vítimas estavam sem documentos de identificação.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Santo Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte, que vai investigar o crime.

Até a atualização mais recente desta matéria, nenhum suspeito pelo assassinato havia sido preso.


FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  


Reunião sobre clima prevê 'chuva acima do normal' entre fevereiro e abril no RN


 A previsão de especialistas em climatologia para os três próximos meses é de chuvas com volumes acima do normal para o período. A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta sexta-feira (20).

A conclusão foi feita por especialistas no assunto durante o XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática. O chefe de metereologia da Emparn, Gilmar Bristot, participou do evento.

Os especialistas discutiram as influências dos campos atmosféricos e oceânicos, anomalias e fenômenos naturais que atuam na região Nordeste.

"As condições oceâncias, com as águas superficiais do Atlântico Sul mais aquecidas, a presença do La Ñina, no oceano Pacífico foram o principal tema do evento. Essa condição está presente e é favorável para a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, trazendo mais chuvas para a nossa região", dissed Bristot.

Ainda que até o dia 18 de janeiro as chuvas no estado estejam 8,1% abaixo do esperado, os especialistas apontam que o mês deve fechar com o volume normal de chuvas. A expectativa é de precipitações até o fim do mês

“A segunda quinzena de janeiro vem registrando bons volumes de chuvas e a tendência é que elas continuem até o final do mês”, comentou.


Previsão do Tempo

Região Oeste Potiguar


Fevereiro- 116,5mm

Março 197,5mm

Abril- 180,2mm

Região Central Potiguar


Fevereiro- 93,2mm

Março- 155,1mm

Abril-150,2mm

Agreste Potiguar


Fevereiro- 69,6mm

Março-119,2mm

Abril-133,0mm

Leste Potiguar


Fevereiro-92,2mm

Março- 166,9mm

Abril-195,8mm


FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  

Estudo aponta Caiçara do Norte como área do RN mais viável à instalação do porto-indústria


 O local de maior viabilidade técnica à instalação do porto-indústria no litoral do Rio Grande do Norte é o município de Caiçara do Norte, segundo concluiu um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O relatório sobre a análise técnica foi apresentado à governadora Fátima Bezerra (PT) nessa quinta-feira (19). O estudo havia sido contratado pelo governo para determinar o melhor local para instalação do equipamento.

Segundo a gestão estadual, o porto-indústria será "essencial" à viabilidade de projetos para exploração de energia eólica offshore (no mar) e a exportação de diversos outros produtos, como o hidrogênio verde (H2V).

O estudo foi coordenado pelo professor Mario Gonzalez, do Departamento de Engenharia da Produção da universidade.

“Devido ao alto potencial do estado para geração de energia de fontes renováveis, e a tendência mundial para a prática da ‘economia verde’ em todos os setores econômicos, o porto-indústria do RN deveria ter a denominação de Porto-Indústria Verde”, afirma o professor.

“Os portos dos países mais desenvolvidos estão trabalhando para se transformar em ‘verdes’. Mas aqui já podemos nascer ‘verdes’, dentro dessa perspectiva”, complementa, destacando que um porto-indústria também tem a função de fabricar, armazenar, preparar mercadorias - entre elas, equipamentos da indústria de energias limpas - além de movimentar cargas.

A partir do estudo, Fátima autorizou o início do EIA/RIMA, que é o estudo e relatório ambiental, dando, assim, continuidade aos estudos técnicos para a construção do porto-indústria em Caiçara do Norte. A previsão é que o terminal comece a funcionar em meados de 2026.

Segundo Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), a previsão é de que 50 mil empregos sejam gerados somente na primeira fase (de 1 a 4 anos).

“Na primeira fase já teremos o cais, uma retroárea definida, a fabricação de peças e componentes, indústrias instaladas de operação e manutenção, que geram muitos empregos, porque são serviços. Portanto, já estará funcionando”, afirma.

Segundo o governo a construção do porto-indústria vai viabilizar a produção energia eólica no mar (offshore), bem como do hidrogênio verde (considerado o combustível do futuro).

O projeto porto também tem expectativas de trabalhar com diversos outros setores econômicos, como fruticultura, sal, mineração, pesca, óleo e gás.

A governadora Fátima Bezerra afirmou que levará a agenda para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

“A transição energética é uma agenda irreversível, e acho que o Rio Grande do Norte não pode perder essa oportunidade. Vai ser muito desafiador, mas não vamos nos acomodar, temos que ter ousadia para pensar no melhor, primeiro para o povo do Rio Grande do Norte, depois para no que isso vai projetar o Brasil”, afirmou a governadora.



O estudo

Segundo o governo, foram investidos R$ 1,1 milhão na contratação de vários estudos, que também resultaram em projetos como o Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e o Hub de Serviços para eólica onshore (em terra) e offshore (no mar).

Segundo o governo, o Estudo de Alternativa Técnica e Locacional para Infraestrutura de Transmissão Offshore e o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde também fazem parte da proposta mais ampla, que é o porto-indústria verde, um projeto de desenvolvimento econômico e sustentabilidade energética.

Segundo o governo, os estudos técnicos são importantes para dar segurança às empresas que apresentam interesse em se instalar no estado e cria um ambiente de confiança para Parcerias Público-Privado (PPP).

“Esse projeto não chegou de paraquedas. Ele começou em 2019 e faz parte de uma carteira de projetos que a gente considera estratégica em setores importantes, e que tem essa característica de sustentabilidade”, afirma Hugo Fonseca.

O estudo de viabilidade técnico-econômica-ambiental apresentado nessa quinta-feira (19) à governadora e para gestores e técnicos dos órgãos do Estado, como do Idema e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, contou com profissionais de diversas áreas, como de análise econômica e financeira, biologia e oceanografia, geologia marinha e ambiental, engenharias, assim como de logística e infraestrutura portuária.

Além de avaliar a localização geográfica, que culminou na escolha de Caiçara do Norte como local ideal, o estudo apresentou um plano estratégico para operacionalização do porto-indústria e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva e industrial.

Para o governo, o porto deverá gerar benefícios como fortalecimento da industrialização do estado, geração de empregos e capacitação de mão de obra, além de redução do custo logístico, melhoria da infraestrutura logística marítima e maior competitividade no setor de energias renováveis.

FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  

Suspeito é preso e outro fica ferido durante troca de tiros com a PM após assalto na Grande Natal


 Um homem foi preso e outro ficou ferido em troca de tiros com a Polícia Militar na noite desta quinta-feira (19) na Grande Natal. Eles realizaram, com um terceiro suspeito, um assalto em uma casa em São José de Mipibu e foram localizados pouco após pelos militares, dando início ao confronto.
O crime ocorreu por volta das 20h. Três homens chegaram na residência localizada no Bosque Parque das Colinas, em São José de Mipibu, em um carro vermelho. Eles abordaram uma mulher que estava chegando em casa no carro da família.
Os suspeitos surpreenderam a vítima e entraram na residência. Eles roubaram notebooks, celulares e o automóvel que era usado pela mulher quando estava chegando em casa. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos fugiram e a vítima ligou para comunicar o crime.
Após chegar ao local, os policiais realizaram diligências e localizaram os criminosos. Eles atiraram contra os militares, causando uma troca de tiros. A perseguição chegou até a BR 101, quando os suspeitos perderam o controle do veículo e bateram em um viaduto.
Ainda segundo a PM, dois suspeitos foram baleados. Um deles foi atingido na perna, conduzido ao hospital e já foi preso após ter recebido alta nesta madrugada. O outro foi atingido na cabeça e segue internado em estado grave no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.
O terceiro elemento fugiu com o carro da vítima que ainda não foi localizado. Os outros dois suspeitos estavam no carro vermelho (que eles chegaram à cena do crime) quando foram detidos pela Polícia.

FONTE: G1/RN
ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  



Três pessoas são presas após serem flagradas furtando supermercado na Grande Natal


 Três pessoas foram presas nesta quinta-feira (19) após serem flagradas furtando um supermercado em Parnamirim, na Grande Natal.

Entre os suspeitos estão dois homens e uma mulher. Após denúncia, a Polícia Militar encontrou com o grupo, fardos de mercadorias que não tinham sido comprados por eles.

A operação do golpe pelo trio ocorria da seguinte maneira: eles realizavam, de fato, uma compra de alto valor no estabelecimento. Contudo, eles buscavam espelhar essa compra, voltando ao local para resgatar mais produtos do que tinham comprado.

Eles descarregavam a mercadoria da compra original em um automóvel no estacionamento, mas retornavam apenas com a nota fiscal. Se abordados, eles apresentavam o cupom fiscal, afirmando que a compra tinha sido paga e que precisava resgatar os produtos.

De acordo com a PM, o mesmo trio já tinha praticado o golpe em outras ocasiões, sendo a última há pouco mais de sete dias. Os três foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para instauração dos procedimentos cabíveis.

FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  

Médicos captam 11 órgãos para doação e material é transportado para pacientes em três estados diferentes


 A quinta-feira (19) foi dia da primeira captação de órgãos do ano no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Ao todo, 11 órgãos foram doados em ato que vai ajudar a salvar a vida de 11 pacientes de três estados diferentes.

Os órgãos foram captados de dois pacientes que estavam internados na unidade. Eles tinham 24 e 51 anos, tiveram morte cerebral confirmada e as famílias de ambos autorizaram que o procedimento ocorresse.

A captação teve início por volta das 11h e foi feita por uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Os profissionais utilizaram um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para acelerar o percurso de chegada ao município potiguar.

Foram captados um coração, quatro rins, quatro córneas e dois fígados. Os órgãos foram transportados para pacientes no Ceará, Distrito Federal e no próprio Rio Grande do Norte.

Passo a passo

O processo de doação de órgãos é composto por diversas etapas. Quando um paciente está em situação grave, tem início um protocolo que passa pela supervisão de três profissionais de diferentes áreas.

Dois exames clínicos são realizados para confirmar a presença do coma e ausência da função do tronco encefálico. Um terceiro exame, esse de imagem, também é realizado e, após a confirmação dos resultados, é emitido um laudo.

Com o laudo em mãos, os médicos comunicam a família sobre a possibilidade da doação (quando ela existir). Apenas a família pode autorizar que o procedimento seja feito.

Os órgãos só são retirados (processo chamado de captação) quando existe alguém para receber. O paciente já fica preparado em uma sala de cirurgia esperando pela chegada dos órgãos.

FONTE: G1/RN

ATENÇÃO NOSSO SITE TRABALHA COM INFORMAÇÕES VERÍDICAS E FONTES CONFIÁVEIS  


Jovem morre após capotar carro e sair da pista na BR 405 na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte

 Um jovem foi encontrado morto, na manhã desta sexta feira 20 de janeiro de 2023, dentro de um veículo capotada na BR 405 entre os municípios de Pau dos Ferros e Riacho de Santana, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como Sérgio Gabriel Ferreira Mendonça, 19 anos, que estava desaparecido desde às 23h30 da noite de quinta feira (19). A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e retirou o corpo do jovem das ferragens.

Segundo informações da Polícia Militar, Sérgio Gabriel voltava do trabalho na cidade de Pau dos Ferros, num percurso que duraria cerca de 40 minutos, quando se envolveu no sinistro no trevo que dá acesso às cidades de Marcelino Vieira e José da Penha, a cerca de 15 minutos de casa.


Confira as atrações do carnaval de Assú e Apodi 2023


 Os municípios de Assú e Apodi, na região oeste do estado, deram inicio a divulgação das atrações do carnaval 2023.


ASSÚ/RN

O prefeito de Assú, Dr. Gustavo Soares, anunciou em coletiva com a imprensa da cidade, todas as atrações que irão compor à programação do Carnaval da cidade, no ano de 2023. Além das atrações, a cidade também se prepara para à realização do campeonato de blocos, que sempre foi sucesso, no resgate da gestão.

As comunidades de Porto Piató, Mendubim, Nova Esperança, e Rio Açu, vão ter atrações durante o período de Carnaval.


APODI/RN

CONFIRA SOBRE AS DEMAIS ATRAÇÕES CLICANDO AQUI