PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



30 junho 2022

Delegacias Regionais no interior do RN passam a funcionar 24 horas todos os dias da semana; veja locais




As dez Delegacias Regionais da Polícia Civil do Rio Grande do Norte passarão a funcionar 24h por dia, inclusive em feriados e finais de semana. Até então, apenas as regionais de Mossoró e Caicó funcionavam de maneira integral. A medida passa a valer a partir do dia 4 de julho.


De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesap), as regionais atendem autuações e ocorrências policiais de 142 dos 167 municípios potiguares. Serão investidos R$ 4 milhões para a expansão dos atendimentos.


Regionais que funcionarão em horário integral:

1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi

2ª Delegacia Regional de Mossoró (já tinha esse regime de atendimento)

3ª Delegacia Regional de Caicó (já tinha esse regime de atendimento)

4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros

5ª Delegacia Regional de Macau

6ª Delegacia Regional de Nova Cruz

7ª Delegacia Regional de Patu

8ª Delegacia Regional de Alexandria

9ª Delegacia Regional de Santa Cruz

10ª Delegacia Regional de João Câmara


G1 RN

    Aeroporto de Natal volta a operar voo direto para Buenos Aires em novembro

       

    O Aeroporto de Natal vai retomar os voos diretos para Buenos Aires, na Argentina, a partir do mês de novembro.
    De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o país vizinho é a principal fonte de turistas estrangeiros para o Rio Grande do Norte.
    O voo é operado pela Gol Linhas Aéreas. A ligação, que ocorria desde o segundo semestre de 2015, foi desativada no início de 2020, por conta da pandemia da Covid.
    O voo ocorre com o Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 186 passageiros, sendo mais de 1,4 mil assentos por mês.
    "Realizaremos várias iniciativas promocionais para fomentar a venda desse voo direto para promovendo o Rio Grande do Norte no mercado argentino", explicou o diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur), Bruno Reis.
    "Voltarmos a nos conectar com o nosso principal mercado de atuação sul-americano demonstra que estamos avançando nas ações para restabelecer de forma definitiva com o mercado internacional”.
    Recentemente, o Aeroporto de Natal anunciou sete novos voos diretos para o segundo semestre.


    G1


    ADVOGADA É PRESA EM FLAGRANTE SUSPEITA DE PASSAR BILHETES A DETENTOS EM PENITENCIÁRIA NA GRANDE NATAL




    Uma advogada foi presa em flagrante nesta quinta-feira (30) suspeita de passar "bilhetes" para detentos no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal.
    Dois apenados também foram conduzidos para prestar depoimentos na Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), que vai investigar se as mensagens tem relação com alguma facção criminosa.
    O flagrante aconteceu no parlatório, local onde advogados e presos se encontram no presídio.
    De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a advogada estava com três folhas com perguntas e saiu com respostas escritas de próprio punho, que foram respondidas pelos apenados.
    "Ela entrou com um questionário e saiu com algumas respostas anotadas à mão. E ali dizia quem deveria mandar em tal quebrada, área da cidade, inclusive cita qual o bairro, pede para retirar pessoas que estão atrapalhando determinada área", explicou o secretário da Seap, Pedro Florêncio.
    "Então tem uma comunicação diversa que a gente entende que ali é comunicação de crime. E isso tudo está sendo analisado no Deicor".
    Segundo o secretário, a pasta buscou algumas ações que pudessem evitar esse tipo de comunicação entre advogados e presidiários após os casos que aconteceram neste ano no primeiro semestre.
    Ele lamenta que, por exemplo, a vistoria de toda documentação que os advogados entram no parlatório não seja possível por decisão da Jusiça.
    "Essa advogada, por exempo, não estava com procuração, não estava nos autos com os dois presos que estava conversando. Então a gente quer impedir que se fale com determinado preso, porque vai simplesmente buscar informação, não atua no processo", disse o secretário.

    Defesa nega

    O advogado de defesa da advogada, Alexandre Souza, disse que ela nega as acusações. "Houve a condução pra Deicor no sentido de se tentar apurar um fato criminoso em flagrante da possibilidade de se levar recados dentro do presídio", disse.
    "A defesa conversou com a autuada, ela demonstrou interesse em comprovar com a Justiça que não é culpada, que não cometeu nenhum crime, que está sendo acompanhada pela defesa. E conforme ela mesmo deixou claro, vai provar a inocência dela no decoorrer do inquérito", completou.

    OAB emite nota

    Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) informou que está acompanhando o caso "para salvaguardar e garantir que as prerrogativas da advogada sejam respeitadas. Porém, as questões de mérito serão feitas pela defesa constituída".
    A OAB disse ainda que "não compactua com qualquer ação ilícita praticada por quem está nos quadros de inscritos. As denúncias serão apuradas e penalizadas com rigor pelo Tribunal de Ética e Disciplina, assim como determina o Estatuto da Advocacia".
    Seap mudou regras
    Em maio, a Seap endureceu os procedimentos para entrada desses profissionais nas unidades prisionais do estado exatamente após o flagrante de advogados levando bilhetes de criminosos para dentro dos presídios.
    Os advogados começaram a passar pelo bodyscan (aparelho de raios-x semelhante aos utilizados em aeroportos) e tiveram as visitas limitadas a 30 minutos de atendimento por cliente.
    Entre janeiro e maio, foram registrados cerca de 10 casos de advogados com bilhetes de criminosos no sistema prisional - sendo pelo menos sete somente no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta.
    G1



    RIO GRANDE DO NORTE REGISTRA 27 MIL CASOS PROVÁVEIS DE DENGUE EM 2022, DIZ SESAP



    O Rio Grande do Norte registrou 27.252 casos prováveis de dengue entre janeiro e o dia 18 de junho deste ano.
    É o que aponta o boletim epidemiológico mais recente das arboviroses, que foi publicado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
    De acordo com a pasta, há 4.614 casos confirmados da doença no estado e os casos suspeitos são 30.850 neste período. Além disso, outros 3.598 foram considerados descartados.
    O boletim aponta ainda dois óbitos confirmados pela doença e 19 em processo de investigação. A incidência por 100 mil habitantes é de 765,31 casos prováveis.
    Em maio, o governo do RN decretou situação de emergência por conta do aumento dos casos de dengue e outras arboviroses.
    Chikungunya
    Quanto à chikungunya, o boletim aponta 10.559 casos suspeitos da doença, com 1.634 casos confirmados, 9.146 casos prováveis e 1.413 descartados. Nenhum óbito foi confirmado pela doença até 18 de junho, e três estão em processo de investigação.
    A incidência por 100 mil habitantes é de 256,84 casos prováveis.
    Zika
    O boletim epidemiológica aponta ainda que a zika teve 3.673 casos suspeitos, sendo confirmados 232 casos, 3.002 casos considerados prováveis, 671 descartados e nenhum óbito.
    A incidência foi de 84,30 casos prováveis por 100 mil habitantes.
    Com relação a casos de zika em gestante, houve 10 casos confirmados em 2022, por critério laboratorial.
    De acordo com a Sesap, o quantitativo de casos de zika em gestantes é destacado na análise do cenário epidemiológico, devido à capacidade do zika vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado.
    Prevenção
    A Sesap destaca alguns cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:
    Manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
    Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
    Não colocar lixo em terrenos baldios;
    Manter as caixas d´água sempre tampadas;
    Observar vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
    Observar locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
    Receber a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
    Manter em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.

    G1

    ITAJÁ SEDE DA PREFEITURA COMEÇA A SER CONSTRUIDA


    A obra de construção da sede da Prefeitura, Palácio Manoel Eugênio Ferreira, começou a ser construída nesta quarta-feira (29), com localização ao lado da praça vereador José de Deus Barbosa, no Centro da cidade.
    A obra está sendo executada pela CONSTRUTORA PROEL LTDA, orçada no valor aproximadamente de R$ 2,5 milhões, com recursos do FINISA. O prazo estimado é de 08 meses para execução da obra. Além da construção será realizada a aquisição e instalação do sistema de geração de energia sustentável com módulos fotovoltaicos (painéis solares). Essa obra será mais um instrumento criado para possibilitar o salto de qualidade e conforto no atendimento aos Itajaenses.
    Segundo o prefeito Alaor, a construção da Prefeitura é a concretização de mais um sonho de todos os Itajaenses e de todos os gestores que pela administração passaram e de servidores públicos. Essa obra é a realização de um sonho que é feito a muitas mãos graças a nossa equipe técnica de servidores municipais. Fomos o 1º município do estado de porte 06 a conseguir realizar essa operação de crédito do FINISA e isso só demonstra a eficiência da nossa equipe, a organização contábil e principalmente a coragem e a motivação para querer fazer acontecer, afirmou o prefeito Alaor Pessoa.