PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



14 fevereiro 2024

PREVISÃO DO TEMPO APONTA PARA CHANCES DE CHUVA EM NATAL E NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 A previsão do tempo para Natal nesta quarta (14) e quinta-feira (15) será de sol com algumas nuvens. Há possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite. Já na sexta-feira (16), a previsão será de sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme. A mínima será de 24º C, com máxima de 31º C. As informações meteorológicas são do portal Climatempo.

Em Mossoró, região Oeste do Estado, a quarta, quinta e sexta-feira será de Sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A temperatura mínima será de 25º C, com máxima de 33º C.

Na cidade de Caicó, no Seridó, o tempo será de sol com possibilidade de pancadas de chuva até a sexta-feira. A temperatura deve variar entre mínima de 24º e máxima de 37º C durante os dias.

Em João Câmara, na região do Mato Grande, a previsão é de sol com algumas nuvens nos três dias, com chances de chuva rápida. Os termômetros da cidade devem atingir a mínima de 22º e a máxima de 31° C.

Em Assú, na região Central, também há possibilidade de chuvas rápidas até a sexta-feira. O tempo deve predominar com sol e algumas nuvens, com a temperatura variando entre 24º e 33º C.




FUGA DE DETENTOS EM MOSSORÓ É A PRIMEIRA DA HISTÓRIA DOS SISTEMA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEDERAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Iniciado em 2006, o sistema penitenciário federal registrou a primeira fuga de um preso nesta quarta-feira (14). Os detentos Deibson Cabral Nascimento (vulgo Tatu) e Rogério da Silva Mendonça (Martelo) conseguiram escapar da prisão de segurança máxima em Mossoró. O Brasil conta com outras quatro penitenciárias de administração federal, que nunca registraram fuga.

A Penitenciária Federal em Mossoró foi a quarta a ser inaugurada no País, em 3 de julho de 2009. Com 13 mil metros quadrados, o local abriga mais de 200 detentos. A prisão é a única do Nordeste a integrar as cinco unidades do sistema federal.

Todas elas são classificadas como presídios de segurança máxima, em que uma conta com sistema de vigilância avançado com captação de som ambiente e monitoramento de vídeo – material de vigilância que a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirma ser replicado, em tempo real, para a sua sede, em Brasília.

Outras unidades federais

A primeira penitenciária federal do Brasil foi a de Catanduvas/PR, inaugurada em 23 de junho de 2006. Naquele mesmo ano, em 21 de dezembro, a unidade de Campo Grande/MS também passou a funcionar.

Em 2009, o Governo Federal inaugurou a penitenciária de Porto Velho/RO, em 19 de junho. Mossoró era a última do sistema até a inauguração da prisão de segurança máxima de Brasília, em 16 de outubro de 2018.

Os criminosos que fugiram

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre havia solicitado no ano passado a transferência de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que estavam entre participantes de uma rebelião ocorrida em julho de 2023 no presídio Antônio Amaro Alves. Durante o a rebelião, cinco presos foram mortos e esquartejados.

Deibson, conhecido como “Tatu”, estava preso desde agosto de 2015, já tendo passado também pelo presídio federal de Catanduva. Ele tem condenações e responde por assaltos, furtos, roubos homicídio e latrocínio. Rogério, que também tem vasta ficha criminal, também cumpria pena no Acre, quando foi determinada sua transferência para o Rio Grande do Norte. Ambos são apontados como líderes de organização criminosa.

Os dois estavam na penitenciária de Mossoró desde setembro do ano passado e estavam em isolamento. Informações preliminares e extraoficiais dão conta de os criminosos teriam ligação à facção criminosa Comando Vermelho.

A ausência dos apenados foi observada durante o banho de sol. Não se sabe ao certo como eles conseguiram sair do local, mas foi reportada uma “falha estrutural”, que pode ser um buraco na estrutura de uma das celas. A partir daí, eles teriam conseguido acesso a uma outra, mas ainda dentro do presídio. Não está claro como eles conseguiram acesso ao exterior da unidade e como não foram vistos ao sair do local. Tribuna do Norte 

 

 


FURTO DE TRANSFORMADOR CAUSA DESABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MUNICÍPIO DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um furto de transformador, na manhã desta quarta-feira (15), ocasionou a interrupção da energia elétrica e, consequentemente, do abastecimento de água da cidade de Jundiá, na região Agreste potiguar.

A Caern informou que está trabalhando para restabelecer o abastecimento no menor prazo possível. Após retomado o fornecimento de energia, a companhia retoma o abastecimento de água, com prazo de normalização para todas as áreas afetadas em até 48 horas.


PF É ACIONADA PARA RECAPTURAR FUGITIVOS DE PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Polícia Federal(PF) foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para auxiliar na recaptura e investigação das responsabilidades da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, na manhã desta quarta-feira. Os foragidos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre.

A fuga da manhã desta quarta é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal. Ao todo, o sistema conta com cinco unidades de segurança máxima. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, está a caminho de Mossoró-RN, para tomar providências necessárias para a recaptura dos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga.

Os dois teriam fugido da penitenciária, por uma abertura do teto da cela, durante o banho de sol dos detentos. Também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho” responde a 34 processos na Justiça do Acre, por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. Enquanto isso, Rogério responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica. Os dois são ligados à facção Comando Vermelho, segundo o portal g1.

A dupla foi transferida para Mossoró em 27 de setembro de 2023 e deveriam ficar na unidade prisional até o dia 25 de setembro de 2025.

Além da unidade de Mossoró, o Sistema Penitenciária Federal possui outras quatro unidades, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

A penitenciária de Mossoró fica a 277 quilômetros da capital Natal, e foi inaugurada em 3 de julho de 2009. A unidade é projetada para receber até 208 presos, o local é uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como “Supermax”, conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


O GLOBO


MOCIDADE ALEGRE É A CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SÃO PAULO 2024

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé. 

Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pontos, a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Este ano, a Mocidade Alegre competia com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi. 

A Mocidade Alegre foi fundada em 1967 e tem sua quadra no bairro do Limão, zona norte da capital paulista. Atualmente, a presidente da escola é Solange Bichara. 

A escola foi a terceira a desfilar na segunda noite, no sábado 10, no Sambódromo do Anhembi.

Disputa acirrada

Os critérios analisados para fazer a média das notas que define a posição das escolas na lista de classificação são nove: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia. Até o penúltimo quesito, a disputa permaneceu acirrada, como é de costume, por diferença de décimos. Alternaram-se no topo da lista escolas como a Mocidade Alegre, Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Alguns elementos passaram, muito recentemente, a ter peso maior na avaliação, com uma mudança nas diretrizes dos jurados. Como exemplos, podem ser citadas a letra da música, que agora deve ser menos abstrata e narrar e refletir melhor o tema do enredo, e a qualidade da caixa de som das escolas.

O anúncio das pontuações dadas pelos jurados é realizado sem a presença do público. O evento fica aberto somente para representantes das escolas, a imprensa e é transmitido ao vivo pela emissora TV Globo.

Identidade brasileira

O enredo concebido pela escola para este ano é de autoria do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Leonardo Antan e sugere a revisão do conceito de identidade brasileira.

“O ano de 2024 marca o centenário do início da histórica viagem que o poeta fez pelo Brasil profundo, em busca de compor a colcha de retalhos que forma a nossa identidade cultural nacional. Nosso desfile se propõe a abrir o diário de viagem do ‘Turista Aprendiz’ e percorrer com ele os passos de sua expedição. Junto com Mário, descortinar a riqueza de nossa arte, nosso território e nossa gente”, explicou Silveira.

A Mocidade Alegre é conhecida também como “Morada do Samba”. O termo foi cunhado por um integrante da escola chamado Argeu e resumiu o que o fluminense Juarez da Cruz, o idealizador da escola, planejava para ela, que era manter as portas e a receptividade para qualquer pessoa, independentemente de qualquer origem.


INSS COMEÇA A PAGAR BENEFÍCIOS DE FEVEREIRO APARTIR DO DIA 23

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o benefício de fevereiro a aposentados e pensionistas a partir do dia 23 de fevereiro, para quem ganha até um salário mínimo.

Os pagamentos seguem até 7 de março. A ordem dos depósitos leva em conta o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que fica depois do traço.

Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.

Neste ano, o salário mínimo foi reajustada para R$ 1.412. Para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos começam em 1º de março e seguem até 7 de março. Nesse caso, o teto para benefícios pagos pelo INSS encontra-se em R$ 7.786,01.

Atualmente, o INSS paga todo mês mais de 39 milhões de benefícios, dos quais 33,3 milhões benefícios previdenciários e 5,6 milhões em assistenciais. Os números se referem à folha de pagamento de novembro, dados mais recentes já divulgados, e podem oscilar mês a mês.

Os valores a receber do INSS podem ser conferidos pelos beneficiários na internet, por meio do Meu Inss, seja no computador, pelo site ou pelo aplicativo para celular.


DEFESA DE BOLSONARO PEDE AO SUPREMO QUE PASSAPORTE SEJA DEVOLVIDO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua defesa, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva seu passaporte, que foi apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga a existência de uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no país. 

Os advogados argumentam que a apreensão não preenche requisitos legais, por não ter sido demonstrado, segundo a defesa, risco real de fuga, por exemplo. Eles pedem que a retenção do passaporte seja substituída pela obrigação de pedir autorização para deixar o país por mais de sete dias. 

No pedido, a defesa sustenta que Bolsonaro “desde o início do processo tem cooperado de maneira irrestrita com as autoridades, comparecendo pontualmente a todos os chamados e colaborando ativamente para o esclarecimento dos fatos”. 

A apreensão do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República. Essa foi a única medida cautelar tendo Bolsonaro como alvo. Os demais investigados, incluindo militares de alta patente, também tiveram os passaportes apreendidos, bem como foram proibidos de se comunicar entre si. 

A defesa do ex-presidente sustenta ainda que a retenção do passaporte viola o direito à locomoção e teria adquirido caráter de antecipação de pena. Para os advogados, Bolsonaro “está sendo tratado como culpado, não só por este Juízo como também pelos veículos de comunicação”. 

Na petição, os advogados acrescentam que durante todo o ano de 2023 Bolsonaro precisou se ausentar do país apenas uma vez, para comparecer à posse do presidente argentino Javier Milei, e que avisou sobre a viagem ao Supremo com antecedência. 


BLOG ITAJÁ TV NOTÍCIAS E DEU UM SHOW DE COBERTURA DO CARNAVAL DE ITAJÁ 2024

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O carnaval de Itajá, contou com a cobertura do blog Itajá tv Notícias.

Os 4 dias de carnaval estivemos, antenados o dia todo levando toda informação para os nossos telenautas.

Durante o dia estivemos girando pelas sedes dos blocos entrevistando e entretendo nossos representantes e foliões dos blocos, e nos pontos turisticos mostrando a movimentação dos turístas que vieram visitar a barragem.

Durante a noite registramos vários blocos, entrevistamos artistas, e pessoas de outras cidades que vieram abrilhantar o carnaval.

Tudo isso graça aos nossos patrocionadoes.

CONSTRUTORA GUIMARÃES
CERÂMICA SANTA RITA DE CASSIA
SIEGEL MULTMARCAS
IVANALDO ANTENISTA
DR FLÁVIO NUNES
DRA ADRIA MARTINS
ORAL MED
COPIMAIS 
SPEEDNET
EMPÓRIO CHAFARIZ
EMPÓRIO RAÇÕES 


Só temos que agradecer a todos que abriram suas portas para a nossa reportagem, aqueles que ligaram para nós tudo isso é gratificante não tem preço, a rádio nova 89 fm que sempre abriu as portas para nós.
 

RIIVALDO FERNANDES É NOMEADO SUPERINTEDENTE DO IBAMA NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O professor Rivaldo Fernandes (PV) foi nomeado nesta quarta-feira (14) para comandar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte. A nomeação ocorre quase um ano após o presidente de honra do PV potiguar ser preterido para ocupar o comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Norte.

No ano passado, houve uma rusga entre PV e PT no estado após a nomeação de José Clewton do Nascimento para presidir o Iphan, cargo que estava prometido para Rivaldo Fernandes. O PV fez críticas duras ao PT, partido com o qual compõe uma federação junto ao PCdoB. Nomes do PV, como Hermano Morais, Eudiane Macedo e Maurício Gurgel criticaram a medida. Porém, a indicação de José Clewton foi mantida.

Agora, Rivaldo Fernandes e o PV foram contemplados com a nomeação para comando do Ibama no Rio Grande do Norte. A portaria com sua nomeação foi assinada em 8 de fevereiro pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e publicada nesta quarta.

Tribuna do Norte 


DEPUTADOS PEDEM A TARCISIO E NUNES QUE BARREM RECURSOS PARA VAI-VAI EM 2025

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) e a deputada estadual Dani Alonso (PL-SP) enviaram ofício ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ao prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), em que defendem uma punição para a escola de samba Vai-Vai. Os parlamentares querem que a agremiação seja impedida de receber recursos públicos tanto da Prefeitura de São Paulo como do Estado no próximo ano.

A escola desfilou no sábado, 10, e levou ao Anhembi um enredo em homenagem ao hip-hop. Uma das alas era composta por pessoas fantasiadas de policiais do Batalhão de Choque. Elas usavam chifres e asas vermelho-alaranjadas, fazendo alusão a demônios. As alegorias provocaram protestos da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara, a chamada bancada da bala, e de entidade de delegados.

Sanção

“Proponho que a escola de samba Vai-Vai seja proibida de receber qualquer forma de recurso público no próximo ano fiscal, como forma de sanção pela conduta irresponsável e ofensiva demonstrada. Tal medida não apenas servirá de punição apropriada, mas também como um claro sinal de que ofensas contra as instituições e profissionais de segurança não serão toleradas em nosso Estado”, diz o ofício encaminhado a Tarcísio e a Nunes

No início da tarde desta terça, 13, o prefeito de São Paulo informou ao Estadão que ainda não havia recebido o ofício, mas que iria analisar o pedido feito pelos parlamentares

Críticas

Parlamentares da bancada da bala da Câmara acusaram a agremiação paulistana de “demonizar” a polícia. “A que ponto chegamos?”, afirmou o deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente da frente e primeiro-vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa. “Torço para que uma escola de samba que promove esse tipo de absurdo seja rebaixada”, disse o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN).

Em nota divulgada nesta segunda, 12, a agremiação declarou que não teve a intenção de promover “qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação”. “É de conhecimento público que os precursores do movimento hip-hop eram marginalizados, sofrendo repressão e sendo presos, apenas por dançarem e adotarem um estilo de vestimenta considerado inadequado. O que a escola fez foi inserir os acontecimentos históricos no contexto em que eles ocorreram.”

Estadão Conteúdo


MINISTÉRIO SILENCIA SOBRE FUGA EM PRESÍDIO DE MOSSORÓ; FALHA ESTRUTURAL FACILITOU SAÍDA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Os dois detentos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, nesta quarta-feira (14), seguem foragidos. Agentes penais, Polícia Federal e até forças de Segurança do Rio Grande do Norte foram acionadas para atuar na busca aos fugitivos, que são considerados de alta periculosidade. O Ministério da Justiça ainda não se pronunciou sobre o caso e as circunstâncias da fuga estão sendo analisadas. Uma “falha estrutural” teria facilitado a saída dos presos.

Informações preliminares e extraoficiais dão conta de que os dois criminosos, identificados como Deibson Cabral Nascimento (vulgo Tatu) e Rogério da Silva Mendonça (Martelo), que são oriundos do Acre, teriam ligação à facção criminosa Comando Vermelho. Os dois estavam na penitenciária de Mossoró desde setembro do ano passado e estavam em isolamento.

A ausência dos apenados foi observada durante o banho de sol. Não se sabe ao certo como eles conseguiram sair do local, mas foi reportada uma “falha estrutural”, que pode ser um buraco na estrutura de uma das celas. A partir daí, eles teriam conseguido acesso a uma outra, mas ainda dentro do presídio. Não está claro como eles conseguiram acesso ao exterior da unidade e como não foram vistos ao sair do local.

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Os criminosos

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre havia solicitado no ano passado a transferência de Rogério e Deibson, que estavam entre participantes de uma rebelião ocorrida em julho do ano passado no presídio Antônio Amaro Alves. Durante o a rebelião, cinco presos foram mortos e esquartejados.

Deibson, conhecido como “Tatu”, estava preso desde agosto de 2015, já tendo passado também pelo presídio federal de Catanduva (PR). Ele tem condenações e responde por assaltos, furtos, roubos homicídio e latrocínio. Rogério, que também tem vasta ficha criminal, também cumpria pena no Acre, quando foi determinada sua transferência para o Rio Grande do Norte. Ambos são apontados como líderes de organização criminosa.

Inaugurada em 2009, o presídio federal de Mossoró é o único do Nordeste e uma das cinco unidades prisionais federais do país. Com 13 mil metros quadrados, o local abriga mais de 200 detentos e não tinha registro de fuga.


TRIBUNA DO NORTE 


SARGENTO DA RESERVA DA MARINHA É MORTO COM TIROS NO ROSTO NA ZONA OESTE DE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem foi morto na noite de segunda-feira (12) com um tiro no rosto no bairro do Planalto, na Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, ele era um sargento da reserva da Marinha do Brasil.

A vítima foi identificada como Elias Protázio da Silva, de 61 anos.

O crime aconteceu na Travessa Mirantes das Dunas. De acordo com a PM, o cunhado da vítima chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a equipe logo constatou a morte do sargento.

A PM não informou quais foram as circunstâncias em que Elias foi assassinado, nem se havia mais de um suspeito que o abordou no momento no crime. O autor do disparo que matou o sargento fugiu.

O caso será investigado pelo Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vai realizar a necropsia do corpo para auxiliar nas investigações.


G1/RN


PREFEITURA DE CAICÓ VAI SUSPENDER O PAGAMENTO DO VALOR REFERENTE AOS OUTROS 50% DO VALOR DO CONTRATO DE FELIPE AMORIM

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Caicó, em respeito a todos os foliões, e diante do encerramento do show do cantor Felipe Amorim em plena avenida Cel Martiniano, deixando, portanto, de concluir o percurso do bloco e causando grande frustração em todos os presentes, esclarece que irá suspender o pagamento do valor referente aos outros 50% do valor do contrato do artista, até analisar detidamente se todas as cláusulas contratuais foram realmente cumpridas.

A prefeitura reconhece que as dezenas de milhares de pessoas atrasaram o andamento do trio, mas igualmente considera que o atraso de mais de duas horas para o início da festa também configura um desrespeito às pessoas, as quais esperavam pelo artista desde às 14 horas, o que igualmente pode ensejar aplicação de multa ao bloco Canguru pelo citado atraso.

Na certeza de que trabalhamos dia e noite para realizarmos o maior carnaval de todos os tempos de nossa cidade, reafirmamos nossa gratidão ao nosso povo e aos milhares de visitantes que lotaram a terra de Santana de alegria.

Caicó, RN, 13/02/2024


Com informação blog Glaucia Lima