PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



06 fevereiro 2024

EM MENOS DE DUAS HORAS DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

REDAÇÃO ITAJÁ TV



Por volta das 19h desta terça-feira (06) de fevereiro, Carlos Henrique Gomes da Silva - 28 anos foi morto a tiros por criminosos fortemente armados no distrito de guanduba em São Gonçalo do Amarante, na grande natal.

De acordo com informações, o homem estava jantando com sua esposa e filho, quando cerca de três homens encapuzados chegaram no carro, dois deles desceram adentraram a residência da vítima, para escapar da morte o pai abraçou a criança, mais a criança foi arrebatada dos braços do pai, logo em seguida os dois criminosos efetuaram vários disparos contra o homem que morreu na hora, o filho e a esposa assistiu o homem sendo executado.

Em seguida os criminosos entraram no carro e saíram atirando para cima.



A polícia foi acionada, para fazer o isolamento da área, uma equipe do instituto científico de perícia Itep foi acionado para fazer a remoção do corpo.


SEGUNDO ASSASSINATO 

A polícia militar registrou em menos de duas horas mais um homicídio na noite desta terça-feira (06) de fevereiro de 2024, no município de São Gonçalo do Amarante região da grande natal.

De acordo com informações preliminares, por volta das 20:30 um jovem aparentemente ter idade de 15 a 18 anos não identificado, passava pela rua Santa Ana no bairro golandim, quando criminosos efetuaram disparos  de revólver calibre 38, o  homicídio é um mistério para a polícia militar, que só teve informações através de imagens de aplicativo de conversa, a polícia descarta que esse homicídio tenha ligação com o primeiro homicídio em guanduba.

JORNALISTA DO RN É AGREDIDA E CASO VAI PARA NA DELEGACIA; DIZ SINDJORN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) emitiu uma nota de solidariedade à repórter Ediana Miraglia, que, segundo a entidade, foi agredida durante o exercício da profissão em matéria no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. O comunicado foi emitido nesta terça-feira 06.

Conforme o Sindjorn, uma mulher agrediu, xingou e proferiu palavrões contra Ediana. Em seguida, a suspeita foi encaminhada à delegacia e liberada. Confira o posicionamento na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Sindicato dos jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte se solidariza com a jornalista da TV Tropical, Ediana Miralha, que foi agredida covardemente no bairro do Alecrim quando estava no exercício profissional, por uma mulher que ainda a ameaçou e também a agrediu com palavrões e xingamentos. A mulher já foi identificada e levada à delegacia, mas pela legislação não ficará presa.

O Sindicato pede à TV Tropical o acompanhamento de perto sobre esse caso, se possível com apoio jurídico, para tomar medidas cabíveis na proteção da profissional quando na realização do exercício legal da profissão. O SINDJORN se coloca à disposição da jornalista.

Por fim, solicita aos órgãos de Segurança Pública o apoio necessário, em caso de ocorrências envolvendo profissionais da imprensa, para a manutenção da ordem, tranquilidade para o profissional, bem como o direito democrático à informação.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E PRENDE 4 SUSPEITOS APÓS TROCA DE TIROS EM UMARIZAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Policiais civis da 73ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Umarizal) deflagraram, nas primeiras horas desta terça-feira (06), a “Operação Avalanche”, que resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de um roubo no Instituto Educacional do Rio Grande do Norte (IERN), no município de Umarizal, no dia 03 de janeiro de 2024.

Durante as diligências, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, por posse ilegal de arma de fogo. No momento do cumprimento dos mandados, um suspeito atirou contra os policiais. Ele foi preso por tentativa de homicídio. Apesar da injusta agressão, ninguém ficou ferido.

De acordo com as investigações, seis homens entraram armados no IERN e subtraíram diversos objetos da unidade que está sendo construída no município. As investigações continuarão e a Polícia Civil irá representar pelas prisões preventivas dos suspeitos envolvidos no crime.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. 


O FACHO DE GROSSOS

POLÍCIA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR SUSPEITA DE FURTO DE COMBUSTÍVEL DE GERADOR DA 3R PETROLIUM EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça feira 6 de feverreiro de 2024, dois homens por suspeitas de furto de óleo diesel dos geradores que alimentar o poço de petróleo da 3R Petrólium, instaldos no Abolição I em Mossoró.

Tarcísio Moura da Silva, 53 anos, e Ariel Pinheiro da Fonseca, 25 anos, foram detidos pelos vigilantes da empresa, que acionaram a PM. Policiais da 2º Batalhão foram ao local e assumiram a ocorrências.

Foram apreendidas 8 bombonas com óleo diesel, que segundo a PM teria sido retirado dos geradores do campo de petróleo. Ainda de acordo com a PM um dos homens era vigia e facilitava a ação delituosa do outro.

Os dois foram conduzidos à delegacia de plantão da Polícia Civil e autuados em flagrantes por crime de furto qualificado e encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da justiça.

 

FIM DA LINHA 


MEC DIVULGA NESTA TERÇA-FEIRA RESULTADO DA 1ª CHAMADA DO PROUNI EM 2024

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Ministério da Educação (MEC) programou para esta terça-feira (6) a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2024. O processo seletivo oferta bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

 

A relação estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni. Ao todo, a primeira edição do programa ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.

 

Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas, desde a primeira, em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas desta vez são São Paulo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Paraná (35.630 vagas), Rio Grande do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).

 

Comprovação

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado no período de 6 a 20 de fevereiro. Para comprovação das informações prestadas no ato de inscrição, o candidato pode comparecer na instituição ou enviá-las por meio virtual/eletrônico.

 

O MEC alerta que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a perda da bolsa.

 

A instituição deverá emitir documento de comprovação de entrega da documentação ao recebê-la do candidato pré-selecionado.

 

Outros prazos

O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas. Segundo o cronograma, o resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro. 

 

De acordo com o edital, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera por uma vaga no ProUni, no site do processo seletivo, será nos dias 14 e 15 de março de 2024. O resultado da lista de espera do primeiro semestre vai ser divulgado em 18 de março.

 

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado pelo MEC em janeiro.

 

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.  

 

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o ProUni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.


Agência Brasil


EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL NA INTERNET BATE RECORD EM 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023 – resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2006.  Foram 71.867 queixas no ano passado,número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados, divulgados hoje (6), são da organização não governamental (ONG) Safernet.

 

Segundo a ONG, três fatores principais motivaram o aumento das denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil: as demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas; a proliferação da venda de imagens de nudez e sexo autogeradas por adolescentes; e o uso de inteligência artificial para a criação desse tipo de conteúdo.

 

As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil, somadas a outras violações de direitos humanos ou crimes de ódio na internet (xenofobia, tráfico de pessoas, intolerância religiosa, neonazismo, apologia a crimes contra a vida, racismo, LGBTfobia, e misoginia) também foram recorde. Em 2023, a Safernet recebeu um total de 101.313 queixas – o recorde anterior, registrado em 2008, totalizou 89.247 denúncias.

 

Entre os crimes de ódio praticados na internet destacaram-se as altas, em relação a 2022, de 252,25% das denúncias de xenofobia, e de 29,97% de intolerância religiosa na rede. De acordo com a ONG, o crescimento das queixas desses dois crimes está atrelado à guerra na Faixa de Gaza, na Palestina, no Oriente Médio.

 

Houve queda no número de denúncias de três crimes de ódio entre 2023 e 2022: racismo, que caiu 20,36%; LGBTfobia, -60,57% e misoginia, -57,56%. Segundo a Safernet, a queda nas denúncias desses tipos de crimes em 2023 já era esperada, uma vez que essas denúncias aumentam em anos eleitorais, comportamento registrado em 2018, 2020 e 2022.



Agência Brasil 


ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTA COM TIRO NA CABEÇA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Nessa segunda-feira (5), em São Gonçalo do Amarante, uma adolescente identificada como Jennifer Auane França do Nascimento, de 17 anos, foi encontrada morta em cima da cama com um tiro na cabeça.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na casa do namorado. Quando os policiais chegaram à residência, o companheiro da vítima não estava mais no local.

O delegado de São Gonçalo do Amarante, Leandro Pestana, disse que prefere, neste primeiro momento, não responder sobre a autoria do crime “para não prejudicar o andamento das investigações”.

Segundo a família da adolescente, ela estava grávida do namorado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas constatou o óbito de Jennifer Auane logo após chegar à residência.

O corpo da jovem foi recolhido após a perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e encaminhado para exames necroscópicos no Instituto Médico Legal Descrição (IML). A Polícia Civil vai investigar o crime.


TCM Notícias 


MULHER QUE COMETEU CRIME DE INJÚRIA RACIAL AO SER PRESA É LIBERADA PELA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma mulher foi presa por injúria racial na noite do último domingo (04), em um restaurante na avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró. Ela foi identificada como Andreza Silvana Duarte de Oliveira, de 24 anos. Segundo a Polícia Civil, ela chamou um garçom do estabelecimento de "nego macaco paia".

Uma testemunha filmou o momento da injúria contra a vítima. A mulher xinga o homem e ainda debocha. "Seu bicho de merda, seu nego macaco paia. Agora faça um processo por racismo", afirma.

Segundo a polícia, as injúrias teriam começado quando o garçom retirou a comida da mesa onde a mulher estava. Após o caso, ela foi presa em flagrante pelo crime de injúria racial. No entanto, Andreza acabou sendo solta em audiência de custódia.


Portal da tropical 


POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR AMEAÇAR A QUEBRAR A CASA DA PRÓPRIA MÃE NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia (47ª DP de Jardim de Piranhas) prenderam em flagrante, na manhã desta segunda-feira (05), um homem, de 42 anos, por ameaçar e causar dano na residência da própria mãe. A prisão aconteceu no município de Jardim de Piranhas, região do Seridó. 

De acordo com a Delegacia de Jardim de Piranhas, o homem foi preso em flagrante no último sábado (03) pelo crime de ameaça e também por causar dano na casa da mãe. A vítima, na ocasião, solicitou medida protetiva, que foi homologada pelo Plantão Judiciário.

No entanto, ontem e hoje, o suposto autor descumpriu a medida judicial imposta e foi preso em flagrante delito. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Portal da Tropical 


POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR ESTUPRAR CRIANÇA E ADOLESCENTE NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil prendeu, nessa segunda-feira (05), um homem, de 41 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra uma criança e uma adolescente e também por cárcere privado contra a genitora das vítimas. A prisão aconteceu no município de Touros.

De acordo com o inquérito, que está em sigilo, o suspeito passou a manter as vítimas e a mãe em cárcere privado após a muler ameaçar contar dos crimes sexuais à polícia. Os delitos estavam acontecendo desde novembro do ano passado.

O homem foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. "No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas, idade, grau de parentesco e endereço", informou.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Portal da Tropical



JUSTIÇA DETERMINA REITEGRAÇÃO DE POSSE DE TERRENO PRIVADO INVADIDO PELO MLB EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O juiz Luís Felipe Lück Marroquim determinou a reintegração de posse do terreno onde funcionou o Diário de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis. O local foi invadido por membros do MLB. Na decisão publicada na manhã desta segunda-feira (5), o magistrado deu até 15 dias para que a desocupação ocorra de maneira voluntária, sob pena de cumprimento de “modo forçado”.

 

Na decisão, o juiz explicou que solicitou à Comissão Regional de Soluções Fundiárias a elaboração de relatório de visita técnica, antes do exame do pedido de liminar. Após a remessa de Ofício à CSF, de acordo com o magistrado, ocorreu comunicação da comissão orientando a mediação, análise da liminar ou inspeção judicial, que deveria ser decidida pelo próprio juiz.

O magistrado entendeu que não havia necessidade de prévia mediação por se tratar de ação de força nova sobre fato ocorreu há 7 dias. Para o juiz, ficou provado pela Poti Incorporações os requisitos legais para a concessão de liminar. A empresa demonstrou a posse através da certidão de registro imobiliário expedida pela 1ª. CRI (3º Ofício) de Natal, que comprova a propriedade e justo título, além da certidão de regularidade fiscal referente ao IPTU do imóvel. À Justiça, a Poti Incorporações também encaminhou o boletim de ocorrência realizado no mesmo dia da invasão e estudo de massa recente para construção de empreendimento.

“Destaco que o estudo de massa recente se coaduna com o ramo de atividade da parte autora, incorporação imobiliária, e satisfaz o requisito de posse útil, atendendo à função social, sendo suficiente para afastar a alegação de abandono e especulação imobiliária, nesta fase”, disse o magistrado. “Registro, ainda, que restou demonstrada a posse injusta da Ré, uma vez que o esbulho teria ocorrido durante a madrugada, configurando a clandestinidade. No entanto, afasto, no momento, a caracterização de posse violenta, visto que perpetrada apenas contra à coisa”, complementou o juiz.

Na decisão deferindo a liminar, o juiz determinou a reintegração de posse, com prazo de 15 dias úteis para o MLB recorrer da decisão. Contudo, o magistrado deu prazo de 15 dias corridos para a desocupação voluntária, sob pena de cumprimento no modo forçado.

Ainda na decisão, o magistrado determina que o Município efetue o cadastro dos ocupantes e providencie a realocação, fornecendo aluguel social ou outra medida alternativa para efetivar o direito à moradia. Também foi determinado que o Estado seja oficiado para esclarecer se há acordo sobre projeto de construção de casas para a os invasores do terreno privado.


Tribuna do Norte 


GOVERNO DO RN VAI AVALIAR IMPACTO DE REAJUSTE DO PISO DOS PROFESSORES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Oficializado desde o último dia 31 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC), o reajuste salarial dos professores da rede estadual segue sem definição de implantação no Rio Grande do Norte. Procurada nesta segunda-feira (5) para tratar sobre o tema, a Secretaria de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) disse que a decisão do MEC ainda será analisada pelo Governo do Estado. A pasta, no entanto, não deu nenhum detalhe de como e quando será feito o pagamento. A mais recente atualização, que foi ampliada de R$ 4.420,55, valor vigente em 2023, para R$ 4.580,57 em 2024, chega em um momento em que o Executivo estadual ainda finaliza o pagamento do retroativo de 2022.


De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN) fornecidas à TRIBUNA DO NORTE na semana passada, um acordo firmado entre o Governo e a categoria parcelou os valores referentes a 2022 em 14 vezes – até o próximo mês de abril. Somente após isso é que será iniciado o pagamento do retroativo de 2023, dividido em oito vezes (de maio a dezembro deste ano). O Sinte disse, na última quinta-feira (1º) que aguardava uma reunião com a equipe da governadora Fátima Bezerra para tratar da questão.


A expectativa era de que o tema fosse incluído já na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa (ALRN), que ocorreu nesta segunda-feira. Conforme definido pelo Governo Federal, o reajuste (de 3,62%), não é automático. Após a divulgação oficial, estados e municípios precisam normatizar o piso por meio de portaria própria. Por causa disso, o Sinte aguarda que uma proposta seja encaminhada à ALRN para que as discussões em torno da implantação aconteçam. O assunto, contudo, não foi citado pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante mensagem de abertura dos trabalhos legislativos.


Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação encaminhou uma nota, emitida na sexta-feira (2), sobre o reajuste. No texto, a pasta informa que “o valor do novo piso do magistério será analisado pela equipe econômica do Governo do Estado”. Segundo a SEEC, “isso permitirá a realização do estudo de seu impacto no orçamento estadual. Essas tratativas serão realizadas nos próximos dias. A pasta reafirma que o diálogo segue aberto com o sindicato dos professores demonstrando seu respeito com a categoria”.


A Secretaria disse que não há uma data específica para as tratativas. O reajuste de 2024 foi classificado pelo Sinte/RN, como o menor da história, que avaliou não ver ganho real para a categoria. “Este é o menor índice na história e não corresponde a uma valorização do magistério”, disse Erlon Araújo, que integra a direção do Sindicato. Em 2022, a atualização do piso salarial dos professores pelo MEC foi de 33,24%. No ano passado, o índice ficou em 14,95%.

Números

R$ 4.580 é o valor do novo piso salarial, após aumento concedido pelo MEC

3,62% é a porcentagem de aumento do piso dos professores

8 foi o número de parcelas através das quais será pago o piso dos professores de 2023 no RN.


Fonte: Tribuna do Norte 


OPOSIÇÃO CRITICA RETROVISOR DO GOVERNO DO ESTADO NO RN NO PASSADO

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 A Assembleia Legislativa abriu os trabalhos com a leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT), a sexta desde que assumiu o Executivo em 2019. A expectativa dos deputados, de oposição e situação, é quanto o cumprimento das metas apontadas pela chefe do Executivo.


Para o presidente da Assembleia, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), o ato “marca a harmonia que existe entre todos os poderes” no Estado. Segundo o parlamentar, o trabalho em “sintonia” do Executivo, Legislativo e Judiciário “é de suma importância para a sociedade, porque todos querem o melhor para o RN”.


A governadora disse que “2023 foi um ano desafiador” por conta dos os ataques criminosos e as dificuldades financeiras. “Apesar disso, o Governo do Estado tem empreendido todos os esforços para cumprir suas obrigações, a exemplo das folhas salariais que mantivemos pagando dedicadamente dentro do mês trabalhado, e da aplicação recorde em educação e saúde que tivemos no ano de 2023, provando que temos cada vez mais avançado na melhor gestão dos recursos públicos”, disse Fátima.


Para o deputado Nelter Queiroz (PSDB) essa foi “a sexta mensagem da governadora Fátima Bezerra que ouvimos e realmente, infelizmente, agora com o diferencial, é a segunda com o governo federal ao lado dela, e vejo que as coisas não avançaram, particularmente em nada”.


Em resumo, Nelter Queiroz disse que “a gente vai ter que continuar sonhando, e se sonhando, sem colocar em prática e resolver os problemas de infraestrutura, da saúde, de tudo, que, infelizmente, o Estado realmente continua, na minha opinião, falido. Essa é a realidade que a população está vendo, e nós estamos vendo também”.


O deputado Luiz Eduardo (SDD) achou muito frustrante a mensagem da Governadora. Incrível que uma gestora que já está no sexto ano de governo continue colocando a culpa do seu fracasso no Governo Federal anterior e em governos estaduais passados“. “Fátima foi eleita para resolver os problemas do Estado, já está há cinco anos no Governo e continua com a narrativa de olhar pelo retrovisor”, criticou L. Eduardo.


Já o deputado Tomba Farias (PSDB) afirmou que “está muito preocupado”, porque a governadora do Estado esteve outras vezes lendo as mensagens anuais, “e tudo o que foi dito aqui não está cumprindo”.


Primeiro, exemplificou Tomba Farias, “colocou-se R$ 15 milhões para tapar buraco, passou para 20, passou para 50 e não foi executado nada. As cirurgias relativas iam ser resolvidas e também não foram resolvidas”.
Farias acrescenta que fica preocupado, porque “o orçamento que a gente tem preparado para o governo do Estado, não é executado”.


Por exemplo, segundo Farias, esse ano pela primeira vez nós entregamos o orçamento, aprovado por unanimidade. Então não há o que ser discutido. O governo tem que se preparar para executar o orçamento”.


O deputado Coronel Azevedo (PL) criticou o fato de Fátima Bezerra ter entrado para o sexto ano de mandato, “e seguir falando em herança maldita, quinto ano do governo, desgoverno do PT no Grande, o Rio Grande do Norte tem alguma ação dela que seja eficaz? Infelizmente, de fato, colocou o Estado na pior posição da educação, na lanterninha da educação nacional. As estradas estão totalmente esburacadas. Ela faz mais um anúncio, mais um discurso. Ela repete as narrativas, as falácias de um governo que nunca executou nada”.


Líder do governo, o deputado Francisco do PT, avalia que a leitura da mensagem anual “é momento de prestação de contas de ações que estão concluídas ou em andamento em nosso Estado”. Em síntese, segundo Francisco do PT, a mensagem foi “reflexo deste novo momento das relações institucionais e republicanas entre nosso Estado e o governo do presidente Lula”.


O deputado George Soares (PV) achou que a mensagem governamental foi “muito contundente sobre a situação do estado, mas com muitas ações em prol da nossa população”.


Soares considerou “muito importante a parceria com o governo federal, onde as obras do PAC2 irão estruturar o nosso estado”. O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) opinou que a mensagem anual da governadora “!trouxe balanço positivo e expectativas de mais investimentos estruturantes”.


Para Fernandes, a mensagem “traz boas perspectivas, principalmente no que diz respeito ao programa de investimentos – o PEF – aonde um percentual vai estruturar nossas RNs, principalmente as que dão acesso às praias em atenção ao turismo, além de nos tranquilizar com relação ao PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, que gerava desconfiança aqui na Assembleia, mas que a governadora garantiu que recursos já estão assegurados para atuar no enfrentamento da crise hídrica, com a construção de adutoras”.


“Considero importante que essa casa legislativa se unifique nas votações dos grandes temas de interesse do estado, independente das posições políticas”, disse Fernandes.


O deputado Taveira Júnior (União Brasil) declarou que “todo o povo potiguar anseia por um ano de trabalho e de comprometimento da gestão estadual. Nosso mandato, inclusive, tem se colocado à disposição das pautas que promovam o crescimento do Rio Grande do Norte, a exemplo das obras do Novo PAC, anunciado pela governadora. Seguiremos fiscalizando e contribuindo. Esse é nosso papel”.


O deputado Neilton Diógenes (PP) disse que o seu mandato “estar a tento a todas as ações destacadas pela governadora”, em especial as obras hídricas e duplicação da BR-304 e melhorias das estradas estaduais.


“Gosto sempre de ser otimista e me dispor a ajudar da melhor forma possível para que o nosso Estado possa se desenvolver a cada dia. Entendo que existem m limitações financeiras, questões políticas que sempre estão em discussão, mas de um modo geral a minha motivação é de poder ajudar a buscar soluções, projetos que melhorem a vida dos potiguares”, concluiu.


A deputada Isolda Dantas (PT) destaca dois pontos muito importantes que a governadora trouxe: “a prioridade para o tema das estradas, está garantido e será iniciado, nos próximos meses, a recuperação da nossa malha viária das nossas RNs e a prioridade da prioridade, a duplicação da BR-304, que foi uma conquista da governadora junto ao presidente Lula”.

Fátima aposta em verba federal e parceria privada


 

Durante a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa, a governadora Fátima Bezerra (PT) apontou suas apostas para os três últimos anos de mandato, a partir de ações apoiadas pelo governo federal e até da iniciativa privada.


Primeiro, a governadora cita os investimento do Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, no qual o Governo do RN foi contemplado com R$ 45 bilhões duplicação da BR 304, conclusão da Reta Tabajara, a ser entregue até março e a federalização da rodovia 226, bem como conclusão da Transposição das águas do Rio São Francisco – Ramal do Apodi, que deverá ser entregue no segundo semestre de 2025 e Barragem Oiticica, que será entregue em julho; o Sistema Adutor do Seridó, também em processo avançado de construção; a Barragem do Agreste e Barragem Poço de Varas; a construção do novo Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia; a retomada das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida; os projetos da Infovia Potiguar; e o Porto-Indústria Verde.


Outro fato é a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), com R$ 1,6 bilhão a ser destinado ao Estado em quatro parcelas, cuja primeira já foi contratada ao Banco do Brasil, sendo que R$ 427 milhões serão aplicados na recuperação das estradas. A governadora destacou, ainda, que o Programa Governo Cidadão, no qual executou-se 100% das metas, já está acordado outro empréstimo de R$ 900 milhões com o Banco Mundial.


“Isso é particularmente importante, porque quando assumimos, no primeiro governo, encontramos o programa com graves problemas na sua execução e apenas 23% das metas cumpridas”, disse Fátima Bezerra.
Outro fato relevante para a modernização e o desenvolvimento sustentável do Estado, segundo a governadora, foi a aprovação na Assembleia da nova Lei de Parcerias Público Privadas (PPP), que traz segurança jurídica e possibilita atrair investimentos essenciais para impulsionar a economia do RN.


“A PPP da CAERN é a primeira com base no novo marco legal. A expectativa é a de atrair R$ 3,2 bilhões em investimentos. Isso levará a ampliação ou instalação de saneamento em 48 municípios potiguares”, informou.
Outro destaque é o incentivo ao desenvolvimento de novas fontes de energia limpa, além das já consolidadas no mercado, o hidrogênio verde, da amônia verde e da energia eólica offshore.


“Encaminhamos para esta Casa, no final do ano passado, o primeiro marco legal do país voltado para hidrogênio verde e para a indústria Verde. Essa nova lei irá trazer segurança técnica, jurídica, ambiental e econômica para o desenvolvimento dessa nova fonte energética em nosso território”.


Tribuna do Norte 


CINEGRAFISTA MORTO A TIROS EM MOSSORÓ FOI ASSASSINADO 'POR ENGANO', DIZ POLÍCIA CIVIL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O cinegrafista Carlos Romão Barbosa Filho, de 24 anos, morto a tiros na noite de domingo (4) foi assassinado por engano, segundo a Polícia Civil.

O delegado Caio Fabio, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que está à frente do caso, informou que a Polícia Civil recebeu denúncias anônimas sobre o autor do crime e foi até a casa da avó dele. O suspeito não estava no local, mas lá foi encontrada uma arma de fogo.

A Polícia seguiu em diligências e prendeu o suspeito na favela do Velho. Em depoimento, ele confessou o crime, mas alegou ter matado por engano.

"Ele confessou que matou, disse que a intenção realmente era matar um desafeto dele, mas que havia confundido o rapaz. Depois do crime ele começou a ver em reportagens que havia mesmo matado a pessoa errada e confirmou isso na delegacia", disse o delegado.

O suspeito também confirmou que a arma encontrada na casa da avó dele foi a utilizada no homicídio.

Segundo o delegado, as investigações continuam para identificar quem estava pilotando a moto.

O crime

O crime aconteceu no bairro Sumaré, em Mossoró, na noite de domingo. Carlos Romão Barbosa Filho, de 24 anos, conhecido como 'Jubileu', trabalhava como cinegrafista na TV Cidade Oeste.

De acordo com a Polícia Militar, Carlos Romão trafegava em uma moto com a namorada quando foi abordado por dois criminosos em outra moto. Eles anunciaram o assalto e roubaram dois celulares das vítimas.

"A namorada dele relatou que após pegar os celulares os criminosos mandaram Carlos tirar o capacete e o executaram", disse o delegado Teixeira Junior.

A TV Cidade Oeste e a Secretaria de Comunicação de Mossoró emitiram nota de pesar pela morte do cinegrafista.G1