PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



28 junho 2023

Por falta de informação pela acessória da câmara municipal de Itajá, Repórter Ismael Jefferson é pego de surpresa com informação de que estaria proibido de fazer filmagem de reportagem dentro do plenário secretario da casa diz que foi ordem do presidente

POR ISMAEL JEFFERSON

O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (28) de junho, enquanto estava acontecendo a sessão, o repórter Ismael jefferson, sempre tinha acesso a área do plenário aonde estão os vereadores, para fazer imagens de cortes para matérias em vídeos, sendo que os vídeos não entram com som ambiente e sim com a voz do repórter.

Ao exercer o serviço de filmagem, para a Tv ASSÚ Canal 200, o repórter foi pego de surpresa pelo secretário da casa com uma informação que para entrar para filmar tinha que falar com o presidente da casa para autorização.


Ismael Jefferson exerce o trabalho de reportagem dentro da casa do povo e nunca passou por isso, em gestões passadas, e agora esse protocolo.


ISMAEL JEFFERSON!


O porquê não pode entrar dentro da plenária para filmar?


SECRETÁRIO DA CASA!

Uma ordem foi dada pelo presidente, e que para entrar tem que pedir a autorização, de acordo com o secretário é proibido por lei e que a imprensa tem que sair pra fora, somente lá fora.

ISMAEL JEFFERSON!


Antes não existia esse protocolo, cerca de 10 anos que estou a frente da imprensa nunca fui pego de surpresa, e agora vem essa nova moda dentro de um local que é público.


O repórter disse ao secretário que não não há discussão.

Mais fica a pergunta?

O porquê a acessória de comunicação, não chegou avisar antes para a imprensa, e veio logo avisar quando o repórter estava dentro do local.

Ismael disse que para ele foi um constragemento na frente de todo mundo, e não esperava.

Se a lei existia a muito tempo, como disseram, o porquê não avisou antes, e veio logo agora?

O espaço está dado para explicação da câmara municipal.



Secretaria Municipal de Turismo participa do evento RN participativo 2024-2027 em Mossoró.

POR ISMAEL JEFFERSON

Na manhã de hoje (28/06), a Secretária de Turismo Umbelina Lopes e sua equipe participaram do evento RN participativo, intitulado como tema: Que RN você quer para os próximos 4 anos?

O RN participativo é uma etapa de participação social na elaboração do Plano Plurial (PPA) para o quadriênio 2024-2027. O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo do Estado, estando previsto na Constituição Estadual de 1989.
O evento aconteceu no Teatro Municipal de Mossoró e contou com uma diversidade de representações políticas, entidade públicas, Secretários de todo Estado do Rio Grande do Norte e Sociedade Civil.
A representação da Secretaria de Turismo é de suma importância para analisar o que o atual governo pretende desenvolver para o crescimento do Turismo do Rio Grande do Norte.


Fonte: Secretaria municipal de turismo 

Plano do governo lula gera desconforto e volkswagen suspende produção no brasil

POR ISMAEL JEFFERSON

Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (27), a paralisação na produção de seus veículos nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP), por “estagnação do mercado” automotivo.

A medida tomada pela montadora alemã se dá em contraste com os incentivos dados pelo governo federal para baratear vários veículos. Contraste, pois, apesar de quase 100% dos créditos fornecidos às fabricantes terem sido usados, ainda não há reflexo no número de carros licenciados.


Queda nas vendas

Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a média de automóveis vendidos até segunda-feira (19) é de 6.285 unidades;

O número inclui tanto veículos leves, como pesados;

Contudo, o valor indica retração de 20,4% quando comparado com o mesmo período de maio de 2023.

O que diz a Volkswagen sobre a paralisação

A fábrica de São José dos Pinhais (SP) produz o T-Cross;

A planta está com um turno em layoff desde 5 de junho;

A previsão de parada desse turno é de dois a cinco meses;

O outro turno iniciou paralisação nesta segunda-feira (26) e vaia té sexta-feira (30), em regime de banco de horas.

A unidade de Taubaté (SP) produz o Polo Track e o novo Polo;

Os dois turnos também estão paralisados nesta semana e também em regime de banco de horas.

Na fábrica em São Bernardo do Campo (SP) são fabricados o novo Virtus, novo Polo, Nivus e Saveiro;

Os funcionários de ambos os turnos da unidade estarão em férias coletivas de dez dias a partir de 10 de julho.

Segundo a Volkswagen, as ferramentas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo realizado entre Sindicato e funcionários da montadora alemã.



Com informações de Folha de S.Paulo

Mãe leva filho à delegacia após furto em escola do RN e homem confessa crime

POR ISMAEL JEFFERSON


Uma mãe levou o próprio filho - um homem de 22 anos - à delegacia de Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal, para que ele se apresentasse às autoridades policiais e confessasse um crime. O caso aconteceu nesta terça-feira (27), segundo a Polícia Civil.

De acordo com a corporação, o homem teria realizado um furto na Escola Estadual Nísia Floresta, na madrugada de terça, por volta das 2h45. Na ocasião, foram levados cinco tablets, um computador desktop e acessórios.

No registro do boletim de ocorrência, o comunicante informou à polícia que toda a ação criminosa foi capturada pelas câmeras de segurança, o que possibilitou o início das investigações.

Porém, ainda na terça, a mãe do suposto autor do furto procurou a delegacia e apresentou o filho, que se entregou e indicou onde estava o material furtado.

"Todos os materiais furtados da escola foram encontrados, a fim de serem restituídos à unidade escolar. Além disso, foi lavrado o procedimento cabível, com a oitiva de todos os envolvidos", informou a Polícia Civil.

O caso é conduzido pela 25ª Delegacia de Nísia Floresta.

G1/RN

Força-tarefa prende suspeito de integrar facção criminosa com atuação no tráfico de drogas no RN

POR ISMAEL JEFFERSON

A Força-Tarefa do Ministério da Justiça prendeu na manhã desta terça-feira (27), em Natal, um homem de 31 anos suspeito de atuar em uma facção criminosa envolvida no tráfico de drogas e outros crimes, como roubos e homicídios, no Rio Grande do Norte.

O suspeito estava foragido desde o dia 17 de março deste ano, quando foi deflagrada a Operação Normandia. Contra ele, havia sido expedido um mandado de prisão preventiva.

Ao todo, a Operação Normandia prendeu 26 suspeitos, entre os quais estão um dos líderes dessa facção, apontado como responsável por ordenar os ataques criminosos a prédios públicos, comércio e veículos em Natal e diversos municípios do interior potiguar em março deste ano.

A força-tarefa do Ministério da Justiça é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed). O objetivo é enfrentar o crime organizado.


G1/RN

Idema aponta 40 pontos que travam licenciamento da obra de engorda da praia de Ponta Negra

POR ISMAEL JEFFERSON


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que emitiu nesta terça-feira (27) uma solicitação de informações dos estudos ambientais apresentados pela Prefeitura do Natal referente as obras de Engorda e Drenagem da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal . O município tem 30 dias para responder 40 questionamentos.

Em coletiva de imprensa, o Instituto apresentou esclarecimentos sobre a emissão da Solicitação de Providências do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

A diretoria do órgão ambiental indicou quais as principais lacunas dos estudos ambientais, que impedem a emissão da Licença Prévia, e as possíveis consequências socioambientais da implantação da obra.

Segundo o Idema, dos 40 pontos contidos no documento, 17 já haviam sido requeridos à Prefeitura, por meio de Termo de Referência, emitido em 04 de julho de 2018. No dia 11 de julho deste ano, o termo foi apresentado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte.

No documento, há solicitação de informações essenciais sobre os impactos da fauna marinha e terrestre; as consequências nas praias adjacentes; na recreação e banho na enseada de Ponta Negra; na atividade de pesca artesanal; na concepção dos projetos de engenharia, como o sistema de drenagem de águas pluviais, além dos impactos positivos e negativos com a implantação da engorda, em relação ao Morro do Careca e a Via Costeira.

”Estamos falando de uma obra que pode gerar inúmeras consequências a longo prazo, por isso nosso cuidado. O Idema não tem condições de emitir uma licença quando não há informações essenciais para isso”, afirmou Leon Aguiar, diretor-geral do Instituto.

Com a emissão da Solicitação de Providências, a Prefeitura do Natal tem 30 dias para se pronunciar sobre os questionamentos. Após isso, o documento retorna ao Idema para formulação do parecer técnico.

Procurado pela reportagem da Inter TV Cabugi, Thiago Mesquita, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), disse que recebeu o documento, mas que só vai se pronunciar após realizar uma leitura completa do arquivo.

Fonte: G1/RN


ITAJÁ/RN: Tradicional Arraiá dos Belecos já tem atrações confirmadas evento acontecerá dia (01) de Julho de 2023

POR ISMAEL JEFFERSON