PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



10 janeiro 2024

MORADOR DE RUA É MORTO COM TRÊS TIROS NA CABEÇA NO BAIRRO AEROPORTO II EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Fábio Rodrigues de Andrade, o “Bodinho” de 41 anos, em situação de rua, foi encontrado morto, na tarde desta quarta feira 10 de janeiro de 2024, dentro de uma casa abandonada na Rua Jaime Jener de Aquino no Bairro Aeroporto II, ao lado do supermercado Queiroz.

A vítima foi morta com três tiros de pistola e segundo a perícia, o crime aconteceu durante a madrugada desta quarta feira. Fábio que vivia em situação de rua, estava dormindo em uma cama quando foi alvejado.

A delegada da DHPP Crhistiane Magalhães informou que a vítima tinha passagens pelo sistema prisional, por crimes.de.Maria da Penha e furto

A motivação do crime e sua autoria serão investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo foi recolhido após a perícia e encaminhado para exames no IML.


Com informações Fim da linha 


HOMEM É EXECUTADO COM MAIS DE 15 TIROS DE PISTOLA 9MM DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA EM UPANEMA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um crime com características de execução foi registrado na madrugada desta quarta feira 10 de janeiro de 2024, na cidade de Upanema, a 48 km de Mossoró, na região Oeste Potiguar.

A vítima, Raimundo Cristino da Silva, 62 anos, foi executado com cerca de 17 tiros de pistola 9mm, enaqunto dormia em sua casa com a família, na Rua Cândido Martins, Bairro Ladeira do Sol

De acordo com a Polícia Militar, um homem sozinho arrombou a porta da casa, por volta de 01h00min, invadiu o imóvel e executou Raimundo Cristino, sem que o mesmo tivesse qualquer chance de defesa.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil informou que a vítima tinha condenação por estupro de vulnerável, mas ainda é cedo para afirmar que haja ligação com o crime praticado por ele.

Após a perícia, o corpo de Raimundo Cristino da Silva, foi recolhido para exames no IML da unidade do Itep de Mossoró. A Polícia Civil de Upanema vai investigar o caso. 


Com informações Fim da linha 


SUSPEITO DE ORDENAR ATAQUE A TIROS QUE TERMINOU COM MORTE DE CRIANÇA DE 10 ANOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem suspeito de ordenar um ataque a tiros que culminou com a morte de uma criança de 10 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (10) no município de Jardim de Piranhas, na Região Seridó do Rio Grande do Norte. O nome do suspeito não foi divulgado.

O crime aconteceu no ano de 2018 também em Jardim de Piranhas. O menino estava em um carro e foi baleado na cabeça.

Segundo a Polícia Civil, a intenção dos criminosos era atingir o outro ocupante do carro, que sobreviveu.

"O homem era chefe de uma célula de uma organização criminosa de uma cidade e havia 'decretado', como se diz na linguagem da facção, um indivíduo pertencente a uma facção rival", explicou o delegado Francisco Eudo, da Delegacia de Jardim do Seridó.

"Outros membros da facção, então, visando cumprir o decreto determinado pelo chefe, atentaram contra a vida de um sujeito que estava a bordo do veículo, mas acabaram por vitimar o sobrinho desse homem".

Contra o suspeito, havia um mandado de prisão, que foi cumprido por policiais civis da delegacia da cidade com o apoio da Polícia Militar.

O crime

A vítima do crime foi Junior Cesar Vale da Costa, de 10 anos, que viajava em um carro conduzido pelo primo, com destino à Paraíba. Quando estavam na RN-288, o veículo foi interceptado por um outro, de onde surgiram disparos de arma de fogo.

O motorista sofreu disparo no braço, perdeu o controle do veículo e capotou. Ele foi socorrido e levado ao hospital da cidade e, após atendimento, liberado. Junior morreu na hora.

A investigação, segundo a Polícia Civil, apontou que o suspeito chefiava uma facção criminosa e que foi o mandante do ataque a tiros que teria outro alvo, mas acabou atingindo o menino.

Em um terceiro veículo, viajava o pai da criança que trabalha com venda de automóveis e entregaria um carro no estado da Paraíba.


Com informações g1


MARINHA ABRE INSCRIÇÕES PARA SERVIÇO MILITAR TEMPORÁRIO COM 81 VAGAS EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Marinha do Brasil divulgou nesta quarta-feira (10) a abertura de inscrições para o processo seletivo do serviço militar temporário com 81 vagas para NatalAs inscrições se encerram no dia 19 de janeiro.

Podem se inscrever pessoas que tenham entre 18 e 41 anos de idade completados no 9 de setembro de 2024, data da incorporação.

As vagas são para ensinos médio e fundamental nas áreas de saúde, industrial, apoio e administrativa (veja oferta completa mais abaixo).

As inscrições custam R$ 65 e são feitas através do site da Marinha do Brasil.O processo quer captar voluntários para as fileiras militares como Praças da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2).

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial com um ano de duração e será prestado na forma de Estágio de Aprendizagem Técnica (EAT) ou Estágio Técnico para Praças (ETP).

Os voluntários aprovados nos testes aplicados na 1ª fase do EAT e na 1ª fase do ETP serão promovidos a Marinheiro-Especializado (MNE-RM2) e a Cabo (CB-RM2), respectivamente.

Vagas

Área de saúde

  • Enfermagem - 20 vagas
  • Farmácia - 3 vagas
  • Higiene Dental - 1 vaga
  • Prótese dentária - 1 vaga

Área industrial

  • Edificações - 5 vagas
  • Eletrônica - 6 vagas
  • Telecomunicações - 1 vaga
  • Eletrotécnica - 11 vagas
  • Marcenaria - 3 vagas
  • Mecânica - 6 vagas
  • Metalurgia - 5 vagas
  • Motores - 7 vagas

Área de apoio

  • Administração - 2 vagas
  • Processamento de dados - 2 vagas

Área administrativa

  • Arrumador - 2 vagas
  • Cozinheiro - 2 vagas
  • Motorista de viaturas administrativas - 4 vagas

 

 

Com informações g1


INSEGURANÇA: BANDIDOS RENDEM VIGILANTES E CAMINHONEIROS E ROUBAM USINA DE CASTANHA EM MOSSORÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Bandidos renderam dois vigilantes e três caminhoneiros e roubaram uma usina de beneficiamento de castanhas na noite desta terça-feira (9) às margens da BR-304 em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, o criminosos levaram os fios de cobre da empresa. Os suspeitos chegaram durante a noite e renderam, inicialmente, os dois vigilantes do local, que foram colocados em uma sala fechada.

Em seguida, três caminhoneiros que chegavam à usina também foram rendidos e levados à mesma sala. As vítimas informaram à PM que havia pelo menos cinco criminosos na ação.

Os bandidos, então, entraram com um veículo na empresa e roubaram os fios de cobre. Os funcionários disseram aos policiais que os criminosos não levaram os celulares pessoais.

 

Os reféns conseguiram sair da sala por volta das 1h. O crime será investigado pela Polícia Civil.

As usinas de beneficiamento fazem descascamento ou corte automático da castanha, tiram excesso de matéria orgânica, partículas de solo, folhagens e auxiliam na identificação de castanhas. G1


OPOSIÇÃO DE ASSÚ PODERÁ TER CHAPA SÓ COM MULHERES PARA DISPUTAR A PREFEITURA EM 2024

REDAÇÃO ITAJÁ TV

POR SAULO SPINELLY - AGORA RN

 

 

Duas mulheres são as pré-candidatas que podem compor a chapa da oposição nas eleições deste ano em Assú. A maior liderança de oposição da cidade, o ex-prefeito Ivan Júnior, acha que é a vez da mulher e aposta na popularidade de sua esposa, Dra. Vanessa Lopes, para o pleito de outubro. Vanessa saiu fortalecida da última eleição. No primeiro teste eleitoral, obteve 23.233 votos para deputada federal. A ex-primeira-dama é o nome para ser candidata do grupo de Ivan a prefeita. A chapa poderá ser formada com a atual vice-prefeita, a dissidente Fabielle Bezerra (PP), que rompeu com grupo dos Soares.
A chapa feminina, caso formada, se propõe a derrotar o candidato do prefeito Gustavo Soares e do deputado George Soares, Lula (Luís Eduardo Soares), primo deles. Fabielle e Dra Vanessa já vêm caminhando juntas em eventos na cidade. Essa é considerada uma candidatura muito forte.
O nó está em quem seria a cabeça da chapa. Fabielle vem, desde o rompimento com o prefeito Gustavo, trabalhando sua imagem eleitoralmente pra ser candidata na cabeça. Já Ivan Junior, ex-prefeito, quer porque quer a esposa. Alguém terá que abrir mão. Isso pode dificultar a união dos nomes e facilitar para a chapa governista. A torcida do prefeito Gustavo é para que elas não cheguem a um acordo.
A cidade, que fará neste ano 179 anos de emancipação política, nunca teve uma mulher prefeita. Será se chegou a hora de quebrar esse paradigma ? Com a palavra, os assuenses.


ASSÚ PAROU PARA VER JOÃO MAIA DA ADEUS A GEORGE E CORRE PARA O ABRAÇO DA OPOSIÇÃO

REDAÇÃO ITAJÁ TV



Desde 2010 que os deputados João Maia e George Soares faziam dobradinhas em Assú e na região do Vale do Açu. Esse entendimento político acabou. Ontem, o presidente estadual do PP, João Maia, recebeu em sua residência na capital o maior adversário da família Soares, o ex-prefeito Ivan Júnior (União Brasil). A vice-prefeita Fabielle Bezerra, rompida com o prefeito Gustavo Soares, anunciou filiação ao PP.
Fabielle é o nome que João Maia quer para concorrer à Prefeita de Assú. Em 2020, a eleição mais apertada no Rio Grande do Norte foi em Assú: Gustavo e Fabielle juntos tiveram 49,12%, contra 49,11% de Ivan Júnior. Uma maioria de cinco votos. A soma de brancos, nulos e abstenções foi de 7.913, ou 18,77% dos aptos a votar. O grupo governista que administra por oito anos a capital do Vale culpa as abstenções. Neste ano, George Soares, líder do grupo, lançou o primo Lula Soares, filho do ex-prefeito Lorinaldo Soares, irmão do ex-deputado e ex-prefeito Ronaldo Soares. Ivan tenta colocar a esposa, Dra. Vanessa Lopes (União Brasil), como cabeça de chapa, mas João Maia quer mesmo Fabielle como prefeita.

Agora/RN


ITAJÁ REGISTROU CHUVA ACIMA DA MÉDIA NO DIA 01 DE JANEIRO DEIXANDO AGRICULTORES ANIMADOS!

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O inicio do ano de 2024, trouxe boa chuva para o município de Itajá, de acordo com a empresa de pesquisa e  agropecuária do rio grande do norte, EMPARN, o pluviômetro da emater que fica localizado na rua José Alexandre Lopes no Bairro São Manoel, registrou 40 milímetros considerado uma boa chuva.


GOVERNO DO ESTADO ENTREGA SEMENTES AOS 350 AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ITAJÁ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O governo do estado do rio grande do norte, através da secretaria estadual de agricultura, em parceira com a EMATER e o poder público do município de Itajá, ofertou cerca de 350 agricultores com a entrega de sementes, pelo programa de banco de sementes.

 

O ano de 2024, iniciou com uma boa pespectiva de um bom inverno para os agricultores, que esse ano vai plantar, ter uma boa colheita durante o ano.

 

Foram entregues, milho, feijão, sorgo, para os agricultores, que são cadastrados pelos bancos de sementes.


VEJA QUAIS COMUNIDADES!


Acauã de baixo

Sítio caiçarinha

Sítio são francisco

Sítio saco

Sítio Rio do meio

Sítio Caraú


Os bancos mencionados, compoem, agricultores cadastrados, e os não cadastrados são beneficiados também.


MOSSORÓ PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 50 VAGAS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA E SALÁRIOS INICIAIS DE ATÉ 4,2 MIL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Prefeitura de Mossoró publicou nesta terça-feira (9) um edital de concurso público com 50 vagas em cargos de níveis médio e superior na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Os salários iniciais variam de R$ 1.527,88 a R$ 4.211,17.

Ainda de acordo com o documento, também são ofertadas 250 vagas para cadastro de reserva. O edital está disponível no Diário Oficial de Mossoró (DOM), a partir da página 3 (veja aqui).

As vagas estão distribuídas para os cargos de agente administrativo (3), cuidador social (9), educador social (12), assistente social (12), psicólogo (10), técnico de nível superior (2) e técnico de nível médio (2).

 

Segundo o edital, as inscrições serão abertas às 14h desta quarta-feira (10), seguindo até o dia 15 de fevereiro, no site do Idecan. A taxa de inscrição para os cargos de nível médio é de R$ 100. Para os cargos de nível superior, é de R$ 130,00.

As provas objetivas e subjetivas serão aplicadas no dia 31 de março. Há reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e autodeclaradas negras.

Isenção de taxa

Segundo a prefeitura, há isenção na taxa de inscrição para candidatos inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), observada a renda familiar per capita, mensal, no valor inferior ou igual a meio salário-mínimo.

Doadores de sangue, de órgãos, de medula óssea e os participantes que tenham contribuído nas três últimas eleições na função de mesário também serão isentos do pagamento da taxa.

Este é o primeiro concurso para a Assistência Social após a sanção, em outubro de 2023, do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR) da categoria.

Concurso para a Saúde

Seguem abertas também as inscrições para o concurso público da área da Saúde, no município. São 330 vagas ofertadas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os candidatos podem se inscrever até o dia 5 de fevereiro, pelo site do Idecan.

 

A Prefeitura de Mossoró ainda anunciou lançamento de concursos para a Procuradoria-Geral do Município, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Educação.


MAIS DE 300 TRANSPLANTES SÃO FEITOS NO RIO GRANDE DO NORTE EM 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, órgão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), fechou o ano de 2023 com 320 transplantes realizados em hospitais do estado. Dos cinco tipos de procedimentos feitos no RN, o de córnea foi o líder do ranking, com 144 transplantes ao longo dos 12 meses.

Além desses, foram feitos 50 transplantes de rins, dois de pele e quatro de coração - este que foi o dobro de procedimentos do ano anterior, o que fez com que a lista de espera fosse zerada.

Outra lista que praticamente foi zerada ao longo de 2023 foi a de medula óssea, com 120 transplantes.

“Tivemos uma redução na taxa de transplantes de medula óssea, que foram 160 em 2022, justamente porque praticamente zeramos a fila. Encerramos o ano com apenas cinco pacientes em lista, ou seja, dá para considerar que estamos zerados”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

Doação de órgãos

O RN é o 5º estado do Nordeste que mais faz doações de órgãos. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.

A Sesap regula a captação de órgãos, prioritariamente, em duas unidades da rede estadual: no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.

 


POLICIAIS DESCOBREM BURACO NO TETO DA CELA NA PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ E IMPEDEM PLANO DE FULGA DE PRESOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais penais descobriram um buraco no teto de uma sala e impediram os presos de continuarem os preparativos para uma possível fuga da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, na última segunda-feira (8).

As informações foram divulgadas pelo sindicato dos policiais e confirmadas ao g1 pela Secretaria de Administração Penitenciária nesta quarta-feira (10).

Segundo o sindicato dos policiais penais, os servidores identificaram uma ação suspeita dos apenados e conseguiram encontrar um buraco no teto, em uma cela no Pavilhão 1.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o caso aconteceu por volta das 23h da última segunda-feira (8). Policiais penais perceberam uma movimentação estranha, entraram na cela e descobriram que os presos estavam "em atos preparatórios para uma fuga", cavando um buraco no teto.

Ainda de acordo com a Seap, os presos usavam um pedaço de ferro retirado de uma cama da cela para cavar o teto.

Ainda segundo a secretaria, os presidiários foram isolados, um procedimento disciplinar foi instaurado e o caso foi comunicado à Justiça.

“A experiência e a atenção constante da categoria permitiram identificar a ação de fuga antes que ela fosse concretizada. Felizmente, o plano foi frustrado e os apenados não conseguiram fugir", disse a presidente do sindicato dos policiais, Vilma Batista.

Alcaçuz

A penitenciária de Alcaçuz é o maior presídio do Rio Grande do Norte e se tornou conhecido internacionalmente em 2017, quando uma guerra campal entre integrantes de facções criminosas rivais presos na unidade resultou em uma chacina que vitimou 27 internos.

Em 2022, três presos conseguiram escapar de uma cela da penitenciária, mas foram detidos pelos policiais penais após serem flagrados pelas câmeras de monitoramento nos corredores do pavilhão 4 da unidade.

A última fuga registrada no sistema prisional do estado ocorreu em 2021.


SERVIDOR É PRESO SUSPEITO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA MÃE DE PACIENTE EM HOSPITAL PÚBLICO DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um técnico em radiologia que trabalha no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, foi preso na tarde desta terça-feira (9) suspeito de importunação sexual contra uma paciente da unidade de saúde. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil.

Segundo a polícia, por volta das 16h30 uma mulher acusou o homem de ter se esfregado nela durante a realização de um exame no filho dela.

 

Uma segunda vítima afirmou à primeira que o homem fez a mesma coisa com ela pela manhã e, por isso, ambas decidiram chamar a polícia. 

 

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) informou que o homem foi preso em flagrante pela importunação que aconteceu durante a tarde. Em relação à importunação com a vítima da manhã um inquérito vai ser instaurado pela delegacia.

 

Ainda de acordo com polícia, o servidor público atua há mais de 15 anos no hospital. Ele negou as importunações, mas ficou preso e deverá passar por uma audiência de custódia.

 

Em nota, a direção do Hospital Maria Alice Fernandes afirmou que acolheu a denunciante que procurou o serviço social da unidade e auxiliou a mulher no acionamento da autoridade policial.

 

"Todos os esclarecimentos necessários ao andamento do caso serão dados por parte do hospital, assim como paralelamente será aberto um processo administrativo de apuração do caso", informou.



GOVERNO DO RN ASSINA EMPRÉSTIMO DE R$ 427 MILHÕES PARA OBRAS EM RODOVIAS ESTADUAIS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O governo do Rio Grande do Norte assinou nesta terça-feira (9) um empréstimo, com o Banco do Brasil, de R$ 427 milhões, valor que será utilizado, segundo o Poder Executivo Estadual, para recuperar as rodovias no RN.

O contrato foi assinado em Brasília, ao lado do presidente Lula, e é a primeira operação de crédito liberada para o RN no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), anunciado em junho do ano passado. Em 29 de junho, o RN anunciou a adesão ao PEF.

Com a liberação do valor, o governo do RN anunciou que vai lançar os primeiros editais de licitação nos próximos dias. As datas, no entanto, não foram especificadas.

"Esses recursos vão ser fundamentais para melhoria da infraestrutura rodoviária potiguar. Com o início das obras, nós teremos a geração de emprego e renda para a população”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

A proposta de adesão ao plano do governo do RN passou por análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Economia. Em setembro do ano passado, o estado recebeu a autorização para contrair créditos. A primeira operação é a assinada nesta terça.


A adesão permite contratar operação de crédito com garantia da União, cujas parcelas são liberadas à medida que o ente atenda a metas e compromissos pactuados no Plano, como ampla transparência dos dados fiscais e a implementação de medidas fiscais que contribuem para o equilíbrio das contas públicas.

 

Ao aderir ao PEF, o estado tem a previsão de conseguir operações de crédito na casa de R$ 1,6 bilhão até 2026.