PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



22 janeiro 2024

URGENTE: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-304 EM ITAJÁ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um acidente na BR-304, foi registrado por volta das 20:15min, nas proximidades do maracajá na zona rural de Itajá.

De acordo com informação  um caminhão de lenha, veículo tipo Chevrolet, que estava sendo conduzido por um motorista não identificado, que se evadiu do local teve sua carga tombada, por motivo de um encho direito, que se torou e o pneu saiu do lugar mais de acordo com informações, um homem identificado por Raimundo  Bernardo da Silva, natural de Santana só Matos, conhecido por Raimundo de Têteta, estava vindo em cima da carga quando ao virar o mesmo morreu na hora.



A guarnição da polícia militar do município de Itajá, está no local para fazer os procedimentos de isolamento, já uma equipe da polícia rodoviária federal está no local, aguardando a equipe do instituto científico de perícia Itep, que fará a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.










 



HOMEM É MORTO A TIROS ENQUANTO ALIMENTAVA ANIMAIS NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV



Um homem foi assassinado a tiros em Santo Antônio, no Agreste Potiguar, nesse domingo (21). A vítima foi identificada como Edson Peixoto, de 41 anos. O crime aconteceu no quintal da casa dele.

Segundo a polícia, o homem foi atingido por pelo menos oito tiros efetuados por apenas um suspeito. A companheira da vítima relatou que não sabe o que pode ter motivado o crime.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. A Polícia Civil deve investigar o assassinato. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).




MULHER É MORTA A PAULADAS EM SÃO TOMÉ; COMPANHEIRO É O PRINCIPAL SUSPEITO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma mulher, identificada como Joseneide, foi morta a pauladas no Sítio Riacho Verde, na zona rural do município de São Tomé. O crime aconteceu na noite desse domingo (21). O principal suspeito pelo crime é o companheiro da vítima.

De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada, populares relataram que a vítima recebia ameaças constantes por parte do suspeito, que seria o marido dela. Após o crime, o homem fugiu e ainda não foi localizado.

A PM isolou o local do crime. A Polícia Civil deve investigar o caso. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).


Portal da Tropical 




HOMEM É PRESO POR FALSIDADE IDEOLÓGICA E CORRUPÇÃO ATIVA NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó, em colaboração com a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó), efetuaram a prisão em flagrante de um homem de 34 anos, sob acusações de falsidade ideológica e corrupção ativa, na cidade de Carnaúba dos Dantas, interior do Rio Grande do Norte na última sexta-feira (19).

As investigações revelaram que o suspeito, sem o conhecimento ou consentimento da vítima, obteve dados pessoais, realizando cadastros em estabelecimentos comerciais em âmbito nacional. Além disso, efetuou compras e solicitou cartões de crédito em diversas fornecedoras, utilizando-se dos dados obtidos de maneira ilícita.

No momento da detenção, o infrator foi encontrado em posse de uma correspondência enviada à residência dele, em nome de uma das vítimas, inclusive assinando a correspondência como se fosse a pessoa.

O caso permanece sob investigação da Polícia Civil para identificar possíveis cúmplices e esclarecer o alcance das ações do indivíduo detido.


Portal da Tropical 




NOVA SUBVARIANTE DA COVID-19 É IDENTIFICADA EM MATO GROSSO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta. 

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas. 

Desse total, três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.  

“No entanto, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.” 

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença. 

Além do Brasil, a subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido. 

 

Agência Brasil 




SOBE PARA CINCO O NÚMERO DE BANHISTAS ATACADOS POR PIRANHAS EM RIO DO RN; NO FIM DE SEMANA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Pelo menos cinco pessoas foram vítimas de ataques de piranhas no rio Açu no último fim de semana. Os incidentes ocorreram na área conhecida como "prainha" no distrito de Porto do Carão, aproximadamente 8 km do centro da cidade de Pendências, localizada no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Ezequias Florêncio, quatro vítimas já foram identificadas, enquanto o quinto caso está sendo investigado. Os ataques, que resultaram em lesões nos dedos das mãos e dos pés dos banhistas, levantaram preocupações sobre a segurança nas áreas de banho.

Dois ataques ocorreram no sábado (20), levando a prefeitura a emitir um alerta à população para evitar a área do rio. No entanto, novos casos foram registrados no domingo (21). 

Florêncio enfatizou que a prefeitura agiu prontamente para diminuir os riscos, instalando placas indicativas nas áreas propensas a ataques de piranhas. "Nós já tomamos todas as medidas. Sinalizamos as áreas com placas indicativas, dizendo que aquela área está sujeita a ataques de piranhas", afirmou.

O secretário destacou que, em 2023, o município registrou 18 casos semelhantes em pelo menos duas áreas de banho. Ele atribuiu esses incidentes a um possível desequilíbrio ambiental no rio Açu, que, embora sempre tenha sido conhecido por abrigar piranhas, agora parece apresentar um aumento na agressividade desses peixes.

A gestão municipal planeja realizar uma reunião para definir novas medidas de precaução e segurança, visando proteger os frequentadores das áreas de banho. O comunicado oficial da prefeitura, veiculada nas redes sociais, reforçou a orientação aos moradores e visitantes para evitarem a região do rio afetada.


Portal da tropical 




TURISMO: ITAJÁ VAI SER PALCO PARA A MARATONA DE TRAVESSIA NAS ÁGUAS DO MAIOR RESERVATÓRIO DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

No ultimo Domingo (21/01), a Secretaria Municipal de Turismo Umbelina Lopes, o Secretário de Esporte Aucilandio Rodrigues e equipe, receberam a visita do Professor de Economia Mairton França da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró), e seus alunos. O objetivo da visita foi conhecer os pontos mais adequados da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, para realização de um circuito de travessias (maratonas aquáticas) considerando não apenas a competição, mas principalmente a segurança dos participantes.

O Professor de Economia da UERN, Mairton França, contribuiu com uma perspectiva única, avaliando não apenas o potencial esportivo da iniciativa, mas também os possíveis impactos econômicos positivos para a região.

A Secretaria de turismo Umbelina Lopes falou que, é de suma importância a parceria Prefeitura e UERN, pois juntos realizaram a I Maratona Aquática na Barragem de Itajá, este evento proporcionar impulsionar o esporte e turismo da cidade, gerando mais economia e renda no comercio local.
Ao final da visita, a equipe saiu da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves com um plano sólido e otimista para a criação do circuito de travessias que será realizado em várias cidades do Rio Grande do Norte.

A união de diferentes setores, como turismo, esporte, educação e economia, prometeu não apenas uma competição emocionante e saudável, mas também um evento que poderá beneficiar a comunidade local, promovendo o desenvolvimento sustentável.


VEREADORA LUCIANA MELO TRÁS CURSOS PROFISSIONALIZANTE TOTALMENTE GRÁTIS.



Pela terceira vez a vereadora Luciana Melo trás cursos profissionalizantes totalmente GRÁTIS para os jovens de Itajá. Esse Projeto vem sendo um sucesso, onde mais 100 jovens fizeram os cursos e muitos deles já ingressaram no mercado de trabalho. Dessa vez os cursos ofertados são: Assistente administrativo, operador de caixa, primeiros socorros e atendente de farmácia. Os cursos terão início dia 27/01 (sábado) na Câmara Municipal e as inscrições estão abertas pelo whatsapp: (84) 99113-5832.

Parabéns a vereadora pela sua dedicação, trabalho e compromisso. 

TRAGÉDIA: TRÊS JOVENS MORRE EM ACIDENTE DE CARRO NA DIVISA DE SÃO MIGUEL COM O CEARÁ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Três mulheres morreram em um acidente na noite deste domingo, 21, na estrada que conecta São Miguel, no Rio Grande do Norte a Pereiro, Ceará.

Por volta das 22 horas, um veículo do tipo Gol, ocupado por três jovens e a condutora, em circunstâncias ainda não esclarecidas, perdeu o controle, subindo um barranco e capotando de maneira violenta.

As três jovens não sobreviveram aos ferimentos. Duas delas faleceram no local do acidente, enquanto a terceira foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu a caminho do hospital.




CRIMINOSO EXECUTA HOMEM COM 17 TIROS NA ZONA NORTE DE NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem foi executado a tiros durante o fim da noite de domingo (21) no bairro do Potengi, localizado na zona Norte de Natal. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima (não identificada até a publicação desta matéria) foi atingida com pelo menos 17 tiros.

Ainda conforme as informações da PM, o caso ocorreu por volta das 22h28, na rua Serra Negra. Populares relataram aos policiais que o autor do crime chegou ao local em veículo Etios e, ao ver o homem, disparou várias vezes. Os policiais constataram que foram, aproximadamente, 17 disparos contra a vítima.

Após a confirmação do óbito, os policiais acionaram a Polícia Civil e o Instituto-Técnico Científico de Perícia (Itep). Até a publicação desta matéria, o autor do crime não foi localizado. As motivações para o assassinato são desconhecidas.


Tribuna do Norte 


PRAZO PARA EMPRESAS ENVIAREM RELATÓRIOS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA 22

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A partir desta segunda-feira (22), as empresas com mais de 100 funcionários deverão preencher o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Disponível na área do empregador do Portal Emprega Brasil, na página do Ministério do Trabalho e Emprego, o documento deverá ser enviado até 29 de fevereiro e tem como objetivo apurar diferenças salariais entre homens e mulheres nos mesmos cargos e funções.

Iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres, o relatório atende ao Decreto nº 11.795/2023, que regulamenta a Lei nº 14.611, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial entre mulheres e homens.

Os relatórios semestrais de transparência terão informações adicionais sobre critérios de remuneração e ações de promoção e de contratação de mulheres nas empresas. Os dados sobre salários e ocupações de homens e de mulheres já são informados pelos empregadores no eSocial. De março e setembro de cada ano, o Ministério do Trabalho e Emprego consolidará as informações e divulgará um relatório sobre desigualdades de gênero no ambiente de trabalho.

As informações dos relatórios preservarão o anonimato e devem estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Caberá ao Ministério do Trabalho e Emprego manter uma ferramenta digital para o envio dos dados.

Punições

A empresa com mais de 100 empregados que não enviar os relatórios será multada em até 3% da folha de salários do empregador, limitados a 100 salários mínimos. Essa multa não anula outras sanções aplicadas aos casos de discriminação salarial, com multa máxima de R$ 4 mil.

Em caso de discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade, a lei prevê indenização por danos morais. Para fins de fiscalização e averiguação cadastral, o MTE pode pedir às empresas informações complementares àquelas que constam no relatório.

Planos de ação

Nos casos em que o relatório constatar desigualdade de salários, as empresas poderão regularizar a situação por meio de Planos de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre mulheres e homens. A Portaria 3.714, do Ministério do Trabalho, detalha as ações que devem estar contidas nos planos.

A nova legislação também prevê medidas de promoção da garantia da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens. Entre as ações previstas estão a promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho; a capacitação de gestores, lideranças e empregados sobre o tema; e a formação de mulheres para o ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens.

Agência Brasil


GOVERNO DO RN FIRMA PARCERIA COM O SEBRAE PARA FORTALECER TURISMO NO SERIDÓ GEOPARQUE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Governo do Rio Grande do Norte lançou o programa para fortalecer o turismo no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em parceria com o Sebrae, visando investir inicialmente R$ 2,5 milhões. A solenidade foi realizada na última sexta-feira (19) com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e dos prefeitos de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, cidades em que o parque está inserrido numa área de 2.800 quilômetros quadrados.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é impulsionar o turismo na região, promovendo o desenvolvimento econômico local e criando oportunidades de emprego e renda para o Seridó. “O conceito de geoparques é o de um mundo com sustentabilidade, com inclusão social”, observou a governadora Fátima Bezerra, destacando a parceria com o Sebrae e a participação dos prefeitos pela viabilidade do projeto. A gestora aproveitou a oportunidade, ainda, para anunciar a pavimentação do trecho da estrada que interliga os municípios de São Tomé e Cerro Corá.

O presidente nacional do Sebrae, Décimo Lima, disse que o órgão envidará esforços para ampliar os investimentos no geoparque. “Há algo que precisa tornar-se visível nesse projeto que é a melhoria da qualidade de vida de 100 mil pessoas que ali moram. Estou muito feliz em estar aqui para fazer essa entrega, em valor que podemos deduzir que é simbólico, mas podem ter certeza: vamos iniciar um processo com mais intensidade para que essa região linda, governada por esses prefeitos valentes. Estamos aqui para abraçar o Geoparque do Seridó e adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento da economia local”, ressaltou.

A Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) estima em aproximadamente 10 mil o número de pessoas que visitam anualmente o parque, mesmo o equipamento não estando totalmente concluído.

De acordo com Janaína Medeiros, diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Seridó, o lançamento da 1° fase do projeto vem sendo planejado e organizado desde o ano passado. “Isso representa desenvolvimento socioeconômico de um povo do sertão, sertão do chão rachado, mas que basta um pingo de chuva para, em três dias, mostrar a força e a beleza da Caatinga. Este momento, hoje, é a concretização de um sonho”, comemorou.


Tribuna do Norte