PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






17 março 2024

Lilia Saldanha se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura à Câmara Municipal de Caicó

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A empresária Lilia Saldanha assinou neste sábado (16), a ficha de filiação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e na oportunidade, anunciou a sua pré-candidatura rumo à Câmara de Vereadores de Caicó.

A ficha de filiação foi abonada pelo prefeito Dr. Tadeu, que representou o presidente estadual do partido, o deputado Ezequiel Ferreira. Lilia teve votação expressiva no último pleito em Caicó, quando foi candidata à Deputada Estadual e é um dos nomes fortes na disputa deste ano.

De acordo com o prefeito Dr. Tadeu: “a pré-candidatura de Lilia, nasce do anseio das camadas mais populares onde ela está sempre realizando trabalhos filantrópicos”. Outro ponto destacado por Tadeu foi sobre a importância da mulher na política e o fortalecimento do PSDB Mulher no município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Caicó, Ivanildo do Hospital, também participou do ato de filiação de Lilia.

“O PSDB Mulher está se fortalecendo e nos próximos dias teremos outras mulheres filiadas ao partido que já tem inclusive nomes com cadeira na Câmara, a exemplo de Alisson Jackson, o presidente Ivanildo do Hospital e Preto Costa”, disse.

Jair Sampaio

Deputado do RN será denunciado ao Conselho de Ética da Câmara após briga em aeroporto

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, disse neste sábado (16.mar.2024) que vai entrar com uma representação no Conselho de Ética contra o deputado Fernando Mineiro (PT-RN). 

Mineiro se envolveu em uma briga com o influenciador do MBL (Movimento Brasil Livre) Matheus Faustino na 6ª feira (16.mar). Segundo Kataguiri, um dos fundadores do MBL, o deputado tentou arrancar o celular do militante depois que ouviu questionamentos sobre a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Segundo os relatos, Matheus Faustino aguardava a deputada Gleisi Hoffmann desembarcar no Aeroporto de Natal para fazer questionamentos à congressista. O influenciador do MBL é pré-candidato a vereador na capital do Rio Grande do Norte e pretendia filmar a ação. 

Em vídeo divulgado por Kataguiri, o deputado Fernando Mineiro dá um tapa no celular de Matheus Faustino e, em seguida, puxa o braço do influenciador, o que leva os 2 ao chão. O congressista ainda segura a cabeça do integrante do MBL. Um homem pede a Mineiro para que ele se acalme, enquanto o deputado responde em sequência: “Fascista é isso, fascista eu quebro no pau”. 

Depois do episódio, Fernando Mineiro foi às redes sociais se explicar. O congressista disse que não foi a 1ª vez que um integrante do grupo de direita “invade espaços políticos e agride petistas, principalmente mulheres”.

“Hoje a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, foi vítima de ataques misóginos por bolsonaristas no aeroporto de Natal. Eu estava lá para recebê-la e as provocações terminaram em agressões físicas. Não foi a primeira vez que esse grupo agiu dessa forma”, disse. 

Mineiro afirmou ainda que também acionará medidas cabíveis na Justiça contra o MBL.

“Quem me conhece sabe que prezo pelo diálogo e pelo respeito às divergências mas não podemos tolerar a repetição organizada desse tipo de agressão gratuita e criminosa”, declarou. 

Com informações do Poder360

Oficiais generais perderam a “unidade de comando” em depoimento à PF

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O depoimento do ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, à PF (Polícia Federal) entrou em contradição com o depoimento do general Estevam Theophilo, ex-chefe do Coter (Comando de Operações Terrestres).

Os documentos foram divulgados nesta 6ª feira (15.mar.2024) depois de determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para quebrar o sigilo dos depoimentos sobre o suposto plano de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) na Presidência.

À PF, o general Estevam Theophilo disse ter ido 3 vezes ao Palácio da Alvorada –residência oficial do presidente da República– depois do 2º turno das eleições de 2022. Segundo ele, as 3 vezes em que compareceu no Alvorada foi a pedido de Freire Gomes, então comandante do Exército. Eis a íntegra do depoimento de Theophilo (PDF – 548 kB).

O ex-chefer do Coter afirmou ainda que foi acompanhado de Freire Gomes em duas ocasiões. A única vez que teria ido sozinho, em 9 de dezembro de 2022, seria também por ordem do então comandante. Na ocasião, Theophilo teria se encontrado a sós com Bolsonaro. De acordo com ele, o encontro foi para “ouvir lamentações” do então chefe do Executivo sobre o resultado das eleições.

No entanto, o depoimento de Freire Gomes não bate com a versão de Theophilo. Ao ser questionado sobre a ida do general ao Palácio da Alvorada, o ex-comandante disse ter tomado conhecimento do encontro de Theophilo e Bolsonaro em 9 de dezembro por meio de áudio encaminhado pelo tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens do ex-presidente.

Freire Gomes afirmou que o áudio enviado por Cid dizia que a presença de Theophilo havia sido solicitada pelo próprio Bolsonaro. O ex-comandante disse que não partiu dele a ordem para que o general fosse até o Palácio da Alvorada. Eis a íntegra do depoimento de Freire Gomes (PDF – 9 MB).

Aprovação de Lula desabou até na capital baiana, um dos maiores redutos do PT no país

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O cenário é de alerta no Palácio do Planalto. Nem Salvador está de fora da queda da popularidade do esquerdistas em pesquisas dos principais institutos do país. Levantamentos de diferentes empresas, como Datafolha, Ipec, Quaest e Atlas mostram queda disparada na popularidade do petista.

Agora, como já não bastasse o cenário nacional, a Atlas Intel publicou uma pesquisa sobre a corrida pela Prefeitura da capital baiana, encomendada pelo jornal A Tarde.

O levantamento aponta que hoje o prefeito Bruno Reis (União) seria reeleito em primeiro turno, com 51,4% dos votos. Geraldo Júnior (MDB) tem 18,4% das intenções de voto, em segundo lugar, seguido por Kleber Rosa (PSOL, com 8,4%) e Luciana Buck (Novo, 1,8%). Brancos e nulos somam 11,2% e “não sei”, 8,8%.

No entanto, o cenário de destaque é a queda de 57%, em dezembro, para 50% na aprovação de Lula na capital baiana, uma das mais lulistas do país. 7 pontos percentuais é um número muito além da margem de erro, que pode indicar que o petista está vivendo a pior fase de sua política, não contendo nem mesmo o pessimismo em redutos consagrados. 

“A pesquisa Atlas/A Tarde para Salvador mostra uma queda maior da aprovação do Lula vs. a média nacional”, comentou Andrei Roman, CEO da Atlas.

O índice de desaprovação de Lula seguiu em 37% em Salvador, mas o “não sei” foi de 6% para 13%. Foram ouvidos 809 eleitores de 4 a 7 de março e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

“Já no caso do governador da Bahia a situação é mais nítida, com uma alta de 7pp da desaprovação nos últimos 3 meses”, explicou Roman, referindo-se a Jerônimo Teixeira (PT). A taxa de desaprovação saiu de 46% para 53%.

Fonte: Poder 360

Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira 18

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para próxima segunda-feira 18.ebc

O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia noite da próxima segunda, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A prorrogação foi publicada sexta-feira 15, quando acabava do prazo de inscrições para o Fies.

As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.

Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.

Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.




Emocionante: menino escreve carta para juíza pedindo que padrasto seja seu pai

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma história emocionante ganhou repercussão no Ceará na última semana, após Ângelo Ravel, um menino de 11 anos, escrever uma carta para a juíza do município de Quixeramobim, no Sertão Central do Estado, pedindo para registrar seu padrasto, o agricultor José Adilton, como pai.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará divulgou em seu portal informativo na quarta-feira (14), que a Justiça reconheceu o vínculo afetivo da criança com seu padrasto. Dessa forma, Ravel passa a assumir o duplo parentesco jurídico, incluindo o sobrenome “Moraes” em seu nome e passando a ter os direitos de herdeiro legítimo.

Além disso, na certidão de nascimento de Ravel, constará o nome dos dois pais, o biológico, com quem não possui contato, e o afetivo, com quem convive há 7 anos.

Teresa Cristina Nunes, mãe da criança, explicou que, no começo, a família não esperava que fosse possível incluir o sobrenome do pai afetivo. “A gente não sabia que existia essa possibilidade (de incluir o duplo parentesco), a gente achava que só quando ele tivesse 18 anos, provavelmente, ele pudesse mudar”, contou a mãe.

Teresa explica que Ravel, teve conhecimento de que uma juíza estaria “distribuindo cestas básicas no interior” e logo perguntou se poderia escrever uma carta, pedindo para ser filho de José Adilton, e entregar à juíza. A mãe, de início, não acreditou que a estratégia pudesse funcionar, mas o menino insistiu e a carta foi escrita e entregue.

“Quando ele escreveu a carta eu pensei que não deveria entregar, porque ele ia se decepcionar, porque não ia dar certo… e foi totalmente diferente, né?”, reflete Teresa.

Atualmente, caso se tornou popular entre as pessoas da cidade e os colegas da escola de Ravel. “Ele diz que quando chega na escola os colegas falam, ‘olha o menino que passou no Fantástico’, ‘o menino da carta da juíza’”, conta.

“Quando eu fui matricular o Ravel aqui na escola nova, a moça chamou o nome dele, disse que era muito bonito e a já conhecia a história”, lembra de uma ocasião. E o carinho da cidade prossegue: “Hoje mesmo, eu fui para a cidade e uma mulher na loja me perguntou sobre ele (Ravel), perguntou como é que [tava] a situação da audiência e eu disse que tinha dado certo”, disse Teresa.

Com informações: O povo

Senado discutirá criminalização de posse de drogas na próxima terça-feira 19

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Plenário do Senado Federal iniciará na terça-feira 19 a discussão e análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre Drogas, após ser aprovada por ampla maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto aprovado inclui na Constituição Federal a determinação de que a posse ou porte de entorpecentes e drogas ilícitas afins são considerados crimes, independentemente da quantidade.

A PEC 45/2023 foi apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado e do Congresso. Ao relatar a matéria na CCJ, o senador Efraim Filho (União-PB) adicionou ao texto a garantia de que a distinção entre usuário e traficante deve ser respeitada pelo poder público, com a aplicação de penas alternativas à prisão e a oferta de tratamento para usuários com dependência química. Durante a reunião, ele argumentou que a maioria das pessoas seria a favor da criminalização dos entorpecentes ilegais.

A PEC será debatida no Plenário do Senado por cinco sessões antes de ser votada em primeiro turno. Após isso, serão realizadas mais três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Se aprovada, a matéria seguirá para análise, também em dois turnos, na Câmara dos Deputados.

Agora RN 

Homens matam duas pessoas e fogem a cavalo na zona Oeste de Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Dois homens, cujas identidades não foram reveladas, foram assassinados na Zona Oeste de Natal na tarde deste sábado 16. A primeira vítima foi baleada na cabeça em um local conhecido como “forno do lixo”, em Cidade Nova. A segunda tentou fugir entrando em um beco de uma residência, mas encontrou o portão fechado e foi morta na Travessa Santa Isabel, no bairro de Felipe Camarão.

De acordo com informações do 9º Batalhão de Polícia Militar, os suspeitos estavam armados, com os rostos cobertos e usando camisas de manga comprida para evitar a identificação. A equipe da Rocam chegou a trocar tiros com os criminosos nas proximidades do morro. Durante a fuga, os agressores também roubaram um cavalo que estava nas redondezas.

Até o momento, ninguém foi capturado.

Colisão entre veículos deixa um pessoa morta na Grande Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente no km 148 da BR 406, em Ceará-Mirim, Grande Natal, no fim da noite desse sábado (16). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu após a motoneta em que estavam as vítimas colidir com um automóvel não identificado.

A PRF informou que o acidente foi do tipo colisão traseira e outro automóvel envolvido se evadiu do local. A ocorrência foi atendida pela PRF, SAMU, ITEP e Polícia Civil.

O condutor da motoneta, de 34 anos de idade, teve lesões graves e a passageira, de 37 anos, faleceu no local.

Lei Seca prende três pessoas e autua 16 no litoral Norte do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Três condutores foram presos por embriaguez ao volante durante fiscalização da oeração Lei Seca no litoral Norte do Rio Grande do Norte. De acordo com Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), a blitz foi montada na avenida litorânea, em Santa Rita, na tarde desse sábado (16).

Conforme as informações do CPRE, os infratores de 30, 45 e 53 anos foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências criminais cabíveis.

Além das prisões, a Lei Seca também autuou 16 condutores por misturar álcool e direção.


Tribuna do Norte 

Gleisi Hoffmann diz ter sofrido ataques em Natal e pede apuração à PF

REDAÇÃO ITAJÁ TV

  A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que acionou a Polícia Federal para apurar ocorrência no Aeroporto Internacional de Natal na última sexta-feira (15). Na ocasião, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) agrediu o influenciador ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), Matheus Faustino da Silva Souza. De acordo com o deputado, a ação foi uma reação aos ataques misóginos sofridos pela presidente. Em pronunciamento nas redes sociais neste sábado (16), Hoffman também afirmou que foi agredida pelo influencer e que vai tomar as medidas judiciais cabíveis.

Segundo a presidente do PT, Matheus Faustino já é denunciado pelo Ministério Público por vários crimes cometidos nas redes sociais e por agredir outras pessoas, além de responder a inquéritos policiais. “Já acionamos a Polícia Federal e estamos tomando as medidas judiciais. Logo esse elemento terá de responder financeiramente a mim e criminalmente a sociedade, ocupando espaço na cadeia como seus iguais por seus atos violentos”, afirma.

Hoffman também aproveitou a declaração para agradecer ao deputado Mineiro que, de acordo com ela, agiu em sua defesa. Matheus Faustino da Silva Souza, por sua vez, prestou uma queixa crime numa Delegacia de Polícia Civil da Zona Sul de Natal, contra as agressões que sofreu do parlamentar, que ficará com investigação a cargo da Delegacia de Polícia em São Gonçalo do Amarante.

Entenda o caso

O deputado Fernando Mineiro (PT) agrediu um ativista do Movimento Brasil Livre (MBL), nesta sexta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Natal. O episódio ocorreu quando o parlamentar acompanhava a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que cumpre agenda na capital potiguar. O homem agredido filmava outro integrante do MBL que fazia perguntas a Hoffmann. Mineiro se pronunciou e disse que a presidente do partido foi alvo de ataques misóginos.

No vídeo, o deputado Fernando Mineiro dá um tapa na mão de um homem que acompanhava o influenciador Matheus Faustino, tentando derrubar o celular dele. Na sequência, o político o derruba no chão e chega a apertar a cabeça do rapaz. Ainda na gravação, Mineiro diz que “fascista eu quebro no pau”.

Após o ocorrido, Matheus Faustino foi à delegacia e fez um Boletim de Ocorrência contra o deputado por agressão. O influencer é pré-candidato a vereador de Natal. Ele se declara como oposição ao PT no Nordeste. No aeroporto, ele abordou Gleisi Hoffmann sobre os índices de feminicídio no Governo Lula.