PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



01 junho 2023

Desde 2017 venho cobrando do poder público melhorias para ruas do centro e do são Manoel disse vereador possidônio neto

POR ISMAEL JEFFERSON

O vereador José Possidônio Neto (MDB), resolveu botar pra fora tudo que estava guardado em relação, aos problemas existentes em ruas do bairro centro.

Essas ruas segundo ele são de difícil acesso, as residências no conjunto Zé de Deus l e ruas do conjunto Zé de Deus ll com localização no bairro São Manoel.

De acordo com possidônio, as cobranças vem acontecendo, desde de 2017, e que nas sessões é difícil a presença da população, e que o povo tem que está presente para assistir as propostas, e cobranças que são feita no seu mandato.

"Eu sempre cobrei do poder público, que tem capacidade de fazer, e no ano de 2022, o prefeito prometeu que a rua de tiquinho de Zé de boa, seria pavimentada, e feito o serviço de saneamento, para melhorar a vida dos moradores, que estão sofrendo com a muriçoca, e que muitas vezes o operador, de Casimiro fez o serviço de limpeza e conservação da frente de sua casa, que é dever do poder público, e até hoje os moradores sofrem com esgoto e mato a céu aberto disse o parlamentar".


O vereador, disse que sempre fez cobrança em relação a ruas do conjunto Zé de Deus dois, e que tem provas através de requerimentos documentado, e que vai mostrar a população. 

Eu vou continuar cobrando do prefeito, e que essas ruas sejam pavimentadas para que a população, possa ter uma rua com mais qualidade de vida.


Juiz condena Rogério Marinho à perda do mandato em ação sobre supostos cargos fantasmas na Câmara de Natal; cabe recurso

POR ISMAEL JEFFERSON

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou, na quarta-feira (31), o senador Rogério Marinho (PL-RN) à perda do mandato em ação sobre supostos cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal, onde ele foi vereador entre 2001 e 2003 e entre 2005 e 2007. A decisão é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas.

Marinho ainda pode recorrer da decisão. A CNN tenta contato com o senador para comentar o caso. Líder da oposição no Senado, Marinho concorreu à Presidência da Casa no início deste ano, recebendo 32 votos, contra 49 de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

De acordo com a decisão, Marinho cometeu “exorbitante gravidade na condição de gestor público, sob a confiança da sociedade que o elegeu, inseriu, de forma desleal, no quadro de uma pessoa servidores da Câmara Municipal de Natal, em evidente afronta à legalidade”.

“Em linhas gerais, restaram amplamente demonstradas a atuação fraudulenta, dolosa e deliberada, na formatação do famigerado esquema ilícito consistente na inclusão na folha de pagamentos da Câmara Municipal de Natal, de pessoas que não exerciam, efetivamente, qualquer atividade pública, concorrendo, assim, para que terceiros ou eles próprios enriquecessem ilicitamente às custas do erário”, completou o juiz Bruno Dantas.

Além da perda do mandato, a Justiça determinou a suspensão dos direitos políticos do parlamentar por oito anos, o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, também por oito anos.

Também foram condenados no mesmo processo Adenúbio de Melo Gonzaga, Francisco Sales Aquino Neto, Bispo Assis e Dickson Nasser.


CNN BRASIL

Empresário é preso por furtar energia em Mossoró

POR ISMAEL JEFFERSON

Um empresário foi preso em Mossoró na tarde dessa quarta-feira (31) por furtar energia para um restaurante no centro da cidade. As equipes técnicas da Neoenergia Cosern, com auxílio da Polícia Militar, identificaram e desativaram uma ligação clandestina de energia, o popular “gato”.

O proprietário do estabelecimento foi preso e conduzido pela Polícia Militar para a Delegacia de Plantão e autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica. Ele deverá passar por uma audiência de custódia.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, a prática representa risco à vida das pessoas. 

A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo a essas perdas”, alerta Júlio Giraldi, superintendente da Neoenergia Cosern.

“Operação Varredura”

Ao longo de 2022, foram realizadas 55.345 inspeções e identificadas 5.487 irregularidades por meio da “Operação Varredura”, desenvolvida em parceria com as autoridades de segurança. 

O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o RN por um dia e meio. Em 2022, quatro pessoas foram presas praticando esse tipo de crime.


TCM NOTÍCIAS 

Carreta com material reciclável tomba na BR-304

POR ISMAEL JEFFERSON

Uma carreta carregada com garrafas plásticas para reciclagem tombou na altura do 81km, na BR-304, entre os municípios de Assú e Mossoró, na tarde desta quarta-feira (31).

De acordo com a apuração do Jornalismo TCM, o acidente aconteceu após o engate do cavalinho quebrar, fazendo o veículo tombar às margens da rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal ninguém se feriu, e só foram registrados danos materiais. A PRF isolou o local, fazendo o controle do tráfego, enquanto aguardava a chegada de um guincho pra retirar a carreta e a carga que estão comprometendo parte do trânsito.

TCM NOTÍCIAS 

Crise com o Congresso deixa ministros palacianos sob pressão por demissão

POR ISMAEL JEFFERSON

A tensão entre o governo Lula e o Congresso Nacional atingiu seu ponto mais crítico até agora nesta semana. Isso ocorreu com a chegada do prazo final para a votação das primeiras medidas provisórias editadas pelo Executivo e com a aprovação de pautas-bomba para o Planalto, como a do projeto que institui um marco temporal para a demarcação de Terras Indígenas.

Nesse cenário, está crescendo a pressão sobre os ministros que despacham no Palácio do Planalto e cuidam da articulação e da comunicação do governo federal. Já há parlamentares cobrando até a demissão deles.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários não alinhados com o governo estão em uma ofensiva para aumentar seu poder de barganha com o Executivo. Isso deixa na mira os auxiliares de Lula que cuidam da relação com o Congresso e têm a responsabilidade de articular.

Estão sob pressão cada vez maior os ministros Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil. Sobra ainda para o ministro Paulo Pimenta, que chefia a Secretaria de Comunicação do Planalto. Ele, porém, é pressionado não por políticos independentes, mas por aliados do governo, como o deputado federal André Janones (Avante-MG).

Nesta quarta, com a MP que reorganiza os ministérios sob o risco de caducar sem ser votada, o presidente Lula precisou arregaçar as mangas e, no meio de uma reunião de emergência com Padilha, Costa e com o líder do governo na Câmara, José Guimarães, ligou para Arthur Lira e fez um apelo pela votação do texto.

Lira recebeu bem o contato, mas não se preocupou em manter em segredo as reclamações que fez ao presidente: que nomeações de indicados políticos e liberações de emendas ainda estão demorando muito para sair e que, muitas vezes, promessas sobre essas liberações são simplesmente descumpridas.

Metrópoles

MP DA ESPLANADA: Veja como votaram os deputados federais do RN

POR: ISMAELJEFFERSON


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31) o texto-base da medida provisória que reestrutura o governo federal.

Veja como votaram os deputados federais do RN:

Votaram a favor:

Fernando Mineiro (PT-RN)
Natália Bonavides (PT-RN)
Paulinho Freire (União-RN)
Benes Leocádio (União-RN)

Votaram contra:

General Girão (PL-RN)
João Maia (PL-RN)
Robinson Faria (PL-RN)
Sgt. Gonçalves (PL-RN)
SAIBA MAIS: Após governo Lula liberar verbas, Câmara aprova MP dos Ministérios por 337 votos a 125

Blog do BG

RN tem 275 presos do regime semiaberto sem monitoramento

POR: ISMAELJEFFERSON 

O Rio Grande do Norte segue tendo dificuldades no monitoramento eletrônico de presos do regime semiaberto. O problema vem desde abril por duas razões, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap): falta de pagamento à empresa prestadora de serviço por parte do Estado e por dificuldades da própria empresa, segundo o Governo do RN, em entregar equipamentos da chamada “reserva técnica”.

A empresa rebate e diz que vem cumprindo o contrato. Desde o início do problema, pelo menos 275 presos que estão no regime semiaberto não estão sendo monitorados e tiveram suas penas suspensas pela Justiça Estadual. Atualmente são 2.915 presos com tornozeleiras ativas e monitoradas.

Segundo a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Armélli Brennand, a pasta está seguindo uma recomendação do Ministério Público do RN para contratação emergencial de tornozeleiras eletrônicas. A recomendação foi assinada no dia 20 de abril, mas ainda não há nenhum contrato assinado. A expectativa, segundo a Seap, é fechar contrato com cerca de 1.500 equipamentos de modo emergencial.

Tribuna do Norte