PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






22 março 2023

Professores da rede municipal de ensino em Afonso Bezerra vão para as suas atividades porque o gestor não quer entrar em acordo quando o assunto é o pagamento do piso salarial!


Professores da rede municipal de ensino no município de Afonso Bezerra localizado na região central, estão vivendo momentos dificeis, quando o assunto é o pagamento do piso salarial do magistério previsto na lei federal.

Por lá, o prefeito do município o senhor Neto de Zoraide do (PT) está dando massada, e não quer entrar em acordo com a categoria, no que é obrigatório.

Professores que fazem parte dos sindicatos, SINTER e SISPMAB, tiraram na noite desta quarta-feira(22), o indicativo da greve e após 72h prazo esse se caso não for resolvido, a greve poderá acontecer nas próximas horas.

Os professores, já foram as ruas realizaram passeatas mais até o momento nada do gestor querer entrar no acordo.

O momento é de tensão para a categoria educacional, e o município poderá ficar com as aulas suspensas devido a greve que poderá acontecer.












Polícia cumpre mandados em Passa e Fica contra investigados por ataques na região

Foto cedida

As polícias Civil e Militar cumpriram, na manhã desta quarta-feira (22), três mandados de busca e apreensão no município de Passa e Fica, no Agreste Potiguar. O objetivo foi coletar provas para a identificação de responsáveis por ataques praticados na região.
Durante as diligências, foram encontrados e apreendidos quatro aparelhos celulares e outros aparelhos eletrônicos, os quais foram encaminhados para análise técnica. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Nova Cruz, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. 
As ações da Polícia Civil fazem parte da força-tarefa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de conter os ataques provenientes das organizações criminosas que atuam no estado.
A Polícia Civil solicita que a população envie informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Nova operação combate facção que promove atos criminosos no RN

REPRODUÇÃO
 Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (22), visa combater a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte. A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26 de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau.
Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça.
Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem o Sindicato do Crime do RN (SDC), organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.
A maioria dos presos na operação já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na ação desta quarta violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados nos últimos dias.
Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.
As investigações que resultaram na deflagração da operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.
As pessoas presas na operação são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.
A operação Sentinela tem por objetivo retirar das ruas lideranças criminosas, o que pode levar, pelo menos neste momento, à descontinuidade dos ataques e à posterior responsabilização dos autores dos crimes.
O material apreendido será avaliado pelo MPRN. Os presos na operação já foram encaminhados ao sistema prisional potiguar.
Operação conjunta do MPRN, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional.

Integrantes de facção criminosa são presos em Mossoró

Divulgação Polícia civil

Dois suspeitos de integrarem uma facção criminosa foram presos em Mossoró nesta quarta-feira (22). Policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Estado (DIVIPOE), com apoio da Polícia Militar (PM) prenderam em flagrante Tiago Nascimento da Silva e Expedito da Costa Melo Neto.
Ambos os suspeitos estavam em posse de material inflamável, na forma de Coquetel Molotov. Eles foram presos na comunidade do Pirrichil, no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró.

Foragido da Justiça, Tiago Nascimento até tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais. Ele e Expedito da Costa foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

As prisões fazem parte da força-tarefa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de conter os ataques provenientes das organizações criminosas que atuam no estado. Tribuna do norte

Adolescentes em dívida com tráfico são recrutados por facção no RN, diz portal

Reprodução

O caos vem tomando conta do estado do Rio Grande do Norte há mais de uma semana. Uma série de atentados orquestrados por uma facção criminosa vem causando estragos em todos os âmbitos da vida dos potiguares, com muitos deles tendo participação de adolescentes. Informações dão conta de que adolescentes em dívidas estariam sendo cooptados devido a dívidas.
Segundo material publicado pelo UOL, esses jovens vem sendo cooptados pelo crime devido a dívidas que possuem com a facção criminosa. Um adolescente detido em posse de um coquetel molotov, ainda de acordo com a publicação, teria confessado à Polícia que participaria das ações criminosas por dever R$ 13 mil à facção. Até o momento, seis adolescentes envolvidos com atentados foram apreendidos no estado.

Não há a confirmação sobre quantas pessoas teriam sido cooptadas dessa maneira. De acordo com dados publicados pela Tribuna do Norte, a facção criminosa que comanda os ataques no Rio Grande do Norte pode contar com até 14 mil membros. Tribuna do Norte 

Mesmo em regime semiaberto, membros de facção atuaram nas ordens de ataques no RN

Divulgação/Seap

As 13 pessoas presas na Operação Sentinela, nesta quarta-feira (21), estavam no regime semiaberto com uso de tornozeleiras eletrônicas. As informações foram repassadas durante entrevista coletiva dos órgãos que participaram da operação. Os suspeitos fazem parte da facção criminosa que está à frente dos ataques que ocorrem no Rio Grande do Norte desde a terça-feira (14).
Os suspeitos presos faziam parte da cúpula das altas hierarquias da facção potiguar, sendo consideradas "lideranças da rua", sendo responsáveis por ordenar e orquestrar os ataques que ocorrem no Estado desde a semana passada. 

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça. Outras duas pessoas foram presas em flagrante com material ilícito durante as operações. 

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem a organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 38 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

Homem que matou idoso a facadas na zona Leste de Natal é preso

ADRIANO ABREU

Um homem que matou um idoso de 85 anos a facadas no bairro da Rocas, localizado na zona Leste de Natal, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (22).
O mandado de prisão temporária o homem de 27 anos foi cumprido por policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele, que estava foragido, cometeu o crime no dia 20/02/2023 e foi preso em uma comunidade terapêutica no município de Extremoz.
Ouvido na delegacia, o investigado disse que conhecia a vítima e que frequentemente recebia auxílio financeiro do idoso. Ele também confessou o homicídio, tendo informado que cometeu o crime em razão da vítima negar dinheiro para a quitação de dívidas.

TRIBUNA DO NORTE 

“Ficou só os ferros minha filha”, diz dona de van incendiada em Felipe Camarão

Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Dona Rosilene de Lima Cruz, de 51 anos, teve seu meio de sustento completamente destruído pelo fogo na noite desta terça-feira (21) no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal (RN). A van que ela utilizava para deixar e trazer as crianças da escola do bairro foi mais um alvo dos ataques criminosos que estão acontecendo há quase duas semanas no RN.

“Eu tô arrasada, não é pelo carro, é pela situação, de não poder trabalhar por causa da bandidagem”, disse ela para o portal Ponta Negra News. Há dois anos Rosilene trabalha com a van escolar transportando as crianças da escola para casa, mas na noite desta terça (21) por volta das 18h40, criminosos abordaram ela no momento em que estava deixando uma garotinha na residência da família. Segundo Rosilene, os homens chegaram mandando as quatro crianças que estavam dentro da van descerem com ela. Ainda de acordo com a proprietária do veículo, os homens tinham galões de gasolina nas mãos e alegavam que a van era da prefeitura e por isso iriam tocar fogo.

Não teve muita conversa, convencidos de que o transporte não era dela e sim da prefeitura, os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo. O cenário foi de destruição e medo.

Rosilene de Lima é autônoma e tem dois filhos e a van era seu meio de sustento em casa. Para quem quiser ajudar dona Rosilene com alguma quantia, o pix é: 84 9 8731-3741 (Rosilene de Lima Cruz).

Por Ponta Negra News.

Instituições públicas de ensino no RN assinam nota conjunta apontando retorno gradativo das aulas


Uma decisão coletiva de instituições estaduais, municipais e federais, divulgada nesta terça-feira (22), orienta o retorno gradativo das aulas no Rio Grande do Norte até a segunda-feira (27). Os trabalhos nas escolas e universidades foram paralisados recentemente devido a onda de ataques criminosos que tem afetado o estado.

O documento é assinado pela Secretaria Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). 

BG

Prefeito de município do interior do RN, cancela carnaval fora de época e programação de emancipação política em relação a crise de insegurança no estado


O chefe do executivo municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, publicou agora a pouco, uma nota oficial cancelando o Alto Folia 2023. Segundo o prefeito, o Ministério Publico Federal, enviou uma recomendação na manhã de quarta-feira 22 de Março de 2023, recomendando o prefeito a cancelar o evento.

Segundo a nota, o cancelamento é em virtude dos ataques que o Rio Grande do Norte vêm sofrendo desde o dia 14, por conta da inoperância do governo do Estado. Eventos como a festa de São José, em Angicos, festa de emancipação política de Brejinho e Vaquejada em Macaíba, foram canceladas em razão dos ataques.

O evento, contaria com grandes atrações, como Lukas Lemos, Gianini, Tati Girl, Iguinho e Lulinha, Léo Santana, Grafith e É o Tchan. 

O prefeito, em nota, ainda disse que o Governo do Rio Grande do Norte, é incompetente na segurança pública, razão pela qual, houve o cancelamento do festejo. Nixon, se comprometeu na nota, que após tudo isso passar, uma nova data sobre a realização do evento, será divulgada.

[ASSÚ NOTÍCIA]

Criminosos incendeiam veículos em Canguaretama (RN). Veja vídeo


Criminosos incendiaram um ônibus e um carro na cidade de Canguaretama, que fica a 70km de Natal (RN), na madrugada desta quarta-feira (22).

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura do município, o incêndio aconteceu por volta das 2h30 da madrugada, em veículos particulares no bairro Areia Branco, e foi controlado após a chegada dos policiais militares. De acordo com a polícia, não houve necessidade dos bombeiros e ninguém saiu ferido.

A Polícia Militar e outros órgãos de segurança, com coordenação do Ministério Público, realizaram uma operação na cidade na manhã desta quarta-feira (22), e prenderam duas pessoas. Um dos suspeitos é apontado como uma das lideranças de facção criminosa na região.

Em vídeo, podemos identificar um forte clarão por conta do fogo.

Confira abaixo o vídeo:


Polícia Federal desarticula organização que tinha Sergio Moro como alvo


A Polícia Federal desarticulou na manhã desta 4ª feira (22.mar) uma organização criminosa que pretendia atacar servidores públicos e autoridades. O senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) era um dos alvos.

Os ataques incluiriam homicídios e extorsão mediante sequestro em cinco estados. Os planos foram frustrados pela operação Sequaz da Polícia Federal.

Segundo a PF, foram mobilizados cerca de 120 agentes, que cumprem 24 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e quatro de prisão temporária em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Paraná. Os ataques aconteceriam nesses estados e no Distrito Federal.

O ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, se manifestou em uma rede social sobre a operação.”Foi investigado e identificado um plano de homicídios contra vários agentes públicos (dentre os quais um senador e um promotor de Justiça). Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha. Meus cumprimentos às equipes da PF pelo importante trabalho”, afirmou.



Polícia Federal desarticula grupo que planejava ataques contra autoridades


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Sequaz, com o objetivo de “desarticular uma organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades”.

Segundo os investigadores, entre as ações planejadas pelo grupo estavam crimes como homicídio e extorsão mediante sequestro em ao menos cinco unidades federativas: Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“Os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea, e os principais investigados se encontravam nos estados de São Paulo e do Paraná”, informou, em nota, a PF.

A operação foi comentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, nas redes sociais.
A ação contou com a participação de 120 policiais federais para o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e no Paraná.

A Operação Sequaz também foi elogiada pelo senador Sérgio Moro no Twitter. Segundo ele, o grupo criminoso em questão seria o PCC, que teve algumas das lideranças transferidas para presídios federais durante sua gestão à frente do Ministério da Justiça.
O nome da operação – Sequaz – refere-se ao ato de seguir, vigiar, acompanhar alguém, devido ao método utilizado pelos criminosos para fazer o levantamento de informações das possíveis vítimas.

[AGÊNCIA BRASIL]

Em nove dias, 300 ataques criminosos são registrados no Rio Grande do Norte


Foram registrados 300 ataques no Rio Grande do Norte, após nove dias de ações criminosas. Entre atos tentados e consumados, os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), na manhã desta quarta-feira (22). Após o último balanço de ações de combate ao crime informado pela secretaria no fim da manhã, são 168 suspeitos presos e 139 artefatos explosivos apreendidos, além da apreensão de veículos, munições, dinheiro e drogas.

Os atentados começaram a ser registrados entre a noite de segunda-feira (13) e a madrugada da terça-feira (14). No início da manhã do dia 14 de março, a Secretaria de Segurança Pública do RN divulgou nota informando que monitorava desde a noite da segunda-feira (13) e que os episódios se restringiram à madrugada, entre a meia-noite e 2 horas desta terça-feira.

Número de ataques registrados em uma semana

• Terça-feira (14): 105 ataques
• Quarta-feira (15): 68 ataques
• Quinta-feira (16): 57 ataques
• Sexta-feira (17): 29 ataques
• Sábado (18): 18 ataques
• Domingo (19): 7 ataques
• Segunda (20): 8 ataques
• Terça (21): 8 ataques

BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA
168 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 17 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)
42 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
139 artefatos explosivos apreendidos
31 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados

*Dos 168 suspeitos presos, 18 foram na “Operação Normandia” e 15 na “Operação Sentinela”

[PONTA NEGRA NEWS]

Petrobras reduz preço de diesel para as distribuidoras a partir desta quinta-feira


O preço médio de venda de diesel A da Petrobras terá redução para as distribuidoras a partir desta quinta-feira (23). O valor passará de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro, uma diminuição de R$ 0,18 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba.

De acordo com a Petrobras, essa redução tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços frente às principais alternativas de suprimento dos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino.
[PONTA NEGRA NEWS]

Remo será diplomado Prefeito de Ipanguaçu dia 28 de março


Remo Fonseca será diplomado Prefeito Eleito de Ipanguaçu na próxima terça-feira, dia 28 de março. Seu companheiro de chapa, Silvio Nobre, também será diplomado no mesmo dia como Vice-Prefeito de Ipanguaçu.

A solenidade de diplomação acontecerá em Assú, na 54ª zona eleitoral, na rua Dr. Luiz Carlos, n° 348, às 17 horas. O evento é restrito a convidados.

Remo venceu a eleição suplementar de Ipanguaçu que aconteceu no dia 05 de março por uma diferença de 29 votos. Ele obteve 50,14%, que representa 5.278 votos. O candidato derrotado, Jefferson Santos, conquistou 49,86%, que totaliza 5.249 votos.

O município passou por novas eleições em razão da cassação do antigo gestor, Valderedo Bertoldo, que foi acusado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de ter realizado compra de votos e ter cometido abuso de poder político e econômico.

Senado aprova por unanimidade relatório de Zenaide sobre MP de crédito para micro e pequenas empresas


O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o relatório da senadora Zenaide Maia (PSD – RN) sobre a Medida Provisória 1.139/2022, que amplia de 60 para 72 meses o prazo de financiamento do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. A relatora agradeceu a aprovação da MP por unanimidade e lembrou que partiu do Senado tanto a iniciativa de criar o Programa, durante a crise provocada pela pandemia da covid-19; quanto o aporte de mais R$ 50 bilhões para garantir sua continuidade como linha de crédito permanente. “Agradeço a sensibilidade dos senadores, porque o pedido para que essa Medida Provisória fosse aprovada hoje era um clamor da Confederação Nacional do Comércio, da Indústria, do Sebrae, todos me ligando e pedindo. Eu disse: fiquem tranquilos, pois quem iniciou [o Pronampe] foi o Senado, o senador Jorginho Melo, a senadora Kátia Abreu.”, recordou, ao citar o autor e a relatora do projeto que deu origem ao programa de crédito.

Nos contratos de crédito via Pronampe, os empreendedores se comprometem a manter seu quadro de funcionários entre a data do empréstimo e o 60º dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito. A MP prevê carência de 12 meses para o início dos pagamentos, permite a renegociação de empréstimos com os Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO) até o fim de 2023; e aumenta de cinco para seis anos o prazo de pagamento também para empresas com o selo “Emprega + Mulheres”, concedido pelo governo federal a organizações comprometidas com a inserção, manutenção e promoção de mulheres no mercado de trabalho.



Governo Federal nega adiamento de impostos às empresas do RN


O Governo Federal não vai prorrogar o prazo para empresas do Rio Grande do Norte optantes do Simples Nacional pagarem os impostos referentes ao mês de fevereiro. Essa seria uma forma de aliviar os prejuízos causados ao setor produtivo pelos ataques criminosos que há mais de uma semana começaram a ocorrer no estado contra veículos e estabelecimentos públicos e privados. O Comitê Gestor do Simples Nacional não identificou embasamento suficiente que justificasse a prorrogação.

O pedido para adiar os prazos foi um dos pleitos dos empresários feitos à governadora Fátima Bezerra e os gestores das Forças de Segurança do RN, no último dia 16 março, dois dias após o início dos ataques.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, informou que 15 entidades representativas dos segmentos do Comércio, Serviços e Turismo se reuniram para avaliar a situação e constataram inúmeros impactos com uma queda estimada em cerca de 80% nas vendas.

“Na reunião que tivemos na semana passada com o Governo do Estado, solicitamos algumas concessões na prorrogação de tributos. O pagamento do Simples, venceu na segunda-feira (20), não sendo aprovado a tempo pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, mesmo tendo a concordância pelo Governo do Estado”, lamentou Marcelo Queiroz.

Tribuna do Norte

150 prisões foram feitas desde o início dos ataques no RN até as 6h desta quarta-feira (22)

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), 150 pessoas foram presas pela participação nos ataques perpetrados no Rio Grande do Norte, até as 6h desta quarta-feira (22).

Além das prisões, foram apreendidas 41 armas de fogo e 139 artefatos explosivos.

Confira os números do balanço das ações das Forças de Segurança:

150 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 15 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)
41 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
139 artefatos explosivos apreendidos
31 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados
*Dos 150 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia

Duas cidades do RN têm abastecimento de água suspenso


Duas cidades do RN têm abastecimento de água suspenso — Foto: Igor Jácome/g1

Os municípios de Umarizal e Equador, localizados nas regiões Oeste e Central Potiguar, respectivamente, tiveram o abastecimento de água suspenso nesta terça-feira (21). A informação foi confirmada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.

Umarizal

A suspensão em Umarizal foi necessária para fazer reparos em vazamentos e regularizar o sistema de abastecimento. Segundo a Caern, com o aumento das chuvas nos últimos dias o consumo dos clientes em algumas cidades diminui, por essa razão são necessários ajustes nos equipamentos. A previsão é que o sistema seja restabelecido no final da manhã desta quarta-feira (22). Após religar são necessárias 36 horas para regularizar o envio de água em toda cidade.

Equador

Um vazamento em adutora foi o motivo que levou a suspensão do abastecimento de água em Equador nesta terça-feira (21). A expectativa da Caern é de que os equipamentos sejam religados na quinta-feira (23), após as 16h. No caso de Equador serão necessárias 48 horas para normalizar o envio da água em toda cidade.



Operação Sentinela prende dois suspeitos de integrar o Sindicato do Crime no RN

Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional (FN) combate a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Estado.

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça.

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem o Sindicato do Crime do RN (SDC), organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 31 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

A maioria dos presos na operação Sentinela já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na ação desta quarta violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados nos últimos dias.

Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.

As investigações que resultaram na deflagração da operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

As pessoas presas na operação Sentinela são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.

A operação Sentinela tem por objetivo retirar das ruas lideranças criminosas, o que pode levar, pelo menos neste momento, à descontinuidade dos ataques e à posterior responsabilização dos autores dos crimes.

O material apreendido será avaliado pelo MPRN. Os presos na operação já foram encaminhados ao sistema prisional potiguar. O MPRN ainda apura o envolvimento de outras pessoas com os crimes cometidos nos últimos dias.