PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



23 março 2022

ARAS PEDE AO STF ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA MINISTRO DA EDUCAÇÃO POR PRIVILÉGIO A PASTORES


 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (23) a abertura de uma investigação contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pastores, servidores e os prefeitos envolvidos no esquema do gabinete paralelo do MEC.

O pedido tem como base representações de parlamentares a partir de uma série de reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo que revelou a atuação dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura na captura do ministério. O Estadão revelou que houve até mesmo pedido de propina em dinheiro e ouro para prefeitos em troca de recursos para a construção de creches e escolas públicas nos municípios.

Logo após as revelações, subprocuradores-gerais se movimentaram para encaminhar representações a Aras contra o ministro da Educação, mas a iniciativa foi abandonada na medida em que parlamentares recorreram à Justiça para cobrar respostas ao gabinete paralelo. A avaliação dos integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) é de que a maior parte das denúncias deverá ser analisada pela primeira instância no Distrito Federal, sobretudo as acusações de improbidade.

Na última terça-feira (22), diversos parlamentares de oposição acionaram a PGR e outras instâncias do Ministério Público (MP), como a Procuradoria da República no Distrito Federal, para cobrar investigações que levem à responsabilização dos pastores, do ministro da Educação e do presidente Jair Bolsonaro (PL), tido como o responsável por abrir as portas do MEC para as lideranças religiosas.

 

PORTAL 98

APRESENTADOR DA RECORD PASSA MAL E É LEVADO ÀS PRESSAS PARA O HOSPITAL


 

O apresentador Reinaldo Gottino, 44 anos, do jornalístico Balanço Geral, da Record, passou mal nos bastidores da emissora e foi levado às pressas para o hospital Moriah de São Paulo.

Sentindo fortes dores no peito, o apresentador saiu da TV em uma ambulância. Segundo informações da assessoria de imprensa do canal, Gottino teve um pico de pressão e segue em observação.

Durante a edição do ‘Balanço Geral’, Fabiula Reipert comentou sobre o estado de saúde do colega. De acordo com a jornalista, Gottino está bem e passa por exames mais detalhados.

Reipert tratou de tranquilizar os fãs dizendo que o titular do programa voltará em breve.

 Portal R7



FILHA DO CANTOR BELCHIOR É CONDENADA A 9 ANOS DE PRISÃO POR MORTE DE METALÚRGICO EM SÃO CARLOS

A filha do cantor Belchior e os outros dois irmãos envolvidos no assassinato do metalúrgico Leizer Buchwieser dos Santos foram condenados pelo crime que aconteceu em agosto de 2019. O julgamento que começou na manhã de terça-feira (22) no Fórum Criminal de São Carlos (SP) terminou por volta das 3h da madrugada desta quarta (23).

Isabela Meneghelli Belchior foi condenada a 9 anos e 10 dias de prisão, sendo oito anos por homicídio e um 1 ano e 10 dias por ocultação de cadáver.

Os irmãos Estefano Rodrigues e Bruno Thiago Dornelas Rodrigues foram condenados a mais de 12 anos cada, sendo dez anos, dez meses e 20 dias pelo homicídio e um ano, dois meses e onze dias por ocultação de cadáver.

Jaqueline Priscila Dornelas Chaves, namorada de Isabela e irmã dos condenados, foi absolvida das acusações e está em liberdade. Ela, Isabela e o irmão Estefano estavam presos desde 2020, enquanto Bruno foi preso em 2021.

Após os depoimentos dos réus, em que todos declararam que Jaqueline não estava no local do crime, o Tribunal do Júri entendeu que ela não teve participação no homicídio e na ocultação de cadáver.

 

A advogada Sandra Mara de Oliveira, que defende os irmãos Estefano e Bruno, informou que não vai recorrer da decisão.

 

O crime

O metalúrgico desapareceu em 26 de agosto de 2019, depois de sair de casa para trabalhar. O carro que ele usava foi encontrado queimado em um canavial e o seu corpo foi achado por um sitiante com as mãos e os pés amarrados, em uma mata na região rural da Babilônia, em 1º de setembro.

Segundo a Polícia Civil, Santos era pedófilo, costumava marcar programas sexuais pelas redes sociais e pedia o envolvimento de crianças, oferecendo um pagamento maior. Ele teria marcado com Jaqueline um programa por R$ 500, no qual ela teria levado a sobrinha de três anos.

Jaqueline teria informado ao irmão, que é pai da menina, sobre o encontro. De acordo com com delegado, ela convidou ainda a namorada, Isabela, e um outro irmão para ir ao local combinado. A intenção seria de extorquir o metalúrgico.

 

“Sabiam que a vítima queria cometer um crime e extorquiram a vítima no local e se apropriaram do dinheiro”, afirmou o delegado que comandou as investigações, Gilberto de Aquino.

De acordo com o delegado, Santos foi até uma casa, no Jardim Tangará, onde as duas mulheres e a criança o esperavam. Elas pegaram o dinheiro e começaram a xingá-lo, mas ele reagiu e agrediu uma delas. Os outros homens entraram na briga e esfaquearam o metalúrgico.

Após o crime, o grupo abandonou o corpo em uma área e o carro em outra área. De acordo com Aquino, o combustível usado para queimar o carro foi comprado pela Jaqueline.

 

Fonte: G1



 

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É ESFAQUEADA NAS COSTAS E NO BRAÇO DURANTE AULA

Uma adolescente de 14 anos foi esfaqueada nas costas e no braço na manhã desta quarta-feira (23), dentro do Colégio Fundamental do Bosque, em São Sebastião, no Distrito Federal. O agressor é um aluno de 15 anos.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a jovem recebeu os primeiros socorros ainda na escola e depois foi encaminhada ao Hospital Regional de Planaltina. Ela foi atingida por quatro golpes de faca nas costas e um no braço.

 

Segundo testemunhas, a adolescente foi atacada pelas costas na quadra de esportes da escola, enquanto bebia água. De acordo com a Polícia Militar, o agressor não tem passagem pela polícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente I, na Asa Norte.

Violência nas escolas

Os casos de violência nas unidades de ensino do DF têm se tornado recorrentes. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, convocou os 14 coordenadores regionais de ensino da rede pública do Distrito Federal para uma reunião de emergência nesta quarta-feira (23) às 15h30, para tratar da violência nas escolas.

Nesta terça-feira (22), uma briga acabou com uma jovem exibindo e apontando uma arma para a cabeça de uma aluna em frente ao Centro de Educacional São Francisco, também em São Sebastião. Um vídeo feito com celular mostra o momento em que a mulher tira o revólver de uma bolsa e o coloca na frente do rosto da aluna no meio da discussão.

Já em Brazlândia, também na terça-feira (22), dois estudantes protagonizaram uma cena de pancadaria em frente ao CEM (Centro de Ensino Médio) 01. Um vídeo gravado por outros alunos mostra os jovens brigando com socos, chutes e pontapés enquanto uma plateia acompanha, aos gritos, o tumulto.

Na semana passada, uma outra briga dentro de escola acabou com um estudante esfaqueado. O caso aconteceu no Centro de Ensino Médio 3, em Ceilândia. De acordo com a polícia, a confusão teria se iniciado após um desentendimento entre a vítima e outros estudantes. O adolescente foi atingido na região acima do quadril. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Ceilândia.

 

Fonte: R7



 

FÁTIMA INICIA MUDANÇAS NO SECRETARIADO ANUNCIANDO SUBSTITUTO DE MINEIRO NO GOVERNO CIDADÃO


 

 A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta quarta-feira (23), pelas redes sociais, a primeira mudança no seu secretariado em função das eleições de 2022.

Com a saída de Fernando Mineiro para concorrer a deputado federal pelo PT, a gestão do programa “Governo Cidadão” agora ficará por conta do secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, que passará a acumular as duas funções.

Ao PORTAL DA 98 FM, Mineiro disse que deixará o cargo em 31 de março, dois dias antes do prazo limite para desincompatibilização.

Nos próximos dias, outros quatro secretários também devem deixar os cargos para disputas as eleições: Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Pedro Lopes Neto (Controladoria-Geral do Estado) e Júlia Arruda (Mulheres, Juventude e Igualdade Racial).

 

98 FM



A CIDADE DE ITAJÁ, PASSA A GANHAR UMA NOVA OPÇÃO EM BOLSAS E SACOLAS PERSONALIZADAS

A cidade de Itajá, passa a ganhar uma nova opção em sacolas e bolsas personalizadas, a DT Embalagens chegou para facilitar a forma de você proprietário de loja supermercados e Etc, divulgar mais ainda sua empresa através de seus clientes ao levar produtos, com sua marca personalizada nas sacolas.

 

HOMEM DE 53 ANOS FICA GRAVEMENTE FERIDO APÓS SER ATROPELADO POR VEÍCULO AUTOMOTOR EM APODI NA REGIÃO OESTE POTIGUAR

 Um acidente de trânsito do tipo atropelamento de pedestre, ocorrido no final da tarde de terça feira 22 de março de 2022, na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte deixou a vítima gravemente ferida. Otacílio Alves de Oliveira, 53 anos, tentava atravessar a BR 405 no centro daquela cidade, quando foi colhido violentamente por um veículo desconhecido.

A vítima teve fraturas expostas nas duas pernas, além de hematomas pelo corpo. Otacílio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital local e diante da gravidade dos ferimentos, precisou ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde foi entregue a equipe médica de plantão.

A Polícia Militar informou que o veículo atropelador evadiu-se do local, o que impossibilitou sua imediata identificação. A família informou que a vítima tem problemas causados pelo alcoolismo e apesar dos conselhos dados pelos seus familiares, o mesmo não obedece e sai de casa para beber, pondo em risco sua própria vida.

 

FIM DA LINHA  



ASSALTO A FARMÁCIA DE ASSÚ, TERMINA COM SUSPEITOS PRESOS, UM DELES BALEADO

 A Polícia Militar prendeu nesta terça feira 22 de março de 2022, dois suspeito de assalto na cidade de Assu, região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações repassadas pela PM,  Lucas Gabriel Fagundes Carvalho, 21 anos, natural de Mossoró e Mateus Paulo Queiroz dos Santos Silva, 18 anos, natural de Assu, armados teriam chegado em uma farmácia naquela cidade e anunciado o assalto.

A Polícia Militar foi acionada e durante as diligências conseguiu localizar a dupla. Segundo os policiais os dois atiraram contra a guarnição.  Houve revide e Mateus Paulo acabou sendo baleado nas nádegas.

Ele foi levado a UPA e após receber atendimento e liberado da unidade saúde ele é o comparsa foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Assu,  para os procedimentos cabíveis.

Foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver e uma outra artesanal,  além de munições calibre 12 e de 38, uma moto com queixa de roubo.

 

FIM DA LINHA


 

 

ADOLESCENTE DE 17 ANOS É EXECUTADO A TIROS NA FRENTE DE CASA NA CIDADE DE BARAÚNA NO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE


 

 O crime com características de execução foi registrado na manhã desta terça feira 22 de março de 2022, na Rua Professor Amaury Ribeiro, a conhecida Rua da Vara na cidade de Braúna, região Oeste do Rio Grande do Norte e teve como vítima um adolescente de 17 anos de idade.

De acordo com informações repassadas pela PM, um homem desconhecido se passando por oficial de justiça, chegou na casa, chamou o adolescente e disse que ele teria que assinar um documento do judiciário.

Quando o jovem saiu e que mostrou seu documento de identificação foi alvejado com vários tiros e morreu na hoira. O homem fugiu após o crime e até o momento não foi localizado pela polícia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A PM isolou o local e acionopu o ITEP e a Polícia Civil.

Os profissionais do ITEP de Mossoró realizaram os procedimentos de perícia no local do crime. O delegado de Polícia Civil, bacharel Luiz Fernando acompanhou o trabalho pericial e deu início as investigações do crime, interrogasndo testemunhas no local, pricipaqlmente familiares da vítima. Após a perícia o corpo do jovem foi removido para ser examinado no IML do õrgão pericial em Mossoró.

 

FIM DA LINHA



JURI POPULAR DE MOSSORÓ CONDENA PORTEIRO A QUATRO ANOS DE PRISÃO POR TENTAR MATAR EX-MULHER E O NAMORADO DELA


 

 O Tribunal do Júri Popular de Mossoró, sob a presidência do juiz Vagnos Kelly de Figueiredo, condenou nesta segunda feira 21 de março o réu Bonifácio Eusébio Albuquerque Neto, o Teté, de 44 anos, a quatro anos de prisão, por tentar matar sua ex-mulher, Alcilene Cosme da Silva e o namorado dela, Francisco Edvan de Freitas

O crime de dupla tentativa de homicídio ocorreu em outubro de 2012, na cidade de Mossoró. A pena deverá ser cumprida no regime aberto sem o uso de tornozeleira eletrônica. A ex-mulher dele chegou a ser baleada durante o atentado e o namorado dela, não foi atingido pelos disparos de arma de fogo. A motivação do ataque criminoso teria sido por causa de disputa pela tutela das filhas do casal.

Na decisão, os jurados, sendo cinco homens e duas mulheres votaram pela condenação do réu por dupla tentativa de homicídio, mas não na sua forma qualificada. Os advogados de defesa e o promotor, afiram que foi feito justiça no caso e que não irão recorrer da decisão. FIM DA LINHA



MINISTRO ROGÉRIO MARINHO CUMPRIRÁ AGENDA NA CIDADE DE ITAJÁ


 

12 CORPOS DESCONHECIDOS SÃO ENTERRADOS PELO ITEP EM MOSSORÓ NO OESTE POTIGUAR

 O Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) unidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, realizou na manhã desta terça feira 22 de março de 2022, o enterro de 12 corpos que permaneciiam nas geladeiras do órgão e que não alguns não foram identificados e outros identificados, mas que familiares não compareceram ao instituto pericial para retirada dos cadáveres.

Os corpos foram enterrados como indigentes no Cemitério Novo Tempo as margens da BR 304 região do Aeroporto II em Mossoró e segundo a coordenação local do órgão o procedimento foi realizado com autorização da justiça. Cada corpo é sepultado em cova única, com registro fotográfico e documental, conforme a Lei nº 6.216/75, em seu artigo 78, inciso 1, diz que nenhuma inumação será feita sem certidão de óbito oficial (lavratura da Declaração de Óbito no Cartório de Registro Público Civil) com o registro do lugar do falecimento.

O cadáver pode ser enterrado em cemitérios públicos, em sepulturas comuns, ou túmulos ou jazigos que obedeçam às formalidades legais (certidão oficial de óbito) e às condições do código sanitário ou da legislação de uso do solo do município. Recomenda-se que o sepultamento ocorra entre 24 e 36 horas após o óbito, exceto em situações de epidemias, conflitos e confusões sociais. Nesses casos, o sepultamento pode ocorrer antes ou depois.

FIM DA LINHA 



MPF ACUSA BOLSONARO DE IMPROBIDADE E COBRA DEVOLUÇÃO DE SALÁRIO DE 'WAL DO AÇAÍ'

 O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua ex-secretária parlamentar Walderice Santos da Conceição, a 'Wal do açaí', que foi empregada por mais de 15 anos em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

"As condutas dos requeridos e, em especial, a do ex-deputado federal e atual presidente da República Jair Bolsonaro, desvirtuaram-se demasiadamente do que se espera de um agente público. No exercício de mandato parlamentar, não só traiu a confiança de seus eleitores, como violou o decoro parlamentar, ao desviar verbas públicas destinadas a remunerar o pessoal de apoio ao seu gabinete e à atividade parlamentar", diz um trecho da ação.

Walderice foi indicada para o cargo de secretária parlamentar de Bolsonaro em fevereiro de 2003. Ela ficou lotada no gabinete em Brasília até agosto de 2018. A exoneração ocorreu em meio a suspeitas de irregularidades reveladas pela Folha de S. Paulo.

A investigação do MPF aponta que 'Wal do açaí' nunca esteve em Brasília e jamais exerceu qualquer função relacionada ao cargo de secretária parlamentar. De acordo com os procuradores, os serviços prestados por ela tinham 'natureza particular'.

"Em especial nos cuidados com a casa e com os cachorros de Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba. Além do mais, apesar de expressa vedação, Walderice cuidava de uma loja de açaí na região", afirma o Ministério Público.

Ainda segundo a ação, Bolsonaro 'tinha pleno conhecimento' de que ela não prestava os serviços correspondentes ao cargo e 'atestou falsamente' a frequência ao trabalho.

O processo também cita movimentação atípica nas contas bancárias da ex-secretária parlamentar. Isso porque, segundo o MPF, 83,77% da remuneração recebida no período era sacada em espécie.

 

Estadão Conteúdo

 

ABC ANUNCIA SEU NOVO TREIANDOR PARA TEMPORADA


 

O ABC tem um novo treinador para a temporada. Fernando Marchiori, cujo último clube foi o Oeste/SP. tem chegada marcada para a quarta-feira (23).

Segundo a assessoria de comunicação do Alvinegro, Fernando Marchiori vem acompanhado do seu auxiliar técnico e fechou contrato até o término do Campeonato Brasileiro da Série C.

O Alvinegro venceu o Santa Cruz de Natal, por 2 a 0, no último domingo e assumiu, provisoriamente, a liderança da competição estadual, neste segundo turno.

TRIBUNA DO NORTE



PAMELLA HOLANDA, EX DO DJ IVIS, FILIA-SE AO PARTIDO DE BOLSONARO PARA AS ELEIÇÕES


 Pamella Holanda, ex-mulher do DJ Ivis, filiou-se ao PL (Partido Liberal) - mesmo partido de Bolsonaro - nesta segunda-feira (21) e pode concorrer a deputada federal pelo Estado do Ceará, local onde mora.

O fato foi noticiado pelas redes socias da sigla, a digital influencer “disponibiliza seu nome para disputar as eleições de 2022 pelo partido”. Durante a publicação, o partido ainda exaltou que "que “o PL Ceará segue fortalecido tanto para disputa eleitoral como para exercer a defesa constante e firme dos direitos da mulher”.

Pamella Holanda foi vítima de violência doméstica por parte do então marido, DJ Ivis, que acabou sendo preso por três meses após imagens da agressão virem à tona nas redes socias e canais de televisão.

TRIBUNA DO NORTE 

Pamella Holanda, ex-mulher do DJ Ivis, filiou-se ao PL (Partido Liberal) - mesmo partido de Bolsonaro - nesta segunda-feira (21) e pode concorrer a deputada federal pelo Estado do Ceará, local onde mora.

O fato foi noticiado pelas redes socias da sigla, a digital influencer “disponibiliza seu nome para disputar as eleições de 2022 pelo partido”. Durante a publicação, o partido ainda exaltou que "que “o PL Ceará segue fortalecido tanto para disputa eleitoral como para exercer a defesa constante e firme dos direitos da mulher”.

Pamella Holanda foi vítima de violência doméstica por parte do então marido, DJ Ivis, que acabou sendo preso por três meses após imagens da agressão virem à tona nas redes socias e canais de televisão.

TRIBUNA DO NORTE

IGARN ESTIMA QUE RESERVATÓRIOS DO RN ATINJAM 50% DA CAPACIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS


 

 As chuvas no Rio Grande do Norte seguem animando os sertanejos e enchendo boa parte dos reservatórios do interior potiguar. De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Francisco Auricélio de Oliveira Costa, a expectativa é que os reservatórios atinjam, em média, volume de 50% da capacidade total no estado até os próximos dias. A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), na manhã desta terça-feira (22).

Com 47 reservatórios monitorados, o diretor-presidente do Igarn disse que boa parte dos pequenos e médios já estão cheios ou sangrando, o que dá uma segurança hídrica para pequenos e médios produtores rurais do interior potiguar, assim como garante abastecimento de boa parte das cidades. Segundo ele, o volume atual ainda é inferior ao do ano passado, mas a tendência é de aumento.

"Estamos com 39% da capacidade dos reservatórios e esperamos que os açudem peguem mais água nos próximos dias. Espero que em breve a gente chegue aos 50%", disse Francisco Auricélio.

Apesar das boas chuvas e expectativa mais água durante os próximos dias, a tendência é que o Rio Grande do Norte não veja seus maiores reservatórios sangrando neste ano. A barragem de Santa Cruz, em Apodi, por exemplo, está com 34,1% do volume total, enquanto a Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, está com 47,22%. Devido à grande capacidade, é improvável que elas cheguem ao volume máximo.

"Com certeza não haverá sangria nos maiores, mas os pequenos e médios estão sangrando e fazem a alegria da população. Os grandes ainda precisam receber mais água", disse Francisco Auricélio (veja entrevista completa abaixo, a partir dos 19').

 VEJA O VÍDEO:



KELPS E GUSTAVO CARVALHO ENTREGAM RELATÓRIO DA CPI DA COVID NO RN AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA


 

Os deputados estaduais Kelps Lima (Solidariedade) e Gustavo Carvalho (PSDB), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Rio Grande do Norte, participaram nesta terça-feira (22), de uma reunião na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília/DF.

Na ocasião os deputados entregaram o relatório final da CPI da Covid-19 do Rio Grande do Norte, ao procurador-geral, Augusto Aras. Estiveram presentes os senadores Eduardo Girão (PODEMOS- CE) e Marcos Rogério (PL- RO).

O relatório solicita o indiciamento de alguns gestores e a partir de agora outros órgãos de controle receberão o relatório.

BLOG HEITOR GREGÓRIO



GOVERNO DO ESTADO APRESENTA AÇÕES EM RECURSOS HÍDRICOS NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM MOSSORÓ


 

O Dia Mundial da Água, teve solenidade no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, com a apresentação de ações governamentais na área de recursos hídricos. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através do Igarn, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró, Idema e Caern, realizaram o evento que lançou a revisão e atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Os órgãos apresentaram as diversas ações em andamento, desde obras, ações de preservação da água, assim como o investimento em ampliação do abastecimento e do esgotamento sanitário no Rio Grande do Norte.

Em vídeo, a governadora Fátima Bezerra falou aos presentes no evento lembrando que, entre tantas obras nessa área, destaca-se a Barragem de Oiticica. A governadora destacou o diálogo e a união com o trabalho dos Comitês de Bacias. “Estamos lutando e trabalhando para que o direito à água possa ser estendido a todo o Rio Grande do Norte”, ressaltou.

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

A Semarh disponibilizará nesta quarta-feira (23), no site www.semarh.rn.gov.br a atualização e revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O documento é um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo para uma adequada gestão e aproveitamento racional das águas disponíveis em território potiguar. Os estudos foram desenvolvidos, entre 2018 e 2021, tendo sido validados pela sociedade em consultas públicas. O Plano ganha ainda mais importância com a chegada de águas do Rio São Francisco ao Estado.

No evento, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, destacou a importância da barragem de Oiticica, a transposição do São Francisco e os pleitos do Rio Grande do Norte para atender a maior quantidade de pessoas no Estado com as águas do São Francisco, além do importante programa de perfuração de poços.

Nesse Dia Mundial da Água, o secretário lembrou do perigo de nova legislação, que tramita na Câmara dos Deputados, que libera por cessão onerosa a exploração de água pela iniciativa privada, através do projeto de lei 4546. “A água é um direito fundamental. Esse projeto de lei fere de morte a Lei 9.433, que foi uma conquista. A Lei assegura a água como um direito fundamental”, ressaltou o secretário.

SISTEMA INTEGRADO PARA GESTÃO DAS ÁGUAS (SIGA)

O diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa, destacou o Sistema Integrado para Gestão das Águas (SIGA), como uma grande conquista do órgão e da população. O sistema, atualmente em teste interno, vai permitir que as pessoas que necessitam dos serviços do IGARN possam acessar a plataforma e resolver situações como pedido de outorga pela internet.

A Caern, representada pelo gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, apresentou números que comprovam sua capacidade econômico-financeira para dar andamento a metas previstas juntamente com os municípios, de chegar a 99% do Estado com abastecimento de água e 90% com esgotamento sanitário até 2033.

BACIA DO RIO APODI-MOSSORÓ

Integrantes da Bacia do Rio Apodi-Mossoró lançaram no evento o documentário “Gestão participativa e desafios para o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró” que pode ser conferido no Youtube. Também foi lançado o livro Rio Apodi-Mossoró: Meio Ambiente e Planejamento, com organização do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Rodrigo Guimarães Carvalho. O livro pode ser baixado na internet gratuitamente.

 

Também participaram do evento: o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Oliveira; o diretor-geral do IDEMA, Leon Aguiar; o assessor de avaliação institucional da UERN, Wendson Dantas; o representante da Defesa Civil Estadual Alberto Júnior; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, Rodrigo Guimarães e a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará Mirim, Wagna Dantas.

TRIBUNA DO NORTE 



COBERTURA DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS DESABA NA AVENIDA NEVALDO ROCHA EM NATAL

 

 A cobertura de um posto de combustíveis na Avenida Nevaldo Rocha, em Natal, desabou na manhã desta terça-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um carro sem ocupantes, foi atingido e ninguém ficou ferido no acidente.

Os trabalhadores do estabelecimento contaram que o posto passava por uma reforma na estrutura quando o acidente ocorreu. Quatro homens realizavam o serviço no momento, mas nenhum deles estava embaixo da estrutura metálica.

O desabamento aconteceu quando um deles precisou fazer um serviço na base da estrutura, que caiu em seguida. O carro foi retirado antes da chegada dos bombeiros, sem nenhum dano, informou a corporação.

A parte em que a cobertura caiu tinha uma bomba de combustíveis desativada e uma loja de cervejas, que não estava aberta no momento do acidente. Nenhum cliente ou pedestre passava no momento.

O Corpo de Bombeiros isolou a área, pois parte da estrutura ainda estava suspensa, e realizou uma interdição parcial. A corporação também informou que vai acionar a Defesa Civil para avaliar os riscos de mais acidentes e confirmou que o posto passava por uma reforma.

Um auto de interdição está sendo elaborado pelo Corpo dos Bombeiros e o militares vão voltar para entregar o documento e solicitar toda a documentação que ateste a regularidade da obra.

 

G1