PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



31 março 2024

Anos se passaram, gestões se passaram, e o serviço da parede do açude de pataxó nada, e agora todos em alerta!

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma situação que está deixando a todos preocupados, é com a situação da parede do açude público de pataxó, que se arrasta a cerca de anos, gestões se passaram, fotos foram tiradas, como uma forma de dizer que a situação será resolvida, e o povo de pataxó e ipanguaçu engolindo calado.

Todos sabem do grande risco que essa parede tem, mais gestores antigos, municipais e estaduais, não deram a minima para a situação.

Agora com o grande inverno, a situação de alerta, acende a cada dia, e gera uma grande preocupação, com o alto volume de água, de outros açudes nos municípios de Fernando Pedroza e Angicos, e agora?

O porque antes não resolveram o problema de reformar a parede do açude público, o porque não cuidaram nisso logo, tempos tiveram de sobra, mais não fizeram nada para solucionar o problema, brincaram com a cara da população de Ipanguaçu.

E agora, está ai o alerta......

Que Deus possa colocar a mão e guardar a todos.

Ponte da RN-041 de acesso a santana do matos foi levada pelas águas

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Informação que chega até a nossa redação de que a ponte de acesso ao município de santana do matos, na rodovia estadual RN-041, foi levada pelas águas, alguns motoristas foram tentar acesso até o município da região central mais ao chegar a ponte já tinha sido levada pelas águas, e que não tem nenhuma sinalização, oferecendo riscos de acidentes para quem vai tentar acesso.

Deixando Ilhados a população santanense...

PARA FAZER O F: Os helicoptero do RN não vai voar

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma informação repassada de que os helicópteros da secretaria de segurança pública, do estado do Rio Grande do Norte.

Completaram as horas de voos e que não pode voar, só poderá decolar quando fizerem a a manutenção.

QUE DESCASO COM O POVO DO RN EM DONA FÁTIMA 

GOVERNADORA PEBA: Até o momento não vemos sua preocupação em relação as crianças ilhadas em lajes

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra do PT, até o momento não se pronunciou sobre quais medidas irá fazer para retirar as crianças que estão ilhadas até o momento, e as mães aflita sem saber o que fazer vendo suas crianças em cima das pedras em meio a água.


Prefeitura de Ipanguaçu emite comunicado a toda população

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Prefeitura de Ipanguaçu, em conjunto com a Coordenação Municipal de Defesa Civil, informa que acompanha todos os acontecimentos registrados no município de Lajes e regiões vizinhas, atingidas pelas fortes chuvas registradas nas últimas horas.

Toda a equipe de secretários e o Corpo de Bombeiros já foram acionados e vão se manter em contato 24h, discutindo estratégias e se antecipando para ações de medidas a serem tomadas na cidade.

Levando em consideração a lâmina de sangria do Açude de Pataxó, que na última atualização se encontrava com 45cm e a possibilidade de aumento da água no reservatório diante dos eventos climáticos ocorridos nas proximidades, a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Ipanguaçu garante que a população está segura e reforça que todas as ações estão sendo executadas neste momento, buscando evitar maiores transtornos aos Ipanguaçuenses.

PRF divulga nota confirmando interdição total da BR-304

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou uma nota confirmando a interdição total da BR-304, confirmando o perigo de tentar atravessar o local: 

"Em Lajes/RN, no km 204 da BR 304, às 15h48 do dia 31/03/2024, na ponte sobre o Rio Ponta  da Serra, a pista encontra-se alagada devido o transbordamento do rio. O alagamento decorre do rompimento de açudes entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos".

Ainda não há informações sobre desvios em razão de rotas alternativas ainda estarem em confirmação.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Tanque novo para esgotar fossas chegou no carnaval, mais afinal qual previsão para iniciar o serviço?

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um novo tanque para esgotar as fossas dos Itajaenses chegou no mês de fevereiro deste ano.

Porêm a prefeitura não divulgou o inicio do serviço, e qual motivo, o porquê o equipamento não está prestando serviço ao cidadão pagador de imposto, com o crescimento populacional, um pequeno pipa não oferecia mais uma gigantesca demanda de esgotamento periodicamente de fossas, com o crescimento do cronograma.

A prefeitura viu a grande nescessidade e adquiriu o novo tânque, que a nossa reportagem acompanhou a chegada porêm não está prestando serviço de qualidade a população, espaço aberto para explicação.

Ataque a tiros durante a madrugada deixa uma pessoa morta e outra ferida em Areia Branca

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Um ataque a tiros, ocorrido na madrugada deste domingo 31 de março de 2024, na Rua Maceió no Bairro Iraque, deixou uma pessoa morta no local e outra ferida, em Areia Branca na região da Costa Branca Potiguar.

Leonardo Batista Silva de Sousa, de 28 anos foi alvejado com vários tiros e morreu na frente de uma residência. Uma mulher também foi atingida pelos disparos e socorrida para o hospital da cidade.

A VTR B12-21, comandada pelo primeiro sargento Bezerra, foi acionada pelo COPOM para averiguar a informação de um possível homicídio e ao chegar o local foi constatado a veracidade da informação e que o mesmo teria sido praticado por arma de fogo.

O local foi isolado e acionados a Polícia Civil e o ITEP para os procedimentos cabíveis. Após a perícia o corpo foi recolhido para exames no IML do ITEP.

O crime será investigado pela Policia Civil de Areia Branca. Motivação e autoria do assassinato ainda são desconhecidos.

Fim da linha 


Policiais prestam socorro a recém-nascida engasgada no interior do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Duas guarnições do GTO da 6ª CIPM realizavam patrulhamento por volta das 8h30 da manhã deste sábado (30), quando foram acionadas por um motoqueiro que se deslocava ao hospital regional de Apodi com uma criança do  recém-nascida com um quadro de engasgo.

Segundo a Polícia Militar, os policiais realizaram os procedimentos de desobstrução das vias aéreas do bebê, enquanto realizavam o deslocamento até o Hospital Hélio Morais para o atendimento médico.

No hospital, a criança recebeu o atendimento e, acompanhada de sua mãe, ficou em observação médica. Não informações sobre o atual estado de saúde da criança.


Ponta Negra News 

 

Estudantes potiguares criam aplicativo para dar suporte a pacientes com doenças renais

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Estudantes de uma universidade particular de Natal criaram um aplicativo para celular que pretende tornar mais eficiente o acompanhamento de pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC).

A ferramenta foi pensada para acompanhar a evolução clínica dos pacientes na etapa do pós-tratamento de hemodiálise, e oferece acesso a diagnósticos, dicas de saúde, consultas on-line, vídeos instrutivos sobre cuidados pessoais e procedimentos relacionados ao tratamento de diálise.

 

O idealizador do Nefrontec é o estudante de Enfermagem da Universidade Potiguar, Lucas Santos, de 23 anos. "Pensar em formas de diminuir as complicações ligadas ao tratamento de hemodiálise, especialmente para os indivíduos que fazem o procedimento em suas residências, foi uma grande motivação", conta.

 

O aplicativo pode garantir maior segurança e conforto aos pacientes que vivem em áreas rurais ou distantes dos centros médicos, através do suporte remoto oferecido 24 horas, evitando a necessidade de deslocamentos frequentes para atualizações do seu estado de saúde.

"O procedimento de hemodiálise pode ser cansativo e, frequentemente, os pacientes lidam com problemas sem a presença direta de cuidadores. Diante deste cenário, senti que era urgente a criação de uma ferramenta que possibilitasse o monitoramento remoto dos pacientes, detectando potenciais complicações e oferecendo um apoio mais completo", destacou Lucas Santos.

A ferramenta ganhou destaque na edição de mês de março da revista Research, Society and Development (Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, em tradução livre). O periódico possui excelência internacional, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Sob orientação da professora Vera Lúcia Morais da Silva, o projeto contou com a participação de outros seis alunos: Samuel Paranhos, 25 anos, Fabielle Gimenes, 21 anos, Erivan Filho, 20 anos, Victor Gustavo Castro, 21 anos - sendo os quatro de Enfermagem; Heloísa Matias, 20 anos, de Medicina; e Marta Marquês, 40 anos, de Farmácia.

Atualmente, o Nefrontec opera em formato de protótipo. Recentemente, o app foi testado para simulação com 10 pacientes e, segundo os responsáveis, obteve nível satisfatório. As próximas fases do desenvolvimento, ainda em estágio de aperfeiçoamento, serão focadas em viabilizar a criação de um produto comercializável.


g1 RN


Emparn registra chuvas acima de 80mm no Agreste Potiguar

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado entre sexta-feira (29) e sábado (30). No município de Lagoa de Pedras, no Agreste Potiguar, choveu 86,3mm nas últimas 24 horas.

 

Os maiores registros nas demais regiões foram Mossoró (Oeste Potiguar) - 79,4mm; São Vicente (Central Potiguar), 65mm; e Goianinha (Leste Potiguar) - 49,8mm.

Segundo a Emparn, choveu 47,3mm em Natal.

Ainda de acordo com a Emparn, as análises dos modelos meteorológicos apontam a continuidade das chuvas, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no estado nesta época do ano.

 

Previsão dia a dia

  • Sábado (30) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
  • Domingo (31) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

PM apreende materiais possivelmente ligados ao tráfico de drogas em casa abandonada na zona Norte de Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Militar apreendeu materiais com suspeita de ligação com o tráfico de drogas durante patrulhamento na Rua Santa Luzia, no bairro de Igapó, zona Norte de Natal. De acordo com o 4º Batalhão da PM, responsável pela ação, o caso aconteceu na noite da última quinta-feira (28) quando um indivíduo visualizou a viatura da equipe. Na sequência, ele saiu correndo e adentrou em uma casa abandonada, onde os objetos foram apreendidos. 

De acordo com a PM, ao realizarem a busca dentro do imóvel, não encontraram mais o suspeito, mas no interior da casa foram localizados:

– Uma espingarda de fabricação caseira;

– Duas balanças de precisão;

– Cinco porções fracionadas de crack;

– Quatro porções de cocaína;

– Um documento de identificação;

– 20 porções de maconha;

– Uma porção de pasta base de cocaína;

– Um rolo plástico filme.

Os policiais apreenderam todo o material e o apresentaram na Delegacia de Plantão Zona Norte para dar entrada aos procedimentos cabíveis.


Tribuna do Norte 


No País, 74% das pequenas empresas já utilizam a Inteligência Artificial

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 A Inteligência Artificial (I.A) é um caminho sem volta e uma realidade para micro, pequenas e médias empresas. É o que aponta uma pesquisa feita pela Microsoft, que identificou que 74% das pequenas empresas já utilizam a funcionalidade no seu cotidiano. No Rio Grande do Norte, interlocutores do setor de tecnologia apontam que empresas de diferentes portes e trajetórias no mercado já estão adotando a I.A em processos internos e externos. No entanto, especialistas apontam dificuldades e resistências de determinados setores da economia em aderir ao uso da tecnologia no dia-a-dia.


A pesquisa aponta que independente do porte das empresas, o uso da IA no dia a dia já faz parte da realidade do mercado. Ao menos 59% das empresas ouvidas na pesquisa afirmaram terem avançado na adoção de IA em 2023. Entre as motivações, 61% dizem querer melhorar a satisfação e atendimento ao cliente; 54% buscam eficiência, produtividade e agilidade; 46% querem garantir a continuidade dos negócios e 40% não querem ficar atrás dos concorrentes.


“O Sebrae entende a necessidade cada vez maior da adoção da I.A por parte das MPEs, como diferencial competitivo nesse mercado tão acirrado. Nós já temos um Programa chamado ALI – Agente Local de Inovação que auxilia o empresário a identificar os principais gargalos na empresa e o auxilia na resolução desses problemas utilizando diferentes tecnologias. O empresário que for selecionado para participar do programa ALI Transformação Digital, recebe um voucher de R$ 2 mil para auxiliar nas primeiras contratações tecnológicas”, aponta o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), David Gois.


Para o diretor adjunto de projetos do Instituto Metrópole Digital (IMD), Itamir Barroca, as empresas estão cada vez mais investindo como forma de se manterem competitivas no mercado. O especialista explica, por exemplo, que robôs automatizados de pequenas empresas, como lanchonetes e clínicas, podem ser considerados usos de I.A no mercado. “Os chatbots também são modelos inteligentes”, explica.


“Existem várias iniciativas em diversos segmentos que estão adotando o uso da I.A para alcançar produtividade e diminuir processos repetitivos e automatizados, tanto para clientes quanto para uso interno. Sempre há uma tentativa de melhorar a produtividade, processos internos, a I.A entrou como uma ferramenta importante para se alcançar isso”, disse ele.


O Grupo Interjato, conjunto de empresas referência em soluções de tecnologia para empresas e órgãos públicos, adotou a I.A há cerca de um ano de maneira “transversal”, com praticamente todos os setores sendo impactados.


“A I.A nos auxilia de duas maneiras: primeiro na parte de predição de problemas, porque aí começa-se a entender que quando aparece uma situação em um lugar e em outro, um ser humano com muita bagagem quando faz a análise ele entende que há evidências de um problema. Uma I.A consegue fazer essa antecipação. E segundo é não só na predição mas também fazendo a própria correção desse problema. Dá para fazer comandos corrigindo isso, como algum rompimento de fibra, queda de link, refazer essas é um trabalho bem estratégico”, aponta o CEO da Interjato, Erich Rodrigues.


Ainda segundo Erich, os setores jurídico e de marketing da empresa também foram impactados de maneira positiva desde a adoção da I.A. Ele aponta ainda que a empresa instituiu premiações internas para as melhores aplicações de I.A no dia a dia. “O que observamos é uma agilidade no trabalho das pessoas. Há tarefas que estão sendo resolvidas por 1/10 do tempo, claro que não são todas. Nosso pessoal do marketing constroi e-mails de relacionamento, postagens e roteiros de vídeo com as ferramentas de I.A com grau de produtividade altíssimo. Até nosso jurídico tem utilizado com bastante sucesso essas ferramentas”, acrescenta.


O diretor de marketing da CDL Natal, Bruno Félix, pondera sobre os números da Microsoft e aponta que a realidade em Natal ainda não é a mesma da pesquisa. Segundo ele, há uma resistência e desconhecimento da tecnologia de alas do comércio natalense.


“Essa realidade ainda não é nenhum pouco sentida em Natal. O que a gente vê é que existe um nível de analfabetismo digital gigantesco do pequeno e médio. Muitos sequer têm o download do Chat GPT, que é a I.A mais conhecida. Muitos, quando vamos fazer consultorias, também não sabem usar o WhatsApp Business, as respostas automáticas, o catálogo digital. Os especialistas falam que 2023 foi o ano da descoberta no sentido de tornar popular e que 2024 seria o ano da aplicação, mas para quem? Para que nível de maturidade tecnológica e digital? No Nordeste brasileiro, de maneira geral, ainda temos uma resistência grande à tecnologia”, acrescenta.

Áreas de finanças e tecnologia investem na IA

Entre as principais justificativas de empresas potiguares para investir na I.A estão a agilidade de processos internos, ganho de tempo e melhoria no atendimento ao cliente. Uma dessas pequenas empresas que utilizam a I.A no seu cotidiano é a startup tecnológica NUT Tecnologia, incubada no IMD e focada em soluções tecnológicas inovadoras para empresas. A solução já está em uso em vários hospitais de todo o Brasil numa parceria com a Claro, segundo Itamir Barroca, que é sócio investidor.


“Utilizamos a I.A para classificação de risco de pacientes, a partir dos monitores paramédicos. É muito importante num cenário de UTI esse acompanhamento mais próximo, verificando a intensidade do problema e o risco de morte daquele paciente. Temos um modelo inteligente que faz uma estimativa do tempo de internação, pois durante a pandemia percebemos que a UTI é um insumo caro e extremamente importante. Então se conseguirmos um melhor planejamento dessa UTI, mais teremos capacidade de utilização daquele recurso. Se temos um paciente que está num risco menor, conseguimos reconduzir aquele paciente para uma enfermaria. Esses modelos desenvolvidos trabalha justamente essa questão de atualizar inteligentemente em dados o monitoramento de pacientes”, explica o sócio investidor, Itamir Barroca.


Outra empresa potiguar que têm utilizado a I.A no cotidiano é a fintech LCC.hub (Lucrando Com Crédito), plataforma de soluções financeiras que conecta empresário e empreendedores em qualquer lugar do Brasil a instituições financeiras e dezenas de fundos de investimentos.


“Hoje a nossa tecnologia de inteligência artificial, em parceria com a OpenAI e o Google para Startups, busca a criação, a conversão e a análise de diversos produtos financeiros personalizados para o perfil da empresa, otimizando o atendimento ao cliente e agilizando a coleta de documentos necessários com classificação e extração de dados por IA, inclusive a nossa ferramenta de IA para análise de documentos é uma ferramenta única e customizada, treinada pelo nosso time, todos programadores do Rio Grande do Norte”, explica o diretor da LCC.hub, Allan Liderzio.


O diretor explica ainda que a empresa está desenvolvendo outra I.A para aplicação o desenvolvimento de uma plataforma inovadora utilizando Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para criar um agente especializado em soluções financeiras de crédito e de identificação de projetos com potencial de apoio à inovação, implementando a inteligência artificial de ponta a ponta no processo de solicitação do cliente.

“I.A é um caminho longo a percorrer”

O diretor de marketing da CDL Natal, Bruno Félix, aponta ainda que as empresas em Natal e no RN possuem um “longo caminho a percorrer” acerca do uso da I.A em seus negócios e empreendimentos. A busca pela informação, segundo ele, deve ser constante por parte dos empreendedores.


Uma oportunidade que se abre, segundo ele, será o Future-se, nos dias 04 e 05 de abril, com um encontro entre empreendedores, lideranças empresariais e os principais players do mercado se reunirão no Centro de Convenções para uma imersão em empreendedorismo, negócios, varejo, pessoas, novas habilidades, e tecnologia. O diretor explica que haverá um espaço focado somente na Inteligência Artificial.


“O Future-se terá um palco específico sobre I.A e transformação digital. Traremos especialistas locais e de fora para discutir esse tema. Reunimos essas lideranças para falar somente sobre esse assunto e mostrar a importância da I.A e como pode fazer diferença nas vendas e no relacionamento com o cliente”, aponta Bruno Félix.




Sindicatos cobram reajuste para 70 mil servidores no RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Entidades classistas reivindicam ao Governo do RN reajuste salarial para cerca de 70 mil servidores ativos e inativos em 2024. Para esses, a dificuldade em serem atendidos é maior do que para categorias como procuradores, auditores e professores, que já conseguiram atualizar seus vencimentos. A proposta do Governo é padronizar a revisão anual a partir de 2025 sempre no mês de abril com base na inflação do ano anterior, contudo, sindicatos e associações rechaçam a proposta.


“Renovamos o compromisso de a partir de 2025 passar a promover a revisão anual permitida pela Constituição Federal, sempre no mês de abril, pelo IPCA do ano anterior, como forma de implantação de uma política salarial para manter o poder de compra dos trabalhadores do serviço público”, explica o secretário estadual de administração, Pedro Lopes.


Porém, há uma condição. Para que isso aconteça as despesas de pessoal do Estado não podem crescer mais que 80% da evolução da receita corrente líquida. Além disso, o modelo só se possível se a arrecadação do ICMS tiver comportamento igual ao da época em que a alíquota modal era 20%.


O secretário diz que o governo está dialogando com cada categoria questões pontuais. “Estamos abrindo no geral uma margem financeira correspondente ao percentual do IPCA de 2023, 4,62%, a ser aplicado em duas parcelas, em abril de 2025 e abril de 2026. Não vamos nos afastar da responsabilidade fiscal e não levaremos ao caos que estávamos em dezembro de 2018, quando herdamos R$ 1 bilhão em débito com servidores e alguns com 2 a 4 folhas salariais em atraso”, declara o gestor.


Nas mesas setoriais estão a Polícia Militar, Bombeiros, Policiais Penais, Delegados, Agentes e Escrivães da Polícia Civil, servidores do Itep, da administração direta regidos pela Lei Complementar 432/2010, além de servidores da Fundação da Saúde, Gabinete Civil, Fazenda, Fundação José Augusto, Detran, Ipern, DER, JUCERN, Emater, Idiarn, Fundase, Idema, PGE, Datanorte, Bandern, Emparn, assistentes e auxiliares da Controladoria Geral do Estado e assessores jurídicos.


Dentro da proposição, o menor salário pago aos servidores passaria a ser R$1.500, acima do valor do salário mínimo, podendo ainda ser ajustado caso o valor do mínimo a partir de janeiro de 2025 seja maior.
“Nas negociações pontuais estamos analisando cada caso e vamos buscar evoluir dentro do espaço fiscal do Governo. Já fizemos a primeira rodada com todos e agora estamos recebendo contrapostas e iniciamos a segunda rodada com a PM e Bombeiros”, informa Pedro Lopes.


O resultado não tem sido positivo para o Governo. “Não podemos aceitar essa proposta discriminatória. Nunca concordaremos com a redução de direitos conquistados à base de muita luta e muito suor”, critica a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp/RN), Janeayre Souto.


Filiados ao Sinsp se reuniram em assembleia nesta semana e rejeitaram a proposta . Eles reafirmaram que pretendem lutar para ter recomposição salarial, que já se aproxima de 30% apenas no governo Fátima. Na próxima terça-feira sentarão novamente com governo para discutir o assunto.

Negociações


Nesta semana, quem voltou à mesa para dar continuidade às tratativas foram os policiais civis. Eles entregaram ao secretário Pedro Lopes uma contraproposta aprovada em Assembleia Geral pela categoria. “Mas estamos longe ainda de chegar a um acordo. Hoje temos um dos piores salários do Brasil, estamos à frente apenas da Paraíba e Pernambuco. Para a segurança pública e para policiais Civis, o governo não demonstra motivação em valorizar a categoria”, destaca o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol/RN), Nilton Arruda.


Ele diz que o Governo Fátima não quer considerar as perdas inflacionárias dos últimos anos. “Está oferecendo apenas 6%. Fizemos uma contraproposta de 30% divididos em dois anos: 2025 e 2026. Nossas perdas inflacionárias chegam a 54%”, relata.


Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 8 de abril, ocasião na qual o Executivo deverá apresentar um novo posicionamento sobre a pauta de valorização. Também ficou confirmada nova reunião no dia 11 para tratar exclusivamente sobre a pauta dos servidores da Secretaria de Segurança Pública (Sesed).
Na saúde, os trabalhadores também rejeitaram a proposta de recomposição salarial do governo em 2025. “O conjunto dos trabalhadores (as) deliberou que o governo Fátima Bezerra (PT) precisa ser enfrentado à altura através de uma forte greve, com início marcado para quarta-feira, 3 de abril”, divulgou o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde/RN).


Para a presidente do Sindicato da Administração Indireta (Sinai/RN), Zilta Nunes, as categorias que tem salários baixos sofrem mais com a ausência de política de reajuste salarial e recuperação das perdas inflacionárias. “O governo está propondo uma política salarial pra 2025 até 2032. Nós estamos propondo as perdas a partir de 2022 e com implantação pra 2024. Irei visitar as unidades e repassar as tratativas na próxima semana”, disse ela.

Concessão para poucas categorias é alvo de críticas

Para algumas categorias, a atualização salarial não tem enfrentado tanta dificuldade para ser alcançada. É o caso dos procuradores do estado, auditores fiscais e também os professores. O secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, diz que essas categorias que foram excluídas da proposta padrão que o Governo apresentou às outras demais, porque, por legislações próprias, já tiveram suas recomposições. “Logo, não vamos conceder mais valores a estas categorias, como as recomposições pelo IPCA previstos nos anos de 2025 e 2026”, explica.


No caso do magistério, desde 2009 o Governo do Estado segue o princípio da aplicação linear aos servidores da carreira, do índice do piso nacional. A governadora Fátima Bezerra já encaminhou o projeto à Assembleia Legislativa, mas na última terça-feira (27) a votação foi adiada, possivelmente para a próxima terça (2), uma vez que faltou quórum para a aprovação da matéria.


A coordenadora geral do SINTE-RN, professora Fátima Cardoso, explica que apesar da votação não ter acontecido, o Sindicato continuará na busca pela aprovação e estará presente na sessão de 2 de abril.
A dificuldade ocorre porque o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp/RN) trabalhou uma emenda com o mandato do deputado Nélter Queiroz (PSDB) para estender o reajuste de 3,62% para todos profissionais da educação e não apenas para o magistério, mas deputados da base aliada dizem que a emenda é inconstitucional.


Além dos professores que estão com a atualização salarial em processo adiantado, tem ainda os auditores fiscais. “Os auditores fiscais seguem desde 2000 uma política de variação da parcela da produtividade e a última atualização foi até a competência julho de 2022, publicada no mês de dezembro de 2022”, explicou o secretário Pedro Lopes.


Já os Procuradores do Estado estão relacionados no artigo 37, inciso XI da Constituição Federal, junto com os limites remuneratórios dos desembargadores do Tribunal de Justiça e dos membros do Ministério Público Estadual. “Pelo menos desde 2005 o Governo do estado vem seguindo a política de conceder a recomposição de subsídios no índice da variação concedida aos Ministros do STF”, diz o secretário.


Essa diferença de tratamento tem irritado sindicalistas. “Em relação aos procuradores, auditores e profissionais da educação, o governo vem privilegiando essas categorias”, aponta o presidente do Sinpol/RN, Nilton Arruda.
“O governo garantiu reajuste salarial apenas para três categorias do magistério, incluindo professores em desvio de função ilegal e os ‘professores fantasmas’; dos auditores fiscais e dos procuradores do Estado. Para os demais só resta o ‘SE’”, criticou a presidente do Sinsp/RN, Janeayre Souto.



Policia registra tentativa de homicídio no Bairro Belo Horizonte em Mossoró no Oeste Potiguar

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma tentativa de homicídio por arma de fogo foi registrada pela Polícia Militar na manhã deste sábado, 30 de Março de 2024, no bairro Belo Horizonte em Mossoró, na região Oeste Potiguar.

Segundo informações, um homem sem identificação trafegava de moto pela rua Dom Helder Câmara, quando foi surpreendido por elementos que passaram a efetuar disparos contra sua pessoa.

O homem ao ser baleado, abandonou a motocicleta e conseguiu fugir a pé. Em seguida foi levado por populares para a UPA do bairro.

Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi transferida pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Não foi informado a motivação e a autoria do atentado.


Fim da linha