PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página


PESSOAS ONLINE



24 maio 2024

MDB E UNIÃO BRASIL, REALIZA ENCONTRO EM ITAJÁ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um encontro realizado pelos partidos MDB e UNIÃO BRASIL, aconteceu na noite desta sexta-feira (24) de maio de 2024.

O encontro reuniu apoiadores da pré candidatura de Luiz Carlos Guimarães,  "Preguinho", e Paulo Pessoa.

Um momento em que as pessoas poderam expôr as suas ideias, e seus pensamentos sobre o futuro do município de Itajá.


Pré candidatos ao legislativo também estiveram presentes.













PAI INFARTA E MORRE AO SABER QUE FILHO SOFREU ACIDENTE NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um idoso teve um infarto e morreu ao saber que um dos filho tinha se envolvido em um acidente de trânsito. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) no município do Alto do Rodrigues, na região Oeste potiguar.

José Heitor Nunes, conhecido como Zé Druga, tinha 68 anos.

Segundo familiares, o acidente envolvendo o filho dele aconteceu por volta das 16h30. O homem de de 35 anos estava em uma moto, com um passageiro, e seguia para uma comunidade rural do município, quando acabou jogado para fora da pista por uma carreta que passou muito perto da motocicleta.

Outro filho de José Heitor passava de carro no local do acidente, quando presenciou a cena e acionou uma ambulância para atender ao irmão. Após a chegada das equipes de saúde, ele foi em casa e avisou ao pai sobre o caso.

José Heitor pegou uma moto e se dirigiu ao local do acidente, porém, ao passar pela ambulância, passou mal e caiu da moto. Ele foi socorrido e levado ao hospital da cidade, mas já chegou sem vida à unidade de saúde.

O filho de José Heitor foi atendido e recebeu alta para se recuperar dos ferimentos em casa.

O sepultamento do corpo do pai está previsto para o fim da tarde desta sexta-feira (24) em Alto do Rodrigues. O velório ocorre na casa da família.

Fonte: g1

7 PESSOAS VIRAM RÉS POR ABERTURA DE ESMALTERIAS NO RN COM DINHEIRO DE EXPLOSÕES DE CAIXAS ELETRÔNICOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

 O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu, e a Justiça recebeu, denúncia contra sete pessoas suspeitas de participarem de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a abertura de esmalterias no Estado. A denúncia é fruto da operação Grammer, deflagrada em abril deste ano. Agora considerados réus, os denunciados responderão a uma ação penal.

De acordo com as investigações do MPRN, entre os anos de 2017 e 2020, foram movimentados mais de R$ 7 milhões nas contas bancárias dos empreendimentos de beleza, cujos valores decorreram, em parte, de atividades criminosas relacionadas a tráfico de drogas, furto qualificado e sonegação fiscal.

As investigações revelaram que o financiamento para a abertura de, pelo menos, quatro esmalterias nas cidades de Natal e Parnamirim tem origens ilícitas, vinculadas a explosões de caixas eletrônicos, tráfico de drogas e sonegação fiscal. Ao receber a denúncia, a Justiça registrou que a peça acusatória veio acompanhada de provas sobre a materialidade e autoria dos fatos, o que demonstra a justa causa para o início da ação penal.

Operação

A operação Grammer foi deflagrada no dia 25 de abril de 2024 e o nome faz referência a influenciadores digitais que utilizam das mídias sociais para angariar seguidores e divulgar seus produtos e serviços. Na época da operação, já haviam sido aplicadas medidas restritivas aos denunciados, incluindo o uso obrigatório de tornozeleiras eletrônicas para a empresária e a mãe dela, retenção de passaportes e a proibição de deixar Natal.

Portal da Tropical

PF DEFLAGRA MEGAOPERAÇÃO EM COMBATE A EMPRESAS CLANDESTINAS DE SEGURANÇA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Segurança Legal VIII em todas as suas unidades no país, com exceção do Rio Grande do Sul em razão das enchentes. Na ação, mais de 460 policiais federais realizaram fiscalização de combate a empresas clandestinas de segurança privada.

A operação ocorreu em 25 capitais, além do Distrito Federal, e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal no país e visa encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal. Cerca de 500 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros, foram submetidos às ações fiscalizatórias.

No Rio Grande do Norte, foram cumpridos 13 mandados, sendo quatro em Natal e nove em Mossoró. Durante a operação, homem foi preso no município de Doutor Severiano, em decorrência de um mandado de prisão em aberto.

Operação

Desde 2017, a Polícia Federal vem realizando essa operação de âmbito nacional, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada – DICOF/CGCSP/DIREX/PF e deflagrada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada – DELESP nas capitais e pelas Unidades de Controle e Vistoria nas Delegacias Descentralizadas.

A contratação desses serviços de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. Além disso, as empresas que atuam na clandestinidade não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela PF podem prestar serviços e contratar vigilantes.

31 VEÍCULOS RECUPERADOS: COM APOIO DA 3ª CIPRV E POLÍCIA CIVIL, PRF REALIZA OPERAÇÃO DE ENFRENTAMENTO A FRAUDES VEICULARES NO SERIDÓ

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A 3ª CIPRv participou da operação BOER, da Polícia Rodoviária Federal, de enfrentamento a fraudes veiculares. Foram recuperados 31 veículos adulterados, dentre eles 26 motocicletas e 04 carros, além cumprimento de mandado de prisão, apreensão de documento falso, drogas e munições.

Veículos que apresentam adulteração são provenientes de furto ou roubo e tem sua identificação original adulterada, justamente para esconder sua origem ilícita.

A operação também teve a participação de unidades operacionais subordinadas ao Comando de Policiamento Regional II e da Polícia Civil.

JAIR SAMPAIO

MULHER QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADA ENTERRADA NA PRÓPRIA CASA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O corpo de uma mulher, de 42 anos, que estava desaparecida há cerca de duas semanas, foi encontrado enterrado no piso da própria casa, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Marido e filho são considerados suspeitos.

A vítima foi identificada como a esteticista Michele de Abreu Oliveira. O corpo da mulher tinha sinais de violência.

Corpo estava no piso inferior da casa, que tinha dois pavimentos. A delegada Gisele Farias Jerônimo, à frente do caso, diz que no início das investigações informações e depoimentos colhidos subsidiaram a representação e expedição do mandado de busca e apreensão na residência da vítima.

A mulher foi encontrada morta na quarta-feira (22). Mas a confirmação da identidade só ocorreu nesta quinta-feira (23), conforme informações da polícia.

Marido e filho, um adolescente de 14 anos, são suspeitos do crime. Eles não foram encontrados pela polícia e são considerados desaparecidos. A Polícia Militar do estado informou que o marido se chama Márcio de Oliveira Bigóis, de 46 anos, e é natural de Passo Fundo (RS).

Michele de Abreu Oliveira chegou a ter uma medida protetiva contra o companheiro anteriormente. Mas, segundo a delegada, a medida foi revogada a pedido da vítima.

Nas redes sociais, um outro filho da vítima, comentou o caso. “Venho informar que perdi a minha avó um dia antes do dia das mães de 2023. Hoje, recebo a notícia de que minha mãe foi assassinada após o dia das mães”, lamentou.

Indícios de feminicídio

Evidências até o momento apontam para feminicídio. A delegada Gisele Farias Jerônimo ressaltou, no entanto, que todas as hipóteses e indícios serão analisados e considerados.

O corpo da vítima passará por perícia. Laudos irão subsidiar o inquérito policial. As investigações prosseguem no sentido de identificar a causa e circunstâncias da morte e a identificação dos envolvidos.

O caso segue em investigação. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso de Palhoça, instaurou inquérito policial para apurar a morte da mulher.

Com informações do UOL

NA PARAÍBA, FICCO PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINAR POLICIAL PENAL NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Nesta sexta-feira (24/5), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), em cooperação com a Divisão de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP/Natal), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo acusado de assassinar o policial penal Carlos Eduardo Nazário no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, no dia 17 de março de 2023.

A prisão ocorreu na área urbana do município de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB, onde o acusado estava foragido desde maio de 2023. A FICCO/RN é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal de Rodovias, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal para combater o crime organizado.

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS POR TENTATIVA DE FRAUDE ELETRÔNICA EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Na tarde de quinta-feira (23), dois homens, um de 23 anos e outro de 21 anos, foram presos em flagrante por tentativa de fraude eletrônica por policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal) e da Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito (DECT/Natal). A prisão ocorreu em Tirol, na Zona Leste de Natal.

Os indivíduos haviam clonado um anúncio de venda de um veículo no Facebook Marketplace, o qual havia sido publicado meses antes por um policial civil. Utilizando o anúncio simulado, eles tinham a intenção de atrair clientes para o escritório onde trabalhavam, fazendo-os acreditar que o carro estava disponível para venda pela empresa. O objetivo era persuadi-los a participar de grupos de consórcio.

Os suspeitos já estavam em processo de negociação com uma potencial vítima, quando ela percebeu a duplicidade de anúncios, em seguida alertando o legítimo proprietário do veículo, que por coincidência é um policial civil da DECT/Natal, sobre a tentativa de golpe.

Agindo rapidamente, o policial civil se dirigiu ao local acompanhado da equipe da DEFD/Natal e efetuou a prisão em flagrante dos autores do crime.

Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional onde permaneceram à disposição da justiça.



JOVEM MATA PAIS A MARTELADAS, SAI PARA LANCHAR, VOLTA E ENCENDEIA CASA

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um jovem de 16 anos foi apreendido, nessa quinta-feira (23/5), após matar os pais adotivos a marteladas e depois incendiar o quarto do casal em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O motivo do crime seria uma discussão dos pais de não permitirem o filho de faltar a escola para frequentar as aulas de jiu-jítsu.

Após o crime, o adolescente teria saído para lanchar com um amigo e, ao retornar, ateou fogo no quarto em que os corpos dos pais estavam, no 2º andar da casa. O adolescente ligou para a polícia e para os bombeiros, segundo o G1.

O Corpo de Bombeiros chegou à residência onde as chamas consumiam todo o andar do quarto da família. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

O adolescente é o caçula de um casal que teve quatro filhos, sendo cada criança adotada por famílias distintas. Segundo o irmão mais velho, os pais dele eram amorosos, mas o rapaz era agressivo.

De acordo com a Polícia Civil do Rio, “Segundo a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), o adolescente, de 16 anos, foi conduzido por policiais militares à unidade e apreendido em flagrante pelo crime. Os agentes vão ouvir testemunhas e realizar demais diligências para esclarecer todos os fatos e a motivação dos assassinatos”.

Fonte: Metrópoles

DUPLA É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO COM TRÁFICO DE DROGAS EM AREIA BRANCA

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 A polícia civil de Areia Branca prendeu, na noite desta quarta-feira (22), dois suspeitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A dupla foi identificada como Geneson Carlos Lopes da Silva, de 21 anos, e Carpeggiam Nogueira Santos, de 45 anos.

Geneson, que já é alvo de um mandado de prisão temporária por crime de homicídio, foi capturado enquanto comercializava entorpecentes nas imediações da Rua Desembargador Silvério, em Areia Branca.

Ao avistar a chegada dos policiais, ele tentou fugir para o interior do imóvel utilizado como ponto de venda de drogas, popularmente conhecido por “boca de fumo”.

Na ação, foram apreendidas expressivas quantidades de substâncias entorpecentes, incluindo 100 pedras de crack e 96 porções de maconha, ambas prontas para o comércio ilícito. Além das drogas, foram confiscados outros objetos e equipamentos usados como meio empregado na atividade criminosa.

Os suspeitos ainda tentaram resistir à prisão, mas foram contidos e conduzidos à delegacia, onde foram autuados em flagrante.. A ação contou com o apoio da unidade DIVIPOE de Mossoró. Após prestarem depoimento, foram conduzidos para a sede do Itep, em Mossoró, onde passaram por exame de corpo de delito. Posteriormente, foram encaminhados à cadeia pública, onde permanecerão à disposição da justiça.

FIM DA LINHA 




POLÍCIA CIVIL AGE RÁPIDO E PRENDE MANDANTE DE TENTATIVA DE ROUBO A CASA LOTÉRICA EM ALEXANDRIA. DOIS ASSALTANTES MORREM EM CONFRONTO

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Alexandria (8ª DR) prenderam, na tarde de quinta-feira (23), um homem investigado por ser o mandante de uma tentativa de roubo em uma lotérica localizada no município de Alexandria, no Oeste potiguar.

Durante as demais diligências na noite de ontem (23), a Polícia Civil ainda localizou a dupla responsável pela tentativa de assalto, que não se rendeu e reagiu, o que fez com que a equipe policial tivesse que agir a fim de cessar a injusta agressão.

Segundo as investigações, na manhã de quinta-feira (23), com uma motocicleta Bros, de cor vermelha, dois indivíduos da cidade de Mossoró chegaram à casa lotérica para realizar o assalto, causando pânico entre os presentes.
Em uma ação rápida, eles atearam fogo, ameaçaram os funcionários, os clientes e depois fugiram sem o dinheiro, pois não conseguiram acesso à parte interna do estabelecimento. As Polícias Civil e Militar foram acionadas após uma denúncia de um funcionário que conseguiu escapar.

Já na tarde de quinta-feira (23), as equipes da 8ª DR e da PMRN localizaram e prenderam o mandante do crime, que contratou a dupla para roubar a lotérica devido a uma dívida com uma facção local. Já os suspeitos da prática do assalto foram encontrados em um sítio próximo ao município de Tenente Ananias, na posse de duas armas de fogo, por volta das 22h30, de quinta-feira (23). Eles receberam voz de prisão e reagiram contra os policiais.

O suspeito detido, Guilherme Nobre Sarmento, conhecido como Guila, foi preso em flagrante por tentativa de roubo com uso de explosivos e armas de fogo, além de outras qualificadoras do crime. A ação contou com o trabalho integrado de todas as delegacias municipais que compõem a 8ª Delegacia Regional de Alexandria, da Polícia Militar do RN e da Polícia Militar da PB

EMPRESÁRIOS SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO CONTRA SONEGAÇÃO FISCAL; CRIMES CAUSARAM PREJUÍZO DE R$ 4 MILHÕES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um casal de empresários foi preso em um apartamento de luxo suspeito de crimes como sonegação fiscal, apropriação indébita de tributos, além de outros delitos contra a Ordem Tributária, durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Segundo as investigações do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, a empresa da dupla investigada causou um prejuízo de R$ 4 milhões aos cofres estaduais.

O casal foi localizado e preso em um apartamento de luxo em Cabo Branco, na cidade de João Pessoa.

De acordo com a corporação, a "Operação Continuum" também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Natal e na capital paraibana.

A empresa de comércio de roupas tinha endereços nas duas capitais nordestinas. Conforme as investigações, no decorrer do inquérito, ficou constatado que, além dos crimes investigados, diversos documentos foram falsificados visando a abertura de empresas para continuar a comercialização da marca em Natal.

"Assim, ao longo de 14 anos de operação da empresa, na capital potiguar, ao menos 20 pessoas tiveram seus dados falsificados e utilizados de forma indevida pelos investigados", informou a polícia.

Durante as diligências, foram apreendidos celulares, dois veículos, munições, notas de dólar e joias. Também foi determinado judicialmente o bloqueio de bens e valores dos investigados.

O nome "continuum" deriva do latim e significa continuidade, em alusão aos 14 anos de funcionamento da marca sob a gestão dos suspeitos.

FAZ O L: PROFESSORES E TÉCNICOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RN REJEITAM PROPOSTAS E MANTÊM GREVE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As greves dos professores e dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) continuam após as categorias terem rejeitado as propostas oferecidas pelo governo federal nesta semana.

Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) foram mais uma categoria a recusar a nova proposta e manter a greve. No caso da Ufersa, os professores não entraram em greve e seguem as atividades.

As paralisações fazem parte de um movimento nacional de universidades, institutos e centros federais.

Algumas categorias no RN começaram a greve há cerca de dois meses, enquanto outras completaram o primeiro mês recentemente, como no casos dos professores da UFRN.

Em todos os casos, as paralisações são por tempo indeterminado e sem previsão de retorno.

Veja abaixo quando começou cada greve:

professores da UFRN em 22 de abril;
técnico-administrativos da UFRN em 14 de março;
professores e técnicos-administrativos do IFRN em 3 de abril;
técnicos-administrativos da Ufersa em 11 de março.

UFRN
Na UFRN, os professores rejeitaram em plebiscito, nesta quarta e quinta-feira, a proposta do governo federal. Segundo o sindicato Adurn, os professores da UFRN reivindicam:

reajuste linear para os servidores públicos federais de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025 e 7,06% em 2026, totalizando um aumento de 22,8%;
restruturação das carreiras do magistério superior e ensino básico, técnico e tecnológico;
recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.
Já os técnico-administrativos rejeitaram a proposta em assembleia geral na quarta. Segundo o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (Sintest), assim como ocorreu com os docentes, o governo não propôs percentual de correção salarial para 2024.

A UFRN conta com cerca de 52,7 mil estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos.

IFRN
Os servidores da Educação do IFRN votaram em assembleia geral nesta quinta e decidiram reprovar a proposta do governo para a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Natal (Sinasefe), foram 445 votos contrários à aceitação da proposta do governo, 85 favoráveis e 30 abstenções.

Os sevidores, segundo o Sinasefe, buscam:

restruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes;
recomposição salarial;
revogação de todas as normas aprovadas pelos governos anteriores que prejudicam a educação federal;
recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.
O IFRN tem cerca de 38 mil estudantes. O calendário da instituição foi suspenso no início da greve. A UFRN não suspendeu o dela.

Ufersa
Os técnico-administrativos da Ufersa também rejeitaram, em assembleia geral nesta quinta (23), a proposta oferecida pelo governo federal. Segundo o Sintest, a justifictiva foi o que o governo federal não ofereceu correção salarial para 2024.

Em relação à primeira proposta, apresentada em 19 de abril, foi mantida a oferta de 9% para 2025, e para 2026 o percentual subiu de 3,5% para 5%, mas a categoria decidiu rejeitar.


Os professores da Ufersa não aderiram à greve.

MP INVESTIGA USO 'CENTRAL DE FAKE NEWS' CONTRA AUTORIDADES DO RN PARA FINS POLÍTICOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte investiga a existência de uma "central de Fake News" que opera no estado com a intenção de criar e disseminar notícias falsas sobre autoridades, com fins políticos e manipulação da opinião pública.

Segundo o MP, as apurações iniciais da "operação DesFarsa" revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos.

"As informações são criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas", informou o MP.


Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), além de Garuva, em Santa Catarina. A operação contou com o apoio do Gaeco do MP de Santa Catarina e da Polícia Militar do RN.

O MP não divulgou mais informações sobre o funcionamento do suposto esquema e os suspeitos investigados até a última atualização desta matéria.

SUB-TENENTE SIMPLÍCIO TEM UM CONVITE ESPECIALMENTE PARA VOCÊ CARNAUBAENSE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Subtenente Simplicio
Convida a toda população de Carnaubais para o lançamento da pré candidatura, que acontecerá nesse dia 25/05, às 19:00h, na arena Mancio.