PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






18 outubro 2023

Idoso tenta fugir de blitz da Lei Seca, se nega a fazer o bafômetro e é preso em Natal

POR ISMAEL JEFFERSON

Um idoso de 63 anos foi preso, na noite desta terça-feira (17), em Natal, após tentar fugir da blitz da Lei Seca e se recusar a fazer o teste do bafômetro.

De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), ao perceber a presença policial, ele tentou fugir de ré, mas foi interceptado. O idoso se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas, diante dos sinais de embriaguez ao volante, recebeu voz de prisão.

Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Nesta terça, o CPRE montou pontos de bloqueio nos bairros de Morro Branco e Lagoa Seca, nas Avenidas Romualdo Galvão e Nascimento de Castro. Ao todo, 6 autuações pela mistura de álcool e direção foram registradas.


G1/RN

Bombeiros tentam controlar incêndio florestal que já dura 4 dias na Serra do Cuó, em Campo Grande

POR ISMAEL JEFFERSON

Um incêndio já dura 4 dias na Serra do Cuó, localizada no município de Campo Grande, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local na manhã desta quarta-feira (18) para tentar controlar o fogo.

"Esse incêndio já vem acontecendo desde domingo, e estamos aqui para tentar debelar esse fogo. O município está ajudando com o seu maquinário, fazendo alguns trabalhos defensivos na parte de limpeza", esclareceu o major Lima Verde, comandante do Corpo de Bombeiros em Caicó.

Mais de 30 voluntários se juntaram ao CBM na tentativa de controlar o incêndio. A preocupação da equipe é que as chamas passem para as montanhas e comecem a atingir as comunidades. Uma vala está sendo feita para impedir que o incêndio invada as fazendas da região.

"Nós estamos em uma missão árdua de fazer um futuro quebra-fogo no fogo que invadiu a Serra do Cuó, para que ele não possa invadir a propriedade do Belo Monte. Estamos usando uma máquina para fazer uma linha de mais ou menos 1km, evitando que o fogo passe a invadir a propriedade", explicou Valdécio Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Campo Grande.

"O Corpo de Bombeiros está aqui e só vai sair quando tiver todo o controle do incêndio na região", afirmou o comandante dos Bombeiros.

Major Lima Verde ainda reforçou que a população não faça queimadas em terrenos. ""A gente pede a toda a população que não faça nenhum tipo de queimada com o intuito de limpar seus terrenos, pois isso pode ocasionar grandes incêndios florestais", pediu.

G1/RN


Governo do RN envia projeto à Assembleia Legislativa para manter alíquota de 20% no ICMS por tempo indeterminado

POR ISMAEL JEFFERSON

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (18) o envio para a Assembleia Legislativa do projeto de lei que mantém a alíquota básica do Imposto Sobre Comércio e Serviços (ICMS) em 20% por tempo indeterminado. No trâmite legislativo, a aprovação do projeto vai para votação por parte dos deputados.

No dia 4 de outubro, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Carlos Eduardo Xavier, em entrevista à Inter TV Cabugi, antecipou que, naquele momento, o estado planejava enviar a proposta para manutenção da alíquota, que tinha prazo de validade até 31 de dezembro deste ano. O projeto que está em vigor previa uma queda de 1% para o próximo ano.

Ainda segundo com o secretário da Sefaz, a expectativa do Governo é que a manutenção da elevação do ICMS em 2% resulte em uma arrecadação de R$ 700 milhões a mais no ano.

A matéria foi assinada em dezembro de 2022 pela governadora Fátima Bezerra e sancionada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com aumento para 18%. Em seu texto, o projeto previa queda da alíquota de ICMS para 19% em 2024, e o retorno para 18% no ano de 2025.

Objetivo do aumento

No texto do documento assinado pela governadora Fátima Bezerra e enviado nesta quarta-feira (18) ao legislativo estadual, aponta que o objetivo do projeto é evitar perdas significativas na arrecadação do RN a partir de 2029.

O ofício faz menção a Reforma Tributária que, segundo o documento, está prestes a ser aprovada no Congresso Nacional, e que estabelecerá como parâmetro para o rateio da arrecadação do novo imposto sobre o consumo a receita média de cada estado no período de 2024 a 2028.

Ainda como justificativa para o aumento, o projeto de lei aponta que os estados da Paraíba e de Pernambuco também aprovaram e sancionaram elevações em suas alíquotas para 20%.


Caern constrói adutora emergencial, que vai auxiliar na reforma do canal de pataxó na zona rural de Itajá/RN

POR ISMAEL JEFFERSON

A companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretária Estadual de Recursos Hídricos Semarh, está construindo uma adutora, de capitação de água do Rio Piranhas, localizado na zona rural de Itajá.


De acordo com a CAERN, devido aos rompimentos no canal de pataxó, essa construção da adutora, vai auxiliar durante a reforma do canal, que vai melhorar a vida dos agricultores de Ipanguacu, levando água com mais gravidade, assim que estiver pronto.

Antes da contrução da adutora, a CAERN construiu um bae pass, para que a operação do canal não deixe de levar água aos municípios que são atendidos, como o município de Itajá.

A ação vai melhorar cada vez mais, e da aceleridade a obra de reforma do canal de pataxó.





PROJETO SOTAQUE DA SANFONA: Evento de acontece neste dia 23 em Assú, e vai reunir artistas da Região para lançamento

POR ISMAEL JEFFERSON

Com o objetivo de fomentar e relacionar artistas da região do Vale do Açú, a BM Entretenimento, em parceira com o Sebrae, vai realizar um evento, de lançamento dos videoclipes do projeto sotaques da sanfona.


O evento acontece no dia 23 de outubro as 18:30, no Cine Teatro Pedro Amorim.

Em vídeo, o cantor Edu Barreto, falar sobre a programação.


VIDEO ABAIXO: