PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






11 dezembro 2022

Sobrinho do ex-vereador do Assú Manoel Botinha morre em acidente na cidade de Mossoró


 O acidente do tipo colisão trazeira na BR 304, proximo ao viaduto de acesso ao Santa Delmira, em Mossoró, envolvendo um veiculo Corolla e uma motocicleta terminou com a morte do motociclitas, Josenildo Batista Ferreira, conhecido popularmente como "Zezinho", de 31 anos de idade, natural de Assú, aconteceu por volta das 22h deste domingo, 11 de dezembro de 2022.

Segundo informações, um carro pequeno sem combustivel, estava sendo empurrado com os pés, por Josenildo, que vinha na moto. O condutor do corolla colidiu na traseira da moto e do carro, matando a vitima no local.

O carro sem combustivel estava sendo conduzido por um adolescente. Segundo informações, o condutor do veiculo corolla se negou a fazer exame de bafometro.

A Policia Militar auxiliou a Rodoviaria Federal, no isolamento do local para os procedimentos das equipes de plantão na Delegacia de Policia Civil e do Itep, que deverá fazer a remoção do corpo para ser examinado na Unidade Regional do orgão em Mossoró.

Fonte: O Câmera



Carro capota e pega fogo na BR-427 no RN


 Um carro bateu em uma ponte, capotou e logo em seguida pegou fogo na BR-427, no trecho que liga as cidades de Currais Novos e Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, na tarde deste sábado (10). O veículo ficou destruído.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar informaram que quando chegaram para atender a ocorrência, os ocupantes do carro já não estavam mais no local e que não há registros de vítimas nos hospitais da região.

Testemunhas contaram aos órgãos que as vítimas foram retiradas do carro logo após o capotamento, antes dele pegar fogo, por motoristas que passavam pelo local na hora do acidente.

O Corpo de Bombeiros controlou rapidamente as chamas ao chegar no trecho e o carro foi retirado em seguida da pista. G1



Homem é morto a tiros dentro de casa na Região Oeste do RN


 Um homem foi morto a tiros dentro de casa na madrugada deste sábado (10) na cidade de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Manoel Mourato, de 43 anos.


O homicídio ocorreu por volta das 2h30 da madrugada na Rua Francisco César Vieira, no bairro Haroldo Maia.


De acordo com a Polícia Militar, um homem armado entrou pela porta da cozinha e fez vários disparos contra a vítima que estava dormindo em um dos cômodos da casa.


A polícia ainda informou que no momento do crime duas mulheres e uma criança também estavam no imóvel, mas não foram feridos.



Manoel Mourato, de 43 anos, era natural da cidade de Conceição na Paraíba.


A PM disse ainda que segundo relato das testemunhas, ele tinha chegado na cidade de Caraúbas na manhã da sexta para encontrar uma mulher com a qual tinha um relacionamento.


O caso será investigado pela Polícia Civil. g1

Twitter é uma ‘cena de crime’, diz Elon Musk


 Elon Musk afirmou no sábado (10) que o Twitter “é uma empresa de mídia social e uma cena de crime”. A declaração foi feita em meio ao escândalo conhecido como ‘Twitter Files’, que se desenrolou na última semana com uma série de revelações da caixa preta da plataforma.


Investigação divulgada na quinta pela jornalista Bari Weiss mostra que funcionários da plataforma mantém uma “lista negra” de contas. Eles restringiam o alcance dos tuítes delas por escolha arbitrária.


No primeiro episódio da série de revelações, no sábado (3), documentos internos mostraram como a campanha democrata foi privilegiada na disputa pela Casa Branca.


Ainda na sexta, Musk compartilhou uma série de publicações do jornalista Matt Taibbi em que ele relatou eventos anteriores ao bloqueio da conta de Trump no Twitter, em janeiro de 2021.  Documentos da rede social publicados pelo jornalista mostram, por exemplo, interações entre executivos da plataforma e membros do FBI.


O Antagonista

Anti-lavajatistas devem dominar cargos jurídicos no governo Lula


 Advogados que ganharam protagonismo no debate jurídico nos últimos anos com críticas ao que consideraram excessos da Operação Lava-Jato estão cotados para assumir os principais postos da área no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como os comandos da Advocacia-Geral da União (AGU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ). Advogados e juristas com esse perfil também estão entre os favoritos para as vagas do Supremo Tribunal Federal (STF) que abrirão em maio e outubro de 2023, com a aposentadoria dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.


Lula precisará montar um quebra-cabeça para não desagradar a ninguém, pois a lista de profissionais do Direito que ganharam a sua confiança e a de seus auxiliares mais próximos aumentou nos últimos anos diante da enxurrada de ações envolvendo integrantes do partido, especialmente relacionadas à Lava-Jato.


Alguns dos candidatos a essas vagas, inclusive, têm como trunfo uma espécie de dívida de gratidão após conseguirem que seus clientes escapassem de processos, como no caso do próprio presidente eleito, que atribui ao trabalho do advogado Cristiano Zanin a anulação de suas condenações na operação.


E é justamente um perfil crítico à operação que Lula procura para comandar órgãos como a CGU, que, no ano que vem, terá como uma das tarefas rever multas bilionárias aplicadas a empresas em acordos de leniência — a delação premiada de pessoas jurídicas. Como mostrou a colunista Bela Megale, empreiteiras têm se articulado para levar ao futuro governo pedidos de revisão das penalidades acertadas nessas negociações.


Os advogados Vinícius Marques de Carvalho, Juliano Breda, Mauro Menezes, que fazem parte do Prerrogativas — grupo de juristas que reúne críticos à Lava-Jato e simpáticos a Lula — são os mais bem avaliados para assumir a CGU. Nesse caso, o que deve pesar é a experiência, o que daria vantagem a Marques de Carvalho. Ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na gestão de Dilma Rousseff, ele tem o apoio dos ex-ministros Aloizio Mercadante e Gilberto Carvalho, dois homens da estrita confiança de Lula. Breda, por sua vez, foi advogado de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, na Lava-Jato, enquanto Menezes esteve à frente da Comissão de Ética Pública.


Outros três nomes estão no páreo para comandar a AGU, responsável por representar a União judicialmente e também prestar consultoria jurídica a toda máquina pública federal. O mais cotado é o de Jorge Messias, que ficou conhecido como “Bessias” ao ser citado por Dilma em uma conversa por telefone com Lula interceptada ilegalmente pela Lava-Jato. Procurador da Fazenda Nacional, é bem visto dentro do PT, com apoio de lideranças do partido como o senador Jaques Wagner (BA), além de ter bom trânsito no STF. Também faz parte do Prerrogativas.


Messias tem como concorrente à vaga a chefe de gabinete do ministro do STF Dias Toffoli, Daiane Nogueira de Lira. Além do atual chefe, ela tem a simpatia dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O nome de Daiane já foi levado ao presidente eleito e, segundo integrantes do partido, não possui qualquer veto.


“Filtro” do presidente


Correndo por fora está o advogado Anderson Pomini, que foi secretário de Justiça do ex-tucano João Doria na Prefeitura de São Paulo. É um nome do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e também é próximo do ex-governador Márcio França (PSB). Dentro do PT, no entanto, é visto como alguém com poucas chances por não ser da confiança do partido.


Dos cargos da área jurídica, um dos considerados mais estratégicos por pessoas ligadas a Lula é o comando da SAJ, que funciona como uma espécie de filtro de tudo que chega na mesa do presidente da República. Cabe à secretaria revisar decretos, portarias e medidas provisórias que o presidente assina, opinar sobre a legalidade de documentos e demais atos de governo.


Além disso, o titular da SAJ costuma despachar diariamente com o presidente.Diante desse perfil, a expectativa é que o indicado seja alguém de extrema confiança de Lula. Na lista de cotados estão Zanin e os também advogados Jean Keiji Uema e Marco Aurélio de Carvalho.


Uema teve seu nome levado recentemente a Lula. É servidor concursado do STF como analista judiciário, foi chefe de gabinete de Jaques Wagner na Casa Civil durante o governo Dilma e, desde 2016, está na liderança do PT no Senado, coordenando a área jurídica.


No caso de Zanin, a ideia seria o advogado de Lula ocupar o cargo para aguardar até ser eventualmente indicado a uma vaga no Supremo. Carvalho, por sua vez, tem perfil mais político, é um dos principais porta-vozes do Prerrogativas, e tem ganhado força para ser ministro da Secretária-Geral da Presidência, ministério ao qual a SAJ hoje é subordinada.


Uma das possibilidades discutidas pela equipe de transição, porém, é devolver a SAJ para a Casa Civil, como era antes de Bolsonaro. A escolha de um nome para o cargo, neste caso, caberia ao petista Rui Costa, anunciado na sexta-feira como ministro da pasta.


O entorno mais próximo de Lula espera que ao menos os nomes para AGU e para a CGU sejam anunciados a partir da diplomação, amanhã. Auxiliares têm aconselhado Lula a ter esses cargos nomeados até dia 20 para que eles possam começar a montar suas equipes.


— Nomes como Messias, Jean e Vinícius são pessoas que nunca abandonaram o PT nos momentos mais difíceis e são os quadros mais preparados da nossa geração, com espírito público e leais — afirma Carvalho, que integra o grupo de Justiça e Segurança Pública da transição.


Supremo


No caso das duas cadeiras no STF que Lula poderá indicar no ano que vem, as discussões estão mais abertas. Como a primeira vaga só precisará ser decidida em maio, quando Lewandowski se aposenta, aliados do presidente eleito avaliam que ainda há tempo para afunilar os nomes.


Na bolsa de apostas estão advogados que atuaram na defesa de réus da Lava-Jato, como Zanin, Pedro Serrano e Pierpaolo Bottini, além de Manoel Carlos de Araújo Neto, que foi secretário-geral da presidência do Supremo na gestão de Lewandowski, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.


Integrantes do PT afirmam que o presidente eleito deve ouvir o próprio Lewandowski para que ele opine sobre as indicações. Aliados de Lula afirmam que a ideia é encontrar alguém que compartilhe visões de mundo parecidas com as do partido. Em outras palavras, alguém que vá se alinhar à chamada ala mais garantista da Corte.


Na descrição de uma pessoa próxima, Lula viu “na própria carne” o que decisões judicias podem gerar de resultados negativos e que isso influenciará na sua avaliação.

“ESTATUTO DO NASCITURO”: Deputados querem votar na próxima quarta-feira (14) projeto que restringe aborto

 Deputados federais conservadores pretendem votar, na próxima quarta-feira (14), um projeto de lei que deve restringir o aborto, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. O texto é conhecido como “Estatuto do Nascituro”.

O relator do projeto, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), já apresentou seu parecer, mas houve fortes protestos de deputados da atual oposição, inclusive com a presença de manifestantes na Câmara.

O texto estabelece que o “nascituro é o indivíduo humano concebido, mas ainda não nascido”. Portanto, com direito à vida desde sua concepção.

“É vedado, sob qualquer pretexto, motivo ou razão, inclusive ato delituoso praticado por algum de seus genitores, aplicar qualquer pena ou causar qualquer dano ao nascituro”, diz o texto.

A previsão é a mesma inclusive em casos de estupro. “O nascituro concebido em ato de violência sexual goza dos mesmos direitos de que gozam todos os nascituros”, consta.

A prerrogativa vale ainda para “os indivíduos da espécie humana concebidos in vitro, mesmo antes da transferência para o útero da mulher”.

À CNN, Emanuel Pinheiro Neto disse que deve haver alterações no parecer, mas os pontos a serem eventualmente modificados ainda estão em discussão. Segundo ele, há negociações com “todos os lados e espectros políticos”.

Uma deputada contra a restrição ao aborto que integra a comissão indicou à CNN não ver possibilidade de acatar mudanças.

O relatório não foi votado nesta última semana após pedido de vista – mais tempo para análise da proposta – por parte das deputadas de esquerda Erika Kokay (PT-DF), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Vivi Reis (PSOL-PA) e até de um deputado de direita, Pastor Eurico (PL-PE).

Pastor Eurico disse à reportagem que pediu mais tempo para “averiguar algumas colocações que os deputados de esquerda estão colocando quanto ao parecer”. Mas, afirmou que, em princípio, votará a favor do texto.

“Temos que partir para a defesa da vida e não abro mão”, defendeu.

Enquanto isso, parlamentares de oposição afirmam se articular para manter uma obstrução pesada na comissão com objetivo de segurar o texto. Devem, por exemplo, querer discutir mais o projeto, apresentar pedido de retirada de pauta, usar tempo de lideranças para atrasar a votação, entre outras possibilidades regimentais.

A presidente da comissão, deputada Kátia Sastre (PL-SP), confirmou à CNN que tentará colocar o texto em votação na próxima quarta. “Espero que avance, tem que caminhar”, disse. Ela vê o parecer de Pinheiro Neto de maneira favorável.

Se aprovado no colegiado, o texto deve ser analisado ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, então, no plenário da Casa.


CNN Brasil

Emicida e Marieta Severo recusaram convite para Ministério da Cultura

 

Embora tenha aceitado chefiar o Ministério da Cultura, Margareth Menezes não foi a primeira opção do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva para o cargo. Antes de convidá-la, o petista fez a proposta à Marieta Severo e ao rapper Emicida, que recusaram.


Após a vitória contra Bolsonaro nas eleições, Lula vinha manifestando seu desejo de levar outra vez um artista ao Ministério da Cultura para repetir o efeito da nomeação de Gilberto Gil em seu primeiro mandato


Ao contrário de Gil, porém, Menezes não tem experiência em gestão pública. Logo que aceitou o convite, a baiana viu seu nome entrar em fritura, justamente por não ter um passado sólido de gestora, salvo pela criação da Associação Fábrica Cultural, em Salvador.


Menezes integra a equipe de transição da Cultura, para a qual foi convidada depois de criticar a ausência denegros entre os responsáveis por avaliar o setor na gestão de Bolsonaro.


Folhapress

Pra felicidade da bandidagem: Flávio Dino propõe desarmamento da população e fala em ‘estímulos econômicos’ para quem entregar de armas

 


Futuro ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino afirmou nesta sexta-feira (9) que buscará promover o desarmamento da sociedade. Segundo disse, o novo governo deverá adotar medidas para estimular a entrega de armas por parte da população.

“Haverá estímulos à entrega voluntária [de armas], inclusive vamos procurar estruturar estímulos econômicos. E vamos encurtar o registro. Se a pessoa diz que tem uma arma, é preciso que apresente se a arma existe mesmo e onde ela está. E haverá, com efeitos futuros, vedação a certas aquisições como essas de fuzis, metralhadoras e assim sucessivamente. É absolutamente descabido”, disse.

Dino tem defendido que o governo de Lula promova um “revogaço” de decretos sobre posse e porte de armas editados por Jair Bolsonaro.


O Antagonista

O dia (10) de dezembro que ficará na história em que a seleção de Itajá foi eliminada em quadra e em campo no ano de 2022


 O sábado (10) de dezembro de 2022, foi o dia em que a seleção de Itajá foi eliminada em quadra e em campo.


CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTSAL!

Uma missão impossivel para a seleção de Itajá de futsal, no campeonato estadual que foi eliminada por perca de tantos gols.

No jogo de Ida da semifinal a seleção do CADET da cidade de Touros, Bateu a seleção de Itajá no placar de 5 x 3, já no jogo de volta em casa, a seleção do CADET abriu o placar no primeiro tempo já no finalzinho.

No segundo tempo, netinho abriu o placar deixando as equipes no empate de 1  x  1, a seleção de Itajá precisava garantir dois ou três gols para eliminar a seleção do CADET e garantir a vaga na final contra a seleção de APODI. sendo que durante a rodada, a perca de tantos gols, causou a eliminação ficando em terceiro lugar junto a seleção de macau/rn.

De acordo com a FNF, acontecerá mais uma rodada de terceiro lugar, aonde a seleção de Itajá vai enfrentar a seleção de Macau.

COPA DO VALE 2022!

A seleção de Itajá master de veteranos, foi pra final contra a seleção de João Câmara, o jogo aconteceu em baixa do meio, em guamaré/RN.

A seleção de João Câmara, venceu a seleção de Itajá no placar de 4  x  1, sendo o campeão da copa do vale 2022.

No último jogo, a seleção de Itajá, abriu o placar com o gol de Eliábio, vencendo a seleção de Ipanguaçu, pela semifinal. 


Dia da bíblia é comemorado com apresentação da fanfarra unidos por cristo, e culto campal na cidade de Itajá/RN

 O dia da bíblia teve uma comemoração especial, na manhã deste domingo (11), a população de Itajá, cidade localizada na região do vale do Açú há 200km da capital do estado, amanheceu ao ouvir o som da fanfarra unidos por cristo que sairam cedinho nas ruas da cidade anunciando o dia da bíblia.


Uma programação realizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que é liderada pelo Pastor Antônio Apolônio da Fonseca.

Logo após, aconteceu no pavilhão, o culto campal aonde foi realizado a leitura de versiculos da bíblia.


A programação se estenderá logo mais a noite com o último culto de mocidade do ano de 2022.
















Acho é pouco, Rafinha no comando, Junior Souza, Dj Thauã, e Henderson tranquinha foram as atrações do Natal Solidário em Itajá/RN


 Uma noite pra lá de especial, foi marcada por muitas atrações, no balneário das mangueiras na cidade de Itajá.


A elite promo, em parceria co o balneário das mangueiras, realizou um natal solidário com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, para ajudar famílias carentes do município de Itajá, disse o artista Junior Souza promotor do evento.


Acho é pouco, Rafinha no comando, Junior Souza, Dj Thauã Henderson tranquinha, animaram a noite do sábado para o domingo.


VEJAM FOTOS: