PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






12 dezembro 2023

CONHEÇA A NOVA REVELAÇÃO MUSICAL JOÃO FELIPE O MENINO DO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

João Felipi Teófilo da Costa, de apenas 15 anos de Idade, passa a mostrar a sua nova identidade musical. na internet, uma nova revelação surge diretamente de Assú cidade do interior do Rio Grande do Norte.

 

A história de um menino do interior, começa a ser contada, e agora através das redes sociais.

 

Uma voz indiscutivel, vem ecoando através das músicas de vaquejadas, o parque São João Batista, e alguns locais de festas, tem sido o seu cenário de gravação.

 

Em seu perfil de Instagram, com apenas 6mil seguidores, o novo cantor e compositor vem mostrando o seu talento, em um estudio de gravação de sucessos em sua cidade, está sendo produzido o seu primeiro sucesso, que brevemente vai ser lançada nas plataformas de músicas.







 


PACIENTE ESPERA HÁ 3 MESES POR REMÉDIO PARA ASMA NO RN: 'NÃO TENHO QUALIDADE DE VIDA'

POR ISMAEL JEFFERSON

O servidor público Jeferson Rocha, de 37 anos, está há cerca de 3 meses sem receber o medicamento para asma fornecido pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte. O paciente precisa tomar o remédio duas vezes ao dia para não ter crises, mas, segundo ele, os últimos dias têm sido difíceis.

"Ele é essencial, é a minha saúde. Sem essa medicação eu tenho falta de ar, eu não tenho qualidade de vida de uma forma geral, por que eu não consigo fazer as atividades básicas do dia. Até caminhar de um ponto a outro é difícil pra mim. Eu tomo ela duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, para que eu não tenha crises graves de asma. Quando eu não tomo, ela [a doença] vai se desencadeando e piorando de uma forma que eu preciso, além de tomar a medicação, ir para o hospital para tomar outras", contou.

 

O servidor público ainda relatou que já procurou a Unicat cerca de três vezes, mas em todas as oportunidades foi informado que o medicamento ainda estava indisponível.

"Eu já fui três vezes [à Unicat], em meses diferentes, para saber [sobre a chegada do medicamento]. Eles dizem que não têm previsão, que está em licitação. E da última vez eu decidi perguntar em que 'pé' da licitação estava, já que fazia mais de dois meses que eu estava sem ela. E uma pessoa ia passando pra outra, que ia passando pra outra, e a última pessoa foi a secretária geral da Unicat. Ela disse que não sabia dessa informação e que quem saberia era a farmacêutica, e essa farmacêutica não está lá em todos os horários. Então, eu sei que está em licitação, mas não sei em que 'pé' está", detalhou o servidor público.

Falta de medicamentos

Cerca de 80 tipos de medicamentos estão em falta atualmente na Unicat para pacientes do RN. Entre os remédios indisponíveis estão os fornecidos pelo governo do RN e pelo governo federal, através do Ministério da Saúde. Alguns medicamentos estão no aguardo da distribuição do Ministério da Saúde, outros no aguardo da finalização de processo licitatório e de processo de aquisição, e outros estão sem estoque porque não há pacientes cadastrados para o recebimento.

 

O remédio de Jeferson está nessa lista de medicamentos em falta. Segundo a direção da Unicat, a medicação aguardada pelo servidor público "está em fase de conclusão da licitação para aquisição de novo lote".

A unidade ainda informou que "todos os processos de licitações e aquisições são conduzidos com a maior celeridade possível, contando também com a disponibilidade de mercado para atender a demanda apresentada pelo órgão".

"Além de agravar a asma, isso tudo causa um sentimento de impotência e de falta de assistência do Estado. Na verdade, é um direito nosso ter essa medicação disponível. Isso também mostra que o Estado não está organizado, de certa forma. A licitação é para acontecer antes da medicação acabar, pra justamente não faltar. O Estado está esperando a medicação acabar para fazer a licitação e todo o processo de compra, que é burocrático, demorado, e a gente fica à mercê", desabafou Jeferson Rocha.

A lista completa dos medicamentos que estão disponíveis e indisponíveis no RN pode ser vista no site da Unicat.




EM DERROTA PARA O GOVERNO DO RN DEPUTADOS DERRUBAM PROJETOS DE LEI DO AUMENTO DO ICMS

POR ISMAEL JEFFERSON

Em uma derrota política histórica, o governo do Rio Grande do Norte não conseguiu aprovar a proposta de aumento da alíquota do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), para 20%, em 2024.

Para aprovar o projeto de lei, o governo precisava primeiramente garantir a aprovação de um recurso, no plenário da Assembleia Legislativa, contra a decisão da Comissão de Finanças da Casa, que já havia rejeitado a matéria.

No entanto, a votação no plenário teve 14 votos contrários ao recurso - 12 de deputados das bancadas de oposição e independente e outros 2 de deputados da própria base aliada. A Assembleia tem 24 deputados.

 

Com minoria dos votos, o líder do governo na Casa, Francisco do PT, orientou a bancada governista a "obstruir" a votação, ou seja, não apresentar votos.

No entanto, o número mínimo para votações de matérias nas sessões é de 13 deputados.

Tramitação

A alíquota atual do imposto, que incide sobre praticamente tudo o que é vendido no comércio, combustíveis, energia elétrica, entre outros produtos, é de 20%. No entanto, essa alíquota só tem validade até este mês de dezembro.

 

A lei apresentada pelo próprio governo e aprovada pela Assembleia em 2022 previa o aumento de 18% para 20% para este ano, mas em caráter temporário, com previsão retorno da alíquota para 18% em janeiro de 2024.

Em outubro deste ano, o governo enviou para a Assembleia Legislativa o novo projeto de lei que manteria a alíquota básica do Imposto em 20% por tempo indeterminado, mas não conseguiu os votos mínimos.

O projeto de lei foi rejeitado na Comissão de Finanças na Assembleia, onde a oposição tem maioria, e teve o pedido de recurso feito pelos governistas.

Na tentativa de conciliação, o governo reduziu a proposta e apresentou uma emenda com alíquota de 19%, mas não conseguiu mudar os votos da oposição.

 

Durante a queda de braço entre as forças políticas, a Assembleia cancelou três sessões plenárias, ao longo da semana passada, por falta de quórum mínimo.

Governo teme queda de arrecadação

Na justificativa do projeto de lei enviado em outubro, assinada pela governadora Fátima Bezerra (PT), o governo apontou que o objetivo do projeto é evitar perdas significativas na arrecadação do RN a partir de 2029.

O ofício faz menção a Reforma Tributária que, segundo o documento, está prestes a ser aprovada no Congresso Nacional, e que estabelecerá como parâmetro para o rateio da arrecadação do novo imposto sobre o consumo a receita média de cada estado no período de 2024 a 2028.

Ainda como justificativa para o aumento, o projeto de lei aponta que os estados da Paraíba e de Pernambuco também aprovaram e sancionaram elevações em suas alíquotas para 20%.

secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, chegou a afirmar que o governo e os municípios poderiam entrar em "colapso fiscal" se a matéria não fosse aprovada.

Segundo o projeto de reforma em andamento no Congresso, o ICMS e o ISS (imposto municipal) deverão ser reduzidos paulatinamente entre 2029 e 2032 e substituídos gradualmente por um novo imposto chamado IBS - Imposto sobre Bens e Serviços. O modelo atual desapareceria completamente em 2033. G1RN




ÔNIBUS ESCOLAR TEM FRENTE DESTRUÍDA AO BATER EM CAMINHÃO NO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

Um ônibus escolar ficou com a frente destruída após colidir em uma caminhão que estava parado no acostamento da BR-110 em Areia Branca, região Oeste potiguar, na manhã desta terça-feira (12).

 

Segundo a polícia, o acidente aconteceu na entrada da cidade, no início da manhã, quando o motorista ia buscar as crianças para serem levadas à escola. Ainda não havia passageiros no veículo.

Ainda de acordo com a polícia, o motorista afirmou que estava contra o sol e não viu o caminhão parado no acostamento. Por isso, bateu na traseira do veículo.

Com a colisão, a frente do ônibus ficou destruída. Apesar do prejuízo material, ninguém ficou ferido. G1RN



PROJETO DE LEI APROVADO NO RN, IMPEDE PARTICIPAÇÃO DE MULHERES TRANS NA CATEGORIA FEMININA EM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

POR ISMAEL JEFFERSON

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (12) pelos deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estabelece o sexo biológico como o "único critério para definição do gênero dos atletas" que quiserem participar de competições esportivas oficiais no estado.

O texto impede que mulheres trans participem de competições na categoria feminina. Da mesma, homens trans não poderiam participar de eventos esportivos na categoria masculina. O texto foi apresentado pelo deputado Coronel Azevedo (PL).

projeto segue para sanção, ou não, da governadora Fátima Bezerra (PT). Na assembleia, as deputadas estaduais do PT, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, fizeram pronunciamentos contra a matéria, mas o texto foi aprovado pela maioria dos deputados.

 

O projeto de lei ainda prevê aplicação de multa às federações, entidades ou clubes que descumprirem a norma. O valor estabelecido para a multa é de até 10 salários mínimos por atleta.

Autor do projeto de lei, o deputado Coronel Azevedo (PL), alegou que mulheres trans possuem níveis mais altos de testosterona durante o desenvolvimento do corpo, o que causa desigualdade nas competições, mesmo quando passam por processo de transição.

"Isso é uma coisa técnica e séria. A testosterona é um anabolizante natural que age sobre o homem durante vários anos. Por isso o homem sempre é maior que a mulher. Se observarmos os recordes mundiais, vamos ver que o homem corre mais rápido, salta mais alto, salta mais distante, tem mais força. Então é desumano colocar um homem para lutar com uma mulher", afirmou.

Isolda defendeu que o texto fosse discutido em uma audiência pública antes da votação, mas não foi atendida pelos demais parlamentares.

"Tem temas que precisam ser discutidos com a sociedade e com as pessoas envolvidas. Nesse tema, acho que se fazia necessária uma audiência pública. Nós temos que respeitar a identidade, o que as pessoas querem ser. É um PL complexo, essa casa não discutiu sobre isso. Nós não fizemos uma audiência para ouvir quem trabalha com tema do esporte e nós poderemos estar privando um conjunto de pessoas que já tem muito preconceito da sociedade, privando de fazer parte desse tipo de competição", defendeu a deputada.

 

"À medida que uma mulher trans fez sua transição, ela é mulher e aquele passa a ser o critério de definição de seu sexo. Deixa de ser o critério biológico. Se a gente aprova um projeto desse, está cometendo um grande equívoco no reconhecimento das identidades. É uma questão absurda", defendeu Divaneide Basílio (PT).

Já o deputado José Dias (PSDB), em fala favorável à aprovação do projeto, defendeu que o critério de sexo biológico previsto na lei seria usado exclusivamente para a participação esportiva. "Quando se fala de único critério é para competições esportivas. Não se fala genericamente", declarou. G1RN




SENADORA ZENAIDE MAIA ENVIA RECURSO DE CERCA DE R$ 110 MIL PARA A COMPRA DE VEÍCULO 0KM E MATERIAL DE INFORMÁTICA PARA ATENDER A POPULAÇÃO QUE É ASSISTIDA PELO CRÁS DE ITAJÁ

POR ISMAEL JEFFERSON

 A senadora Zenaide Maia do (PRÓS-RN), destinou uma emenda de cerca de R$ 310 mil para aquisição de materiais permanentes, para o Centro de Referência da Assistência Social do Município de Itajá, cidade Localizada na região do Vale do Açú no RN.

 

O valor destinado é mais uma contrapartida do Município, a Prefeitura irá realizar a compra de um veículo, mobiliário e equipamentos de informática.

A entrega desse kit é de extrema importância, pois são equipamentos adequados, que irão melhorar a estrutura do CRAS, e com certeza, vão trazer mais qualidade nos atendimentos., disse a gestão do município.