PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



10 agosto 2022

Caern vai iniciar fiscalização de ligações irregulares para reduzir perdas no sistema


 


Dois dias após a Federação do Comércio do RN defender que o futuro governador do Estado privatize a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), a empresa divulgou que iniciará em outubro um trabalho para reduzir perdas no sistema. De acordo com a companhia, o serviço engloba fiscalização de ramais de água cortados, suprimidos e que podem ser realizadas, bem como de ramais ativos com indícios de fraudes. 

Ainda de acordo com a Caern, este trabalho visa reduzir as perdas de faturamento que hoje estão em 39,82%, conforme informações oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Percentual que impacta  diretamente as perdas totais, que englobam faturamento e de distribuição.  

O novo trabalho de fiscalização tem início previsto para outubro e utilizará a tecnologia de georadar, equipamento que consegue detectar qualquer tipo de tubulação, cabos ou estruturas enterradas em até oito metros de profundidade, sem a necessidade de escavação. A ideia é fiscalizar aproximadamente 2.500 imóveis, totalizando 150 mil imóveis ao fim de cinco anos, tempo de duração do contrato. 

TRIBUNA DO NORTE 
   

Em encontro com Fecomércio, Fábio Dantas recebe sugestões para economia do RN e garante cortes de gastos

 
O candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade) recebeu sugestões da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) para o futuro da Economia do Estado para os próximos quatro anos, período de gestão do candidato que for eleito em 2022. Em discurso aos empresários, o candidato garantiu que fará corte drástico de gastos públicos com pessoal. 

No almoço da Fecomércio, Fábio Dantas afirmou que o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais gasta recurso com folha de pessoal, comprometendo em 68% da arrecadação. "Imagine o que é isso? Mas eu queria dizer que não existe forma diferente de fazer o Estado diminuir o tamanho dele, que não seja unir todos os setores da economia, empresários, servidores, num pacto pelo Rio Grande do Norte, poderes!", garantiu.

Fábio Dantas afirmou que "isso não é uma coisa simples de ser feita", mas garantiu que fará "tanto a liberdade econômica quanto a diminuição do tamanho do Estado" no primeiro mês de governo.  "Todo esse pacote de medidas vai estar pronto no primeiro mês de Governo, e com a Assembleia antiga ainda", disse.

Fábio Dantas é o segundo candidato a receber as sugestões do setor de comércio, serviços e turismo. A Fecomércio já havia entregue o documento  "RN em Foco" à governadora Fátima Bezerra (PT), que disputa a reeleição, na segunda-feira (8).

A Fecomércio pretende entregar o documento aos três candidatos melhores posicionados nas pesquisas eleitorais divulgadas até agora. 

O candidato a governador do Podemos, senador Styvenson Valentim, deverá receber as sugestões da Fecomércio no dia 29 de agosto. 

O evento ocorreu no começo desta tarde, no Hotel Barreira Roxa, Via Costeira, com uma plateia de representantes de 16 sindicatos filiados à Fecomércio e membros de sua diretoria Executiva.

TRIBUNA DO NORTE 

STF: maioria vota a favor de reajustar o próprio salário, que atingirá R$ 46 mil

Os ministros também votaram um aumento com o mesmo porcentual para os servidores do Poder Judiciário. O julgamento ocorre em sessão administrativa convocada pelo presidente do Supremo, Luiz Fux. Ainda restam os votos de quatro magistrados. Assim que a votação for encerrada, o projeto de lei elaborado pelos ministros será encaminhado ao Congresso Nacional para ser analisado por deputados e senadores, que darão a palavra final sobre os aumentos.

O aumento de 18% foi proposto pela área técnica do Supremo em contraposição à proposta da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), que havia cobrado um reajuste de 40% alegando perdas inflacionárias nos últimos anos. A Corte definiu que o novo valor do salário dos ministros será implementado em quatro parcelas sucessivas pagas nos seguintes meses: o a primeira em abril de 2023, a segunda em agosto de 2023, a terceira em janeiro de 2024 e a última em julho de 2024.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público no Distrito Federal (SindJus) haviam indicados perdas próximas dos 37,36%. A área técnica do Supremo, porém, decidiu se embasar em estudos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho de Justiça Federal (CJF), que apontaram a possibilidade de implementação de percentuais próximos de 9% em 2023 e mais 9% em 2024, incluindo servidores e magistrados. Além da proposta de correção salarial para os ministros, o STF indica reajuste para os servidores do Judiciário.

Estadão Conteúdo


Polícia desarticula organização criminosa suspeita por explosão de bancos em Pau dos Ferros

Policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia (DP de Polícia de Pau dos Ferros) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (9), Barnabijones Medeiros da Silva, mais conhecido como “Bibi”, 38 anos. Ele foi detido em uma chácara no Sítio Torrões, zona rural de Pau dos Ferros. No local foi apreendido um vasto material explosivo utilizado para estouro de caixas eletrônicos em agências bancárias. 

Com o homem, também foram apreendidos um veículo com registro de roubo, dois rifles calibre. 44 com várias munições, dois coletes balísticos, munições de espingarda calibre 12 e oito baldes de grampos que seriam espalhados nas vias para dificultar a chegada das viaturas policiais nos locais de crime, segundo a Polícia Civil. 

Barnabijones Medeiros foi autuado pela suspeita dos crimes de posse, detenção, fabricação ou emprego de artefato explosivo ou incendiário, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, receptação e associação criminosa. 
O homem foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

TRIBUNA DO NORTE