COMPARTILHE

21 novembro 2024

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem.

Novas acusações
Mais cedo, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento ao Supremo sobre omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal (PF) na oitiva realizada na terça-feira (19).

Após o depoimento, Alexandre de Moraes decidiu manter o acordo e os benefícios de delação premiada de Cid. O ministro entendeu que Mauro Cid esclareceu as omissões e contradições apontadas pela PF.

O novo depoimento foi enviado pelo ministro de volta à PF para complementação das investigações.

Na oitiva da PF, Mauro Cid negou ter conhecimento sobre o plano golpista para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e Moraes.

Contudo, de acordo com as investigações da Operação Contragolpe, uma das reuniões da trama golpista foi realizada na casa do general Braga Netto, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022, e teve a participação do ex-ajudante de ordens.

No ano passado, Cid assinou acordo de delação premiada com a PF e se comprometeu a revelar os fatos de que teve conhecimento durante o governo de Bolsonaro, como o caso das vendas de joias sauditas e da fraude nos cartões de vacina do ex-presidente. 

AGÊNCIA BRASIL 

Mineiro cobra punição a militares envolvidos em plano de golpe de Estado contra Lula e STF

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) cobrou punição aos militares suspeitos de tramar um golpe de Estado e articular a prisão e a execução de Lula, Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É um precedente gravíssimo contra a República. É um ato de alta traição e prova de quebra de hierarquia nas Forças Armadas com mau uso das forças regulares e seu oficialato por parte da gestão bolsonarista, para um atentado contra a democracia brasileira”, escreveu o deputado nas redes sociais.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça a operação denominada Contragolpe. Foi identificada a existência de um detalhado planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos.

Os suspeitos também planejavam restringir o livre exercício do Poder Judiciário. “Ainda estavam nos planos a prisão e a execução de um ministro do STF, que vinha sendo monitorado continuamente, caso o golpe de Estado fosse consumado”, destacou a PF.

A operação já cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, e cumpre ainda três mandados de busca e apreensão. “Mauro Cid e cinco militares planejaram tomar o poder e assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. É assustador ver que em menos de dois anos estamos frente a frente com três ataques absurdos à democracia”, pontuou Mineiro.

Os suspeitos presos são Mário Fernandes, general da reserva, ex-ministro Interino da Secretaria-Geral de Bolsonaro e assessor de Eduardo Pazuello; Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército Brasileiro e integrante dos “kids pretos” (força especial); Rafael Martins de Oliveira, major do Exército Brasileiro com formação em forças especiais e integrante dos “kids pretos”; Rodrigo Bezerra de Azevedo, major do Exército Brasileiro, mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro e integrante dos “kids pretos”; e Wladimir Matos Soares, policial federal.

“A Justiça precisa seguir agindo de forma rápida e certeira para punir esses criminosos que, em vez de protegerem a nação, atentam contra os direitos do povo brasileiro. Sem anistia para golpistas”, argumentou o deputado do RN.

Mineiro e a operação
Além das prisões, foram determinadas 15 medidas cautelares diversas, que incluem a proibição de manter contato com demais investigados; a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 horas; e a suspensão do exercício de funções públicas.

O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados nos estados do Rio de Janeiro, de Goiás e do Amazonas, além do Distrito Federal.

“As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em forças especiais”, destacou a PF em nota.

Os fatos investigados, segundo a corporação, configuram crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Em operação deflagrada em fevereiro, a PF já investigava um grupo que atuou na tentativa de golpe de Estado e que monitorava o ministro Alexandre de Moraes.

“O planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um ‘gabinete institucional de gestão de crise’, a ser integrado pelos próprios investigados para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações”, diz a PF.

AGORA RN 

Condenado por feminicídio é preso pela Polícia Civil em Pureza, no RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 14ª Divisão de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim, deram cumprimento, na terça-feira 19, a um mandado de prisão, expedido pelo Poder Judiciário, contra um homem de 36 anos que tinha sido condenado por feminicídio. A prisão foi realizada no município de Pureza, interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações, o crime teria ocorrido no ano de 2016. O suspeito e a vítima eram ex-companheiros e haviam terminado o relacionamento recentemente. Na ocasião, o investigado não teria aceitado o fim da relação, e motivado por ciúmes, teria agredido a vítima com socos. Após a agressão, ela foi estrangulada.

Após diligências, a equipe policial conseguiu localizar e prender o suspeito. Ele foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

AGORA RN 

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Após ser indiciado pela Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta na rede social X, nesta quinta-feira 21, trechos de sua entrevista ao portal de notícias Metrópoles. Na reportagem, ele informa que irá esperar o seu advogado para avaliar o indiciamento. ebcebc

“Tem que ver o que tem nesse indiciamento da PF. Vou esperar o advogado. Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta. Não posso esperar nada de uma equipe que usa a criatividade para me denunciar”, disse o ex-presidente.

Bolsonaro também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). “O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, criticou Bolsonaro.

Bolsonaro foi indiciado em inquérito pela PF
Bolsonaro é um dos 37 indiciados no inquérito da Polícia Federal que apura a existência de uma organização criminosa acusada de atuar coordenadamente para evitar que o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, assumissem o governo, em 2022, sucedendo ao então presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas últimas eleições presidenciais.

O relatório final da investigação já foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Também foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno; o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Souza Braga Netto.


Na última terça-feira 19, a PF realizou uma operação para prender integrantes de uma organização criminosa responsável por planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes.

Rogério Marinho diz que indiciamento era esperado e representa ‘perseguição política’

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Senador pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), lançou uma nota nesta quinta-feira (21) sobre o indiciamento de Jair Bolsonaro e outras 35 pessoas pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. No comunicado, ele afirmou que a decisão era esperada e representa ‘sequência ao processo de incessante perseguição política ao espectro político’ que o ex-presidente do país e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, representam.

No comunicado, o senador afirmou aguardar que a Procuradoria-Geral da República, ao ser acionada pelo Supremo Tribunal Federal, possa focar no que descreve como ‘provas concretas’ e ignorar ‘meras ilações’. Aliado a isso, disse que a expectativa é que o órgão atue de forma independente e imparcial.

“Ainda, ao reafirmar o compromisso com a manutenção do Estado de Direito, confiamos que o restabelecimento da verdade encerrará a longa sequência de narrativas políticas desprovidas de suporte fático, com o restabelecimento da normalidade institucional e o fortalecimento de nossa Democracia”, concluiu Rogério Marinho.

Jair Bolsonaro foi indiciado, juntamente a outras 36 pessoas, incluindo Valdemar Costa Neto, após a Polícia Federal (PF) concluir nesta quinta-feira (21) o inquérito que apura a existência de uma organização criminosa acusada de atuar coordenadamente para evitar que o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, assumissem o governo, em 2022, sucedendo ao então ex-presidente, derrotado nas últimas eleições presidenciais.

TRIBUNA DO NORTE 

Arquidiocese anuncia transferência de padres durante missa da Padroeira de Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Durante a missa da Padroeira de Natal nesta quinta-feira (21), foram anunciadas as transferências de alguns padres, determinadas pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso.

Antes do anúncio, foi dito que as mudanças acontecem com o objetivo de “atender necessidades pastorais e o bem espiritual do povo de Deus”. As nomeações e transferências são válidas a partir do ano que vem. O prazo para as mudanças é de 60 dias e não podem ultrapassar o mês de fevereiro de 2025.

Veja as mudanças:

Padre André Martins Melo – Pároco Nosso Senhora do Carmo (Parque das Nações Parnamirim)

Padre Antônio Almeida de Oliveira – Pároco Nossa Senhora da Conceição (Macau)

Padre Antônio Luciano de Freiras – Pároco Nossa Senhora das Dores (Brejinho)

Padre Antônio José do Vale Bezerra de Góis – Pároco Sagrada Família (Natal)

Padre Antônio Nunes de Araújo – Pároco São João Batista (Lagoa Seca – Natal)

Padre Artur Anderson Ferreira da Silva – Vigário Paroquial Paróquia São João Batista (Lagoa Seca – Natal)

Padre Sidney Firmino da Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (São Tomé)

Padre Claudio Régio da Silva Bezerra – Pároco Nossa Senhora Aparecida (Natal)

Padre Edmundo Ferreira do Nascimento Filho – Administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Ipanguaçu)

Padre Edvaldo Alexandre de Brito – Pároco Paróquia São Francisco de Assis e São João Lostau Navarro (Pirangi do Norte)

Padre Francisco de Assis Silva Rodrigues de Lima – Pároco Paróquia São Camilo de Léllis (Natal)

Padre Francisco Clodoalodo Leitão de Farias – Vigário Paroquial Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Macaíba)

Padre Francisco Lucas de Souza Neto – Vigário Paroquial Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Natal)

Padre Francisco Ney Lopes – Pároco Paróquia Santo Antônio (Tibau do Sul)

Padre João Batista Nunes Filho – Pároco paróquia Santo André de Soveral (Parnamirim) e diretor sacerdotal Casa Dom Nivaldo Monte

Padre João Maria Dias – Vigário Paroquial Paróquia Santana (Soledade II – Natal)

Padre João Pedro Acussio da Silva – Pároco Paróquia Nossa Senhora da Conceição e diretor do centro de educacao Monsenhor Honório (Macau)

Padre José Carlos Acelino da Silva – Administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Campo Redondo)

Padre José Francisco Neto – Pároco Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Barcelona)

Padre José Marcelo Cesarino Cruz – Pároco Paróquia de Santana (Soledade II)

Padre José Marcos Silva de Lima – Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Terezinha (Natal)

Padre José Ronald Farias Aguiar – Administrador Paroquial Paróquia São João Batista (Pendências)

Padre Leonardo da Silva e Silva – vigário paroquial Paróquia São Paulo Apóstolo (São Paulo do Potengi)

Padre Lucas Pereira Batista – administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Taipu)

Padre Manoel Alaíde da Silva – pároco Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Alto do Rodrigues)

Padre Manoel Henrique de Paiva – Pároco paróquia Jesus Bom Pastor (Bom Pastor – Natal)

Padre Manoel José da Silva – vigário paroquial Paróquia Nossa Senhora do Ó (Nísia Floresta) e responsável pelo setor praia da referida paróquia

Padre Mateus Marques de Souza – pároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima (a ser criada no dia 9 de dezembro em Macaíba)

Padre Ronaldo Gomes de Souza – pároco Paróquia Santa Terezinha (Lagoa D’Anta)

Padre Thales Henrique Araújo da Silva – administrador paroquial Paróquia de Santana (Santana do Matos)

Padre Thiago Barbosa Dias – Formador do propedêutico

Padre Valtair Lira Lucas – pároco Paróquia Cristo Rei (Pirangi – Natal)

Padre Wiliam Bruno dos Santos Costa – administrador da área pastoral Poço Branco

Padre Wilson Alves de Oliveira – administrador paroquial paróquia Sagrado Coração (Bom Jesus)

Padre Hugo Maciel Marcelino Galvão – capelão Corpo de Bombeiros

Padre Marcos Roberto Nascimento de Souza – Capelão Santuário Chama de Amor e Capela do Mortícinio (Barra de Cunhau)

STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Após três horas de audiência, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a validade do acordo de delação premiada do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O ministro considerou que o colaborador esclareceu as omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal (PF) na oitiva realizada na terça-feira (19).

O depoimento foi enviado pelo ministro de volta à PF para complementação das investigações.

Em entrevista após o depoimento, a defesa de Cid disse que os benefícios da delação foram mantidos e ele prestou os esclarecimentos solicitados.

A oitiva foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pela homologação da delação premiada do militar. O conteúdo do depoimento não foi divulgado.

Contradições
Na terça-feira (19), Mauro Cid negou em depoimento à PF ter conhecimento do plano golpista para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e Moraes.

Contudo, de acordo com as investigações da Operação Contragolpe, deflagrada no mesmo dia, uma das reuniões da trama golpista foi realizada na casa do general Braga Netto, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022, e teve a participação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

No ano passado, Cid assinou acordo de delação premiada com a PF e se comprometeu a revelar os fatos que tomou conhecimento durante o governo de Bolsonaro, como o caso das vendas de jóias sauditas e da fraude nos cartões de vacina do ex-presidente.

Mauro Cid é um dos 37 indiciados pela PF no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agência Brasil

Polícia Militar intensifica segurança em todo o RN com a “Operação Força Total”

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) iniciou, nesta quinta-feira (21), a 9ª edição da “Operação Força Total”, que intensifica o policiamento em todos os 167 municípios do estado. A ação, coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), ocorre simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com foco na redução da criminalidade e no fortalecimento da segurança pública por meio de ações preventivas e ostensivas.

Em Natal, mais de 300 policiais foram mobilizados para reforçar o efetivo habitual dos batalhões de área. A operação, que se estende até as 23h59 desta sexta-feira (22), contempla ações estratégicas em áreas de maior tráfego, além de blitz em rodovias estaduais, abordagens a veículos e pedestres e o cumprimento de mandados de prisão.

O planejamento também inclui a intensificação do policiamento em locais considerados prioritários para aumentar a segurança da população.

A “Operação Força Total” reafirma o compromisso da Polícia Militar em proteger a sociedade potiguar, reforçando a presença policial e garantindo uma resposta firme ao crime.

PONTA NEGRA NEWS 

Jair Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela PF por planos golpistas

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal em relatório encaminhado nesta quinta-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações apontaram que ele sabia e seria beneficiado principal do plano golpista orquestrado por militares, dentro e fora do governo, em 2022, após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Além do ex-presidente, o relatório da PF imputa crimes aos generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ao ex-ministro da Justiça Anderson Torres e ao ex-chefão da Abin Alexandre Ramagem (atual deputado federal).

Sobre os documentos
O documento final une os inquéritos das operações Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro pela PF, e a Contragolpe, deste terça-feira (19) – que prendeu quatro militares das forças especiais, os chamados kids pretos e um policial federal. Eles foram acusados de tramar e executar um plano, que acabou abortado na ultima hora, para prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, no dia 15 de dezembro de 2022.

O Supremo aguarda agora parecer do Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso. Será o terceiro indiciamento de Bolsonaro, nos processos de Moraes.

Os alvos foram indiciados por crimes de tentativa de golpe de Estado e atentado violento ao Estado democrático de direito. “As investigações apontaram que os investigados se estruturaram por meio de divisão de tarefas.”

Segundo a nota, “com a entrega do relatório, a   encerra as investigações referentes às tentativas de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito”. Crimes como organização criminosa, , falsidade idelógica, peculato, lavagem de dinheiro, entre outros, seguem sob investigação.

Núcleos de atuação dos indiciados:

Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral
Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado
Núcleo Jurídico
Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas
Núcleo de Inteligência Paralela
Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas
Veja quem foi indiciado

AILTON GONÇALVES MORAES BARROS
ALEXANDRE CASTILHO BITENCOURT DA SILVA
ALEXANDRE RODRIGUES RAMAGEM
ALMIR GARNIER SANTOS
AMAURI FERES SAAD
ANDERSON GUSTAVO TORRES
ANDERSON LIMA DE MOURA
ANGELO MARTINS DENICOLI
AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA
BERNARDO ROMAO CORREA NETTO
CARLOS CESAR MORETZSOHN ROCHA
CARLOS GIOVANI DELEVATI PASINI
CLEVERSON NEY MAGALHÃES
ESTEVAM CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA
FABRÍCIO MOREIRA DE BASTOS
FILIPE GARCIA MARTINS
FERNANDO CERIMEDO
GIANCARLO GOMES RODRIGUES
GUILHERME MARQUES DE ALMEIDA
HÉLIO FERREIRA LIMA
JAIR MESSIAS BOLSONARO
JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVA
LAERCIO VERGILIO
MARCELO BORMEVET
MARCELO COSTA CÂMARA
MARIO FERNANDES
MAURO CESAR BARBOSA CID
NILTON DINIZ RODRIGUES
PAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHO
PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
RAFAEL MARTINS DE OLIVEIRA
RONALD FERREIRA DE ARAUJO JUNIOR
SERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS
TÉRCIO ARNAUD TOMAZ
VALDEMAR COSTA NETO
WALTER SOUZA BRAGA NETTO
WLADIMIR MATOS SOARES

Fonte: SBT News

Obstetras ameaçam paralisar atendimentos na Maternidade Almeida Castro

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Os médicos obstetras da Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, alertaram que podem suspender os atendimentos a partir de segunda-feira (25). A categoria cobra o pagamento de salários atrasados há sete meses e criticou a falta de justificativa do Governo do Estado.

Apesar do prazo adicional solicitado pela diretora Larizza Queiroz, o impasse persiste. A Sesap afirmou estar negociando uma solução. A maternidade, que realiza até 30 partos diários, atende mais de 60 municípios e enfrenta incertezas sobre a continuidade dos serviços.

PORTAL DA TROPICAL 

Homem é condenado por homicídio cruel em Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Antônio Alison de Sousa Silva, de 26 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri Popular da Comarca de Mossoró pelo assassinato de Clézio Saraiva Dantas, de 44 anos, em um crime ocorrido em agosto de 2021 no bairro Nova Betânia.

De acordo com as investigações, Clézio estava no muro de sua residência quando foi surpreendido por Antônio, que o atacou com querosene e ateou fogo. A vítima foi socorrida e transferida para Natal, mas morreu 15 dias depois devido às graves queimaduras.

Durante o julgamento, o réu foi condenado por homicídio qualificado.

No entanto, laudos médicos indicaram problemas mentais, o que levou à redução da pena em dois terços, resultando em uma sentença de 7 anos, 3 meses e 15 dias. O cumprimento será em regime semiaberto.

O caso chocou a comunidade local, que viu no julgamento uma resposta da Justiça, apesar da redução da pena.

PORTAL DA TROPICAL 

Capitania dos Portos limita número de passageiros em embarcações de passeio nos parrachos de Rio do Fogo e Touros

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (21), a publicação da Portaria Nº 68/CPRN, que estabelece a limitação de 10 passageiros em embarcações de transporte turístico para o Parracho, localizado nos municípios de Rio do Fogo e Touros.

De acordo com o documento, a medida tem como objetivo reduzir incidentes, reforçar a segurança da navegação e proteger vidas no mar.

Além disso, a portaria prevê a reserva de vagas para casos de necessidade de auxílio em situações de emergência.

A decisão foi tomada após o registro de um acidente em Rio do Fogo, ocorrido em setembro, que resultou na morte de duas pessoas.

A portaria tem validade de 180 dias, conforme informado na publicação oficial.

G1RN

Adolescente de 13 anos atropelado com a mãe ao voltar de igreja morre em Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

 
Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado junto com a mãe ao voltar da igreja para casa em Natal. O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (18) ao lado de uma farmácia na avenida Santarém, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal.

Nycolas Daniel Gomes de Lima da Cunha chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e teve morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (20) no hospital.

"Pelas testemunhas no local, por tudo que a gente conseguiu apurar, era um racha. Estavam apostando uma corrida. Os vizinhos, as pessoas que presenciaram, todas disseram que era possível ouvir eles de bem distante, cantando pneu. Era uma Saveiro branca e uma S-10 branca. A Saveiro vinha na frente e atropelou meu primo e a S-10, atrás, imprensou minha tia contra a parede", afirmou Jonatas Cunha, primo da vítima.

De acordo com ele, a mãe de Nycolas ficou ferida e precisou receber pontos na perna e na cabeça.

Testemunhas disseram que os carros envolvidos eram conduzidos por um casal jovem, que foi liberado pelos agentes de trânsito após a ocorrência.

Uma mulher que mora na região em que o acidente aconteceu, e que pediu para não ser identificada, afirmou que ouviu um barulho no momento do atropelamento.

"Foi um barulho muito forte, para que ele pudesse vir devagar. Como é que vinha devagar e subiu na calçada desse jeito?", questionou.

Uma câmera de segurança da região registrou o momento em que Nycolas e a mãe caminham pela rua, pouco antes do atropelamento. Em seguida, dois carros passam em velocidade pelo mesmo local. As imagens, no entanto, não mostram o atropelamento.

A Polícia Militar confirmou que enviou uma equipe ao local do atropelamento, mas disse que o atendimento à ocorrência foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

A Inter TV Cabugi solicitou informações à pasta sobre o resultado do teste do bafômetro nos motoristas e o motivo de terem sido liberados ainda no local, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Após a confirmação da morte, a família decidiu pela doação dos órgãos do Nycolas, que deve ser sepultado nesta sexta-feira (22).

G1RN 

Em Itajá fotográfo a cerca de 25 anos inova em estrutura e equipamentos para oferecer mais qualidade aos seus clientes

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Fotográfo há 25 anos, Nilton Cezar Ferreira da Silva Lopes, se consolida ícone Itajaense na profissão de fotografias, a cada clique feito por cada equimentos fotográficos, existe um acervo de histórias contadas, em cada evento ou ensáio fotográfico.

 

Para quem passou pelas lentes do grande profissional na área, sabe do que estamos falando, e foi no passar de uma decáda que o profissional, se tornou a maior referência no mundo da mídia digital, com uma bagagem cheia de esperiências.

 

Buscando inovar, o profissional reformou seu espaço trazendo maior conforto e qualidade no mundo da fotografia, adquiriu equipamentos de última geração, e com nova tecnologia para oferecer a maior qualidade nas produções e ensaios de fotos.

Para o cliente que deseja, registrar lindos momentos com tudo que os novos equipamentos oferecem entrem em contato pelo (84) 9 9988-3096.



O estudio fotográfico está localizado na avenida José Juscelino Barbosa Centro de Itajá/RN