PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



21 agosto 2023

Senador Styvenson Valentim destina 310 mil para compra de uma van 0km para o município de Assú/RN

POR ISMAEL JEFFERSON

O senador Styvenson Valentim do podemos, anunciou em suas redes sociais, que destinou cerca de R$ 310 mil para o município de Assú no interior do RN.

De acordo com o senador, o objetivo da emenda é para a compra de uma nova van 0km, o veículo vai beneficiar a secretária municipal de Assistência Social do município.



Joaquim o véi diz que seu nome continua a disposição da população e que vai disputar a cadeira no legislativo em 2024

POR ISMAEL JEFFERSON

Joaquim Domingues, vai disputar em 2024 uma cadeira no legislativo.

Joaquim disputou em 2020 uma vaga, o mesmo fez uma bonita campanha, mais não veio a ser eleito, vindo ficar na suplência, obtendo, 299 votos.

Joaquim disse que em 2024, a sua candidatura está garantida, e que disputará uma vaga.

Ministro visita obras de Oiticica e Barragem Passagem das Traíras nesta terça-feira (22)

POR ISMAEL JEFFERSON

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, cumpre agendas no Rio Grande do Norte, tendo como foco obras e gerenciamento de recursos hídricos do estado.

Nesta segunda-feira 21, à noite, Waldez Góes participa da abertura do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Na oportunidade, ministro e governadora Fátima Bezerra assinam Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água e firmam convênio para elaboração de estudos e projetos estratégicos relacionados ao Programa de Integração de Águas do rio São Francisco (PISF).

O Pacto pela Governança da Água é um processo coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com os estados e o Distrito Federal, e tem como ideia principal o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. Para o Governo do Estado, assinar o pacto corrobora a importância do gerenciamento dos recursos hídricos do País, celebrado entre a União e os entes federados.

Na terça-feira (22), o ministro Waldez Góes, acompanhado da governadora Fátima Bezerra, visita a Barragem de Oiticica e terá um encontro com moradores da região no Ginásio de Esportes da Comunidade Nova Barra de Santana. O reservatório tem capacidade para armazenar 590 milhões de metros cúbicos de água. Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por indicação da governadora Fátima Bezerra, a Barragem de Oiticica está com 93,27% da obra física concluída.

Para o secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varella, a barragem é importante para garantir a segurança hídrica da região Seridó pelos próximos 50 anos. “É uma obra estruturante fundamental à gestão dos recursos hídricos do Rio Grande do Norte e para o desenvolvimento de toda a Bacia Piancó/Piranhas/Açu. É através dela que chegarão as águas da Transposição. Oiticica, juntamente com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, formará um grande sistema armazenador, a partir do qual, adutoras, projetos de irrigação, e a perenização do rio Piranhas serão possíveis.”

A barragem de Passagem das Traíras, um dos mais importantes reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu, tem capacidade de acumular 50 milhões de metros cúbicos de água. Ela serve para o abastecimento de Jardim do Seridó e ainda é utilizada para irrigação, criação de peixes e a defesa contra cheias no Seridó. Atualmente, o reservatório passa por importantes obra para garantir sua segurança estrutural.

Programação

9h30 – Visita do ministro Waldez Góes ao complexo Oiticica, em Jucurutu

14h30 – Ato com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prefeitos da região e comunidade – Ginásio de esportes de Nova Barra de Santana

14h – Sobrevoo sobre a barragem Passagem das Traíras e Projeto Seridó

Desabamento deixa seis casas parcialmente destruídas em Natal

POR ISMAEL JEFFERSON

No início da manhã desta segunda-feira (21), um desabamento atingiu pelo menos seis casas no conjunto Pirangi, no bairro Neópolis, zona Sul de Natal.

De acordo com a Defesa Civil de Natal, o deslizamento ocorreu por volta das 6h30, e parte das casas caiu para dentro da lagoa de captação Ouro Preto, localizada na Rua Marcassita. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido no incidente.

Além da Defesa Civil, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já estão no local fazendo o levantamento completo de tudo o que ocorreu.

Forças de segurança do RN iniciam operação conjunta de combate à violência doméstica e feminicídio

POR ISMAEL JEFFERSON

A Secretaria Estadual de Segurança Público (Sesed) deu início na manhã desta segunda-feira (21), a Operação Shamar, de combate a violência contra à mulher. A ação que acontece em âmbito nacional até 15 de setembro contará com o trabalho integrado das forças de segurança do estado.

“A operação desencadeada pelo Ministério da Justiça acontece em todo país. Especificamente aqui no Rio Grande do Norte, engloba a Sesed e a Secretaria de Mulheres e Direitos Humanos, juntamente com os órgãos operacionais. Cada órgão vai desempenhar o seu papel, onde todas essas medidas de caráter preventivo, educativo e repressivo devem contribuir para um resultado efetivo de combate à violência”, afirmou o secretário de segurança pública, Coronel Araújo.

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 37% nos casos de violência doméstica em 2022 em comparação com o ano anterior. Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), ligada à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), apontam que 387 medidas foram descumpridas de 01 de janeiro a 31 de julho de 2022. Já em 2023, no mesmo período, foram contabilizados 618 descumprimentos. Apesar da diminuição no número de feminicídios, casos de violência doméstica tiveram um aumento no estado.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 12 delegacias especializadas no atendimento a mulher. Através de um mapeamento, a Polícia Civil elaborou estratégias para que, neste mês, durante a operação, policiais sejam destinados as cidades onde existe um aumento no número de violência e que não possuem delegacias.

“A Polícia Civil fez um planejamento que mostra as cidades onde ocorreram aumento nos casos de violência. Com isso, estaremos presentes nesses municípios para atender a população. Nós tivemos um aumento de 30% no número de registros de casos relacionados a violência contra mulher, isso mostra que é reflexo também do trabalho desenvolvido pela polícia com a implementação das DEAM’s”, destacou a delegada Paoulla Maués.

Em Natal, a Patrulha Maria da Penha, criada em 2020 vai atuar no acompanhamento das vítimas. O órgão já acompanhou 197 mulheres com medidas protetivas encaminhadas pela Justiça. Em 2022, através da Guarda Municipal, 70 mulheres foram assistidas, 2.520 monitoramentos foram realizados e 1.680 visitas domiciliares foram feitas, além de nove prisões em flagrante.

Segundo a secretária municipal de segurança e defesa social, Sheila Freitas, durante a operação, o trabalho já desenvolvido pela pasta será intensificado. “As guardas municipais foram chamadas para participar, já que atuamos integrados com o estado através da Patrulha Maria da Penha. Assim, iremos trabalhar em conjunto durante todas as ações que irão acontecer em Natal. Um plano de trabalho foi organizado com blitzens, prisões, visitas e uma série de outas atividades dentro da operação”, afirmou.

Ao final da operação, um balanço sobre as ações será apresentado ao ministro da justiça, Flávio Dino, em Brasília.

Canais de denúncia

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180. No Rio Grande do Norte, a Polícia Civil também disponibiliza o Disque Denúncia 181, sempre resguardando o anonimato de quem procura ajuda. Todos os números disponíveis funcionam gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Homem de 31 anos é morto a tiros durante a madrugada em Grossos na Costa Branca Potiguar

POR ISMAEL JEFFERSON

Um crime de homicídio com características de execução, foi registrado na manhã desta segunda feira 21 de agosto de 2023, no município de Grossos distante 47 quilômetros de Mossoró, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como, Diego Faustino de Mendonça, 31 anos, natural de Mossoró, foi assassinado a tiros, possivelmente de escopeta 12, quando voltava da Prainha, durante a madrugada. O corpo dele só foi encontrado no inicío da manhã.

A Polícia Militar informou que moradores da região relataram que ouviram barulhos de tiros, durante a madrugada. O local foi isolado por policiais miliatres da cidade, até a chegada das equipes do ITEP e da Polícia Civil.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. O corpo de Diego Faustino, será recolhido após a perícia e encaminhado para exames de necropsia no IML do Itep, unidade de Mossoró. A Polícia Civil, através da 44ª Delegacia com sede naquela cidade, vai investigar o crime.


Com informação Fim da linha 

Sueco de 78 anos é preso no Aeroporto de Natal ao tentar embarcar para a Europa com quase 5 kg de cocaína

POR ISMAEL JEFFERSON


A Polícia Federal prendeu um homem sueco de 78 anos que tentou embarcar no Aeroporto de Natal com destino a Lisboa, Portugal, levando 4,7 kg de cocaína na bagagem. A droga estava camuflada em peças de roupas íntimas femininas.

O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (18), mas foi divulgado pela corporação nesta segunda (21).

Segundo a PF, a abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina. Foram encontrados na mala do estrangeiro, escondidos em modelos de sutiãs, 36 pacotes arredondados envoltos em fita adesiva, com a droga compactada em forma de pó e que serviam como “enchimento”.

O homem recebeu voz de prisão em flagrante foi conduzido para autuação na Superintendência da Polícia Federal.


No interrogatório, o idoso declarou que na Europa, onde vive, conheceu virtualmente um suposto empresário, que teria se oferecido para custear suas despesas durante uma viagem de turismo ao Brasil. O contato era sempre feito através de aplicativo de mensagens.

Já no Brasil, minutos antes de deixar São Paulo e seguir viagem para Natal, o homem disse que foi procurado por um desconhecido no hotel em que estava hospedado e este teria custeado as despesas da sua viagem de volta. Esta pessoa lhe entregou também uma mala que deveria ser levada até Paris, na França, onde seria procurado logo que desembarcasse.

De acordo com a PF, o suspeito vai responder por crime de tráfico internacional de drogas. Ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.



Com informação G1/RN