PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






09 agosto 2023

OSSADA DE CRIANÇA É ENCONTRADA ENTERRADA NO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA; PAI É O PRINCIPAL SUSPEITO

POR ISMAEL JEFFERSON

A Polícia Civil localizou, na manhã desta quarta-feira (9), a ossada de uma criança de cerca de um ano de idade, aparentemente do sexo feminino, enterrada na “Granja fazenda Jararaca”, em Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal. O pai da vítima, que é o principal suspeito de ter cometido o crime, foi conduzido à delegacia. Não há informações sobre a mãe da criança.

A Polícia Militar, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e o Corpo de Bombeiros, com a presença de cães farejadores, também foram acionados.

As investigações seguem a cargo da 25ª Delegacia de Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias da morte da criança.

HOMEM SUSPEITO DE MATAR MULHER NA ZONA NORTE DE NATAL É PRESO

POR ISMAEL JEFFERSON

O suspeito de matar ex-companheira foi preso em Extremoz na tarde desta quarta-feira (9) por um policial militar que estava de folga na região. O suspeito foi encaminhado à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e está sendo ouvido pelo delegado.

O corpo da vítima foi encontrado nessa terça-feira no quintal de uma residência localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, no conjunto Vale Dourado, na zona Norte de Natal.

A mulher foi encontrada em cova rasa de cabeça para baixo. Desde o primeiro momento o principal suspeito foi o seu ex-companheiro, que já havia sido preso por cometer o crime de feminicídio. A Polícia Civil irá investigar o caso.


Tribuna do Norte 

RN TEM A MAIOR ALTA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NA COMPARAÇÃO COM JUNHO DE 2022

POR ISMAEL JEFFERSON

A indústria no Rio Grande do Norte apresentou o quinto resultado positivo consecutivo na variação frente ao mesmo mês do ano anterior, crescendo 16,5% em junho de 2023, muito acima da média nacional (0,3%). Regionalmente, além do RN, mais oito dos 18 locais pesquisados acompanharam o resultado positivo. As maiores altas registradas em outros estados foram no Espírito Santo (11,8%), Rio de Janeiro (11,7%) e Mato Grosso (10,5%). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM - PF), que produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento da indústria no Brasil e regionalmente.

Os resultados da indústria geral do RN foram puxados pela indústria de transformação, que teve alta de 34,5% se comparada a junho de 2022. No comparativo com outras unidades da federação estudadas na pesquisa, assim como nos resultados da indústria geral, o RN também aparece com a maior alta do país no resultado isolado da seção industrial de “Transformação”, seguido de Mato Grosso (10,5%) e Amazonas (6,7%).

O avanço acentuado observado no Rio Grande do Norte pode ser explicado principalmente pelas atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel) que teve sua terceira alta consecutiva (mês/mesmo mês do ano anterior) ficando em 44,1% de variação positiva, bem acima da média nacional que foi de 4,3%. Os estados que mais se aproximaram do RN na variação positiva mais acentuada foram Rio de Janeiro (24,6%) e Pernambuco (16,4%).

As outras duas atividades da indústria de transformação pesquisadas no estado também tiveram destaques nacionais. Em “Fabricação de Produtos Alimentícios” o estado teve a terceira maior alta do país com 12,4%, atrás apenas de Mato Grosso (15,9%) e Bahia (22,3%). Vale ressalta que desde que o RN entrou na investigação da pesquisa, esta atividade nunca apresentou queda. Já em “Confecção de artigos de vestuários e acessórios” o estado se recuperou de dois meses em queda e teve a segunda maior variação positiva do Brasil se comparada ao mesmo mês do ano anterior, com 3,8%, abaixo apenas de Goiás que teve alta de 15,2%. A média nacional para a mesma variável foi de – 4,6% e a regional foi de –15,9% para a região Nordeste.

Já na seção industrial “extrativa”, o RN aparece como o estado que teve a maior queda (-59,3%) junto aos estados de Goiás (-10%), Bahia (-7,7%) e São Paulo (-7,3%). 

No acumulado do ano, Rio Grande do Norte se destaca nas atividades de fabricação de alimentos e de confecção e vestuários

Dos 18 locais pesquisados no índice, o Rio Grande do Norte apareceu na quinta posição entre os estados com a maior variação positiva acumulada no ano na indústria geral (3,8%). Os destaques permanecem sendo o Amazonas (9,8%), Minas Gerais (5,9%), Pará (5,5%) e Rio de Janeiro (4,3%). Ceará (6,2%) e Rio Grande do Sul (-6,0%) estão entre as maiores quedas no índice. 

As atividades “Fabricação de Produtos Alimentícios” e “Confecção de artigos de vestuários e acessórios” tiveram alta no acumulado do ano de 22,3% e 8,6%, respectivamente. Estes resultados levaram o Rio Grande do Norte a primeira posição no país de maior alta acumulada, em ambas as atividades. Na indústria alimentícia, depois do Rio Grande do Norte se destacam Maranhão (14,1%), Bahia (11,2%), Paraná (8,7%) e Mato Grosso (8,0%). Na atividade de “Confecção de artigos de vestuários e acessórios”, o RN segue como o único estado a ter variação acumulada positiva.

Já na atividade de “Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis”, o estado sai de uma série de quedas, acumulando alta de 4,5% em junho de 2023, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Sobre a Pesquisa 

A PIM-PF é um tipo de pesquisa de empresas cuja população-alvo são as unidades locais das empresas inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que tenham pelo menos um empregado e estejam envolvidas em atividades relacionadas às indústrias extrativas ou de transformação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. A base de dados utilizada é fornecida pela Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), também realizada pelo IBGE, e que investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País. Um conjunto de produtos é escolhido por critérios técnicos de relevância, formando o que se denomina Lista de Produtos Selecionados (LPS), base do levantamento das informações. Escolhem-se também pelo critério de importância as unidades locais que os produzem e que serão pesquisadas. O critério geral adotado foi o de incluir as unidades locais que, juntas, respondam por pelo menos 70% da produção naquele local.

O RN foi incluído na PIM-PF no início de 2023 e, por enquanto, não estão disponíveis dados com ajuste sazonal e da variação nos últimos 12 meses.

IFRN OFERECE 88 VAGAS PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM QUATRO MUNICIPIOS DO RN


POR ISMAEL JEFFERSON

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o Edital n° 58/2023, abrindo a oportunidade para a ocupação de 88 vagas remanescentes nos cursos superiores de pós-graduação lato sensu, de nível de especialização, nos campus de Apodi, Currais Novos, João Câmara e São Gonçalo do Amarante. As vagas estão disponíveis para admissão no segundo semestre letivo de 2023.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, dentro do período especificado no cronograma do edital. Para realizar o cadastro no Portal do Candidato, é essencial que os candidatos tenham um e-mail ativo, uma vez que este será o meio de comunicação entre a Coordenação de Acesso Discente (Cadis) e os concorrentes, se necessário.

No total, são oferecidas 88 vagas distribuídas entre os seguintes campi e cursos:

Campus Apodi: Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, turno noturno, com 37 vagas;

Campus Currais Novos: Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, turno noturno, com 24 vagas;

Campus João Câmara: Especialização em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, turno noturno, com 10 vagas;

Campus São Gonçalo do Amarante: Especialização em Educação e Contemporaneidade, turnos matutino/vespertino, com 17 vagas.

O processo de seleção dos candidatos ocorrerá por meio de sorteio eletrônico entre os inscritos. Todo o procedimento será conduzido pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN.

Os primeiros sorteados para cada Campus/Curso/Turno serão classificados como aprovados, enquanto os demais candidatos serão considerados HABILITADOS e poderão ser convocados para ocupar vagas remanescentes, caso haja disponibilidade.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 22 de agosto de 2023, proporcionando aos candidatos informações transparentes e tempestivas sobre o processo seletivo. A iniciativa reafirma o compromisso do IFRN em promover oportunidades educacionais de qualidade e o desenvolvimento acadêmico na região.


EX-VEREADOR DE SEVERIANO MELO É ENCONTRADO MORTO A TIROS APÓS TRÊS DIAS DESAPARECIDO

POR ISMAEL JEFFERSON

O ex-vereador da cidade de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, Francisco Ornil dos Santos, conhecido como Tico da Malhada, de 67 anos, foi encontrado morto a tiros na terça-feira (8) no município de Pedra Grande, na região do Mato Grande.

Segundo a família, a vítima, que vendia castanhas, morava em Natal e saiu de casa a caminho da cidade de João Câmara no sábado (5), data em que desapareceu. O veículo utilizado por Tico, uma Fiat Strada preta, foi encontrada no domingo (6) em uma estrada carroçável, próximo a um lixão do município de Pedra Grande.

Na terça-feira, o corpo do ex-vereador foi encontrado próximo ao local de abandono do veículo. Ele foi morto por disparos de arma de fogo e teve seu celular, carteira e dinheiro roubados pelos autores do crime.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações do latrocínio estão encaminhadas e continuam sob sigilo. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e passará por perícia.

Após o encontro do corpo, a Prefeitura Municipal de Severiano Melo decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador.


G1/RN

NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE ENTERRO!

POR ISMAEL JEFFERSON


OPERAÇÃO INVESTIGA ESQUEMA DE MANIPULAÇÃO DE PARTIDAS DE FUTEBOL CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO NO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (9) durante a segunda fase da operação Jogada Ensaiada, deflagrada para desarticular uma organização criminosa de manipulação de resultados em partidas de futebol. O grupo teria movimentado cerca de R$ 11 milhões.

Segundo a corporação, o mandado foi cumprido na cidade de Assu, na região Oeste do estado. O alvo do mandado não foi informado.

A operação é comandada pela PF de Sergipe e cumpre, ao todo, 12 mandados de busca e apreensão em 11 cidades, nas casas de empresários, jogadores de futebol e apostadores envolvidos no esquema.



A operação foi deflagrada no final do ano passado para investigar fraudes no futebol sergipano. Entretanto, a análise do material apreendido acabou revelando um esquema nacional.


Além da capital sergipana, os outros locais da operação são: Araguaina (TO), Assu (RN), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré (SP). Sessenta policiais federais participam da ação.


Durante as investigações, foram identificados diálogos nos quais empresários (representantes de jogadores), apostadores e dirigentes combinavam manipulação de resultados de partidas de futebol com objetivo de obter ganhos ilícitos em sites de apostas.


Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais e nos campeonatos brasileiros das séries D e C.


Os investigados responderão por crimes previstos na lei geral do esporte e organização criminosa.



G1/RN