O Instituto de Pesquisas Veritá, de Minas Gerais, divulgou uma pesquisa de abrangência nacional com a comparação da atuação dos governos das 27 unidades federativas. O levantamento coloca a governadora do PT, Fátima Bezerra, teve o terceiro pior desempenho do País, onde 53,5% dos potiguares desaprovam a gestão estadual. Atrás apenas de Raquel Lira (PSDB), de Pernambuco 60,8%, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro 54,2%.
A pesquisa também faz avaliação dos serviços públicos de saúde, segurança e controle de endemias. A pesquisa aconteceu de 7 a 28 de julho e o Veritá diz que é a maior pesquisa do gênero realizada, ouvindo 43.326 eleitores.
Na avaliação da gestão estadual, em 2023, foi feita a pergunta de como o público avalia a gestão da governadora: 46,5% aprovam e 53,5% desaprovam. Sendo a terceira pior avaliação do Brasil.
Também tem recortes por serviços públicos estaduais como: Saúde onde 17% dizem que funciona bem e 83% disseram que não funciona bem.
No quesito Controle de endemias 41% disseram que funciona bem e 59% avaliaram que não funciona bem.
Quanto a Segurança Pública nas mãos da governadora Fátima Bezerra, 20% dos potiguares disseram que funciona bem e 80% opinaram que não funciona bem.
A gestora do Estado foi reeleita em 2022 e busca ajuda do pelo governo Lula (PT) com verbas federais, mas tem enfrentado problemas para colocar a máquina pública em andamento, especialmente em áreas como educação, segurança pública, saúde e tem tido dificuldade para cumprir compromissos com fornecedores, investir em infraestrutura e apresentar um programa de governo consistente.
Na pesquisa, o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, é apontado como a gestão mais bem avaliada do país. Wanderlei Barbosa aparece com 87% de aprovação. Tocantins é seguido por Rondônia com 81,5%, Mato Grosso com 81,1% e Goiás, com 81%.
O levantamento foi produzido pela Veritá Pesquisas, empresa que atua há 27 anos em Uberlândia. Os resultados foram alcançados mediante as respostas à pergunta “Aprova ou desaprova” apresentada à amostragem de eleitores de cada Estado. Os dados da pesquisa estão disponíveis no site https://eleicoes2024.institutoverita.com.br/
Instituto Consult também tem constatado a rejeição
O diretor da Consult Pesquisa, o estatístico Paulo de Tarso Teixeira, trouxe informações das primeiras pesquisas internas de opinião pública, apontando a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) é desaprovada por 50% a 65% da população, nos municípios do Rio Grande do Norte onde fez pesquisas.
Os dados foram apresentados no podcast “Tirando a Limpo”, transmitido pelo Sistema Tribuna de Comunicação nas terças-feiras, a partir das 20 horas.
“Agora ao contrário, o presidente Lula é bem mais aprovado do que desaprovado”, disse o estatístico, que em relação ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos) disse que ele “tem um poder de força, mas depende da administração, porque pessoal quer ver o hoje e se o programa de governo está dando resultados”.
Paulo de Tardo disse ao programa apresentado pelo jornalista Rubens Lemos Filho, que os resultados das eleições “vão depender das administrações, a população hoje quer na mão, quer ver o benefício, quer acreditar que aquilo vai acontecer”.
O diretor da Consult acha que as eleições municipais mudaram a cabeça do eleitor, bem como os candidatos. “Nunca tive uma demanda tão grande de pesquisas para as eleições do ano que vem, como tive nesse ano pré-eleitoral”.
Com relação ao descrédito dos institutos de pesquisas que tentam manipular resultados de eleições, Paulo de Tarso lamenta que o Conselho Regional de Estatística (Conre) não atue contra os maus profissionais. Ele disse que o Conre “não serve para nada”, mas está pleiteando das Associações Brasileiras de Empresas de Pesquisas, para que sejam registrados na Abep, onde existe um controle mais rígido para que se associem.
Paulo de Tarso Teixeira se diz magoado com “tantos estatísticos que ensinei na Universidade, que hoje se prezam a dar nome para que coloquem nome no registro, e instituto publiquem pesquisas da maneira que quiserem”.
Veja os dados da pesquisa
Abrangência: Brasil
Período: 07 a 28/07/2023
Amostra: 43.326 eleitores
Margem de erro: 2,0 pontos percentuais
Realização: INSTITUTO VERITA LTDA – EPP
Contratante: Iniciativa própria do Instituto.
Tribuna do Norte