PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



17 março 2022

AGRICULTOR DE 20 ANOS É ASSASSINADO COM TIROS DE ARMA DE FOGO DE GROSSO CALIBRE NA ZONA RURAL DE UPANEMA

 O crime aconteceu por volta das 09h30min desta quinta feira 17 de março de 2022, no Sítio Atoleiro na zona rural de Upanema na região oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi Wivison Luan Fernandes dos Santos, 20 anos, natural daquele município.

Ele foi morto com dois tiros de espingarda calibre 12 enquanto trabalhava na agricultura. Segundo a polícia, o jovem estava trabalhando na roça, numa região de mata fechada, em companhia de um amigo, quanfo foi surpreendido pelo atirador.

A testemunha não conseguiu correr e permaneceu no local, mas teve sua vida polpada pelo criminoso, que fugiu após matar a vítima. A polícia ainda não tem informações sobre motivação e autoria do crime.

O delegado de Upanema Dr. Crhistiano de Melo esteve no local dando início as investigações do crime. A perícia do ITEP realizou os procedimentos e depois recolheu o corpo para ser examinado na base do órgão em Mossoró.

 

FIM DA LINHA 

 

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA SUSPEITO DE TENTAR MATAR O TIO EM AREIA BRANCA NA COSTA BRANCA POTIGUAR

 A Polícia Civil de Areia Branca, cidade localizada no Litoral Potiguar, cumpriu nesta quaerta feira 16 de março de 2022, uma mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca daquela cidade, em desfavor de Ruidemberg albino da Silva, 35 anos de idade. Ele foi preso na praça do Vilarejo de São Cristóvão na zona rural daquele município.

De acordo com o delegado de Areia Branca Dr. Luiz Antônio, Berguinho, como é mais conhecido é investigado na tentativa de homicídio  em que foi vítima, o tio dele, identificado como, Manoel Veríssimo da Costa, conhecido como "Manel de Doca" e segundo a autoridade policial, o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Areia Branca é em decorrência desse atentado.

Ainda de acordo com o Dr, Luiz Antônio, Berguinho é suspeito de envolvimento no desaparecimento do idoso João Fernandes, morador da Comunidade de Redonda na zona rural de Areia Branca. O idoso está desaparecido há mais de um mês e a Polícia Civil suspeito de que ele tenha sido assassinado e seu corpo enterrado nas dunas.

Ao ser interrogado pelo delegado, Ruidemberg confessou que atirou em seu tio, mas nega que tenha matado João Fernandes. Ele disse que presenciou dois homens abordando o idoso e apontou o local, onde supostamente a vítima estaria enterrada. O local, segundo o DPC é de Dunas, o que dificulta as buscas pelo corpo.

FIM DA LINHA


 

 

DUAS MULHERES FICAM GRAVEMENTE FERIDAS EM COLISÃO CARRO COM MOTO NO BAIRRO NOVA BETÂNIA EM MOSSORÓ


 

O acidente do tipo colisão carro com moto, aconteceu no fiunal da tarde desta quarta feira 16 de março de 2022, no cruzamento das Ruas Antônio Vieira de Sá com Frei Miguelino, próximo ao hospital veterinário no Bairro Nova Betânia em Mossoró no RN.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, duas mulheres trafegavam de moto, sentido Praça do Rotary, quando foram colhidas por uma veículo Mitsubishe.Testemunhas relataram para a PRE que o condutor, que saía da Frei Miguelino e entrava na Antônio Vieira de Sá teria avançado a preferencial e bateu na motocicleta.

As duas mulheres, que aparentemente estavam indo para a academia, ficaram gravemente feridas. As duas apresentavam fraturas expostas. Uma na perna e a outra no braço e dedos e vários hematomas no rosto.

Duas ambulâncias do SAMU, inclusive uma de suporte avançado foram acionadas para atendimento as vítimas, que após receberem os primeiros socorros, entraram em protocolo SAMU e encaminhadas ao Hospital Tarcísio Maia. O condutor do carro permaneceu no local, mas nada sofreu.

FIM DA LINHA



POLÍCIA MILITAR APREENDE ESCOPETA CALIBRE 12 DE REPETIÇÃO ROUBADA E PRENDE CINCO SUSPEITOS NA ZONA RURAL DE MOSSOR


 

A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta feira 16 de março, quando Policiais da Força Tática 02, com apoio da VTR Santo Antônio, ao abordarem individuos, em uma chácara, na comunidade de Puxaboi na zona rural de Mossoró, foram recebidos com disparos de arma de fogo.

Um indivíduo conseguiu se evadir pelo matagal atirando contra os policiais e possivelmente tenha saído baleado. Foi feito a abordagem na casa e Cinco individuos, com passagens pela polícia, por Roubo e Homicídios foram detidos e conduzidos à 39ª Delegacia Distrital no Bairro Nova Betânia.

Os policiais apreenderam uma escopeta calibre 12 de repetição com 24 cartuchos sendo um picotado, vários celulares e um veículo Corolla Blindado com placas EYV5242, além de 10 relógios e um pano de jóias. Na delegacia foi verificado que a arma era roubada de uma empresa de vigilância.

,O delegado José Vieira de Castro decidiu lavrar o auto de prisão em flagrante contra os cinco conduzidos, por crimes de Receptação (artigo 180)  e posse ilegal de munições (artigo 14). Foi arbitrada fiança de 5 mil reais para cada um dos autuados.

Vanderson Ferreira da Silva, Alisson Ricardo Lima de Moura, Allan Bruno Lima de Moura e Aldemir Bezerra de Moura Filho, não pagaram a fiança, sendo eles encaminhados ao sistema prisional. João Paulo Lima de Moura, que já usa tornozoleira eletrônica, pagou fiança e foi liberado para responde o processo em liberdade. FIM DA LINHA 



EX-PRESIDIÁRIO É PEGO PELA PM PORTANDO ILEGALMENTE ARMA DE FOGO EM ALTO DO RODRIGUES NO RN


 

O ex-presidiário José Erivelton da Silva, foi flagrado pela PM, na noite de terça feira 15 de março, portando ilegalmente uma arma de fogo, em via pública na vidade de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu, interior do Rio Grande do Norte. A Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um homem estaria correndo com uma arma na mão no meio do rua.

Os policiais realizaram diligências e minutos depois visulaizaram o suspeito. Na abordagem foi encontrado com ele um revolver calibre 32 sem munições. O suspeito recebeu voz de prisão, sendo o mesmo conduzido à Delegacia de Plantão em Mossoró, para os procedimentos cabíveis. O delegado Valtair Camilo de Paiva, lavrou o auto de prisão em flagrante em desfavor de José Erivaldo, por crime de porte ilegal de arma de fogo (artigo 14).

Devido ele não ter pago a fiança arbitrada pela autoridade policial, o flagranteado, que já cumpriu pena na Penitenciária João Chaves, na Grande Natal,  foi encaminhado à Cadeia Pública de Caraúbas, onde ficará a disposição da justiça. A arma será periciada no Instituto de criminalística do ITEP em Mossoró.



OPERAÇÃO DO MPRN APURA CRIMES DE DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS E DE CORRUPÇÃO EM JARDIM DE PIRANHAS/RN


 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira 16 de março de 2022, a operação "A Teia" com o objetivo de apurar os supostos cometimentos dos crimes de desvio de recursos públicos e de corrupção no âmbito da Prefeitura de Jardim de Piranhas, na região do Seridó Potiguar. Os esquemas fraudulentos investigados envolvem a compra de combustíveis pela Prefeitura entre os anos de 2016 e 2020.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 11 promotores de Justiça, 34 servidores do MPRN e 55 policiais militares cumpriram 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardim de Piranhas, Caicó e Florânia. O material apreendido foi encaminhado ao Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN para análise.

A operação A Teia é derivada de outra ação do MPRN: a operação Ordenha. A Ordenha foi realizada em dezembro de 2020 para apurar um suposto esquema de desvios de cerca de R$ 3 milhões entre os anos de 2017 e 2019. À época, o secretário de saúde, um vereador e uma assistente social foram presos preventivamente. A investigação apurou os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, além do delito de falsidade ideológica.

Nas investigações, o MPRN já apurou a existência de dois esquemas fraudulentos na execução do contrato: o primeiro atinente à emissão de notas fiscais “frias” para viabilizar o superfaturamento do posto de combustíveis e a subsequente distribuição de valores a pessoas ligadas ao funcionalismo municipal; o segundo relativo à autorização para abastecimento nos postos contratados a veículos de uso e interesse particulares, tudo às custas da Prefeitura Municipal.

Para o MPRN, já existem indícios de que os envolvidos desenvolveram um imbricado esquema de criação artificial de despesas públicas na execução do contrato de fornecimento de combustíveis à Prefeitura de Jardim de Piranhas para viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e outros favorecidos.



OPERAÇÃO DA PF COMBATE CRIME DE EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES PELA INTERNET NO RN


 

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quarta feira 16 de março de 2022, nas cidades de Natal e Parnamirim no Rio Grande do Norte, a Operação Kindergarten, visando reprimir crimes relacionados à posse e compartilhamento de imagens contendo exploração sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet.

Cerca de 30 policiais deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Natal, com objetivo de arrecadar computadores, celulares e quaisquer mídias de armazenamento, visando confirmar a prática criminosa.

 Caso as suspeitas sejam confirmadas, os responsáveis responderão pelos crimes de compartilhamento e ou armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil, com penas que somadas podem chegar a 10 anos de prisão.



VEREADORES DE FERNANDO PEDROZA RELATAM FALTA DE MEDICAMENTOS NA SAÚDE E PROBLEMA NA CASA DE APOIO


 

 O vereador Marcelo Bolo e o vereador Lenir de Souza, ambos da cidade de Fernando Pedroza, relataram sobre a imensa reclamação por parte da população com relação a falta de medicamentos na secretaria de Saúde da cidade.

Na tribuna da câmara de vereadores de Fernando Pedroza, durante a sessão de ontem, e depois a redação do blog, foi relatado essa insatisfação do povo em relação a falta constante de remédios.

Segundo Marcelo, desde a semana passada, havia consultado a secretária de Saúde, que havia alegado que os medicamentos estavam em atraso, mas já estavam chegando, mas até agora, nada. O vereador relata que muita gente tem procurado os vereadores, pedindo uma solução.

Os dois vereadores, Marcelo e Lenir, visitaram as dependências da Unidade de Saúde Drª Fátima Salviano e mais uma vez, em nome do povo ao qual representam, pediram celeridade para restabelecer a entrega de medicamentos a população que necessita.

Outro fator que está incomodando o povo de FP, segundo o vereador Marcelo, é o fato do atraso nas ordens para os populares se alimentarem na Casa de Apoio que presta serviço ao município. De acordo com ele, várias pessoas já ficaram sem comida, pois o município tem que dar a ordem de alimentação um dia antes, e em algumas vezes isso não está acontecendo.

BLOG DO CARLOS COSTA

EDUCAÇÃO DE ITAJÁ RECEBE PRÊMIO EM RECONNHECIMENTO À VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

No dia 16 de março de 2022, a Secretária municipal de Educação de Itajá, Josélia Valentim, participou de evento promovido pela COOPEDU, onde na ocasião recebeu comenda em reconhecimento aos esforços empreendidos para a valorização da educação municipal. O evento consistiu na inauguração da sede da Cooperativa de Trabalho dos Professores da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (COOPEDU), no município de Monte Alegre.

A gestão “Construindo com a Nossa Gente”, tem feito muitos investimentos na educação, tem valorizado os profissionais com cumprimento do plano de cargo e carreira dos professores e com a implantação do piso nacional do magistério. O reconhecimento por essa valorização educacional é uma mostra de que os esforços e ações condizem com as necessidades e expectativas da nossa educação.




BIDEN ACUSA PUTIN DE SER ''DITADOR ASSASSINO'' E ''BANDIDO''

O presidente dos EUA, Joe Biden, voltou a criticar Vladimir Putin nesta quinta-feira (17/3). Desta vez, o norte-americano chamou o russo de “ditador assassino” e “bandido”

Na quarta-feira (16/3), o chefe da Casa Branca já havia dito que Putin é um “criminoso de guerra“. Na ocasião, o Kremlin reagiu e afirmou ser “imperdoável” e “inaceitável” a fala do presidente dos Estados Unidos.

Biden declarou que não está vendo a Rússia tomar nenhuma ação para diminuir os ataques. “Putin quer a devastação da Ucrânia. Ele está bombardeando hospitais, escolas… É muito triste. Os russos estavam mantendo pacientes e médicos reféns em Mariupol”, lamentou o Chefe da Casa Branca.

Guerra chega ao 22° dia

O conflito na Ucrânia chegou ao 22º dia nesta quinta. O país é alvo de bombardeios diário e vê cidades inteiras sendo dizimadas.

Durante participação em evento comemorativo do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, o presidente norte-americano falou que “Putin promove uma guerra imoral”. A crítica mais acentuada ocorre após a morte de um cidadão americano no conflito.

Depois, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, reafirmou o discurso e disse que o Exército russo, a mando de Putin, está cometendo crimes de guerra na Ucrânia.

Em pronunciamento transmitido ao vivo de Washington, Blinken acusou a Rússia de usar “fantoches” para acentuar o conflito. “Crimes de guerra estão sendo cometidos pela Rússia”, afirmou com veemência.

Os norte-americanos estão montando uma espécie de dossiê reunindo os possíveis crimes, adiantou o secretário de Estado. “Especialistas dos EUA estão documentando e avaliando possíveis crimes de guerra na Ucrânia”, resumiu.

No pronunciamento, Blinken confirmou que um cidadão americano morreu na Ucrânia. Ele foi morto durante um ataque russo em Chernihiv, no norte ucraniano. Ao todo, 50 pessoas morreram no ataque.

Acordo de paz

Na manhã desta quinta-feira, russos e ucranianos retomaram, por videoconferência, a reunião que discute os pontos de um possível cessar-fogo. Simultaneamente, o líder russo convocou o gabinete ministerial para uma reunião.

As movimentações político-diplomáticas em torno da guerra na Ucrânia continuam pressionando os governos ao redor do mundo, no 22º dia de conflito. Negociadores da Rússia e da Ucrânia tentam entrar em consenso em três pontos: militares, políticos e humanitários.

Ataques

Um ataque com míssil matou ao menos 21 pessoas e feriu outras 25 na manhã desta quinta-feira (17/3), pelo horário de Brasília, em Merefa, no leste da Ucrânia, segundo autoridades locais.

A Promotoria Regional atribuiu o bombardeio ao Exército russo. O governo ucraniano afirma que o ataque atingiu uma escola e um centro cultural.

A cidade fica perto de Kharkiv, que também foi alvo de bombardeio pesado. Tropas de Vladimir Putin tentam avançar sobre a região.

Ataques

A madrugada na Ucrânia seguiu a tendência dos últimos dias: tropas militares russas efetuaram bombardeios massivos e miraram em civis. Kiev, capital e coração da política, e cidades do sul ucraniano, que dão acesso ao Mar Negro e constituem importante rota comercial, são as mais afetadas.

]Enquanto russos e ucranianos não se entendem, os bombardeios continuam. Civis e áreas residenciais voltaram a ser alvejados durante a madrugada.

O país liderado por Volodymyr Zelensky viveu mais uma noite de intensos bombardeios. Um prédio de 16 andares foi atingido por partes de um míssil destruído em Kiev. Uma pessoa teria morrido e outras três ficaram feridas. Ao todo, 30 moradores foram resgatados do local.

Em 22 dias de guerra na Ucrânia, a Rússia perdeu 7 mil soldados no front. Outros 14 mil militares ficaram feridos durante os bombardeios, iniciados em 24 de fevereiro.

Os números são uma estimativa dos órgãos de segurança dos Estados Unidos e foram repercutidos por agências internacionais de notícias nesta quinta-feira.

A Ucrânia informou que abateu, ao todo, 10 alvos russos nas últimas 24 horas. Segundo o comandante-chefe das Forças Armadas do país, Valeriy Zaluzhny, um avião russo Su-25 foi destruído e um caça Su-35, atingido no céu na região de Kiev, capital da Ucrânia. AGORA RN



 

PROGRAMA BANCO DE SEMENTES JÁ DISTRIBUIU MAIS DE 400 TONELADAS EM 160 MUNICÍPIOS NO RN

Este ano, o investimento no Programa foi da ordem de R$ 9,8 milhões


O Programa Banco de Sementes 2022, executado pela Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN) já distribuiu mais de 400 toneladas de milho e feijão em 160 municípios do Rio Grande do Norte (95,8% do total).

A  partir da próxima semana, começa a distribuição também do sorgo forrageiro em todas as regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). Haverá distribuição nos municípios de Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu. Até o final da próxima semana terão sido distribuídas 724 toneladas de sementes a agricultores potiguares.

Este ano, o investimento no Programa foi da ordem de R$ 9,8 milhões, um incremento de 55% sobre os R$ 6,3 milhões aplicados em 2021 (R$ 6,3 milhões). Também houve um aumento no número de municípios atendidos, além de um incremento de 47% no volume de sementes entregues (foram 493 toneladas no ano passado, que beneficiaram quase 53 mil agricultores).

Um dos diferenciais do projeto é o alto padrão das sementes. Todas são variedades adaptadas ao Semiárido e com acompanhamento técnico dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte EMPARN/EMBRAPA, que por meio de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN, sementes precoces, de ciclo rápido, de modo a que possa ser melhor aproveitada a chamada quadra chuvosa no estado.

Chuvas

Na próxima quarta-feira (23), vai acontecer a Reunião de Análise e Previsão Climática para o semiárido nordestino, para apresentar a previsão para o período de março a maio de 2022, inverno no interior do Rio Grande do Norte.

A reunião, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), será realizada por vídeo conferência e vai contar com representantes de diversas instituições e órgãos públicos ligados a meteorologia na região Nordeste como a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA/PB, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – INPE.

Os meteorologistas irão analisar as condições oceânicas e atmosféricas das últimas semanas, avaliar os resultados dos modelos e elaborar a previsão. Depois dos bons volumes acumulados em janeiro deste ano (o melhor volume chuvoso para o mês nos últimos 18 anos, com média mais de 160% acima do esperado, atingindo 144 milímetros de chuvas em todo o estado), há um clima de otimismo entre os técnicos. AGORA RN 



 

SEM TRIGO PRODUZIDO NO UCRÂNIA, GUERRA AGRAVARÁ FOME NO MUNDO EM 40 DIAS; ENTENDA


  A contagem regressiva para o fim da guerra no Leste Europeu atrai os olhares de interesse do mundo produtivo não só por seu impacto econômico, mas também pelas oportunidades de negócios em escala global que a situação ocasiona. A ausência parcial ou total da produção de trigo na Ucrânia moverá uma cadeia de efeitos econômicos inédita dentro de apenas 40 dias.

No país, o plantio do grão — considerado pela FAO o mais importante do mundo para a alimentação humana — depende do fim do conflito com a Rússia, para que, no final da colheita, o mercado europeu seja abastecido como de costume. A Ucrânia, com seus amplos campos agricultáveis e tecnologia dedicada a essa cultura, é o principal fornecedor de trigo do continente europeu — um poderoso mercado que sairá em busca de outros produtores.

“Vai afetar o mundo inteiro, porque isso é vaso comunicante”, prevê Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas. Não é possível quantificar precisamente o impacto da ausência completa da produção agrícola ucraniana no mercado internacional, mas agricultores ao redor do mundo se preparam para ocupar o espaço e atender à demanda.

Se o movimento espontâneo do agronegócio mundial não for eficiente para repor a produção, o cenário é de agravamento importante da insegurança alimentar no mundo, por causa da pressão inédita sobre o preço dos alimentos. “A fome é um problema social, mas também político. Diz respeito à estabilidade política das nações”, lembra o ex-ministro. “Famintos derrubam governos. Lembremo-nos da Primavera Árabe”, ressalta, numa referência ao movimento que começou com a estagnação econômica da Tunísia, em 2010, e causou uma onda de protestos generalizada por toda a região, com impacto sobre os governos.

A reconfiguração do mercado parece também inevitável mesmo diante de um cenário de acordo de paz e de retomada da atividade agrícola na Ucrânia. O país deve emergir do conflito com a economia e a infraestrutura em frangalhos, com sérias dificuldades de escoar sua produção também de milho, grão que afeta a produção de carne, por ser componente importante da alimentação dos rebanhos. 

 A contagem regressiva para o fim da guerra no Leste Europeu atrai os olhares de interesse do mundo produtivo não só por seu impacto econômico, mas também pelas oportunidades de negócios em escala global que a situação ocasiona. A ausência parcial ou total da produção de trigo na Ucrânia moverá uma cadeia de efeitos econômicos inédita dentro de apenas 40 dias.

No país, o plantio do grão — considerado pela FAO o mais importante do mundo para a alimentação humana — depende do fim do conflito com a Rússia, para que, no final da colheita, o mercado europeu seja abastecido como de costume. A Ucrânia, com seus amplos campos agricultáveis e tecnologia dedicada a essa cultura, é o principal fornecedor de trigo do continente europeu — um poderoso mercado que sairá em busca de outros produtores.

“Vai afetar o mundo inteiro, porque isso é vaso comunicante”, prevê Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas. Não é possível quantificar precisamente o impacto da ausência completa da produção agrícola ucraniana no mercado internacional, mas agricultores ao redor do mundo se preparam para ocupar o espaço e atender à demanda.

Se o movimento espontâneo do agronegócio mundial não for eficiente para repor a produção, o cenário é de agravamento importante da insegurança alimentar no mundo, por causa da pressão inédita sobre o preço dos alimentos. “A fome é um problema social, mas também político. Diz respeito à estabilidade política das nações”, lembra o ex-ministro. “Famintos derrubam governos. Lembremo-nos da Primavera Árabe”, ressalta, numa referência ao movimento que começou com a estagnação econômica da Tunísia, em 2010, e causou uma onda de protestos generalizada por toda a região, com impacto sobre os governos.

A reconfiguração do mercado parece também inevitável mesmo diante de um cenário de acordo de paz e de retomada da atividade agrícola na Ucrânia. O país deve emergir do conflito com a economia e a infraestrutura em frangalhos, com sérias dificuldades de escoar sua produção também de milho, grão que afeta a produção de carne, por ser componente importante da alimentação dos rebanhos.

AGORA RN

ANDRÉ MENDONSA É ELEITO PARA VAGA DE MINISTRO SUBSTITUTO DO TSE


 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito hoje (17) para vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições.

A votação foi feita de forma simbólica pelo plenário do STF. Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski assumiu uma cadeira efetiva no TSE, deixando a vaga aberta para Mendonça, membro da Corte que ainda não passou pelo tribunal eleitoral.

O ministro acumulará as atividades no TSE com as da Suprema Corte. Mendonça atuará nos casos em que os titulares oriundos do STF estiverem ausentes ou impedidos de participar dos julgamentos.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ, e dois advogados com notório saber jurídico, nomeados pelo presidente da República.

AS cadeiras efetivas do STF no tribunal eleitoral também são ocupadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Os ministros Cármen Lúcia e Nunes Marques completam a lista de substitutos.

André Mendonça tomou posse no Supremo em dezembro do ano passado. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Mendonça ocupou cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio, que foi empossado em 1990 e aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos.

Foi a segunda indicação de Bolsonaro. Em 2020, o presidente indicou Nunes Marques para a cadeira de Celso de Mello, que também se aposentou. AGORA RN



ACUSADO DE ROUBO E FORNECIMENTO DE EXPLOSIVO, HOMEM É PRESO PELA POLÍCIA NA GRANDE NATAL


Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/Polinter) deram cumprimento, nesta quinta-feira (17), a um mandado de prisão em desfavor de um homem de 29 anos. Ele, que estava foragido da justiça, foi detido no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim.

André Luiz responde pela prática dos crimes de roubo e por conduta de fornecimento de material explosivo a adolescente. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou dos números da DECAP: (84) 3232-7867/(84) 98135-6175 (WhatsApp). AGORA RN



CONTROLADOR GERAL DO ESTADO PEDRO LOPES DEIXARÁ CARGO E ANUNCIA SUA PRÉ CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL NO PLEITO 2022

 

O Controlador Geral  do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, anunciou na manhã desta quinta-feira (17) de março, em um café da manhã com a governadora Fátima Bezerra do (PT), a sua Pré-Candidatura a Deputado Estadual no pleito 2022.

‘’O controlador afirma que em breve se filiará ao PT/RN, e que mais novidades poderá está anunciando a população norte rio grandense.

Pedro Lopes é também auditor fiscal e professor de contabilidade.



PREFEITO DE NATAL TURBINA O PRÓPRIO SALÁRIO EM 60% E PASSA A GANHAR R$32 MIL


 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), começou a receber em janeiro deste ano uma nova gratificação que, na prática, aumentou o salário dele em 60%. Com a manobra, a remuneração recebida pelo prefeito saiu de R$ 20 mil para R$ 32 mil brutos, um dos maiores rendimentos do serviço público e próxima do teto (que é de R$ 39,2 mil).

A informação foi divulgada inicialmente pela Agência Saiba Mais e confirmada pelo PORTAL DA 98 FM junto ao Portal da Transparência da Prefeitura do Natal.

A nova gratificação está amparada na Lei Municipal 7.274, que foi sancionada pelo próprio Álvaro Dias no dia 23 de dezembro de 2021 após aprovação da Câmara Municipal. A publicação no Diário Oficial ocorreu no dia seguinte, véspera de Natal.

Pela lei, o prefeito fica autorizado a receber uma gratificação de até 60% do salário desde que integre algum conselho municipal, comissão ou órgão colegiado de deliberação coletiva e participe de pelo menos uma reunião do grupo por mês. É o famoso “jeton”. A vantagem vale também para outros agentes públicos.



Remuneração do prefeito em dezembro de 2021, sem a gratificação – Foto: Portal da Transparência / Reprodução


Lei sancionada por Álvaro Dias que autoriza pagamento do jeton – Foto: Portal da Transparência / Reprodução




PORTAL DA 98 FM procurou a assessoria do prefeito e perguntou de qual conselho Álvaro Dias participou em janeiro e fevereiro para fazer jus à gratificação. Assim que houver resposta, o texto será atualizado.

Por se tratar de gratificação indenizatória, o benefício pode ser retirado a qualquer momento e não será incorporado à aposentadoria do prefeito. Até agora, Álvaro Dias recebeu a gratificação duas vezes (janeiro e fevereiro).

Com o aumento, o prefeito de Natal passará a receber mais até que a governadora Fátima Bezerra (PT). Segundo o Portal da Transparência do Estado, em fevereiro a governadora recebeu R$ 21.914,76, sem qualquer vantagem adicional.









DIRETOR GERAL DA PF TROCA DELEGADO QUE CHEFIA SETOR RESPONSÁVEL POR INVESTIGAR BOLSONARO

 

Vinte dias após a quarta troca na chefia da Polícia Federal durante o governo Jair Bolsonaro, a corporação acaba de oficializar uma mudança em um posto chave para apurações que incomodam o Palácio do Planalto: a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dicor).

O delegado Luis Flavio Zampronha de Oliveira, conhecido por liderar as investigações do Mensalão do PT, foi exonerado e substituído por Caio Pellim, que chefiava a Superintendência da Polícia Federal no Ceará desde junho de 2021.

A diretoria que passa por mudança abriga dois dos setores mais sensíveis da corporação: o que cuida de inquéritos contra políticos e autoridades e o que investiga casos de corrupção.

Entre os alvos de tais investigações está o próprio presidente Jair Bolsonaro, inclusive por suspeita de tentar interferir politicamente na corporação para blindar aliados, como denunciou o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro – hoje cotado como pré-candidato ao Planalto – ao deixar o governo.

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17). Assim como ocorreu quando da nomeação de Marcio Nunes à diretoria-geral da PF, a portaria que chancelou a troca na Dicor foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, baluarte do Centrão e dirigente do Progressistas.

Na mesma portaria ainda foi registrada mudança na Diretoria de Gestão de Pessoal da PF. O delegado Oswaldo Paiva da Costa Gomide deixou o cargo e em seu lugar assume a delegada Mariana Paranhos Calderon.

Zampronha, que deixa a Dicor, liderou as investigações do Mensalão do PT e voltou ao centro da cena política ao conduzir a Operação Spoofing, aberta em 2019 para investigar hackers que acessaram mensagens do ex-juiz Sérgio Moro, procuradores da Operação Lava Jato e outras autoridades. Ele estava no cargo na cúpula da PF desde abril de 2021.

Pellim assume o cargo chave na corporação após atuar como Superintendente da PF em três Estados: Rondônia (2017-2020), Rio Grande do Norte (2020-2021) e Ceará (desde junho de 2021). Antes, foi delegado regional executivo em Mato Grosso do Sul.

Trocas nos cargos-chave da PF são esperadas desde a nomeação de Nunes de Oliveira, amigo e homem de confiança do ministro da Justiça, Anderson Torres, à chefia da PF. Como mostrou o Estadão, Oliveira tomou o lugar de Paulo Maiurino, cuja exoneração pegou de surpresa os delegados da corporação.

Quando Nunes foi alçado à chefia da PF, delegados apontaram como as mudanças frequentes no principal cargo da corporação fragilizam a instituição e geram ‘consequências administrativas e de gestão, que podem prejudicar a celeridade e a continuidade do trabalho’.

As trocas após novos diretores-gerais assumirem são esperadas, uma vez que eles tendem a montar equipes próprias. Assim, as sucessivas mudanças de número ‘01’ da corporação geram uma reação em cadeia, ampliando o desgaste interno e evidenciando instabilidade – além de serem acompanhadas de alertas sobre possíveis interferências.

Na esteira da troca envolvendo Maiurino e Nunes, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chegou a tentar blindar a Dicor pedindo ao Supremo Tribunal Federal que proibisse o novo chefe da PF de trocar delegados responsáveis por diretorias estratégicas até a conclusão dos inquéritos já iniciados contra autoridades com foro privilegiado.

G1

CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA CRIME A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL


 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo do Senado a um projeto de lei que torna crime a violência institucional, atos ou a omissão de agentes públicos que prejudiquem o atendimento à vítima ou à testemunha de violência. Proposta segue para sanção presidencial.

O projeto de lei original é de autoria da deputada Soraya Santos (PL-RJ), junto com mais cinco deputados, e foi apresentado como uma resposta da conduta de agentes públicos durante o julgamento do empresário André Aranha, acusado de estuprar a influenciadora digital Mariana Ferrer.

Durante o julgamento, o advogado de defesa do acusado fez várias menções à vida pessoal de Mariana, inclusive se valendo de fotografias íntimas. Segundo Mariana Ferrer, as fotos foram forjadas.

Durante a fala do advogado, o juiz e o promotor não interviram para defender ou protestar contra as menções feitas pela defesa durante a audiência, que teve uma grande repercussão nacional quando foi tornada pública. O réu foi inocentado por falta de provas.

 

Fonte: Agência Brasil



MOURÃO SE FILIA AO REPUBLICANOS E AFIRMA QUE SAIRÁ CANDIDATO AO SENADO

O vice-presidente general Hamilton Mourão se filiou, nesta quarta-feira (16), ao Republicanos e confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022.

“Resolvi juntar-me a esse valoroso grupo de homens e mulheres que integram o Republicanos com a finalidade de assumir a pré-candidatura ao Senado Federal pelo meu estado natal, o Rio Grande do Sul”, declarou Mourão, que nasceu em Porto Alegre, em 1953.

Durante a cerimônia que ocorreu em Brasília, na sede da legenda, Mourão mostrou lealdade e apoio a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Cheguei aqui como vice-presidente do presidente Jair Bolsonaro e ele sabe perfeitamente que tem toda minha lealdade e apoio irrestrito em seu projeto de reeleição, que considero fundamental para que continuemos a dar os passos necessários no rumo das soluções, para que o Brasil atinja seu destino manifesto: ser a maior e mais próspera democracia liberal ao sul do Equador.”

Fonte: Portal Grande Ponto



VEREADORA LUCINA MELO PARTICIPA NOVENÁRIO DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DA COMUNIDADE DE LINDA FLOR ASSÚ/RN


 

A vereadora Luciana Melo participou na noite desta quarta-feira 16, da oitava noite do novenário de São José Operário, padroeiro da Comunidade de Linda Flor - Assu/RN.

A missa, foi conduzida pelo Pe José Marcos da Paróquia de São Vicente Férrer de Itajá/RN, o qual, quero agradecer pelo convite de participar dessa noite abençoada. Quero agradecer também a Igerlania e dona Neide pela receptividade, e receber em sua residência... o jantar estava ótimo! Nosso muito obrigado! Disse a parlamentar



FORAGIDO DA JUSTIÇA DO RN É PRESO EM JOÃO PESSOA APÓS SER BALEADO E DA ENTRADA NO HOSPITAL SE PASSANDO PELO IRMÃO

 

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), após troca de informações com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, prendeu na tarde desta terça-feira (15), um homem foragido da Justiça do Rio Grande do Norte que estava em um hospital de João Pessoa.

O caso aconteceu após o suspeito cometer delitos no interior da Paraíba no último fim de semana.

“Ele foi baleado e encaminhado ao hospital, onde se identificou com o nome de um irmão. Ao tomar conhecimento de quem realmente se tratava, a equipe da DCCPAT se dirigiu ao hospital e imediatamente comunicou à equipe de custódia a falsidade ideológica, dando cumprimento a mandado de prisão por Roubo Majorado”, disse o delegado João Paulo Amazonas.

O preso é membro da maior organização criminosa do país e estava foragido há dois anos. Mais uma ação incisiva da DCCPAT, na restauração da verdade e cumprimento da lei.

PORTAL 98



MOTORISTA DE APLIUCATIVO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE PORTA-MALAS DE CARRO NO INTERIOR DO RN


 

Um motorista por aplicativo foi encontrado morto na noite desta terça-feira (15) dentro do porta-malas do carro que usava para trabalhar em Lagoa Salgada, no interior do Rio Grande do Norte. Pedro Gabriel da silva Quirino, de 29 anos, estava desaparecido desde as 23h da segunda-feira (14). As informações são do G1 RN.

De acordo com a Polícia Civil, foi encontrada uma marca de tiro na cabeça da vítima. Segundo a Polícia Militar, a corporação recebeu uma ligação por volta das 18h10 informando que havia um veículo abandonado desde a manhã na zona rural de Lagoa Salgada.

Os policiais foram ao local e vistoriaram o carro, mas, a princípio, não encontraram ninguém, e ao abrir o porta malas do veículo foi encontrado um cadáver de um homem.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. A Polícia Civil confirmou ao G1 RN que a família já havia registrado o desaparecimento da vítima e que a investigação vai ficar a cargo da delegacia do município onde o corpo foi encontrado. PORTAL 98



CARRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É ATINGIDO POR TIROS DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM NATAL


 

Um carro oficial da prefeitura de Natal que é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação foi atingido por disparos de arma de fogo durante uma suposta tentativa de assalto que aconteceu na noite de terça-feira (15) em Natal.

Há marcas de tipo na porta do lado do passageiros e o vidro do lado do motorista foi quebrado pelos tiros.

A motorista do veículo contou que foi abordada por um criminoso em um semáforo no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Leste de Natal. A mulher teria tentado reagir, acelerando o veículo e ouviu os disparos.

Uma das balas chegou a rasgar a camiseta da vítima, mas ela não se feriu. O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

Nenhum suspeito foi preso.

Em nota a Secretaria Municipal de Educação lamentou a ocorrência, disse que a servidora passa bem e que está tomando as providências legais junto às autoridades policiais.

HOMEM MAIS ALTO DO BRASIL, QUE MORA NA DIVISA ENTRE RN/PB, PERDE MAIS UMA DAS PERNAS E VAI COLOCAR PRÓTESE PARA VOLTAR A ANDAR


 

O paraibano Joelison Fernandes da Silva, de 36 anos, considerado o homem mais alto do País segundo o RankBrasil, que registra recordes nacionais, fez nesta terça-feira (15), em João Pessoa (PB), a sua primeira prova da prótese após amputar a perna direita há três meses.

O homem mais alto do Brasil mora em Assunção, na região do Cariri da Paraíba, que fica a poucos quilômetros da divisa com o Rio Grande do Norte. A cidade paraibana fica a apenas 26 Km de Equador, já no Seridó Potiguar.

Há pouco mais de seis anos, Ninão, como é mais conhecido, andava apenas de cadeira de rodas. Por meio de uma campanha feita na internet, a família dele conseguiu arrecadar R$ 149 mil, valor usado nos custos pré e pós-operatório e para a aquisição de uma prótese adaptada para que ele possa voltar a andar.

O homem, que mede 2,37 m e pesa 200 Kg, teve que amputar a perna por causa de uma osteomielite, uma infecção no osso provocada por bactérias ou fungos.

Ao portal Click PB, Joelison contou que a prótese vai receber os últimos ajustes antes de ser entregue a ele. “Deu certo, graças a Deus. Só que ainda não vou ficar com ela definitivamente ainda porque vai dar uns ajustes ainda. Na sexta-feira da semana que vem, aí vai ter nova prova para reajustar o que falta e depois fico com ela para ir se reabilitando e aprendendo a andar novamente, se Deus quiser”, informou.

Ainda de acordo com Ninão, ter a possibilidade de voltar a andar trouxe mais esperanças e considerou inexplicável o que sentiu. “Uma sensação muito boa que há anos não sentia”, frisou. Após a segunda prova da prova e ficar definitivamente com ela, o homem mais alto do Brasil disse que passará por reabilitação e fisioterapia e acredita que em dois meses esteja andando normalmente. PORTAL 98