COMPARTILHE

20 dezembro 2023

INMET PUBLICA ALERTA DE CHUVAS INTENSAS PARA TODO RN ATÉ QUINTA-FEIRA (21)

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte. A legenda tem o menor grau de severidade do Instituto e encerra às 10h desta quinta-feira (21).

A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. De acordo com o Inmet, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Instituto alerta a população que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas. Também é importante evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



PM PRENDE FLANELINHA INVESTIGADO POR TRIPLO HOMICÍDIO NO INTERIOR DO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem investigado pelo crime de triplo homicídio foi preso no distrito de Cobé, zona rural de Vera Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, a ação foi realizada na terça-feira (19) em cumprimento de mandado busca e apreensão, assim como mandado de prisão preventiva, contra o indivíduo.

Segundo o inquérito, o homem é suspeito pela prática de três homicídios na região durante o ano de 2023, sendo um no dia 08 abril, outro no dia 06 de setembro e o terceiro no dia 22 de outubro, tendo todos os homicídios caracterizados pela impossibilidade de defesa das vítimas, sendo alvejados com disparos de armas de fogo de forma inesperada, indo a óbito de imediato.

Durante as buscas na residência, foi encontrada uma carabina calibre .44, devidamente municiada, sendo ele também preso em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito.

O preso foi encaminhado à audiência de custódia, ficando à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil solicita que a população envie informações, através do telefone 181, de forma anônima, como forma de auxiliar nas investigações.


MEC LIBER NOVA FACULDADE DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, anunciou oficialmente ao Conselho Regional da instituição a autorização do Ministério da Educação para início das atividades da FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais.


A Faculdade de Energias Renováveis será oficialmente lançada no dia 15 de janeiro de 2024, em um evento onde serão detalhados o processo seletivo para contratação de professores/as, o valor da mensalidade, as formas de ingresso, quantidade de alunos e a data de início das aulas.


O foco da Faculdade de Energias Renováveis será na formação de profissionais voltados às necessidades práticas da indústria de energias renováveis, atividade em que o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) já são referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.


A FAETI vai funcionar em Natal, no RN, o estado brasileiro que lidera a geração de energia eólica e sede dos Centros de referência do SENAI para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada para o setor no país, como o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER. A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação em agosto deste ano.


Rodrigo Mello afirma que a concepção da Faculdade veio principalmente da necessidade de empresas. O diretor destaca que a criação do programa nacional denominado Instituto Senai de Inovação, em 2010, intensificou as atividades de pesquisa nas áreas de energia solar e impulsionaram o desenvolvimento de soluções educacionais. Em paralelo a essas atividades, o diretor atribui ao bom relacionamento que o Senai sempre manteve com as empresas, contribuindo com prestação de serviços técnicos que o mercado tem dificuldade de disponibilizar, o apoio em formalizar a criação da Faculdade.


“Por provocação de várias empresas, a gente começou a escutar que ‘está na hora’ do SENAI do Rio Grande do Norte entrar na formação de pessoas de nível superior”, afirma Rodrigo Mello.


A partir de então amadureceu a ideia de criar a primeira faculdade Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil.

Perfil do profissional
O diretor afirma que os profissionais capacitados pela faculdade serão preparados para diversas áreas industriais, mas a lógica de criação da unidade de ensino surgiu a partir da indústria de energia renovável.


O projeto pedagógico da Faculdade foi desenvolvido para formar pessoas com perfil mais próximo do ambiente industrial. “Serão engenheiros com toda a carga horária que esse profissional tem, mas com o perfil não de um grande pesquisador de assunto A ou B, de um acadêmico, mas de um grande engenheiro de indústria. Um profissional que esteja o mais próximo possível de atender a necessidade que a indústria tem nas diversas áreas de engenharia”, afirma Rodrigo Mello.


O diretor anuncia que, em paralelo a criação da FAETI, também serão lançados cursos de pós-graduação em áreas de grande demanda industrial para o Estado, como gestão de negócios em energias renováveis, a serem detalhados mais a frente.


SUSPENSÃO DA PESCA DE ATUM VAI FAVORECER CLANDESTINOS, DIZ SINDICATO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca) entrou com pedido junto ao Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) para revogar a portaria que suspendeu a pesca de atum Albacora-Bandolim em todo o Brasil até o dia 31 de dezembro. O RN é o maior produtor e exportador do pescado no Brasil. O Sindipesca alega ainda que a paralisação da pesca deve impactar diretamente negócios de sushi e sashimi, por exemplo, e o consumidor final. Representantes do MPA estiveram nesta terça-feira (19) no Estado para reunião da Comissão Permanente de Gestão da Pesca (CPG) do Atum, em Natal, e alegaram que a portaria “muito dificilmente será revogada”, alegando que o Brasil já ultrapassou a cota de pesca do espécie prevista para 2023, que era de 5,4 mil toneladas. O setor pesqueiro, no entanto, refuta esta tese e alega que a cota poderia ser compensada em 2024, alertando ainda que barcos clandestinos e frotas internacionais vão ocupar os territórios e fazer a pesca normalmente.


“Vai ter um impacto direto na mesa do consumidor e o pior, no próprio estoque”, avalia Gabriel Calzavara, presidente do Sindipesca. A medida deve estimular ainda importação, o que segue na contramão da postura do Rio Grande do Norte como um dos maiores produtores do País. “Vai estimular também a importação porque a maior parte dos restaurantes de sushi e sashimi vão ficar sem o produto”, complementa. Segundo o Sindipesca, a pesca de atum movimenta cerca de R$400 milhões por ano, gerando aproximadamente R$ 3 bilhões em produtos acabados.


De acordo com o documento protocolado pelo Sindipesca, a “revogação da paralisação da frota atuneira nacional” se faz necessária “por não se encontrar presente nenhum elemento que justifique que tal medida venha a afetar a sustentabilidade do recurso no curto ou longo prazo, ou que ela vá ocasionar o descumprimento do compromisso do Brasil junto à Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT)”.


Segundo o pedido, os dados de produção da frota de espinhel – de outubro a dezembro de 2023 – apresentados pelo Sindipesca, atestam que o limite da cota estabelecida para a pesca do atum no Brasil, conforme tratados internacionais, foram ultrapassados em cerca de 200 toneladas. O limite seria de 5.441 toneladas. Segundo Gabriel Calzavara, presidente do Sindipesca, uma vez a cota já ultrapassada, não haveria razões para a suspensão.

Setor pede sensibilidade
“Estamos diante de uma portaria que está distante da nossa realidade. Esta portaria impede a saída dos barcos para pesca, mesmo que todo mundo esteja ciente que as cotas foram ultrapassadas em 200 toneladas, porque nós nos antecipamos com essa informação para o MPA. O impacto com a paralisação é muito grande e nós não gostaríamos que a pesca parasse neste momento. Ainda existe tempo para consertamos essa decisão”, argumentou Calzavara, durante a reunião da comissão.


O presidente do Sindipesca-RN pediu sensibilidade ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Depois das argumentações colocadas e a realidade posta, tenho esperança que os ministros revoguem e tenham essa sensibilidade e coloquem a frota para pescar, porque ela vai defender o recurso. Sem ela presente, vai premiar o clandestino, o contraventor, e vai dar o espaço para a frota internacional pescar sozinha, isso é uma insanidade”, disse ele.


A reunião contou ainda com representantes de ONGs, sindicatos da indústria da pesca de estados como Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo, dentre outros, além de representantes de universidades, entidades do setor empresarial e sociedade civil.


“A portaria precisa ser revogada, em função da penalização de frotas que não estão capturando o atum albacora-bandolim com grandes prejuízos, uma vez que estamos tendo grandes prejuízos nessa época de safra das nossas espécies alvos. Temos frota que não vem nada de Albacora-Bandolim que não vem uma unidade do atum e está paralisada, por outro lado, deixa de se pescar 2 mil toneladas de bonito listrado”, aponta Marco Bairon, do Sindicato da Indústria da Pesca e dos Armadores de Itajaí-SC e Região.

Brasil ultrapassa cotas do pescado nos últimos três anos

A secretária de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca, Flávia Lucena disse que a revogação da portaria “muito provavelmente”, não irá acontecer. Sobre a argumentação do setor pesqueiro de que seria possível compensar a cota em 2024, isto é, abdicar de parte da pesca, a secretária diz que o Brasil já tem dívidas acumuladas nos últimos três anos e com acordos junto a ICCAT para não ultrapassar mais as cotas.


“Nesta recomendação, o pagamento da dívida se dá a cada dois anos. O que ultrapassa neste ano, somente pode ser pago em 2025. O Brasil já se comprometeu a pagar dívidas passadas, acumuladas nos últimos três anos (o Brasil ultrapassa sistematicamente as cotas nos últimos três anos – 2020 a 2022). Este pagamento se dará em 5 anos (2024 -2028) e já está registrado na ICCAT, mas o Brasil se comprometeu a não ultrapassar mais as cotas, garantindo o monitoramento da pesca nos próximos anos”, aponta.


Uma planilha apresentada pela secretária mostra que ficou acordado, entre 2024-2028, o pagamento de 1.587,34 toneladas de Atum Albacora-Bandolim, sendo 355.341 toneladas já em 2024 e 308 toneladas/ano entre 2025 a 2028.


“Se a gente já ultrapassou [a cota], quer dizer que esse limite não pode ser ainda mais descumprido, porque isso terá uma forte representação na Comissão internacional e também para aquilo que nós vamos precisar pagar daqui a dois anos. Isso só vai gerar uma bola de neve daqui para a frente”, disse.


Junto ao pedido de revogação, o Sindipesca indica ao MPA que, “uma vez revogada a paralisação, que se autorize imediatamente que a frota de espinhel – que já se encontra no porto desde o dia 5 de dezembro deste ano, saia para atividade” a partir da próxima sexta-feira (22). A medida de suspensão da pesca do atum, especialmente da albacora-bandolim, foi publicada na última sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. Segundo interlocutores da pesca, a medida ameaça pelo menos 2,5 mil empregos no RN, com perspectiva de gerar prejuízos de R$ 30 milhões para o setor.

Ibama apreende seis toneladas de pescado no RN

O Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu seis toneladas de pescado em Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte. A maior parte do pescado apreendido é da espécie de atum, que teve pesca proibida no último dia 15 de dezembro até o fim do ano.


A Operação Argus II começou dia 10 de dezembro e visou ao combate de ilícitos relacionados à pesca. Foram apreendidos 1.201 kg de Albacora- bandolim (Thunnus obesus), 53 kg de Bonito-listrado (Katsuwonus pelamis), 20 kg de Dourado (Coryphaena hippurus), 240 kg de Peixe-rei e 4.596 kg de Albacora-laje (Thunnus albacare). O pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil.


O proprietário da embarcação recebeu dois autos por duas infrações. A primeira, no valor de
R$ 92.460,00, por exercer a pesca de atum na modalidade do cardume associado, em desacordo com a autorização obtida e cuja permissão era originalmente para espinhel horizontal de superfície.


A segunda multa foi por pescar 1.200 kg de Albacora-bandolim em período proibido para a modalidade de cardume associado, no valor de R$ 65.720,00.

 

 


RN FICA FORA DE INVESTIMENTO BILIONÁRIO DO BNDES

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Governo Federal celebrou investimentos bilionários dos bancos públicos em operação de créditos a estados e municípios em 2023, mas o Rio Grande do Norte ficou de fora – pelo menos no que diz respeito aos aportes feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somente o BNDES aplicou R$ 22 bilhões, a Caixa investiu R$ 15,2 bilhões e o Banco do Brasil outros R$ 23,5 bilhões, totalizando o valor recorde de R$ 56,4 bilhões em créditos liberados aos entes federados. O Rio Grande do Norte não submeteu projetos ao BNDES.


À reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o BNDES informou que os estados ainda podem submeter projetos, mas confirmou que o RN não participou desta operação específica. “O BNDES Invest Impacto é um novo programa do Banco de apoio a planos de investimentos dos estados brasileiros, e o que aconteceu nesta terça, 12, foram os anúncios das primeiras operações aprovadas, mas o programa continua aberto, e é possível que novas operações, de apoio a Estados que não submeteram projetos este ano, como é o caso do Rio Grande do Norte, venham a ser aprovadas ao longo de 2024”, disse a instituição financeira em nota.


A TN também questionou o Governo do Rio Grande do Norte para saber os motivos pelos quais não foram submetidos projetos ao BNDES, além de perguntar se os outros bancos públicos foram procurados, mas não houve resposta até o fechamento da edição. No entanto, o Governo do Estado destacou que teve projeto aprovado no BNDES, mas em outro programa do banco, voltado para projetos de segurança alimentar no Semiárido. Nesta etapa, o RN foi contemplado com R$ 150 milhões. A parceira está em fase de assinatura.


“O Rio Grande do Norte tem buscado incansavelmente recursos para investimentos por meio de programas e instituições. Um exemplo disso é o Projeto Sertão Vivo, que foi selecionado em outubro deste ano e está atualmente em fase de assinatura junto Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este programa, com um investimento de R$ 151 milhões, focará no acesso à água e sistemas de produção, beneficiando 38 mil famílias de produtores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades indígenas e quilombolas”, disse o governo em nota.


No anúncio dos valores, o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacaram as cifras recordes. Em 2022, a soma do que os três bancos (BNDES, Caixa e BB) liberaram para empréstimos a estados e municípios ficou em R$12,3 bilhões. Durante a solenidade, no último dia 12, o presidente afirmou que os bancos públicos têm uma razão intrínseca à sua existência: “É parte preponderante para o desenvolvimento desse país. Os bancos públicos existem para fazer aquilo que a iniciativa privada não quer fazer. Prefeitos com contas em dia têm direito de ir ao banco pedir financiamento e o banco financiar”.


Dos R$ 56,4 bilhões, R$ 32,1 bilhões são para aplicação em 16 estados e R$ 24,3 bilhões para investimentos em 805 municípios de 25 Unidades Federativas.


Em resposta à Tribuna do Norte, a Casa Civil, do Governo Federal, disse que o Rio Grande do Norte realizou operações com o Banco do Brasil e a Caixa no valor total de R$ 0,5 bilhão, dentro dos R$ 24,3 bilhões investidos nos municípios, para as áreas de agricultura, segurança energética, infraestrutura urbana, social e saneamento. Não houve operações de créditos dentro dos valores investidos nos Estados.

São Paulo foi o estado mais beneficiado

São Paulo obteve R$ 10 bilhões em financiamentos, maior volume liberado no ano de 2023. O governador do Estado, Tarcísio de Freitas, participou da cerimônia e brincou ao dizer que estava levando o “maior cheque”. Durante seu discurso ainda agradeceu os investimentos dos bancos públicos.


Rui Costa aproveitou para ressaltar que a liberação de recursos a estados e municípios foi orientada dentro das limitações de capacidade de empréstimo de cada ente. “Todos estão tendo, de forma republicana e democrática, acesso aos recursos públicos. O governo federal dá as mãos a São Paulo para melhorar a mobilidade urbana. Esses R$ 10 bilhões são fundamentais e importantes para construir e ampliar o metrô de São Paulo, para fazer um trem de média velocidade de São Paulo até Campinas”, disse Rui.


Pernambuco (R$ 2,5 bi), Espírito Santo (R$ 630 mi), Mato Grosso do Sul (R$ 2,3 bi), Pará (R$3 bi), Santa Catarina (R$ 631 mi), Ceará (R$ 1 bi), Maranhão (R$ 350 mi), Sergipe (R$ 180 mi) e o Distrito Federal (R$ 505 mi) foram os estados que ao lado de São Paulo também fecharam financiamentos.


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os governadores Helder Barbalho (Pará), Fábio Mitidieri (Sergipe) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e a vice-governadora Jade Romero (Ceará) também participaram do evento.

Número

56,4 bilhões foi o valor total aplicado pelos bancos públicos em estados e municípios brasileiros este ano, sendo R$ 22 bi do BNDES


RN TEM MAIS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE QUE SERVIDORES NA ATIVA; A 'TENDÊNCIA É PIORAR', DIZ SECRETÁRIO

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Somado, o número de servidores aposentados e de pensionistas do Rio Grande do Norte ultrapassa a quantidade de trabalhadores da ativa no serviço público estadual. São mais de 58,8 mil beneficiários da previdência estadual contra pouco mais de 53 mil trabalhadores em exercício.

Os dados foram registrados no Caderno de Gestão de Pessoas referente ao mês de novembro de 2023, publicado pela Secretaria Estadual de Administração e consultado pelo g1O gasto mensal com pessoal ultrapassa R$ 770 milhões, no estado.

 

  • Ativos: 53.027 pessoas - 47,42%
  • Inativos: 46.201 pessoas - 41,31%
  • Pensionistas: 12.604 pessoas - 11,27%

 

Do total de servidores ativos, mais de 13,5 mil (25%) têm 56 anos ou mais e se aproximam da aposentadoria, o que pode aumentar a diferença, ao longo dos próximos anos.

"A tendência é piorar", confirmou o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, em entrevista ao g1. De acordo com ele, o estado prevê crescimento do déficit na previdência até pelo menos a década de 2040.

Segundo o relatório, em várias carreiras, os servidores aposentados ganham salários médios superiores aos dos que estão na ativa. Caso de médicos, delegados, agentes, escrivães, professores e militares de diferentes patentes.

No topo do serviço público, há mais de 1.700 aposentados e pensionistas ganhando acima de R$ 20 mil por mês. Na ativa, o número de servidores nesse patamar é de 1.121 pessoas.

Mais da metade dos inativos (65%) ganha acima dos R$ 5 mil. Entre os ativos, 57% dos servidores recebem salários também a partir de R$ 5 mil mensais. No caso dos pensionistas, porém, a maioria (62,7%) ganha abaixo disso.


Outro levantamento do governo do estado aponta que o crescimento do gasto com inativos foi de mais de 910% entre 2011 e 2022. No mesmo período, a variação do gasto com servidores ativos foi de 266,7%.

"A variação do gasto com inativos foi de 912,8% no período, sendo portanto o componente que vem desestruturando os indicadores de pessoal do Governo do RN, diz o Estudo da Evolução das Finanças de 2006 a 2022.

Estado tem déficit de 14 mil servidores

Segundo o secretário de Administração do Estado, a situação vai ficar ainda mais crítica porque o estado não tem condição de fazer novos concursos para repor os servidores que se aposentaram. Desde 2010, o estado registrou uma redução de 14 mil trabalhadores na ativa.

Um dos motivos para a falta de reposição é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite a realização de concursos públicos enquanto o estado estiver acima do limite prudencial de gastos com pessoal, ou seja, gastando mais de 46,55% do que arrecada com folha salarial. No segundo quadrimestre deste ano, o estado apresentou comprometimento de gasto de pessoal de 57%.

"Desde 2001, foram 66 relatórios e em apenas seis o estado esteve abaixo do limite prudencial. Desde 2014, está acima do limite legal", afirma o secretário de Administração, Pedro Lopes.

Segundo ele, a lei ainda permite a contratação para reposição de vagas nas áreas prioritárias - Saúde, Educação e Segurança Pública. Nessas áreas, a média de idade da maioria dos servidores, atualmente, está entre 40 e 44 anos.

Porém, nos setores da administração pública, há secretarias e autarquias sem concursos há mais de 30 anos. Sem considerar as áreas prioritárias citadas acima, a média de idade dos servidores estaduais varia atualmente entre 55 e 59 anos.

"Temos um encaminhamento de agravamento, porque nós temos uma massa de servidores que já está caminhando para se aposentar. Boa parte deles está com abono de permanência. Em relação a 2010, hoje nós temos 14 mil ativos a menos. E isso evidentemente vai levar o estado a agravar sua situação previdenciária", afirmou.

'Não tem o que fazer', diz secretário

O secretário ainda declarou que não há muito o que o estado possa fazer para conter o aumento do número de aposentados e a expectativa é de uma normalização da curva de crescimento do déficit a partir de 2040, à medida em que ocorra o falecimento dos aposentados e pensionistas.

"Não tem muito o que fazer. Tem que esperar o servidor falecer. É o ciclo. Tem um estudo que aponta que o servidor, quando entra no quadro do estado como efetivo, fica na folha por 100 anos, seja ele ativo, ele como aposentado, ou com a transferência do custo para os pensionistas. Já temos um alto custo com inativos, em relação aos ativos, numa proporção de um para um, e a tendência é piorar, porque vai ter mais servidores chegando à inatividade nos próximos anos", afirmou.

"Esse ciclo vai terminar lá em 2040, porque esse servidores acabam naturalmente falecendo e você vai ter uma curva de redução e normalização entre 2040 e 2050", considerou.

Pedro Lopes ainda afirmou que o estado vinha buscando um acordo com o Ministério Público de Contas para garantir concursos públicos com cerca de 5 mil vagas até 2026, mas desistiu da medida por causa da derrota na Assembleia Legislativa. O Executivo não conseguiu aprovar uma lei para manter a alíquota do ICMS em 20% em 2024.

Ele ainda afirmou que o estado também deverá congelar o salário dos servidores em 2024, por causa da previsão de queda de arrecadação prevista.

Ainda segundo Pedro Lopes, alguns concursos prioritários serão mantidos, como é o caso do Idema, mas com um número de vagas menor. De acordo com ele, o estado também passará a ter maior déficit de servidores em áreas administrativas e finalísticas.

"Será um número bem mais reduzido do que a gente tinha em mente, concursos pontuais. E vamos ter déficit de servidores administrativos e de áreas finalísticas, como Idiarn, Fundação José Augusto, área Tributária, Ipern. Todo mundo vai ser prejudicado, porque a gente está impedido, tanto pela legislação como, agora também, pela falta de dinheiro mesmo", considerou.


PAI E FILHO MORREM APÓS BATEREM DE FRENTE COM O OUTRO EM ESTRADA NO INTERIOR DO RN, DIZ PM

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um acidente envolvendo uma colisão frontal entre pai e filho que transitavam em sentidos opostos - um de bicicleta e outro de moto - resultou na morte dos dois, na noite da última segunda-feira (18) em São José de Mipibu, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, testemunhas relataram que o idoso, identificado como Franciso Pequeno da Silva, 84 anos, havia saído de casa para procurar o filho, que teria demorado para voltar de uma festa.

No entanto, no caminho, o homem acabou batendo de frente na moto do filho, Pedro Henrique Sena da Silva, de 19 anos, que estava voltando para casa.

Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas ao local, uma estrada de terra no povoado Bom Jardim, por volta das 20h40. O acidente aconteceu em uma curva acentuada.

Pai e filho foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreram antes de chegar a uma unidade de saúde.

Os corpos foram recolhidos para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para passar por perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil em São José de Mipibu.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a suspeita é de que o filho havia ingerido bebida alcoólica e pilotava em alta velocidade.


HOMEM PULA DE PASSARELA NO FÓRUM DE NATAL PARA TENTAR FUGIR DE POLICIAIS APÓS SER ACUSADO DE ATENTADO AO PUDOR

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem pulou da passarela de entrada do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, no momento em que era conduzido por policiais após ser detido suspeito pelo crime de atentado ao pudor. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (19).

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira, o homem, que é morador de rua, foi detido após uma mulher entrar no fórum e acusar ele pelo crime de atentado ao pudor na área de entrada da unidade.

denúncia da mulher foi confirmada por meio de imagens das câmeras de segurança. Ele estaria fazendo gestos obscenos para mulheres. O homem foi detido pela segurança do fórum e a Polícia Militar foi acionada.

Ao chegarem ao local, os policiais conduziam o suspeito para a viatura quando ele tentou fugir e pulou de cima da passarela da entrada do fórum, que tem uma altura de aproximadamente 4 metros. Ao cair, ele fraturou o braço.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Após atendimento, ele será encaminhado para a delegacia.


TRÊS SUSPEITOS DE COMETER FRAUDES QUE SOMAM R$ 470 MIL CONTRA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO DA PF NO RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Tarjetas, com o objetivo de apurar fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em João Câmara e em Parnamirim, nas casas de três mulheres apontadas como as responsáveis pelos crimes.

De acordo com as investigações, as suspeitas usavam documentos falsos para abrir contas, contratar cartões de crédito e pegar empréstimos.

A Polícia Federal constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes, sem o conhecimento das vítimas.

De posse das contas e cartões de crédito, foram simuladas operações financeiras para retirada dos valores contratados a título de cheque especial e empréstimos pessoais. Tais valores eram posteriormente transferidos para as contas bancárias das mentoras da fraude.

Os prejuízos suportados pela Caixa Econômica, segundo a PF, chegam a R$ 470 mil e beneficiaram principalmente as três, que utilizaram os cartões para fazer diversas compras em lojas (físicas e online) e em hotéis.

As investigadas responderão pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 5 a 18 anos de reclusão e multa.



POLICIAL MILITAR POTIGUAR E OUTROS 6 SUSPEITOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS NO RN E CE

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um policial militar potiguar e outros seis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e de armas foram presos durante a operação Solário Potiguara, deflagrada na manhã desta terça-feira (19) no Rio Grande do Norte e no Ceará.

O objetivo da ação, de acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, foi combater o tráfico no RN e no CE - as investigações identificaram relações comerciais entre traficantes de drogas e de armas de ambos os estados, além do envolvimento do PM com o comércio ilegal dos produtos na região da cidade de Tibau.

A investigação apura o cometimento dos crimes de tráfico de drogasassociação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo, além dos crimes corrupção ativa e corrupção passiva.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e outros 11 mandados de prisão nos municípios potiguares de NatalMossoró, Tibau, e ainda em Fortaleza e Icapuí, no Ceará.

Além das 7 prisões, foram apreendidas armas de fogo, dinheiro, aparelhos celulares e outros objetos de interesse das investigações.

Participaram da operação promotores de Justiça, servidores do MPRN e ainda policiais civis e militares do Rio Grande do Norte e do Ceará.


SUSPEITOS DE APLICAR GOLPES EM FAMILIARES DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RN POR WHATSAPP SÃO PRESOS EM 4 ESTADOS

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de aplicar golpes em familiares de servidores públicos potiguares usando perfis falsos criados no WhatsApp. Os mandados foram cumpridos nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com a investigação, os estelionatários faziam uso do aplicativo de mensagem eletrônica para emprego do golpe conhecido como “Falso Whatsapp”. Os criminosos conseguiram obter as vantagens financeiras indevidas na medida em que conseguiam induzir familiares dos servidores públicos do RN em erro ao se passarem simultaneamente por seus parentes.

 

Ainda segundo o MP, o grupo agia quase sempre na seguinte dinâmica:

 

1.  Primeiro, para ludibriar a família dos servidores públicos, os estelionatários obtinham, possivelmente na internet, fotos das pessoas pelas quais pretendiam se passar;

 

2.  Em seguida, colocava a imagem em um falso perfil do WhatsApp, vinculado a um número gerido pelos golpistas.

 

3.  A partir disso, faziam contatos com as vítimas para informá-las sobre a mudança de número do suposto parente e, na oportunidade, simulavam uma circunstância econômica desfavorável e urgente para vulnerar o familiar e justificar falsamente o pedido de auxílio financeiro.

 

 

Os golpes foram aplicados entre a segunda quinzena do mês de junho de 2021 até meados de julho do mesmo ano. O modo como o grupo agia e o lapso temporal entre os delitos, para o MPRN, sugere a possibilidade de conexão entre os núcleos estaduais.

A ação da apura o cometimento dos crimes de estelionato mediante fraude eletrônicafalsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.

Os mandados foram cumpridos nas cidades paulistas de São Vicente e Praia Grande; em Balsa Nova e Campo Mourão, ambas no Paraná; em São Desidério, na Bahia; e ainda em Florianópolis, capital de Santa Catarina, respectivamente. Na investigação, o MPRN trata cada um dos estados como sendo um “núcleo” dos crimes cometidos.

 

Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e outros 20 de busca e apreensão.

O MPRN apura o envolvimento de outras pessoas com os golpes e a existência de outras vítimas do grupo investigado.

A operação Cidade do Sol teve o apoio dos Ministérios Públicos e das Polícias Civil e Militar de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Participaram da operação promotores de Justiça, servidores dos MPs, policiais militares e policiais civis.


ADOLESCENTE DE 14 ANOS É BALEADO DURANTE DURANTE PATRULHAMENTO DA PM EM MÃE LUIZA

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 Um adolescente de 14 anos foi baleado na perna durante um patrulhamento da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (18) no bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital Walfredo Gurgel e não corre risco de morte.

Segundo nota divulgada pela Polícia Militar, viaturas realizavam patrulhamento pela região quando foram recebidas a tiros, os policiais reagiram efetuando disparos em seguida. Ainda de acordo com a PM, os policiais foram informados por populares durante a ação "que um jovem havia sido ferido por disparo de arma de fogo, de origem desconhecida".

 

Um adolescente de 14 anos foi atingido por um disparo na região da perna. Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital Walfredo Gurgel. Ele foi atendido no local, deu entrada no centro cirúrgico, mas não corre risco de morte.

Após a ação, moradores do bairro realizaram um protesto nas principais vias de Mãe Luíza, queimando pneus e pedaços de madeira. Foram registrados quatro pontos de bloqueio, dois na avenida João XXIII e outros dois na rua Guanabara.

 

No local, além de equipes da Polícia Militar e do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para conter as chamas.

 

A nota divulgada pela Polícia Militar aponta que as investigações ficarão a cargo da Polícia Militar. G1RN