PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



19 outubro 2022

Após repercussão, cristovan e procurado e poderá se filiar ao partido do progressista em Assú/RN



O locutor Cristovan Alcântara, foi procurado pelo partido do progressista em Assú. 

Após a repercussão do mesmo, anunciar que entrará na política assuense, ele poderá se filiar-se ao partido.

Uma novidade anunciada na política assuense.

Morre no Hospital Tarcísio Maia, homem baleado durante confronto com a PM em Upanema

POLICIAL

Morreu no início da noite desta quarta feira 19 de outubro de 2022, no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, Diogo Pedro da Silva, 20 anos de idade. Ele foi baleado durante um confronto entre suspeitos e policiais militares de Upanema, na região Oeste Potiguar.

De acordo com informações da PM, elementos teriam praticado um arrastão em uma loja de celular na cidade de Governador Dix Sept Rosado e em seguida fugiram sentido Uapnema. A Guarnição da cidade, tomou conhecimento do caso e passou a realizar diligências na zona rural do município.

Os suspeitos se depararam com a guarnição e a partir daí se deu o confronto. Diego acabou sendo baleado e socorrido para o hospital da cidade e depois transferido para o HRTM em Mossoró e no início da noite, ele não resistiu.


Com o suspeito foram apreendidos, uma arma de fogo, celulares usados e outros novos na caixa. O material será apresentado na Delegacia da Polícia Civil em Upanema. Várias viaturas continuam em diligências pelo matagal, a procura dos outros suspeitos que conseguiram fugir.


FIM DA LINHA 


Governo do RN atrasa pagamento de consignados feitos por servidores e banco suspende empréstimos

ECONOMIA 


O governo do Rio Grande do Norte não pagou ao banco valores de parcelas de empréstimos consignados recolhidos na folha salarial dos servidores estaduais em setembro e outubro.

Como resultado, os servidores dizem que estão sendo cobrados pelo Banco do Brasil, instituição que concentra as contas-salário do serviço público estadual. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (Sinsp), o banco suspendeu novos empréstimos em agosto, por causa dos atrasos.

 

O atraso do pagamento foi confirmado pelo governo do estado.

Em nota enviada ao g1 nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Planejamento do Estado disse que o governo ainda não repassou ao banco parte dos valores recolhidos em setembro e as parcelas do mês de outubro.

Na nota, o governo afirmou que o pagamento será feito "nos próximos dias", mas não estabeleceu prazo e justificou o atraso "em razão da significante perda de receita com a nova política do ICMS dos combustíveis, energia e telecomunicações". 

O caso preocupa sindicatos que representam os servidores do estado, que relatam que estão sendo cobrados e tendo seus nomes colocados em serviços de proteção de crédito por inadimplência.

Para Alexandre Guedes, diretor do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta, a situação é grave. Ele afirma que a entidade colocou a assessoria jurídica à disposição de servidores para entrar com ações contra o estado, inclusive por danos morais. 

"Existe um termo para isso: apropriação indébita. Não é remanejamento de recursos de uma área para outra dentro do governo. O estado está usando recursos que são dos servidores, não dele. Valores que foram descontados dos salários para pagar ao banco", afirmou.

Apesar de o governo confirmar atraso em setembro e outubro, alguns servidores relatam um tempo ainda maior de inadimplência. 

Uma servidora da administração indireta do estado que foi até o sindicato para pedir apoio jurídico e pediu para não ser identificada contou que tem parcelas de R$ 228 descontadas há mais de um ano, todos os meses, mas descobriu que o dinheiro não estava sendo repassado ao banco.

 

 

"Eu comecei a receber um monte de ligação de cobrança, depois outras dizendo que meu nome estava negativado. Fui até o Serasa e confirmei. O banco me ligou querendo negociar, mas como vou negociar algo que eu já paguei? Foi o estado quem não repassou. Há mais de um ano, não pagou nenhuma parcela", relatou ao g1.

 

"O servidor já tem que recorrer ao empréstimo por causa da situação financeira difícil e ainda tem os seus salários ainda mais corroídos por juros e taxas, além da pressão psicológica. Repudiamos isso", disse o sindicalista Alexandre Guedes.

 

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é aquele que tem as parcelas de pagamento descontadas diretamente na folha salarial ou aposentadoria. Essa modalidade de crédito é uma das mais fáceis de ser contratada no mercado. Como os bancos têm "garantia" de que as prestações serão pagas em dia, as taxas de juros costumam ser menores.

 

O g1 procurou o Banco do Brasil para saber desde quando a contratação de novos empréstimos está suspensa. A instituição também foi questionada sobre a quantidade de servidores estaduais que têm contrato de empréstimo consignado, qual o valor total das operações, e qual é a dívida atual.

As perguntas também foram enviadas ao governo do estado, mas não foram respondidas até a última atualização desta matéria.

 

Veja a nota da Seplan sobre o atraso

 

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) reconhece o atraso no repasse do pagamento dos consignados, em razão da significante perda de receita com a nova política do ICMS dos combustíveis, energia, e telecomunicações. A fração restante do repasse dos consignados ao Banco do Brasil, referente ao mês de setembro, será quitada nos próximos dias, assim como o início do pagamento do mês de outubro. Ressalte-se que a atual gestão foi responsável pela retomada dos empréstimos sob consignação do funcionalismo estadual ao assumir uma dívida de aproximadamente R$ 120 milhões deixada pelo último Governo.


 G1

Polícia apreende cerca de 10 quilos de crack arremessados de dentro de carro por suspeito em Mossoró

POLICIAL

A Polícia Civil apreendeu cerca de 10 quilos de crack que foram arremessados de um carro que estava sendo perseguido na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na terça-feira (18).

De acordo com a Polícia Civil, os policiais investigavam um roubo quando perceberam um veículo envolvido no crime. Eles começaram a acompanhar o carro e o motorista, ao perceber, tentou se desfazer de uma bolsa, onde estavam as drogas.

Dentro da bolsa abandonada, havia dez tabletes de crack, cada uma com cerca de um quilo da droga.

Os agentes continuaram a perseguição ao suspeito e ao veículo. Algumas ruas depois, o motorista abandonou o carro e conseguiu fugir.

A ação foi realizada pelos policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) com apoio da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), as duas de Mossoró.

Após a apreensão, o veículo e a droga foram levados para Defur Mossoró. Segundo o delegado responsável pelo caso, o suspeito que estava de posse da droga e dirigindo o veículo já foi identificado.

 

G1


Corpo encontrado decapitado e sem dedo em Natal era de travesti de 15 anos

INVESTIGAÇÃO


O corpo encontrado decapitado e sem um dos dedos mínimos em uma das mãos, na última sexta-feira (14), na Zona Norte de Natal, foi identificado como sendo de uma travesti de 15 anos de idade que morava na região metropolitana da capital.

A vítima foi identificada oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia como Ismael Gomes da Silva, de 15 anos, natural de Olinda, no estado de Pernambuco.

A identificação do Itep foi feita por meio das digitais da vítima. O laudo que deve informar a causa da morte, entre outras informações sobre o estado em que o corpo foi encontrado ainda não foi concluído.

O corpo foi liberado para sepultamento, mas seguia na sede do instituto até a manhã desta quarta-feira (19). A cabeça da vítima ainda não tinha sido encontrada até a última atualização desta matéria.

Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal.

Um servidor que pediu para ter a identidade preservada afirmou ao g1 que a família da vítima, que mora em Pernambuco, assinou uma procuração para que o corpo da travesti seja sepultado em São Gonçalo do Amarante, onde ela estava morando.

Os trâmites são conduzidos pela coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero do governo estadual.

G1




Operação do MP prende suspeitos de integrar organização criminosa no Alto Oeste potiguar

OPERAÇÃO POLICIAL 


Uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) na manhã desta quarta-feira (19) cumpriu cinco mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa no Alto Oeste potiguar.

Segundo a corporação, o objetivo da "Operação Carteado" é combater a atuação de um grupo suspeito de tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa na região.

Cinco mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Pau dos Ferros e São Miguel.

 

Investigação

A investigação sobre a atuação dessa organização criminosa foi iniciada em 2021. Segundo o MP, foram reunidas provas da atuação do grupo principalmente em Pau dos Ferros e cidades próximas, onde controlavam o tráfico de drogas e outros crimes.

Nas buscas desta quarta, aparelhos de telefonia celulares foram apreendidos. O material seguirá para análise.

O MPRN investiga a participação de outras pessoas nos crimes cometidos pela organização na região.

 

 G1



Estudantes protestam contra bloqueio de orçamentos das universidades federais e fecham avenidas em Natal

EDUCAÇÃO


Estudantes, professores e profissionais da educação fizeram uma manifestação na tarde desta terça-feira (18), em Natal. A concentração foi no cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado Filho, no bairro do Tirol.

Todas as faixas foram ocupadas pelos manifestantes, que seguiram em caminhada pela Salgado Filho, no sentido Zona Sul, por volta das 15h30.

O ato reuniu centenas de estudantes secundaristas e universitários, além de representantes de entidades estudantis e de trabalhadores da educação.

A principal reclamação era com relação à redução no orçamento para a educação pública. Um dos bloqueios, o mais recente, foi revogado pelo Ministério da Educação.

Com o trânsito parado, houve buzinaço dos motoristas que queriam seguir no sentido Zona Sul

A Polícia Militar foi chamada e acompanhou a passeata. Agentes de mobilidade urbana auxiliaram a liberar uma das faixas, orientando rotas alternativas pelas avenidas Prudente de Morais e Romualdo Galvão e Rua São José.

A manifestação seguiu em direção à Zona Sul, com registro de longas filas de carros na BR-101 e vias travadas no Campus da UFRN. A dispersão do ato foi na região da passarela do Natal Shopping.


G1

Homem é baleado, tenta fugir, mas morre em telhado de casa em Nova Cruz

POLÍCIA 


Um homem, identificado como Ian dos Santos, de 19 anos, foi morto a tiros na cidade de Nova Cruz, nessa terça-feira (18). O que chamou a atenção é que ele morreu no telhado de uma casa.

De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, a vítima ficou com parte do corpo em cima das telhas e outra parte para dentro da casa. O cômodo do imóvel ficou tomado por sangue.

Segundo a polícia, o homem foi surpreendido por pelo menos um atirador, que se aproximou e iniciou os disparos. Para tentar escapar, ele pulou muros e telhados, mas não conseguiu e acabou morto.

A Polícia Militar isolou a área e fez diligências atrás do suspeito, mas ninguém foi detido. A motivação do crime ainda é desconhecida. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para iniciar a perícia e recolher o corpo. A Polícia Civil deve investigar o caso.

 

Portal da Tropical

Criminosos armados realizam arrastão em zona rural do RN e roubam motos, celulares e pertences

POLÍCIA



Bandidos armados aterrorizaram moradores da zona rural de Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte, na noite desta terça-feira (18). Criminosos armados invadiram residências e roubaram diversos pertences das vítimas.

De acordo com populares, os criminosos chegaram no Sítio Pimenta e fizeram arrastão nas residências de Damião de Chico Lucas e de Chica de Etelvina. Ainda de acordo com informações preliminares, eles subtraíram dos moradores três motos, vários celulares, entre outros pertences e em seguida fugiram com destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada para o local, ouviu os moradores e realizou buscas, mas nenhum criminoso foi encontrado, muito menos os objetos roubados foram recuperados.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande

 

Portal Grande Ponto

Varíola dos macacos: RN chega a 102 casos da doença em 14 municípios

SAÚDE



O Rio Grande do Norte contabiliza 102 casos confirmados de varíola dos macacos em 14 municípios, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Natal concentra a maioria dos casos, com 64 pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida aparecem as cidades de Parnamirim (16) e Extremoz (4).

Não há registro de mortes por varíola dos macacos no RN. No Brasil, pelo menos seis mortes já foram registradas. No Rio Grande do Norte, o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no dia 1º de julho.  Em agosto o governo do estado lançou um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença.

Dos 102 casos confirmados no Rio Grande do Norte, 84 são homens e 18, mulheres. A faixa etária entre 30 e 39 anos registra o maior número de casos: 35. Outros 28 pacientes têm entre 20 e 29 anos. Seis casos foram registrados em crianças de 0 a 11 anos de idade.

 

G1 RN



Sindicato avalia ir à Justiça contra ‘apropriação indébita’ do Governo do RN


Foto: Magnus Nascimento


A justificativa da queda de receitas provenientes da arrecadação do ICMS para o não repasse das parcelas dos consignados dos servidores não é aceita por sindicatos que representam os trabalhadores do Rio Grande do Norte. Os consignados estão suspensos há dois meses no Estado e não há prazo para o retorno. O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) avalia, junto com sua assessoria jurídica, uma ação judicial contra a situação.

De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN), Alexandre Guedes Fernandes, a retenção das parcelas é uma “apropriação indébita” e configura uma atitude “gravíssima” por parte do Governo do Estado.

“Além do servidor estar sendo obrigado a recorrer a empréstimos, comprometendo sua renda, ela ainda passa pelo constrangimento de ter descontado no seu contracheque o valor do empréstimo e o Governo não repassar para o banco. O banco se diz lesado e corta o consignado, nos prejudicando. E o governo comete um ato até criminoso. Isso é apropriação indébita, se apropriar de recursos de um trabalhador. Esse dinheiro não é do Governo”, avalia.

Ainda segundo o representante sindical, os servidores ficam prejudicados de duas formas, tanto pelo fato de não poderem obter os empréstimos consignados para ajudar nas contas, quanto pela possibilidade de ficarem com restrições ao crédito.

“Provoca um duplo prejuízo ao servidor, que além de estar sofrendo com o pagamento do empréstimo, ainda fica inadimplente, o nome sujo no SPC, então é importante que as assessorias jurídicas dos sindicatos possam avaliar a possibilidade de mover um processo contra o Governo por danos morais e materiais. ”, acrescenta Alexandre Guedes.

Em nota enviada à imprensa na última sexta-feira, o Governo do Estado disse que reconhecia o atraso no repasse do pagamento dos consignados, “em razão da significante perda de receita com a nova política do ICMS dos combustíveis, energia, e telecomunicações”.

 

Tribuna do Norte





K







“Nós não podemos cometer esse erro novamente”, afirma Rogério Marinho sobre PT

POR ISMAEL JEFFERSON

Foto: Reprodução


Nesta terça-feira (18), o coordenador da campanha do presidente Jair Bolsonaro e senador eleito, Rogério Marinho (PL) foi o entrevistado do Jornal do Dia, onde a jornalista Micarla de Sousa abordou os principais assuntos dessa reta final.

 

“Nós estamos muito entusiasmados desde o 1º turno, percorrendo o Estado do RN. E na próxima sexta-feira (21) vamos receber Braga Netto. Estamos fazendo um grande trabalho, já no sábado (22) vamos fazer um evento em alusão ao dia 22 em Natal e Mossoró”, disse Rogério.

 

O senador eleito acredita numa virada a favor do atual presidente. “O instrumento que a gente vai utilizar é a verdade. Se a gente fala a verdade, onde há 12 anos as pessoas tiveram, nós tivemos um governo que aparelhou, que teve seus membros presos por desvio de dinheiro público, com rombos nos fundos de pensão, precisamos contar esta história, não podemos entregar o país nas mãos desse governo. Estamos fazendo uma campanha para sensibilizar o potiguar para que entenda e compare quem foi o melhor presidente”, afirmou.

 

Como método para atrair e reverter votos dos eleitores, Rogério disse que mostrará a história documentada. “Nós não podemos cometer esse erro novamente de entregar um governo a um partido político que se apropriou do país, não em nome de um projeto de estado, mas de um projeto pessoal, de um partido político”, confirma.

 

Ponta Negra News



VÍDEO: TRE-RN notifica homem para que retire adesivo de Bolsonaro do carro

POR ISMAEL JEFFERSON


Um proprietário de um veículo estilo Doblò,  identifico como Wanderley, recebeu uma intimação do Tribunal Regional Eleitoral para que ele retirasse o adesivo do seu carro, que fazia campanha para Bolsonaro.

O caso ocorreu aqui em Natal. Visivelmente chateado, o homem retirou os adesivos que estavam na parte traseiro do carro e gravou um vídeo falando sobre o ocorrido


CONFIRA: 



Blog do BG