Recebo com preocupação a informação de que foi preso um homem ontem em Não Me Toque / RS portando uma faca justamente na feira onde o Presidente @jairbolsonaro estava. Solicito à Policia Federal que apure com lupa a ocorrência. Se necessário os advogados do Presidente estão à…
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) March 6, 2024
“Solicito à Policia Federal que apure com lupa a ocorrência. Se necessário os advogados do presidente estão à disposição para o devido acompanhamento”, acrescentou.
Em outra publicação, após o termo entrar no sistema da Polícia Civil, Wajngarten agradece “o empenho e o pronto contato do governador Eduardo Leite bem como do seu secretário de Segurança Pública Dr. Sandro no levantamento de informações a respeito do ocorrido ontem”.
A detenção
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o homem chamou a atenção de populares e dos policiais militares presentes no evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso.
Abordado pelos agentes, ele argumentou que a tinha comprado em um dos estandes da Expodireto Cotrijal e apresentou comprovante da aquisição.
Facas são vendidas nos estandes da feira e muitos dos frequentadores, produtores rurais, têm o hábito de portar facas e canivetes na cintura.
Os policiais retiraram o suspeito da feira, para evitar linchamento, pois palavras de ordem começaram a ser entoadas contra ele por populares que acompanhavam a visita de Bolsonaro.
O homem foi encaminhado a um posto da Brigada Militar para confecção de um termo circunstanciado por violação do Artigo 19 da Lei das Contravenções Penais – “trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade”. O suspeito assinou o termo e foi liberado. A faca foi apreendida.
As autoridades gaúchas dizem que estão investigando o caso e que, graças à atuação da Brigada, o homem não ofereceu risco aos participantes do evento.
Com informações de SBT News