Uma fogueira de São João derreteu a base de um poste, causou a queda da estrutura e deixou mais de 2 mil imóveis sem energia na noite deste domingo (23) em Natal. O caso aconteceu no bairro Santos Reis, Zona Leste da capital potiguar.
O serviço de energia elétrica só foi normalizado para todo o bairro no início da manhã desta segunda-feira (23).
Segundo a companhia de energia do Rio Grande do Norte, o calor das chamas da fogueira colocada indevidamente na base do poste causou o derretimento de parte da estrutura. Ninguém ficou ferido.
O poste que caiu, assim como outros da região, era feito de fibra de vidro, para resistir à erosão causada pela maresia.
O caso aconteceu rua Bela Vista, onde havia várias fogueiras acesas - tradição na véspera do dia de São João.
Segundo a Neoenergia Cosern, a queda do poste de média tensão provocou a interrupção do fornecimento de energia para 2.262 unidades consumidoras às 19h08.
Às 20h14, a energia foi religada para 988 residências por meio de manobras no sistema. Porém as equipes trabalharam até a madrugada desta segunda para substituir o poste danificado, recompor os fios e restabelecer o serviço para os demais clientes.
A companhia divulgou orientações para evitar acidentes com energia elétrica no período junino:
Não montar fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão ou de vegetação.
Não utilizar redes elétricas particulares, como extensões, benjamins e lâmpadas, próximo à fogueira.
Não soltar fogos próximo à rede elétrica
A utilização de balões, além de proibida, pode provocar incêndios caso caia sobre a rede ou na área de Subestações Elétricas.
Nunca se aproximar da rede elétrica. Em caso de acidente, ligar imediatamente para a Neoenergia Cosern através do 116.
Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser fixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes da distribuidora ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.
Cordões de luzes só devem ser feitos com material que não ofereça risco de choque elétrico, além de uma distância de pelos menos 2,5 metros da rede elétrica;
Em caso de fio partido, não se aproxime e telefone imediatamente para a Neoenergia Cosern (116);
Não faça ligações clandestinas de energia, também chamadas de “gato” para iluminar barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício.
Respeite os pontos de contato com a energia. Bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites juninos.
Nunca manuseie aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado;
Em caso de choque, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro.
Se necessário, ligue para o SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e Neoenergia Cosern (116).
G1RN