PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



06 março 2024

Policiais intensificam buscas a fugitivos do presídio de Mossoró perto de parque nacional

REDAÇÃO ITAJÁ TV

As buscas aos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró completaram 22 dias nesta quarta-feira (6). Para membros das forças de segurança pública encarregadas de recapturar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, os dois permanecem na região próxima ao presídio, entre as cidades de Mossoró e Baraúna, distantes cerca de 35 quilômetros uma da outra.

No domingo (3), os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna e agrediram um agricultor que estava sozinho no local. Em depoimento, o homem, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, contou aos investigadores que Nascimento e Mendonça queriam saber se ele tinha comida, telefone celular e armas, e deixaram o galpão levando alguns mantimentos.

A partir do depoimento do agricultor, as forças policiais intensificaram as buscas na zona rural de Baraúna. O receio é que Nascimento e Mendonça usem as extensas fazendas de banana, melão e melancia existentes na região para se esconder e se embrenhar no Parque Nacional da Furna Feia.

Criado em 2012 e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque abriga ao menos 207 cavernas em seus mais de 8,5 mil hectares, e, pelo menos, outras 44 distribuídas pela chamada zona de amortecimento, ao redor da unidade. Cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial.

Visitas suspensas

O parque costuma receber grupos de estudantes do ensino médio e universitários que participam de atividades pedagógicas e pesquisas acadêmicas sobre a caatinga, os sítios arqueológicos e as cavernas existentes na área, mas, por segurança, o ICMBio suspendeu as visitas assim que a fuga da Penitenciária Federal em Mossoró se tornou pública.

“Estamos mantendo as atividades de gestão da unidade, mas como há um monte de policiais, um monte de gente, rodando pela região, suspendemos as visitações”, disse à Agência Brasil o gestor do parque, Leonardo Brasil de Matos Nunes, limitando-se a confirmar que as buscas policiais ocorrem “também” no interior do parque. “Fomos orientados a não dar informações referentes às buscas locais,” afirmou.

Além de muitas cavernas, a área de caatinga preserva uma mata densa, dificultando o trabalho das equipes de busca, que estão usando cães farejadores e drones com sensores térmicos para tentar localizar Nascimento e Mendonça. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 600 agentes participam dos esforços para recapturar os dois fugitivos, revezando-se em turnos ininterruptos.

A força-tarefa reúne membros da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Força Penal Nacional, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás. Há duas semanas, o ministro da Justiça e Segurança Pública garantiu que as buscas não têm prazo para acabar.

Rotina

Para o jornalista Cezar Alves, diretor do site Mossoró Hoje, a presença policial e de jornalistas que viajaram a Mossoró a fim de acompanhar as buscas aos dois fugitivos alterou a rotina da região.

“Impactou demais. Em vários aspectos. O medo, por exemplo. Há famílias indo dormir às 17h, morrendo de medo de suas casas serem invadidas. Com isso, há também prejuízos econômicos. Estamos no período chuvoso, quando os agricultores começam a plantar [alguns cultivares] e colher outros, mas muitos deles não estão fazendo nem uma coisa, nem outra, porque estão com medo”, contou.

Alves também crê que Nascimento e Mendonça estejam se valendo das características do Parque Nacional da Furna Feia para se esconder enquanto aguardam por uma oportunidade ou pela desmobilização da força-tarefa. “Até porque, já há vários especialistas questionando se vale a pena manter uma operação deste tamanho, com helicópteros, centenas de agentes vindos de outras regiões recebendo diárias, drones, cães, veículos, ou se seria mais eficaz usar da inteligência policial,” finalizou.

Agência Brasil

Policiais penais e cão farejador do MT reforçam busca por fugitivos em Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Dois policiais penais especializados em operações especiais, acompanhados por um cão farejador da raça pastor-belga-malinois, cedidos pelo estado do Mato Grosso, desembarcaram, nesta quarta-feira (6), no Rio Grande do Norte. A missão é reforçar as operações de buscas por Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, que fugiram da Penintenciária Federal de Mossoró, durante a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (14), marcando a primeira do sistema de segurança máxima das prisões federais.

Por meio de nota, o Governo do Mato Grosso destacou que o cão Fúria “tem um ‘currículo’ extenso de sucesso em funções complexas como farejar de drogas, celulares e armas dentro e fora dos presídios mato-grossenses. Ele começou com treinamentos para incursões internas nos presídios e hoje é considerado um especialista em farejamento e recaptura humana”, diz.

Aos sete anos de idade, de acordo com o Governo do Mato Grosso, Fúria já acumula em seu currículo operações bem-sucedidas, como a busca e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa, localizado a 650 km de Cuiabá, além da apreensão de 360 kg de drogas, ambas ocorridas no ano anterior. Um exemplo notável foi a descoberta da droga, escondida em compartimentos de um caminhão.

Os agentes e cachorro, chegaram a Natal em um voo comercial e planejam viajar para Mossoró ainda nesta quarta-feira, em uma viatura da Polícia Penal do Rio Grande do Norte.

As buscas pelos fugitivos estão concentradas na área rural de Baraúna, região Oeste potiguar, e envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

Conforme reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a caçada aos dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, atingiu, na última terça-feira (5), seu vigésimo primeiro dia.

A fuga, fato inédito em presídios federais do país, expôs o governo de Lula (PT) a uma crise justamente em um tema explorado por adversários políticos, a segurança pública.

Após a fuga, o Ministério da Justiça e Segurança Pública implementou 25 medidas visando o aprimoramento da segurança nas prisões. Na unidade de Mossoró, por exemplo, o governo instalou três barras de ferro dentro das celas e áreas comuns, onde estão as luminárias.


Tribuna do Norte 

Empregado que chamou presidente da Caern de ladrão em Whatsapp tem demissão anulada

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Vara de Trabalho de Caicó anulou a demissão por justa causa de um empregado da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande Do Norte (Caern) que xingou o presidente da companhia com termos chulos, acusando-o inclusive de “ladrão”, num grupo de Whatsapp.

O grupo era formado por empregados da Caern, e as agressões teriam ocorrido em abril de 2023 devido a questões envolvendo o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR)

De acordo com o trabalhador, a demissão por justa causa ocorreu por perseguição da direção da Caern por sua luta em defesa da colegas, pois sempre foi uma “liderança entre seus colegas caernianos”, estando à frente dos movimentos trabalhista.

A empresa, alegou em sua defesa que o ex-empregado “tratou o presidente da Caern, com palavreado chulo e ofensivo, como “ladrão”, “safado”, “fuleiro” e “filho da p…”. Com o agravante de o ter acusado de ter cometido crime de roubo”. A Caern negou ainda qualquer tipo de perseguição.

No entanto, o juiz Higor Marcelino Sanches, afirmou que apesar de concordar que a ofensa ao presidente da Caern é totalmente reprovável, “verifico que é um fato isolado dentro do histórico funcional do reclamante (trabalhador), que conta com quase 40 anos de empresa”.

Ele afirmou, ainda, que o presidente da Caern é uma pessoa pública, por isso traz um ônus de prestação de contas, com a necessidade de ser o máximo possível transparente.

“Essa conduta (de transparência) não é garantia que possamos estar isentos a juízos errôneos por parte da população e dos subordinados, pois nem sempre as pessoas politicamente expostas conseguem agradar a todos”, afirmou o juiz.

O que seria o caso do processo, “em que houve um excesso por parte do autor, que, sem qualquer sombra de dúvidas, tratou o presidente da empresa de forma inadequada, em um ato isolado”.

“No entanto, temos que ver que nem sempre as pessoas conseguem separar o público do privado, principalmente quando se trata de redes sociais, como é o caso dos autos, em que os comentários proferidos pelo reclamante foram externados em um grupo privado de Whatsapp”.

O fato de ser no grupo privado, para o magistrado, demonstra “claramente que não houve intenção de macular externamente a imagem do presidente da empresa de forma pública”.

Por isso, para ele, a penalidade de dispensa por justa causa, em razão de um xingamento em um grupo privado, seria “extremada para uma vida de empresa, que se traduz em quase 40 anos de trabalho e dedicação”.

“Nesse sentido, um ato isolado, que pode estar contaminado por circunstâncias pessoais momentâneas, não pode servir de motivo para a dispensa injusta, caracterizando uma desproporção entre o ato e uma medida tão grave, como é a justa causa”.

Por fim, ele determinou a imediata reintegração do autor do processo ao serviço e condenou a Caern a pagar todas as verbas salariais e indenizatórias não pagas ao autor desde o dia da demissão (07.08.2023) até a efetiva reintegração.

Com informações do TRT 21ª Região

Militar do Exército reage a assalto e toma arma de criminoso em Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um sargento do exército reagiu a uma tentativa de assalto e tomou a arma de um criminoso durante a manhã desta quarta-feira (6) no bairro de Lagoa Nova, localizado na zona Sul de Natal. Após a ocorrência, policiais militares foram acionados, mas o indivíduo não foi localizado.


O caso ocorreu durante as primeiras horas da manhã. O militar seguia pela avenida Senador Salgado Filho, quando foi abordado por um bandido em uma motocicleta. Ao ver a ação, a vítima derrubou o homem do veículo e tomou a sua arma, numa reação rápida. O criminoso, que havia pedido o celular e a aliança do militar, conseguiu fugir a pé.


Após o crime, os policiais foram acionados e acompanharam o militar até a Central de Flagrantes da Zona Sul, para realizar o boletim de ocorrência. A arma e a motocicleta usadas no crime foram apreendidas.


Tribuna do Norte 


Carroceiro é morto com mais de 10 tiros depidtols no Loteamento Três Vinténs em Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Mossoró registra o 17° homicídio do ano de 2024. O crime aconteceu por volta das 18h20min desta quarta feira 06 de março no Loteamento Três Vinténs. A vitima foi o carroceiro Nonato Edilson da Silva, conhecido como “Pikachú” de 22 anos.

O morto foi morto com mais de 10 tiros de pistola calibre .3380 em plena via pública. De acordo com a PM Nonato Pikachú trafegava de carroça com a esposa, próximo a sua residência quando foi surpreendido pelos inimigos que se aproximaram e começaram a atirar contra sua pessoa.

Tentando escapar da morte, ele ainda correu, cerca de 50 metros, mas foi perseguido e executado próximo a um bueiro. No local várias cápsulas de pistola ficaram espalhadas pelo chão.

Ainda não há infdormações sobre a motivação e autoria do crime. A equipe do Itep realizou os procedimentos de perícia no local e em seguida recolheu o corpo de Nonato Edilson da Silva, para exames de necropsia. O delegado de plantão, Dr. Luiz Antônio, esteve no local acompanhando o trabalho pericial e conversou com a família da vítima, mas não conseguiu informações importantes para a investigação que ficará a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP).


Fim da linha 

Homem é preso por estupro de vulnerável em Pendências

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 60ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Pendências) deram cumprimento, nessa terça-feira (5), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 66 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi preso na cidade de Pendências, interior do Rio Grande do Norte. 


De acordo com as investigações, o homem estava foragido há 14 anos. Ele foi detido após o cumprimento do mandado de prisão expedido pela Comarca de Natal/RN e transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Com Informações TCM

Suspeito por associação criminosa e corrupção de menores é preso em Carnaúba dos Dantas

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um homem foi preso por suspeita de envolvimento com organização criminosa e corrupção de menores. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (06), em uma operação conjunta entre policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Acari) e o 2° Pelotão da 11ª Companhia de Polícia Militar, ambos atuantes na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte.

O homem, de 27 anos, foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão relacionado a crimes que teriam sido cometidos no ano de 2017.

Os detalhes do inquérito apontam para a participação do suspeito em atividades criminosas que incluem a corrupção de menores, além de sua associação a uma organização criminosa. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde aguardará as medidas judiciais subsequentes.

Ponta Negra News
 

Polícia Civil cumpre mandados judiciais em Macau e Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/MACAU) e da 61ª Delegacia de Guamaré (61ª DP), deram cumprimento, nesta quarta-feira (06), a um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 39 anos, pelo crime de tráfico de drogas. A prisão aconteceu no município de Diogo Lopes, Zona Rural de Macau.

Ação em Mossoró

Em outra oportunidade, na tarde de ontem (05), policiais civis da DEAM/Macau e da 61ª DP de Guamaré, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão de adolescente, na cadeia pública de Mossoró. O investigado já está preso pelo crime de tráfico de drogas, ocorrido recentemente, quando adquiriu a maioridade penal.




STF suspende julgamento sobre descriminalização do porte de drogas após Toffoli pedir vista ao processo

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (6) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. A data para retomada do julgamento não foi definida.

A análise do caso foi interrompida por um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli. Antes da interrupção, o julgamento está 5 votos a 3 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

O julgamento estava suspenso desde agosto do ano passado, quando o ministro André Mendonça também pediu mais tempo para analisar o caso.

Na tarde de hoje, Mendonça votou contra a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.

Ao votar contra a descriminalização, o ministro disse que a questão deve ser tratada pelo Congresso. “Vamos jogar para um ilícito administrativo. Qual autoridade administrativa? Quem vai conduzir quem? Quem vai aplicar a pena? Na prática, estamos liberando o uso”, questionou.

Ministério da Saúde começa distribuição das vacinas contra a gripe e vai antecipar campanha de vacinação

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Começa nesta semana a vacinação contra a gripe. Um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) permitiu a antecipação da entrega da primeira remessa das vacinas, que já começaram a ser distribuídas para todos os estados brasileiros. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

A antecipação é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo a ministra Nísia Trindade, o Programa Nacional de Imunizações está preparando uma nota técnica para orientar estados e municípios a iniciarem as campanhas regionais em todo o Brasil. “A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do SUS, como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, detalhou.

Ponta Negra News

Mossoró Cidade Junina terá shows de Bell Marques no Pingo da Mei Dia e Léo Santana no Boca da Noite

REDAÇÃO ITAJÁ TV


O Mossoró Cidade Junina edição 2024, foi lançado na noite desta quarta-feira (06), no hotel Termas. O evento acontece entre 1° e 29 de junho com atrações locais e nacionais.

O tradicional pingo do Mei Dia, que abre a temporada de comemorações juninas, será com o cantor baiano Bell Marques.

A programação também vai contar como, Wesley Safadão, Simone Mendes, Leonardo, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Luan Satana, e outras.

Os shows na estação das artes começam dia 06 de junho, com Flávio José. Nomes como a banda  Calcinha Preta e Henry Freitas também se apresentarão este ano no evento.


Com Informações Ponta Negra News 

Agência Nacional de Energia Elétrica aprova redução de até 37% nas bandeiras tarifárias

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução de até 37% nos valores das bandeiras tarifária, na terça-feira (5). Criado em 2015, o sistema sinaliza o custo real da energia gerada no país, sobretudo quando as condições não são favoráveis, como nos períodos de seca. Para custear as termelétricas, a conta de luz sofre aumentos. As bandeiras de cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Na bandeira verde, as condições são favoráveis e não têm custo adicional, já na amarela, as condições são menos favoráveis e é cobrada uma taxa extra de R$ 29,89 a cada MWh (megawatt-hora) utilizado, valor que passará para R$ 18,85, e na vermelha patamar 1, a medida reduz de R$ 65/MWh para R$ 44,63/MWh (-31,3%), enquanto a de patamar 2 cai de R$ 97,95/MWh para R$ 78,77/MWh (-20%).

Conforme a Aneel, a aprovação da redução dos valores acontece devido ao cenário hidrológico favorável e à grande oferta de energia renovável no país. Os alívios verificados no preço dos combustíveis fósseis no mercado internacional também influenciaram a decisão – que contou com 49 contribuições de 30 pessoas físicas e jurídicas.


Ponta Negra news

Câmara aprova aumento de pena para crime com uso de inteligência artificial contra a mulher

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) projeto de lei que inclui o uso de inteligência artificial como agravante do crime de violência psicológica contra a mulher. A proposta será enviada ao Senado.


De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o Projeto de Lei 370/24 foi aprovado na forma do substitutivo da deputada Camila Jara (PT-MS).


O crime de violência psicológica contra a mulher é tipificado atualmente no Código Penal como causar dano emocional que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.


Para ser enquadrado nesse crime, o infrator pode usar de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação da mulher.


SBT News



Android Auto vai bloquear aplicativos enquanto você dirige

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Agora a versão 11.4 do Android Auto vai bloquear o acesso a alguns aplicativos da interface quando o motorista estiver dirigindo. A função só será liberada no momento em que o carro estiver estacionado.

Segundo o site alemão SmartDroid, os aplicativos bloqueados serão identificados com o ícone “P”, “Parked”, “estacionado” em inglês.

O ícone apareceu no aplicativo GameSnacks, que tem vários minigames que podem ser jogados na tela do Android Auto. Isso indica que aplicativos que exigem da atenção do motorista ou usuário, como serviços de streaming ou de mensagens, agora serão bloqueados quando o carro estiver em movimento.

Essa medida será mais uma medida de segurança para que o dispositivo não tire a atenção do motorista quando ele está com os olhos na pista.

De acordo com o site alemão, a versão está disponível na Play Store, sem testes em modo beta, sem ser anunciada oficialmente pelo Google.

Ponta negra news

Jovem forjou conversas com Whindersson e divulgou prints por perfis falsos, conclui Polícia

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu as investigações sobre a morte de Jéssica Vitória Canedo, que se suicidou após ter supostas conversas íntimas com o humorista Whindersson Nunes vazadas nas redes sociais. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6), o delegado Felipe Monteiro afirmou que a jovem forjou os prints com as conversas e divulgou as imagens para páginas de fofoca, por meio de perfis falsos.

“Todas essas notícias que foram veiculadas e tudo isso que foi noticiado pelas páginas de notícia foi criado e partiu da própria jovem. Ela fez toda a montagem e ela divulgou para as páginas de notícias, esse suposto relacionamento dela com o humorista”, disse o delegado

Após o suposto caso com Whindersson viralizar, Jéssica passou a receber ataques nas redes sociais. Tanto ela quanto ele negaram qualquer relacionamento. A jovem chegou a escrever um longo texto, dizendo que era vítima de fake news e pedindo a retirada do conteúdo das páginas.

Dias depois, Jéssica tirou a própria vida. Segundo familiares, ela sofria de depressão e não suportou os ataques sofridos.

Jovem indiciada
Uma jovem de Rio das Ostras (RJ), de 18 anos, foi indiciada por incentivar Jéssica a tirar a própria vida através de mensagens nas redes sociais.

Raphael de Souza, dono do perfil Choquei, não foi indiciado nesse inquérito. Na época da morte de Jéssica, ele chegou a ser acusado nas redes sociais de ter responsabilidade no suicídio.

Ponta Negra News 

Avião da Polícia Federal cai em Minas Gerais. Dois agentes morreram

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta quarta-feira (06) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram carbonizadas e uma outra foi socorrida.

A aeronave do modelo Cessna Caravan, que pertence à Polícia Federal, decolou e caiu segundos depois, em uma área de mata.

Segundo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tem capacidade de nove passageiros e já foi retirada da pista.

SBT News 

Motorista bêbado tenta fugir de blitz da Lei Seca e quase atropela policial na zona Norte de Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um tornozelado se deu mal ao tentar assaltar o motorista e os passageiros de um ônibus da linha N-35 (Soledade/Candelária). O caso aconteceu na avenida Doutor João Medeiros Filho, no bairro da Redinha, zona Norte de Natal. O criminoso acabou sendo rendido e foi preso.

De acordo com o relato do motorista, o caso aconteceu nas proximidades dos Correios. "Ele pediu parada e eu parei normalmente. Ele subiu anunciando o assalto. Já foi para perto de mim, agressivo. Já meteu a mão no meu bolso e disse que estava armado com uma faca, que iria me furar", detalhou.

"Eu percebi que ele não estava com nada. E quando ele percebeu que eu percebi, ele partiu para me agredir. Foi quando começou a luta corporal. Eu coloquei o ônibus em um local que ele não conseguisse sair. Dei um mata-leão nele e encostei ele na roleta. Alguns passageiros me ajudaram a conter", completou o motorista.

Um passageiro também contou sobre os momentos de tensão dentro do transporte público. "Eu estava no meio do ônibus e vi o motorista em apuros. Quando a gente viu que o motorista gritou que ele não estava armado, a gente correu para cima", disse.

Após ser rendido, o tornozelado acabou sendo agredido pelos populares e precisou ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento. Em seguida, a Polícia Militar levou o criminoso para a Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal.


Portal da Tropical

Se deu mal: Tornozelado tenta assaltar ônibus, mas é rendido por passageiros em Natal

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Um tornozelado se deu mal ao tentar assaltar o motorista e os passageiros de um ônibus da linha N-35 (Soledade/Candelária). O caso aconteceu na avenida Doutor João Medeiros Filho, no bairro da Redinha, zona Norte de Natal. O criminoso acabou sendo rendido e foi preso.

De acordo com o relato do motorista, o caso aconteceu nas proximidades dos Correios. "Ele pediu parada e eu parei normalmente. Ele subiu anunciando o assalto. Já foi para perto de mim, agressivo. Já meteu a mão no meu bolso e disse que estava armado com uma faca, que iria me furar", detalhou.

"Eu percebi que ele não estava com nada. E quando ele percebeu que eu percebi, ele partiu para me agredir. Foi quando começou a luta corporal. Eu coloquei o ônibus em um local que ele não conseguisse sair. Dei um mata-leão nele e encostei ele na roleta. Alguns passageiros me ajudaram a conter", completou o motorista.

Um passageiro também contou sobre os momentos de tensão dentro do transporte público. "Eu estava no meio do ônibus e vi o motorista em apuros. Quando a gente viu que o motorista gritou que ele não estava armado, a gente correu para cima", disse.

Após ser rendido, o tornozelado acabou sendo agredido pelos populares e precisou ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento. Em seguida, a Polícia Militar levou o criminoso para a Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal.


Tribuna do Norte 

Polícia Civil prende idoso por tráfico de drogas no interior do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da 74ª Delegacia de Almino Afonso (74ªDP) prenderam em flagrante, na terça-feira (05), um idoso, de 65 anos, pelo crime de tráfico de drogas. A prisão aconteceu no município de Almino Afonso, interior do RN. 

De acordo com informações, o idoso, que também é investigado por violência doméstica, foi alvo de uma diligência para checar a possível prática de tráfico de drogas. Na oportunidade, policiais civis encontraram porções de substâncias análogas à maconha, momento em que foi dada voz de prisão ao infrator. 

O idoso foi conduzido à Delegacia junto ao material apreendido para realizar os procedimentos cabíveis. O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Portal da Tropical 

Foragido da justiça com dois mandados em abertos e amigo são presos pela Rocam por tráfico de drogas no BH em Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV

 




Na tarde dessa terça-feira 05 de março de 2024, a ROCAM 04 do 2º Batalhão em patrulhamento no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, mais precisamente na rua Pedro Gomes de Oliveira, após abordagem de rotina prendeu dois indivíduos, por porte de drogas, sendo que um deles era foragido da justiça, com dois mandados de prisão em abertos.

Foram presos, Daniel Ferreira Rodrigues, o “Pardal” que estava com dois mandados de prisão, sendo um por organização criminosa e outro por estupro de vulnerável e tráfico de drogas e Francisco Edgard da Silva, este já responde processo na justiça.

Com a dupla os policiais apreenderam 20 trouxinhas de maconha, 01 tablete médio da droga, 55 pedrinhas de crack, papel seda e 100 reais em espécie. Após a prisão os dois foram conduzidos à delegacia de plantão da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Com Informações Fim da linha 

Dupla é presa com armas e moto roubada e confessa que iria matar um desafeto em Marcelino Vieira

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Uma ação conjunta entre as Polícias Civil de Alexandria, e Militar de Marcelino Vieira, na tarde desta terça feira 05 de março de 2024, resultou na prisão de dois homens, suspeitos de integrarem uma facção criminosa e apreensão de armas.

A prisão ocorreu na cidade de Marcelino Vieira na região do Alto Oeste Potiguar. os presos foram identificados como,  Antônio Giltervânio Valcácer Lopes e Francisco Alejandro de Araújo Teixeira, conhecido como “Galeguinho“, natural de Catolé do Rocha/PB.

Com eles foram apreendidas cinco armas de fogo de fabricação caseira, munições de grosso calibre além de uma moto com queixa de roubo. A dupla confessou ao delegado Murilo Baessa, que estavam se preparando para matar um traficante de drogas em Marcelino Vieira.

O alvo da dupla seria Francisco Douglas Maia Lima. Eles foram autuados em flagrante  por posse ilegal de arma de fogo (artigo 14) e receptação (artigo 180). Após os procedimentos realizados na delegacia da Polícia Civil de Alexandria, os dois foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da justiça.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS)

Maduro tira do ar canal de TV pública alemã após reportagens sobre corrupção na Venezuela

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O ministro da Comunicação e Informação do governo venezuelano, Freddy Ñáñez, anunciou na segunda-feira o cancelamento da transmissão de sinal do canal alemão Deustche Welle de todas as empresas de serviços a cabo do país, acusando a estação de televisão de “difusão de conteúdo e promoção de propaganda de ódio” contra a nação.

A medida teve efeito imediato. Poucos dias antes, a emissora de televisão estatal alemã havia postado alguns conteúdos nas redes sociais, nos quais reproduzia informações atribuídas à Transparência Internacional, que colocava a Venezuela como o segundo país mais corrupto do mundo.

— A Venezuela é um Estado mafioso — afirma o jornalista Ernesto Fuenmayor na reportagem, um vídeo de apenas dois minutos e sem aprofundamento jornalístico, mais no estilo de um youtuber do que de um repórter.

O vídeo faz alusão à existência do Cartel dos Sóis, como “uma rede criminosa de tráfico de cocaína e ouro” estruturada por “oficiais militares de alto escalão e políticos influentes”, que, ao negociar com as necessidades da população, “ganhou muito dinheiro”, em um contexto em que a Justiça está a favor do governo.

O que se afirma nessa reportagem replica e inclui parte das acusações que setores da oposição venezuelana e alguns da comunidade internacional, como o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, fizeram contra o governo de Maduro ao longo dos anos. Os dados são intercalados com imagens contínuas do próprio presidente venezuelano.

Mais tarde, em seu programa de televisão, o próprio Maduro comentou a decisão tomada por seu Gabinete, acusando a estação de TV de ser “nazista”:

— Eles e outros meios de comunicação internacionais têm uma campanha contra a Venezuela, querem fazer parecer que tudo de ruim no mundo está aqui, querem me manchar, atacar o país. Devemos estar vigilantes.

Essa não é a primeira vez que o governo venezuelano tem diferenças irremediáveis com a transmissão de certas notícias internacionais e conteúdo editorial. Estações como a CNN em espanhol, ou a RCN colombiana e a Caracol Radio, geralmente críticas ao chavismo, também foram expulsas do país há alguns anos.

“Sem imprensa livre, há uma ditadura”, diz um post da Associação Nacional de Jornalistas da Venezuela em suas redes sociais, protestando contra a medida. “A censura é outro ataque à liberdade de expressão.”

Nos últimos anos, o governo de Maduro vem endurecendo sua política contra a mídia autônoma ou crítica: somente em um ano, 78 estações de rádio do país foram fechadas em 2022. De acordo com a ONG Espacio Público, entre 2003 e 2022, um total de 285 foram fechadas.

O Globo

Lucro líquido do BNDES cai 5% em 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido recorrente de R$ 11,9 bilhões no primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que representa uma queda de 5% em comparação com o registrado em 2022 (R$ 12,5 bilhões). O banco apresentou seus resultados referentes a 2023 nesta segunda-feira (4).

De acordo com Alexandre Abreu, diretor financeiro e de crédito digital para MPMEs, do BNDES, a queda do lucro líquido recorrente tem relação com uma devolução de R$ 45 bilhões ao Tesouro Nacional. “Se nós tivéssemos mantido aquele caixa e não devolvido os recursos ao Tesouro, nós teríamos tido um resultado R$ 1,1 bilhão superior e o lucro teria sido de R$ 13 bilhões, superior, portanto, ao de 2022”, pontuou.

O caixa livre do BNDES encerrou o último trimestre de 2022 com R$ 16 bilhões e o de 2023 com R$ 34 bilhões. A média no ano passado ficou em R$ 22 bilhões.

No quarto trimestre de 2023, o lucro líquido recorrente do banco registrou alta de 83%, em comparação ao registrado no terceiro trimestre, indo a R$ 5,3 bilhões.

O lucro líquido total em 2023 foi de R$ 21,9 bilhões. Segundo o banco, esse resultado foi “impactado por receitas de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) de R$ 7,8 bilhões (principalmente oriundas da Petrobras), líquidas de tributos, além de reversão de provisões de crédito, em especial pela recuperação de créditos provisionados em exercícios anteriores”.

Crédito

Houve um crescimento de 44%, no ano passado, nas aprovações de crédito viabilizadas pelo BNDES. Elas totalizaram R$ 218,5 bilhões. Dentre o montante, R$ 44 bilhões resultaram de garantias do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), ante R$ 20 bilhões de 2022.

“As aprovações aumentaram em todos os setores, com destaque para infraestrutura, com R$ 78,5 bilhões (crescimento de 23%), agropecuária, com R$ 42,5 bilhões (alta de 53%), e indústria, com R$ 31,7 bilhões (alta de 41%)”, diz o BNDES.

Desembolsos

Os desembolsos do banco, considerando operações de crédito diretas e indiretas, totalizaram R$ 114,4 bilhões no último ano, o que representa 1,1% do Produto Interno Bruno (PIB) e uma alta de 17% em comparação com o montante registrado em 2022.

Do total de desembolsos em 2023, mais de 80% foram a taxas de mercado. “A parte realizada com taxas incentivadas concentra-se, em boa medida, no apoio ao Plano Safra, em que o BNDES é um dos executores da política pública do Governo Federal”, acrescenta o comunicado.

SBT News

TCU arquiva investigações sobre crédito do BNDES para obras no exterior em governos petistas

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu pelo arquivamento de três processos que analisaram as condutas de servidores do BNDES nas operações de financiamentos para obras em outros países. Contudo, a Corte recomendou a instituição a não repetir falhas no crédito à exportação.

A análise envolveu, no total, mais de 60 operações de crédito do BNDES realizadas entre 2005 e 2014, durante gestões de Lula (primeiro e segundo mandatos) e Dilma Rousseff, ambos do PT.

Obras rodoviárias

O primeiro processo avaliou operações de financiamento de exportações de serviços de engenharia para obras rodoviárias entre 2005 a 2014. O tribunal acatou as justificativas dos funcionários do BNDES (incluindo ex-colaboradores), que não serão punidos.

Nesse processo, o TCU analisou a regularidade de 67 operações de crédito realizadas pelo BNDES, sendo 56 operações em Angola, oito na República Dominicana, uma em Gana, uma a Guatemala e umaem Honduras.

Foram avaliadas supostas irregularidades relacionadas à concessão de financiamentos com inclusão de “gastos locais”. Essas são despesas realizadas no país destinatário da exportação ou de outras despesas que não se caracterizam como exportação de bens e serviços brasileiros — o que seria considerado desvio de finalidade.

Prevaleceu a visão do ministro revisor Vital do Rêgo, não houve pagamento de gastos locais das obras com os recursos da exportação de serviços de engenharia.

— Isso foi atestado por declarações dos próprios países importadores — comentou o ministro.

Camex

Outro processo analisou possíveis irregularidades ocorridas na Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (Camex), no Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig) e na Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros órgãos.

De acordo com o TCU, as operações analisadas envolveram, nesse caso, diversas obras de infraestrutura como a Autopista Nacional e Porto de Mariel, ambos em Cuba; e a Barragem de Moamba Major, em Moçambique.

As irregularidades avaliadas estão relacionadas à aprovação de uma nova forma de pagamento do prêmio de seguro de crédito à exportação que teria exposto o patrimônio do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) a possíveis e previsíveis impactos negativos.

No entanto, os ministros acataram as justificativas dos responsáveis ao ponderarem que a legislação era omissa à época acerca das modalidades de pagamento do prêmio do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) e que o documento de autoria da SBCE não pode ser considerado como parecer ou laudo oficial.

Na lista de obras analisadas nesse processo está o porto em Cuba.

Recomendações

O TCU também recomendou ao BNDES que exija dos países que vão receber recursos apresentem documentos detalhados sobre o empreendimento ou do projeto e estudo de viabilidade técnica e econômico-financeiro.

A Corte também sugeriu a utilização de parâmetros de valores de mão de obra e definição de um marco temporal para o início da contabilização das exportações tendo como foco o efetivo incentivo às exportações brasileiras, “a fim de evitar o desembolso de recursos do Banco para exportações que ocorreriam de qualquer forma, independentemente do apoio da instituição.”

O Globo

Dengue deve gerar impacto de mais de R$ 20 bilhões na economia brasileira este ano, diz estudo

REDAÇÃO ITAJÁ TV

A epidemia de dengue, chikungunya e zica deve causar um impacto na economia brasileira de R$ 20,3 bilhões em 2024, ou o equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse valor é suficiente para o pagamento do Bolsa Família para 3 milhões de famílias por ano. Os números fazem parte de um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Do valor total, R$ 5,2 bilhões são gastos estimados com o tratamento dos pacientes. Outros R$ 15,1 bilhões são perdas esperadas pela queda na produtividade das empresas.

De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), do Ministério da Saúde, o país registrou 1,21 milhão de casos confirmados e prováveis de dengue nas nove primeiras semanas do ano. No mesmo período de 2023, foram registrados 261,4 mil casos.

Do total de casos, houve 278 mortes confirmadas e 744 estão em investigação neste ano. O Ministério da Saúde estima que o número de casos em 2024 possa chegar a 4,2 milhões.

Ainda segundo dados do ministério, 60% das pessoas infectadas fazem parte da população economicamente ativa.

De acordo com cálculo feito pela Fiemg, o custo unitário por indivíduo com o tratamento para arboviroses é de R$ 1.227,90, na média. A perda de produção da empresa devido ao afastamento por arbovirose é de R$ 2.465,90 por trabalhador, em média.

Valor Econômico 

Receitas de royalties para o RN caíram 16,3% em 2023

REDAÇÃO ITAJÁ TV


 O Estado do Rio Grande do Norte e municípios beneficiados pelos royalties do petróleo receberam R$ 115 milhões a menos em repasses no ano passado, em comparação com 2022, o que representa uma redução de 16,3%. Para o RN e seus municípios, foram repassados pela União R$ 590,3 milhões, enquanto que em 2022 chegaram R$ 705,3 milhões, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mossoró lidera entre os municípios com um acréscimo de 46%.

Apenas para o caixa estadual, foram R$ 253,4 milhões, frente a R$ 317,8 milhões de 2022, o equivalente a uma queda de 20,2%. A redução acompanha o mesmo movimento dos valores que ocorreu em nível nacional e em todos os estados, com exceção de Pernambuco, cuja receita do petróleo subiu em 4,1%.

Mesmo com valores menores, o Estado do Rio Grande do Norte permaneceu na 5ª posição entre os 11 estados da federação que receberam os recursos relativos à produção de petróleo. A ANP é responsável por calcular, apurar e distribuir os royalties aos entes beneficiários (União, Estados e Municípios).

Também houve redução nos valores destinados aos municípios. Se em 2022 as cidades potiguares puderam contar com R$ 387,4 milhões, em 2023 caiu para R$ 336,8 milhões. Mesmo assim, o RN passou de 6º para 5º estado com maiores valores destinados aos municípios.

Tribuna do Norte


Comissão de Saúde fiscaliza Hospital Walfredo Gurgel

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte, foi visitado por vereadores integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal, que inspecionaram o funcionamento do Complexo. Segundo informações dos vereadores, há equipamentos quebrados, como tomógrafo e raio-x. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) negou e disse que a informação da direção da unidade é de que os equipamentos estão funcionando normalmente.


A visita ocorreu na última segunda-feira (04). De acordo com o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PTB), a visita foi motivada por denúncias e reclamações constantes da população acerca de problemas no atendimento do Hospital como equipamentos quebrados, servidores exaustos e pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência.


“Encontramos aqui corredores lotados, cirurgias estão sendo adiadas, tomógrafo e raio-x quebrados, enfim, um cenário com pessoas que precisam ser atendidas com dignidade. Conversamos com um homem que desde as duas horas da madrugada precisa fazer uma tomografia, já estamos no final da tarde e nada foi feito. Portanto, a fiscalização dos poderes e equipamentos públicos é uma prerrogativa da Câmara Municipal e esta comissão vai cumprir, além de cobrar soluções que acabem com o sofrimento dos natalenses que buscam atendimento de saúde”, pontuou Luciano.


Segundo a vereadora Camila Araújo (PSD), o hospital opera no limite, numa situação de quase superlotação. “É tão sensível a questão do Walfredo Gurgel, que basta uma sala ser interditada para algum tipo de serviço, seja elétrico ou de limpeza, para os corredores ficarem cheios de gente. Então, isso mostra que a nossa rede de saúde precisa de mais equipamentos e profissionais que possam suprir uma imensa demanda, não só dos natalenses, mas do estado inteiro”, disse.


Segundo a secretária adjunta de Saúde do Estado, Leidiane Queiroz, a questão do Walfredo Gurgel é histórica e é necessário um novo hospital de traumaortopedia, com o Estado já viabilizando estudos e recursos para uma nova unidade em Natal.


“Precisamos ter consciência que Natal cresceu, o Hospital Walfredo Gurgel foi pensado para um outra época e que por mais que façamos esforços no sentido de fortalecer a atenção primária, organizar os serviços ambulatoriais e fluxos de cirurgias, precisamos de novos espaços. Para tanto, um novo hospital está sendo pensado, com o projeto em formatação pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. A expectativa é que em breve possamos lançar os editais para a construção desse equipamento que fará toda diferença nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte”, anunciou.


Recentemente, o jornal TRIBUNA DO NORTE publicou a reportagem “Decisão para retirar macas dos corredores do Walfredo é descumprida há 20 anos”, mostrando que a existência de macas com pacientes internados nos corredores do HEWG tem sido um problema recorrente no Rio Grande do Norte. Ano após ano, as cenas se repetem, com corredores superlotados e potiguares atendidos sem condições mínimas de dignidade. Nem mesmo a intervenção da Justiça é capaz de resolver a questão. Há 20 anos uma decisão judicial determina que o Estado pare de utilizar macas nos corredores para a internação de pacientes, sem que os governos sejam capazes de atender plenamente a determinação. A ação foi iniciada em 1999, a pedido do Ministério Público, e desde 2003 já teve pelo menos 3 determinações de cumprimento de sentença e acordos judiciais. Mesmo assim, o problema persiste.


Com Informações Tribuna do Norte