PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






06 março 2024

Comissão de Saúde fiscaliza Hospital Walfredo Gurgel

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte, foi visitado por vereadores integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal, que inspecionaram o funcionamento do Complexo. Segundo informações dos vereadores, há equipamentos quebrados, como tomógrafo e raio-x. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) negou e disse que a informação da direção da unidade é de que os equipamentos estão funcionando normalmente.


A visita ocorreu na última segunda-feira (04). De acordo com o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PTB), a visita foi motivada por denúncias e reclamações constantes da população acerca de problemas no atendimento do Hospital como equipamentos quebrados, servidores exaustos e pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência.


“Encontramos aqui corredores lotados, cirurgias estão sendo adiadas, tomógrafo e raio-x quebrados, enfim, um cenário com pessoas que precisam ser atendidas com dignidade. Conversamos com um homem que desde as duas horas da madrugada precisa fazer uma tomografia, já estamos no final da tarde e nada foi feito. Portanto, a fiscalização dos poderes e equipamentos públicos é uma prerrogativa da Câmara Municipal e esta comissão vai cumprir, além de cobrar soluções que acabem com o sofrimento dos natalenses que buscam atendimento de saúde”, pontuou Luciano.


Segundo a vereadora Camila Araújo (PSD), o hospital opera no limite, numa situação de quase superlotação. “É tão sensível a questão do Walfredo Gurgel, que basta uma sala ser interditada para algum tipo de serviço, seja elétrico ou de limpeza, para os corredores ficarem cheios de gente. Então, isso mostra que a nossa rede de saúde precisa de mais equipamentos e profissionais que possam suprir uma imensa demanda, não só dos natalenses, mas do estado inteiro”, disse.


Segundo a secretária adjunta de Saúde do Estado, Leidiane Queiroz, a questão do Walfredo Gurgel é histórica e é necessário um novo hospital de traumaortopedia, com o Estado já viabilizando estudos e recursos para uma nova unidade em Natal.


“Precisamos ter consciência que Natal cresceu, o Hospital Walfredo Gurgel foi pensado para um outra época e que por mais que façamos esforços no sentido de fortalecer a atenção primária, organizar os serviços ambulatoriais e fluxos de cirurgias, precisamos de novos espaços. Para tanto, um novo hospital está sendo pensado, com o projeto em formatação pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. A expectativa é que em breve possamos lançar os editais para a construção desse equipamento que fará toda diferença nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte”, anunciou.


Recentemente, o jornal TRIBUNA DO NORTE publicou a reportagem “Decisão para retirar macas dos corredores do Walfredo é descumprida há 20 anos”, mostrando que a existência de macas com pacientes internados nos corredores do HEWG tem sido um problema recorrente no Rio Grande do Norte. Ano após ano, as cenas se repetem, com corredores superlotados e potiguares atendidos sem condições mínimas de dignidade. Nem mesmo a intervenção da Justiça é capaz de resolver a questão. Há 20 anos uma decisão judicial determina que o Estado pare de utilizar macas nos corredores para a internação de pacientes, sem que os governos sejam capazes de atender plenamente a determinação. A ação foi iniciada em 1999, a pedido do Ministério Público, e desde 2003 já teve pelo menos 3 determinações de cumprimento de sentença e acordos judiciais. Mesmo assim, o problema persiste.


Com Informações Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário