PESQUISA ESTE SITE
Total de visualizações de página
07 setembro 2023
Assembléia de Deus da comunidade de Acauã em Itajá, tem aparelhos de som e teclado furtados
Começou a fuleragem: forte dos reis magos tem paredes pixadas
Um dos muros do Forte recebeu as seguintes frases: "Não ao PL/2903" e "Aqui é terra indígena". A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.
Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.
Em nota, a Fundação José Augusto (FJA) informou que o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os órgãos de segurança do governo do RN "foram imediatamente notificados sobre o episódio para a aplicação das medidas cabíveis".
A nota disse ainda que o diretor-geral da FJA, Gilson Matias, o coordenador de obras do órgão, Sérgio Wicliff e o representante do Minc no RN, Fábio Lima, averiguaram o equipamento após a pichação e que FJA adotará "todas as ações necessárias para a proteção e manutenção do patrimônio histórico e cultural sob sua guarda".
O que é o marco temporal
O marco temporal - que tem processo sendo votado no Supremo Tribunal Federal (STF) - é uma tese que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Se aprovado esse entendimento, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam nessa data.
Essa é uma interpretação do artigo 231 da Constituição, que diz: "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
Os indígenas são contrários à tese do marco temporal. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 226 processos suspensos nas instâncias inferiores do Judiciário, aguardando uma definição sobre o tema.
Sobre o Forte dos Reis Magos
A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi – hoje próximo à Ponte Newton Navarro. Recebeu este nome em função da data de início da sua construção em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o Iphan. Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do Iphan. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração. Ele foi reaberto em 2021 após três anos fechado para reforma.
G1/RN
Marcha para Jesus 2023, em comemoração ao dia da independência acontece hoje em Itajá
PRF e Polícia Civil prendem em Mossoró, quarteto suspeito de integrar quadrilha especializada em furtos a farmácias na região Nordeste
Criminosos roubam carro e na fuga se envolvem em acidente de trânsito no Bairro Bom Jardim em Mossoró
Dois criminosos armados abordaram, uma mulher quando esta chegava em casa no seu veículo Fox, na noite desta quarta feira 06 de setembro de 2023, bo bairro Bom Jardim em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Com arma apontada para a cabeça da vítima, um dos bandidos anunciou o assalto levando seu carro. Durante a fuga no cruzamento das ruas Epitácio Pessoa com Antônio Soares do Couto os criminosos colidiram o Fox em um Chevrolet Prisma.
O impacto da batida foi tão violento, que o Prisma foi arremessado para a calçada de uma escola e capotou. Os dois veículo ficaram grudados um no outro literalmente destruídos. Os criminosos fugiram a pés. O dono do Prisma reclamanou de dores no peito, sendo o mesmo levado para o Hospital. De acordo com os donos dos veículos, apenas o Prisma tem seguro.
Fim da linha