PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



07 setembro 2023

Assembléia de Deus da comunidade de Acauã em Itajá, tem aparelhos de som e teclado furtados

POR ISMAEL JEFFERSON


Na Madrugada desta quinta-feira (07), criminosos arrombaram o cadeado da Congregação da comunidade de Acauã no município de Itajá no interior do RN.

De acordo com informações repassadas pelo dirigente da instituição, duas caixas de som mondial e um teclado foi levado.

A polícia militar do município de Itajá foi acionada para os procedimentos de praxer mais por ser feriado nacional, os atendimentos de boletim de ocorrência só poderia ser feito na segunda-feira que vem.

Mais se avistarem algum indivíduo, oferecendo algum desses produtos.

Denuncie 190 sua ligação será mantida em sigilo


 

Começou a fuleragem: forte dos reis magos tem paredes pixadas

POR ISMAEL JEFFERSON


 Cartão-postal da cidade de Natal , o Forte dos Reis Magos amanheceu pichado nesta quinta-feira (7) com manifestações contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.

Um dos muros do Forte recebeu as seguintes frases: "Não ao PL/2903" e "Aqui é terra indígena". A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

Em nota, a Fundação José Augusto (FJA) informou que o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os órgãos de segurança do governo do RN "foram imediatamente notificados sobre o episódio para a aplicação das medidas cabíveis".

A nota disse ainda que o diretor-geral da FJA, Gilson Matias, o coordenador de obras do órgão, Sérgio Wicliff e o representante do Minc no RN, Fábio Lima, averiguaram o equipamento após a pichação e que FJA adotará "todas as ações necessárias para a proteção e manutenção do patrimônio histórico e cultural sob sua guarda".


O que é o marco temporal

O marco temporal - que tem processo sendo votado no Supremo Tribunal Federal (STF) - é uma tese que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Se aprovado esse entendimento, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam nessa data.

Essa é uma interpretação do artigo 231 da Constituição, que diz: "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Os indígenas são contrários à tese do marco temporal. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 226 processos suspensos nas instâncias inferiores do Judiciário, aguardando uma definição sobre o tema.

Sobre o Forte dos Reis Magos

A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi – hoje próximo à Ponte Newton Navarro. Recebeu este nome em função da data de início da sua construção em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.


Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o Iphan. Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do Iphan. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração. Ele foi reaberto em 2021 após três anos fechado para reforma.


G1/RN


Marcha para Jesus 2023, em comemoração ao dia da independência acontece hoje em Itajá

POR ISMAEL JEFFERSON

A igreja missão novo tempo que tem a frente o pastor Raniere Bezerra, vai realizar nesta quinta-feira (7) de setembro de 2023, mais uma edição da marcha para jesus em comemoração ao dia da independência do Brasil.

A marcha sairá do bairro São Manoel com o trio elétrico e banda, percorrendo as principais avenidas da cidade até o bairro Iguaraçu aonde acontecerá o culto as 19h em praça pública.

O evento vai reunir caravanas de outras cidades da região.

Toda cobertura completa no site Itajá Tv notícias 

PRF e Polícia Civil prendem em Mossoró, quarteto suspeito de integrar quadrilha especializada em furtos a farmácias na região Nordeste

POR ISMAEL JEFFERSON




Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró, nesta quarta feira 06 de setembro de 2023, resultou na prisão de três homens, um deles foragido da justiça e uma mulher.

O quarteto é suspeito de integrar uma organização criminosa, especializada em furtos a farmácias e que vem atuando em todo o Nordeste Brasileiro.

Os quatro foram presos na BR 304 na entrada de Mossoró. Eles ocupavam um Fiat Pálio de cor branca e no interior do veículo um vasto material possivelmente proveniente de ações criminosas.

Os suspeitos e o veículo com o material, apreendido foram encaminhados à Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) para os procedimentos cabíveis.

Fim da linha 


Criminosos roubam carro e na fuga se envolvem em acidente de trânsito no Bairro Bom Jardim em Mossoró

POR ISMAEL JEFFERSON

Dois criminosos armados abordaram, uma mulher quando esta chegava em casa no seu veículo Fox, na noite desta quarta feira 06 de setembro de 2023, bo bairro Bom Jardim em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Com arma apontada para a cabeça da vítima, um dos bandidos anunciou o assalto levando seu carro. Durante a fuga no cruzamento das ruas Epitácio Pessoa com Antônio Soares do Couto os criminosos colidiram o Fox em um Chevrolet Prisma.

O impacto da batida foi tão violento, que o Prisma foi arremessado para a calçada de uma escola e capotou. Os dois veículo ficaram grudados um no outro literalmente destruídos. Os criminosos fugiram a pés. O dono do Prisma reclamanou de dores no peito, sendo o mesmo levado para o Hospital. De acordo com os donos dos veículos, apenas o Prisma tem seguro.



Fim da linha 

Jovem que estava desaparecido foi encontrado morto na zona rural de Ipanguaçu

POR ISMAEL JEFFERSON

Nesta manhã de 07 de setembro de 2023, a polícia militar do destacamento da cidade de Ipanguaçu e Itajá, receberam a informação de que o corpo de um homem teria sido encontrado no Pico de pato, local como é mais conhecido, que fica na área rural da cidade de Itajá ou Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, o corpo seria do jovem que estava desaparecido já alguns dias, trata-se de; Francisco Eder Almeida Aragão, 24 anos de idade, residente na cidade de Itajá. Ao lado do corpo tem uma moto de placa OJR 5C00.

Eder filho de Anchieta, como era mais conhecido teria sido executado por vários disparos de arma de fogo.

A PM está isolando no local, onde aguarda os peritos do ITEP para a remoção do corpo.


Com informações Focoelho

Urgente: informações de um corpo encontrado na manhã desta quinta-feira (07) em Ipanguaçu

POR ISMAEL JEFFERSON

Na manhã desta quinta-feira (07), a polícia militar do município de Ipanguaçu, recebeu uma informação de um possível corpo encontrado na região de mata no bico de pato.

Segundo informações preliminares repassadas pela polícia, trata-se do Jovem desaparecido no município de Itajá.


JAJA MAIS INFORMAÇÕES.....