PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



08 março 2024

Natal, Mossoró e mais 144 municípios do RN podem ser atingidos por chuvas intensas e ventos de até 100 km/h

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Norte. O mais preocupante é o de perigo, na cor laranja, que abrange 146 municípios potiguares, incluindo Natal e Mossoró. Esse aviso é válido até às 10 horas desta sexta-feira (08).

De acordo com o instituto, as cidades podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma.

O segundo alerta é de perigo potencial, na cor amarela, para chuva e ventos intensos. O aviso também é válido até às 10 horas desta sexta-feira (08). As 32 cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

O Inmet frisou ainda que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas. "Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda", orienta. Outra recomendação do instituto é para que se evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Municípios em alerta laranja

Acari
Assú
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Campo Grande
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Boa Saúde
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Messias Targino
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Parnamirim
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Bento do Norte
São Bento do Trairi
São Fernando
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Caiada
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Vera Cruz


Viçosa
Municípios em alerta amarelo

Arez
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Espírito Santo
Goianinha
Boa Saúde
Japi
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Nísia Floresta
Nova Cruz
Passa e Fica
Passage
Pedro Velho
Santa Cruz
Santo Antônio
São Bento do Trairi
São José de Mipibu
São José do Campestre
Senador Georgino Avelino
Serra de São Bento
Serrinha
Tibau do Sul
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Número de mulheres com CNH no RN cresceu 65,7% em 10 anos, revela Detran

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O número de mulheres habilitadas a conduzir veículo automotor no estado do Rio Grande do Norte cresceu 65,7% no período de 10 anos (2013 a 2022). O dado é registrado numa pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) por meio do Setor Pedagógico da Controladoria Regional de Trânsito.

As informações coletados mostram que em 2013 o Estado contabilizava 179 mil condutoras, e em 2022 esse número subiu para 297 mil mulheres habilitadas. No período (2013-2022), 118 mil condutoras passaram a ter habilitação, correspondendo a cada ano uma ampliação média de 11.800 novas mulheres com CNH inseridas no sistema de Habilitação do Detran.

Outro ponto diagnosticado na pesquisa é que o número de mulheres condutoras não somente cresceu em relação ao próprio gênero, mas também em comparação ao número de homens habilitados. Nessa situação, as mulheres ampliaram a participação em mais 2%, já que em 2013 o RN tinha 28% de mulheres habilitadas e 72% de homens, e em 2022 a participação feminina subiu para 30% e a masculina caiu para 70%.

De acordo com o pedagogo do Detran e autor da pesquisa, Jacob de Oliveira, os dados confirmam o avanço das mulheres em autonomia e no campo financeiro. “Em uma realidade historicamente marcada pela presença majoritária do homem, os dados indicam uma crescente inserção da mulher na prática da condução veicular pela autonomia que as mulheres vêm conquistando, pela melhora na condição de trabalho e financeira, e também, pela realidade da mulher como chefe de família, assumindo as responsabilidades de gerenciar a casa”, comentou.

Outra informação que chama a atenção é no tocante às mulheres com mais de 60 anos que dispõem de habilitação. Nesse caso, o crescimento foi de 136%, saindo de 14.638 condutoras, em 2013, para 34.549, no ano de 2022. Essa ampliação também se configurou em relação a proporção de mulheres habilitadas, já que em 2013 a faixa de mais de 60 anos correspondia a 8,15% do total de mulheres habilitadas no RN, e em 2022 passou para 11,6%. “Entre outros fatores, os números indicam que as mulheres nessa faixa etária estão mais ativas e com expectativa de vida maior”, explicou Jacob.

Os números analisados na pesquisa foram coletados pelo Setor de Estatística do Detran/RN e estão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).



Portal da Tropical 




Sangria de Oiticica leva recarga para maior reservatório de água do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta semana, indica que a barragem de Oiticica, ainda em obras, mas que já retém 78 milhões de m³, completou 100% da sua capacidade atual. As águas da sangria de Oiticica seguem para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. 

Vale ressaltar que o volume acumulado atualmente, representa apenas 13% da capacidade total do reservatório, quando estiver com a sua estrutura completa, que será de 598 milhões de metros cúbicos. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.288.400.000 m³, percentualmente, 53,68% da sua capacidade total, que é de 2.373,07 bilhões de m³. No relatório divulgado no dia 15 de fevereiro, o manancial estava com 1.230,56 bilhão de m³, equivalentes a 51,86% da sua capacidade total. 

Já a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 347.362.825 m³, correspondentes a 57,82% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Em meados de fevereiro, o reservatório acumulava 344.622.360 m³, equivalentes a 57,46% da sua capacidade total. 

A barragem Umari. localizada em Upanema, acumula 221.688.621 m³, percentualmente, 75,71% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No relatório do dia 15 de fevereiro, o reservatório estava com 219.149.906 m³, correspondentes a 74,84% da sua capacidade total. 

Na região Seridó, o açude Dourado, em Currais Novos, continua recebendo recarga e acumula 5.334.632 m³, percentualmente,  51,68% da sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. Em meados de fevereiro, o manancial estava com 278.918 m³, correspondentes a 2,71% da sua capacidade total. 

Localizado em Acari, o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, também vem recebendo recarga e acumula 2.966.519 m³, equivalentes a 6,67% da sua capacidade total, que é de 44.421.480,38 m³. No comparativo, o manancial estava com 626.813 m³, no dia 15 de fevereiro.

O açude público de Riacho da Cruz acumula 7.476.432 m³, correspondentes a  77,84% da sua capacidade total, que é de 9.604.200,00 m³. No relatório de 15 de fevereiro, 6.319.524 m³, equivalentes a 65,83% da sua capacidade total.


Portal da Tropical 

Fúria está bem e na ativa em busca dos fugitivos de Mossoró

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O cão Fúria, que chegou recentemente ao Rio Grande do Norte, está bem e segue na ativa na caçada pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Chegou a circular nas redes sociais que ele teria sido atacado por um tejo e estaria ferido. No entanto, a informação não passou de uma fake news.

O tutor explicou à reportagem da TV Tropical que o cão, de 6 anos, já esteve na mata na manhã desta sexta-feira (08) e que irá retornar às buscas durante o período da tarde.

"Fake news em qualquer situação é uma coisa ruim. Prejudica as pessoas que estão envolvidas. Estava até preocupado que começou a repercutir lá no meu estado. A gente mal chegou e já ter essa informação. O Fúria está muito bem de saúde, está apto", afirmou o tutor.

Fúria é um cão da raça Pastor-belga Malinois, formado na recaptura. E é um cão de duplo emprego, fazendo faro de entorpecentes também.



Portal da Tropical 

Tragédia: Mulher atira no companheiro e tira a própria vida no interior do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Uma tragédia familiar marcou o Dia Internacional da Mulher em Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. Uma mulher atirou no marido e tirou a própria vida durante a madrugada desta sexta-feira (08).

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu no bairro Freitas. As informações repassadas pela PM indicam que o homem teria agredido a mulher. Ela, revoltada com a situação, decidiu atirar contra ele.

Em seguida, a mulher, identificada apenas como Deyze, tirou a própria vida. Ainda segundo a polícia, antes de atentar contra sua vida, a mulher ligou para o pai e informou o que tinha acontecido.

O corpo dela foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN). O homem foi encaminhado para o hospital. De acordo com as últimas informações repassadas para a reportagem, o estado de saúde dele era considerado grave.

Polícia Civil resgata adolescente e fecha bar usado como ponto de prostituição no interior do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM Pau dos Ferros) e da 55ª Delegacia de Polícia de São Miguel (55ª DP) fecharam, nas primeiras horas desta sexta-feira (08), um estabelecimento com denúncia de favorecimento de prostituição e frequência de menores, no município de São Miguel, região do Alto Oeste potiguar. Uma adolescente, de 16 anos, foi resgatada, enquanto um homem e uma mulher, proprietários do bar, foram presos em flagrante. 

Após chegar ao conhecimento dos policiais civis que existia um bar que empregava adolescentes. Conforme apurado, o local possuía vários quartos usados para os programas sexuais, bem como as mulheres que trabalhavam no bar atendiam diversos clientes por dia.

Diante dos fatos colhidos, a Polícia Civil representou pelo pedido de três mandados de busca e apreensão contra os proprietários, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário. Na ocasião, foram apreendidos cadernos com anotações referentes a movimentação do bar e aparelhos celulares que servirão como elementos para as investigações. A adolescente, que é natural da cidade de Fortaleza/CE, foi resgatada e será entregue a família. 

O casal preso irá responder pelos crimes de favorecimento da prostituição e exploração sexual de criança ou adolescente e segue à disposição da Justiça. 

A ação policial foi realizada de forma conjunta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Mossoró (DEAM Mossoró) e a Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Mossoró (DPCA/Mossoró). 

Ações do DPGV e Operação Átria

O Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil do RN coordena, em âmbito estadual, a Operação Átria, de combate a violência contra a mulher em razão do gênero, promovida pelo MJSP, que além das ações educativas, também visa reduzir os índices de mortes violenta de mulheres, crimes de estupro, lesão corporal, ameaça, assédio sexual, importunação sexual e violência psicológica.

A Operação Átria tem como objetivo combater à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão. A operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

"Mesmo que você não enxergue essa população, nós enxergamos. Investimos quase R$ 2 milhões na construção", diz Styvenson sobre o primeiro condomínio de idosos do RN

REDAÇÃO ITAJÁ TV

Nessa quarta-feira, 6 de março, o senador Styvenson Valentim, falou sobre as dificuldades de envelhecer no Brasil, e lembrou que no Rio Grande do Norte não é diferente, o parlamentar afirmou que seu mandato pensa diferente, Valentim falou sobre o investimento que está fazendo em Acari, voltado para idosos.

"Alguns dizem no dia da eleição que depois que votam já não vale mais nada... E quando é um idoso que já não tem mais obrigação? Nosso mandato age de forma diferente com aqueles que são abandonados até pela família. O primeiro condomínio de idosos do RN é o exemplo de que todos são importantes para nós", disse Styvenson


O NOVO CONDOMÍNIO DE IDOSOS DE ACARI RN:

Com uma estrutura de 1.020 m² de área coberta, 42 leitos adaptados, área de convivência, refeitório amplo, quartos para cuidadores, salas de tv e muito mais, respeitando os padrões de acessibilidade.

O novo abrigo de idosos de Acari será referência em novo modelo para o Rio Grande do Norte. A obra está sendo edificada no bairro Petrópolis, na rua das Craibeiras, e tem um investimento de quase R$ 2 milhões, viabilizada através de emenda do Senador Styvenson Valentim.

O Novo “Condomínio de Idosos” em Acari será um marco para a cidade e modelo para o Rio Grande do Norte.




ATENÇÃO ITAJÁ: Neste sábado tem atendimento com a Dra Clara Coelho médica veterinária na empório rações

REDAÇÃO ITAJÁ TV

NESTE SABADO 09-03-2024 - ATENDIMENTO MEDICO VETERINARIO NA EMPORIO RACOES DRA CLARA COELHO Formada Esam, hoje UFERSA 
Pos graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais 
TEREMOS *Consultas
*Coleta de material para exames
*Vacinas importadas
*Remédios
*Testes rápidos (resultados saem na hora)
Aplicação de medicamentos CONSULTA R$100,00