PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



21 julho 2023

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE CASA NA ZONA LESTE DE NATAL

POR ISMAEL JEFFERSON


Um homem de 64 anos foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (21) dentro de casa no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. A informação da Polícia Militar é que contra ele foram disparados pelo menos 14 tiros.

A vítima, identificada como Reginaldo Dantas do Nascimento, era vigilante noturno em uma escola no bairro de Petrópolis. Ele morava na casa em que foi morto há aproximadamente cinco anos.

Apesar de relatarem aos policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar que Reginaldo era um vizinho tranquilo, as testemunhas não quiseram gravar entrevista. A vítima não tinha passagem pela Polícia

"Ninguém presta informação de nada, aqui impera a lei do silêncio", afirmou um policial militar que atendeu a ocorrência e não quis se identificar.

Os policiais informaram que os criminosos atiraram pelo menos 14 vezes contra Reginaldo, que morreu antes de receber socorro médico.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionados para início das investigações e realização de perícia no local do crime.


G1/RN

POLÍCIA PRENDE SEGUNDO SUSPEITO NA MORTE DO GUARDA MUNICIPAL NO PARQUE DA CIDADE EM NATAL

POR ISMAEL JEFFERSON


Um homem de 22 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (21) suspeito de envolvimento no homicídio do guarda municipal Domício Soares Filgueira. O crime aconteceu no dia 29 de setembro de 2022 no Parque da Cidade, na Zona Oeste de Natal.

Na ação, Domício e uma guarda municipal foram baleados na entrada do parque, localizado no bairro de Cidade Nova. O homem morreu no local com um tiro na cabeça. A mulher também foi baleada, mas socorrida com vida.

Segundo informações da Polícia Civil, os guardas estavam em serviço na guarita do Parque da Cidade quando foram surpreendidos por dois homens armados que chegaram atirando, enquanto o terceiro suspeito permaneceu dando apoio a ação criminosa.

Identificados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além do preso na manhã desta sexta-feira, outro homem já havia sido preso no dia 11 de julho no bairro Felipe Camarão. Eles foram os responsáveis por render e atirar contra os guardas. O outro suspeito, identificado como Wallace Barbosa dos Santos, de 23 anos, segue foragido.

Ainda de acordo com a polícia, dos três homens que participaram do ataque, dois possuem participação no feminicídio de Renata Dantas dos Santos, ocorrido na madrugada do dia 7 de abril deste ano, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Ela é ex-companheira de Wallace.



O caso Renata

Renata Dantas dos Santos, de 19 anos, estava voltando do trabalho para casa por volta de 1h30 da sexta-feira, 7 de abril deste ano, quando foi surpreendida por dois homens em uma moto, na rua Engenheiro João Hélio, no bairro Planalto.

A jovem foi atingida por pelo menos dois disparos de arma de fogo. Após o crime, familiares da vítima à polícia que a jovem sofria ameaças do ex-namorado.



Segundo a investigação da DHPP, o ex-companheiro da vítima não aceitava o término do relacionamento.

INMET ALERTA PARA VENDAVAL E VENTOS COSTEIROS INTENSOS EM TODO RN

POR ISMAEL JEFFERSON

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval e um de ventos costeiros intensos para o Rio Grande do Norte (veja mais abaixo as cidades em cada alerta). Juntos, os dois alertas atingem todo o estado - eles valem até 15h deste sábado (22).

Os dois avisos são de perigo potencial (da cor amarela), o primeiro numa escala de severidade de três níveis (veja abaixo os níveis). Há cidades que estão nos dois alertas.

O alerta de vendaval atinge 143 cidades do RN. De acordo com o Inmet, os ventos nesse tipo de alerta podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. O órgão afirma que há baixo risco de queda de galhos de árvore.

A instruções, em caso de rajadas de vento, são: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O alerta de ventos costeiros é para 45 cidades do estado. Segundo o Instituto, nesse tipo de alerta há a "intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla".

A instrução é, em caso de problema maiores, acionar a Defesa Civil (199).

Ventos em julho

Julho tem apresentado, em média, ventos três vezes mais fortes que a média do período, segundo o departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

A intensidade dos ventos contribuiu para a queda de pelo menos duas árvores em Natal e também para a derrubada de um monumento histórico de mais de 120 anos em Assú, no interior do estado.

Veja cidades no alerta de vendaval

 

Acari
Assú
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Espírito Santo
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Nova Cruz
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa

 


MOTORISTA QUE PROVOCOU ATROPELAMENTO E CAUSOU MORTE É SOCORRIDO PRA CAICÓ: SÃO PRIMOS

POR ISMAEL JEFFERSON

Foi transferido para o Hospital Regional do Seridó (Caicó) o motorista profissional conhecido como Gilcássio, residente em Jucurutu, após atropelamento que matou um militar do Exército na obra da BR-226.

Ainda não temos notícia oficial do estado de saúde do motorista. Informações desencontradas apontam que Gilcássio corre risco de morte, mas nada confirmado ainda. Ambos os envolvidos neste triste episódio são primos.


Jair Sampaio 

MILITAR DO EXERCITO É COLHIDO POR CARRO DESGOVERNADO E MORRE EM TRECHO DA BR-226 NO INTERIOR DO RN

POR ISMAEL JEFFERSON


Uma suposta ultrapassagem indevida de um veículo que passava sobre o trecho em manutenção da rodovia federal BR-226 entre Jucurutu e Triunfo Potiguar atropelou um militar do Exército que trabalhava no local.

Marcelo Victor Lopes de Oliveira Filho, residente em Jucurutu, morreu ao ser colhido por um veículo que realizou ultrapassagem em um local em obras e derrapou na brita seca que é colocada antes de sobrepor os asfalto.

Jair Sampaio 

RIO GRANDE DO NORTE TEM DUAS CIDADES ENTRE AS 50 MAIS VIOLENTAS DO PAÍS

POR ISMAEL JEFFERSON

O Rio Grande do Norte tem duas cidades entre as 50 mais violentas do Brasil, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançada nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O ranking leva em conta cidades com mais de 100 mil habitantes.

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, na região Oeste, ocupa a 13ª posição do ranking de cidades mais violentas do país em 2022, com taxa de 63,5 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Foram crimes como o que resultou na morte de dois irmãos e um amigo deles dentro de casa, em Mossoró, na véspera do feriado de Natal. Edielson Lopes de Oliveira, de 19 anos, e Edson Lopes de Oliveira, de 23, e Thiago Barbosa de Oliveira, de 23 anos, foram executados a tiros.

Já São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ocupa a 40ª posição com taxa de 44,9. Entre as mortes violentas registradas na cidade em 2022, está a da comerciante Denise de Araújo da Silva, de 30 anos, que foi morta dentro do próprio mercadinho.

Redução de mortes

Apesar dos dados negativos, o estado registrou redução do número de mortes violentas intencionais em 2022, na comparação com 2021. O resultado segue uma tendência registrada ao longo dos últimos anos.

Foram registradas 1.212 mortes violentas, contra 1.308 no ano anterior.

Com isso, a taxa de mortes do estado caiu de 39,7 por 100 mil habitantes para 36,7 por 100 mil habitantes, mas seguiu acima da média nacional, que é de 23,4.

A redução de mortes no estado representou queda de 7,7% - a segunda maior do Nordeste, abaixo apenas da Bahia (-9%). A queda percentual também ficou acima da média brasileira, que foi de -2,4%.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é um levantamento realizado desde 2007 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é produzido a partir de dados e indicadores oficiais.

Alta nos casos de lesão corporal seguida de morte

De acordo com o anuário, o Rio Grande do Norte registrou redução em quase todos os tipos de morte violenta intencional - homicídio doloso, latrocínio, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.

A exceção foi dos casos de lesão corporal com resultado em morte. Esse tipo de crime saltou de 19 ocorrências registradas em 2021 para 77 em 2022 - uma alta de 305%.

O anuário ainda apresenta dados sobre violência contra mulheres e crianças, estelionato, crimes de stalking, porte e posse de armas de fogo, pessoas desaparecidas, entre outros.

G1/RN




TAXAÇÃO DAS APOSTAS ESPORTIVAS DEVE GERAR R$ 2 BI EM 2024

POR ISMAEL JEFFERSON

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que a proposta que será enviada pelo governo ao Congresso para regulamentar e taxar apostas esportivas deve gerar uma arrecadação de aproximadamente 2 bilhões de reais em 2024.

Estimativas anteriores da pasta apontavam para ganhos de até 12 bilhões de reais ao ano com a medida.

Em entrevista a jornalistas no Rio de Janeiro, Haddad voltou a criticar o nível dos juros no país, argumentando que o governo paga 10% ao ano de juros reais e que "o país não aguenta mais".

(Por Bernardo Caram)