PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página







10 maio 2024

ASSOCIADOS DO CSI DE ITAJÁ E CLUBE DESPORTIVO DO TOLUCA NO MÉXICO ASSINAM CONCESSÃO QUE RESULTARÁ NA REFORMA E MODERNIZAÇÃO DO ESTÁDIO ARGEMIRÃO

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Na noite desta quinta-feira(09) de maio de 2024, aconteceu uma reunião na sede do Clube do CSI em Itajá, cidade localizada no interior do Rio Grande do Norte a cerca de 200km da capital potiguar.

 

A reunião reuniu associados do Centro Esportivo Itajaense, o ex-jogador souza, e representantes do clube desportivo toluca. na ocasião, foi assinado o documento de concessão em parceria do CSI e o clube toluca do méxico, no qual é representado pelo então jogador sinha, passará a receber um recurso que resultará na construção e modernização do novo estádio manoel argemiro lopes, ‘O ARGEMIRÃO’.

 

Ainda de acordo com infomações, as vagas estão abertas para pedreiros e serventes, que desejam trabalhar nessa obra importantissima que ficará na história do município de Itajá.


A demolição da antiga estrutura está prevista para acontecer neste final de semana.


A cidade de itajá, é conhecido por ser o berço do futebol aonde, revelou vários atletas profissional Souza e Sinha, que fizeram histórias, na copa do mundo.


CONHEÇA A HISTORIA....





Em qualquer lugar do país, meninos correndo atrás de uma bola num terreno de terra batida pode significar formação de talentos para o futebol. Mas se alguém se destaca na brincadeira em Itajá, cidade distante 80 quilômetros de Mossoró, os olhares são diferentes –o nível de comparação é bem diferente. A cidade tem orgulho dos craques que fez surgir.


O mais famoso é o meio-campista José Ivanaldo de Souza, ou simplesmente, Souza. O baixinho tímido que usava a camisa 10 por onde passou é um ídolo. A verdade é que caminhar pela cidade e conversar sobre futebol sem encontrar alguém que conte uma história sobre Souza não é tarefa fácil. “Lá no Itajá eu comecei na rua mesmo e no campo de terra lá. Esse celeiro é uma coisa bem natural – na época não tinha internet. As brincadeiras eram bola ou polícia e ladrão”. O ex-atleta saiu da cidade aos 16 anos para um teste no América de Natal e não demorou a ganhar os gramados brasileiros e internacionais. A torcida e o orgulho pelo filho querido sempre foram grande e aumentaram a cada feito e título. O auge foi a convocação para a seleção brasileira, que totalizaram 11 partidas.


Souza lembrou que no início do sonho ainda nos campos de Itajá tinha como ídolo Zico do Flamengo, que assistia pela TV. Mas se inspirava também em outros jogadores do Itajá.


E foi de um filho de Itajá – o único gol de um potiguar em Copa do Mundo (2006). A glória foi de outro meio-campista, Antônio Naelson Matias – o Sinha. Pena que o ex-ladrilheiro adotou outro país: marcou pela Seleção do México. Saiu do América de Natal para jogar no interior de São Paulo, e depois foi vendido para um time mexicano. Depois de 4 anos se naturalizou e firmou a carreira entre 1993 até 2016.


Souza e Sinha começaram a carreira no CSI – Centro Sportivo Itajanese. O clube é um patrimônio da cidade. E com tanto talento a disposição é famoso na região por títulos de futebol amador: é o que mais vezes venceu a Copa Oeste. Foi de lá que surgiu o primeiro grande nome do esporte da cidade: o atacante Gilson Lopes. O talento de Gilson encantou os torcedores do Alecrim, América de Natal, Potyguar de Currais Novos e Moto Clube do Maranhão.


Mas a lista de craques da cidade ainda conta com o atacante Zé Ivaldo – ex-América de Natal. Autor de um dos gols mais cultuados pela torcida americana. O gol decisivo no fim do jogo América e Náutico que decidiu o acesso do time a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A fama do gol se deve muito a narração de Hélio Câmara.


E muitos outros atletas ficaram pelo caminho apesar de talentosos. Dar certo no mundo do futebol depende de vários fatores. Souza destaque que alguns atletas tiveram chance de brilhar, mas não tiveram a orientação necessária.


O Itajá produz alegria no futebol. Os maiores destaques são sempre meio campistas habilidosos ou artilheiros. O atacante Antônio Humberto de Medeiros – o Bebeto é também um dos maiores ídolos do América de Natal. O atacante teve passagem pelo Sport (PE) e Criciúma (SC). A cidade continua revelando jogadores profissionais como Lano, Paulinho e Marielson. Quem será o próximo ídolo da cidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário