PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






26 agosto 2022

(VÍDEO) ACIDENTE COM ''PAU DE ARARA'' USADO COMO TRANSPORTE ESCOLAR DEIXA ALUNOS FERIDOS NO RN

POR:ISMAEL JEFFERSON 

 O Portal 96 recebeu nesta semana uma denúncia grave: um caminhonete D-20 usada como transporte escolar (no estilo "pau de arara") bateu e deixou alunos feridos no município de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. O caso, inclusive, foi mostrado no Metendo a Colher desta semana (veja o vídeo acima), quando a mãe de alguns dos alunos feridos afirmou que não mandaria mais os jovens para a aula, com medo de novos acidentes.

 

Por meio de nota encaminhada hoje (26) ao Portal 96, a Prefeitura de Jurucutu confirmou o episódio. "Iniciaremos uma fiscalização rigorosa de todas as rotas que, assim como aquela, são terceirizadas. Faremos os ajustes que forem necessários, porque somos conscientes de que a condução automotiva dos nossos estudantes requer cuidados e fiscalização de rotina", escreveu o município (veja a nota na íntegra ao final da matéria).

 

Ainda de acordo com a denúncia, um problema maior só foi evitado porque o veículo esbarrou nas árvores próximas à uma ribanceria. No desespero da situação, alguns alunos saltaram da carroceria com a caminhonete ainda em movimento. A maioria sofreu ferimentos e escoriações nos braços e pernas. Além disso, uma estudante fraturou o pé. “Eles pularam com medo de morrer. Um dos meus meninos machucou a perna e o outro não teve nada, graças a Deus”, contou a agente de saúde, Erinalda Batista, mãe de dois filhos de 15 anos envolvidos no acidente e que mora na serra de João do Vale.

 

No comunicado enviado ao Portal 96, a secretária municipal de Educação e Cultura, Daíse Lopes Bezerra, alegou que irá "tomar as devidas providências para evitar futuros impasses, como o ocorrido nesta semana, envolvendo alunos da rede pública municipal e estadual de Jucurutu. Iniciaremos uma fiscalização rigorosa de todas as rotas que, assim como aquela, são terceirizadas", contou.

 

Ainda de acordo com Daíse, a empresa licitante será notificada em razão do episódio.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Conforme foi noticiado, acerca do incidente que aconteceu com um dos transportes de estudantes do nosso município, o qual, graças a Deus, não resultou em algo pior, na condição de secretária municipal de Educação, venho dizer que iremos tomar as devidas providências para evitar futuros impasses, como o ocorrido nesta semana, envolvendo alunos da rede pública municipal e estadual de Jucurutu.

 

Iniciaremos uma fiscalização rigorosa de todas as rotas que, assim como aquela, são terceirizadas. Faremos os ajustes que forem necessários, porque somos conscientes de que a condução automotiva dos nossos estudantes requer cuidados e fiscalização de rotina. Vamos exigir da empresa licitante, aquela que ganhou a prestação do serviço, o que consta em contrato firmado. Inclusive, ela está sendo notificada em razão do episódio.

 

Mediante o processo de licitação, seguimos pontualmente todas as exigências das leis que regulamentam o transporte estudantil, de acordo com termo de referência encaminhado a esta emissora. Gostaria que fossem exibidos juntos a esta mensagem fragmentos em que constam a veemência de minhas palavras.

 

Também analisaremos os níveis de ensino oferecidos nas comunidades rurais ou perto das residências dos nossos educandos, para que  eles possam ser matriculados em escolas locais ou adjacentes, como previsto na legislação educacional. Isso implicará na desnecessidade do transporte, garantindo maior segurança. Muitas vezes, há unidades próximas, mas familiares e estudantes optam pelo deslocamento até outra localidade.

 

Por fim, se for o caso, firmaremos parcerias com outros municípios, os quais ofereçam modalidade semelhante de ensino, estreitando fronteiras, pois nosso foco é ofertar educação de qualidade ao mesmo tempo que asseguramos o bem-estar dos nossos alunos.

 

Jucurutu/RN, 26 de agosto de 2022.

 

Deíse Lopes Bezerra

Secretária Municipal de Educação e Cultura

 

FONTE: PORTAL 96

Nenhum comentário:

Postar um comentário