PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE






11 fevereiro 2023

Governo inaugura centro cirúrgico no Hospital Regional do Seridó


 Em mais um importante investimento na área da saúde, o Governo do RN inaugurou um novo centro cirúrgico no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, conhecido como Hospital Regional do Seridó, em Caicó, na quarta-feira 8. Investimento que amplia a capacidade de atendimento à população, evitando que muitos desses pacientes precisem viajar à capital em busca de acesso e esses procedimentos. A ação mantém a política de gestão para interiorização e descentralização na área da saúde no Rio Grande do Norte.

A nova estrutura, que contempla não apenas a reforma, mas também a modernização, proporciona mais dignidade e respeito aos pacientes que não precisam mais sair da sua região para ter acesso à saúde de alta complexidade. Além do centro cirúrgico, o Governo do RN implantou a sala pós-anestésico do Hospital Regional de Caicó. Agora o hospital poderá realizar mensalmente aproximadamente 120 cirurgias, sendo 30 procedimentos gerais e 90 ortopédicos.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da obra para proporcionar mais dignidade e respeito aos pacientes que não precisam mais sair da sua região para ter acesso à saúde de alta complexidade. “Com muita alegria entregamos a reforma e modernização de uma sala de cirurgia, inauguramos mais um centro cirúrgico e implantamos a sala pós-anestésico do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Agora o hospital poderá realizar mensalmente cerca de 120 cirurgias, sendo 30 procedimentos gerais e 90 ortopédicos”, disse.

A capacidade do novo centro cirúrgico foi ampliada e agora passa a contar com duas salas cirúrgicas. O local recebeu reforma completa das redes elétrica e hidráulica, expansão da rede de gases, central de materiais, expurgo, pintura e vestuários internos. Além disso, foi criada uma sala de recuperação pós anestésica, onde o paciente, após ser submetido a cirurgia, vai dispor de ventilação mecânica, monitoramento continuado, equipe para o acompanhamento, além de medicação e outros insumos.

“Quem ganha com isso é a população, que vai ter acesso a um serviço de qualidade”, disse o diretor do hospital, Caio Dantas.”

A obra é mais um investimento do Governo do Estado na regionalização da Saúde do Rio Grande do Norte para realizar mais cirurgias nos hospitais regionais e assim diminuir a espera dos potiguares por esses serviços.

Sesap avança na modernização da gestão da Saúde Pública no RN

Em busca da modernização dos processos de gestão, a Secretaria de Estado da Saúde Pública assinou convênios com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Metrópole Digital (IMD).

“Uma das minhas diretrizes ao assumir a gestão foi buscar institutos que pudessem ser parceiros na área da Saúde. Começamos por adotar o sistema de informação da Universidade e queremos avançar cada vez mais. No campo da inovação e da tecnologia, já temos um avanço, quando olhamos para trás. Desenvolvemos parcerias em vários sistemas para modernizar processos e salas de situação. Essa modernização da gestão fornece importantes subsídios para a tomada de decisões na saúde pública. Estamos na era da saúde digital e queremos deixar esse avanço como legado para a próxima gestão”, ressaltou Cipriano Maia, secretário de estado da Saúde.

Na solenidade foram lançados dois convênios, além de ter sido realizado o pré-lançamento de um terceiro convênio. O primeiro é intitulado “Modernização e Inovação na Gestão de Processos, Contratos e Estoque do Hospital Geral Dr. João Machado, com uso de Ferramentas BPM e a Metodologia MCDA”. O objetivo é aplicar metodologias com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais complexos. Esse convênio foi celebrado entre a UFRN (especificamente o curso de Engenharia de Produção) e a Sesap.

O outro convênio lançado intitula-se “Desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação para o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto – CRI/CRA, Policlínica Regional de Caicó, SAD e no Hemonorte do estado do Rio Grande do Norte”. A finalidade é implantar o sistema de gestão de Serviços de Saúde (SIGSAUDE), bem como o desenvolvimento de customizações, novos módulos e novos prontuários de atendimento especializado, para atender todas as demandas de assistência em saúde à população do Rio Grande do Norte. A parceria nesse caso se dá entre a Sesap e o Instituto Metrópole Digital – IMD, vinculado à UFRN.

Houve, ainda, o pré-lançamento de um convênio entre a Sesap e a UFRN (também com o curso de Engenharia de Produção), para beneficiar os fluxos da Unicat, na mesma perspectiva do convênio de ferramentas BPM e metodologia MCDA.

“Cada uma dessas iniciativas merece nossa atenção cuidadosa. A melhoria de governança tem sido nosso foco. As ferramentas de tecnologia auxiliam a trazer ganhos para a sociedade e todo o Brasil. É uma alegria para nós porque cumpre com a missão de levar ciência para a sociedade e a Sesap é um dos principais parceiros atualmente. Agradeço a Sesap pela confiança na Universidade e parabenizo pela postura de fazer cada vez melhor. Agradeço também ao corpo docente e aos estudantes por toda essa brilhante caminhada, bem como à Funcern, que nos apoia”, falou o Reitor da UFRN professor José Daniel Diniz.

Na ocasião, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, também enfatizou a importância da parceria com a Sesap: “essa parceria tem colhido bons resultados. A Universidade tem na sua missão transformar o conhecimento nela produzido, bem como gerar melhoria no serviço público. Temos hoje um parque tecnológico com mais de 2 mil empregos e um desejo de ir além, avançar mais e mais e colher os frutos já plantados até então”.

O fortalecimento do SUS no estado foi destacado pela coordenadora da Coadi, Patricia Ferro: “a concretização dos convênios hoje assinados traz ganhos para a economicidade na gestão pública, a eficiência, a sustentabilidade, com a imensa redução de papéis, água, transportes e combustíveis, que os modelos antigos nos faziam custear. Possibilita o acesso ao SUS de forma mais célere e transparente, fortalecendo a Saúde Pública”, destacou.

AGORA/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário