PESQUISA ESTE SITE

Total de visualizações de página

PESSOAS ONLINE



14 junho 2024

BEBÊ QUE PRECISOU DE MÁSCARA DE OXIGÊNIO IMPROVISADA COM EMBALAGEM DE BOLO TEM ALTA DA UTI EM NATAL

REDAÇÃO ITAJÁ TV

O bebê de 3 meses que foi internado com suspeita de bronquiolite e precisou usar uma embalagem de bolo improvisada como um capacete de oxigênio, recebeu alta da UTI do hospital Varela Santiago, em Natal, nesta quinta-feira (13).

De acordo com a médica Silvana Braga, coordenadora técnica da unidade, o paciente segue internado na enfermaria, vem apresentando melhora progressiva no padrão respiratório, mas ainda usa uma suplementação de oxigênio por meio de um cateter nasal.

O bebê foi internado com suspeita de bronquiolite no sábado (8) no Hospital Municipal de Santa Cruz e aguardava transferência para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Na segunda (11), devido à gravidade da situação dele, a equipe do hospital improvisou um capacete de oxigênio usando uma embalagem de bolo.

Segundo a médica Ellenn Salviano, que elaborou o aparelho junto com sua equipe, a criança passou cerca de quatro horas com o equipamento, até a chegada de materiais emprestados de outro hospital da cidade.

De acordo com a profissional, esse tipo de improviso é mais comum do que se imagina em unidades de saúde pública.

A mãe da criança, Kadja Juliane, explicou que o bebê possui um quadro delicado de saúde e estava muito debilitado. Ele possui hidrocefalia, usa uma bolsa de colostomia e também tem síndrome de Dandy-Walker, uma malformação no cérebro que pode causar problemas no desenvolvimento motor e aumento progressivo da cabeça.

Quando deu entrada no hospital de Santa Cruz ele estava com quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia.

O bebê foi transferido na terça-feira (11) para Natal, onde passou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago.

G1/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário