RIO GRANDE DO NORTE – O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu acima da média nacional no Rio Grande do Norte em 2023. Os dados são da pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, o estado registrou um aumento de 21,5% nos casamentos entre homens, comparado ao ano de 2022. Já entre mulheres, o crescimento foi de 14,7% no mesmo período.
O desempenho potiguar ficou acima da média nacional, que também apresentou crescimento, mas em ritmo mais lento. A tendência reflete uma maior aceitação social, além do reconhecimento de direitos civis e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIA+.
Segundo o IBGE, os dados demonstram não apenas o aumento de uniões homoafetivas formalizadas em cartório, mas também a visibilidade e o reconhecimento legal dessas relações em diversas regiões do país.
O levantamento anual do instituto é uma das principais fontes sobre os registros civis no Brasil, como nascimentos, casamentos, óbitos e divórcios, sendo referência para políticas públicas e análises demográficas.
FONTE: G1RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário